collapse

Autor Tópico: Mudança Mono grosso para fino  (Lida 5301 vezes)

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Mudança Mono grosso para fino
« em: 18:09 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Boas.
Ate agora sempre pesquei no surfcasting com 0,35 no carreto directo a montagem.
Mas vejo todos os "grandes" do surf a pescar com mono algures a volta do 0,25 e etc...
Qual é a diferença para alem do possível lancament mais longo?
Uma coisa que tenho medo, é que de rebentar facilmente quando a chumbada enterra...
Ja agora, chicote, quantos metros?
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Mudança Mono grosso para fino
« Responder #1 em: 18:58 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Lançamento mais longo, menor resistência ao vento e à corrente, se houver algum dos dois a chumbada aguenta-se melhor.

Chumbadas enterradas é com paciência e não força bruta: fazer pressão na linha e esperas até que saia, pode demorar uns minutos mas vem.

Para tirares o maior proveito chicotes cónicos, no comprimento em que vêm :D (costumam ter uns 15m). Há quem corte as pontas por serem menos resistentes (li isso algures), e convém começar um bocado mais grosso que a madre porque nem sempre é tão resistente.

Se usares um mono "normal", a regra é 2x o comprimento da cana, o suficiente para ir da montagem ao carreto e dar umas voltas ao mesmo. Podes dar mais um bocado para se precisares de refazer o nó do clip entre pescas.

Offline mramos

• Robalo
  • Pesco tudo desde que me convidem :D
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:24 Quinta, 19 de Fevereiro de 2015
« Responder #2 em: 19:18 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para tirares o maior proveito chicotes cónicos, no comprimento em que vêm  (costumam ter uns 15m)

zé sou um inculto no surfcasting, já percebi que os chicotes cónicos é um fio com dimensão variável que vai de fino a grosso (certo) mas como raio fazes um lançamento com um chicote de 15m??? como se faz uma montagem disso.... podes explicar o conceito???

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #3 em: 19:23 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Para tirares o maior proveito chicotes cónicos, no comprimento em que vêm  (costumam ter uns 15m)

zé sou um inculto no surfcasting, já percebi que os chicotes cónicos é um fio com dimensão variável que vai de fino a grosso (certo) mas como raio fazes um lançamento com um chicote de 15m??? como se faz uma montagem disso.... podes explicar o conceito???

Companheiro ……… não confundir chicote com montagem, ok.
O chicote é uma linha mais grossa que fica no términus da madre do carreto para aguentar a força exercida nas linhas pelo lançamento da montagem, onde está a chumbada. Na ponta desse chicote colocas um clip ou outro acessório onde depois engatas a montagem.
A montagem é que leva os anzóis e deverá ser sempre menor do que o comprimento da cana, caso contrário muito dificilmente a colocas na água.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 19:26 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
O Zé já explicou o que havia a explicar  :) Está tudo ali..

Tens a linha madre do carreto certo ?! A ponta da madre unes á ponta mais fina do tal chicote de 15 mts com um nó próprio para o efeito. Tens muita informação sobre esses nó aqui no Pesqueiro. Basicamente  a linha fica toda unida, dentro da bobine, e quando vais lançar é esse mesmo chicote, essa linha cónica, ou não, mais grossa que sustem toda a força inerente ao lançamento.... Não sei se fui explicito o suficiente...
 Se lançares um 0,20/0,25mm/0,30mm sem chicote e apertares com o lançamento ficas sem a montangem toda porque o fio rebenta, não aguenta o esforço..
Nelson Peres

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 20:46 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Eu suponho que estejas habituado com chumbadas pirâmide.

Usar linhas mais finas permite pescar com chumbadas de torpedo, com pesos menores, que voam mais e não assoreiam tanto. Tudo isto pela redução do atrito com os elementos em relação às linhas grossas.

Requer habituação mas é um mundo de novas possibilidades.

Só te vais arrepender quando filares um tarôlo de tal maneira grande que não o consegues tirar cá para fora. Mas para isso um gajo também vai ganhando unhas.

Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #6 em: 20:53 Quinta, 25 de Junho de 2015 »
Eu suponho que estejas habituado com chumbadas pirâmide.

Usar linhas mais finas permite pescar com chumbadas de torpedo, com pesos menores, que voam mais e não assoreiam tanto. Tudo isto pela redução do atrito com os elementos em relação às linhas grossas.

Requer habituação mas é um mundo de novas possibilidades.

Só te vais arrepender quando filares um tarôlo de tal maneira grande que não o consegues tirar cá para fora. Mas para isso um gajo também vai ganhando unhas.

Consegues, demora é mais mas consegues

Offline Sr Domingues

• Marlin
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 12:14 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Quanto a distancia no lançamento ganho assim algo relativo comparado com o 0,35 que usava?
Estou indeciso entre o 0,28 e 0,25... O que acham?

ROBALOS AO SPINNING

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 14:43 Sexta, 26 de Junho de 2015 »

Opiniões de quem sabe, pode-se ganhar de 20 a 25% no lançamento mas, atenção linhas abaixo de 0.25.

Se vais diminuir, eu iria para o 0.25, com um chicote cónico de 0.26-0.57 fica ótimo.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 15:31 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
0,25 sem dúvida... e vais ver que passado umas pescas vais ponderar baixar mais a medida, por isso tenta comprar uma bobine não muito grande.

Se lançavas 100 metros passas a lançar 120 ou 125 que em certos dias pode fazer diferença.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Sr Domingues

• Marlin
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 17:09 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Ok, e tem algum 0,25 que recomendem? Eu estava a pensar trabucco. Para chicotes em casa ja tenho da asso 0,25 - 0,55. 15 m

ROBALOS AO SPINNING

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 17:25 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
 A trabucco XPS long cast, acho-a uma boa linha, resistente e macia, e, é durável, aguenta muitas pescas.

Os chicotes, esses da Asso nunca usei mas há tantas marcas, cada um de nós vai usando e procurando o que mais lhe dá confiança, uns encaracolam um bocado, outros nem tanto mas o importante é que a ponta fina tenha a medida o mais aproximada possível da linha que estamos a usar, depois o resto logo nos vamos adaptando.

força  :fixe:

Offline Sr Domingues

• Marlin
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 18:53 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Ok. Muito obrigado amigo soares :)

ROBALOS AO SPINNING

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #13 em: 20:08 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
aqui já foi tudo explicado..eu apenas conheço a linha vega potenza..uma laranja..gosto muito da linha..comecei em 0,25..ontem apesar de não precisar para já comprei mais..0,225.. não creio que vah baixar mais custou 12 euros 1000 metros salvo erro..tem muita gente que fala mal, uma das razoes é porque aceita mal o n´´o do chicote.. meu truque é não apertar logo os nós muito e juntá-los..depois ai sim aperto cada um e aperto os dois com força.

...eu em fundo rochoso uso 0,40 directo..a diferença de lançamento para 0,25 eh abismal..no meu caso é o dobro..

assoreamento de chumbadas nunca tive esse problema, talvez pelas praias ou ondulação que frequento na pesca..quando o mar ta revolto costumo de vez em quando dar um puxao na chumbada pa não enterrar.

Shock leader também não tenho muita experiência em termos da variedade de marcas..ontem comprei umas da yuki o senhor diz que são boas.. sempre usei umas da marca EVIA..não faço ideia se o pessoal gosta, eu nunca achei nada de mal..se tiver um 0,25 e a shock leader começar em 0,23 corto para ai 1,5 metros até ficar da mesma ou ate ligeiramente mais grosso.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #14 em: 22:43 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Ok, e tem algum 0,25 que recomendem? Eu estava a pensar trabucco. Para chicotes em casa ja tenho da asso 0,25 - 0,55. 15 m

Se optares por trabucco compra aí um 0,23 que isso será um 0,25.
Se puderes corta umas duas braças a esse chicote do lado mais grosso não há necessidade de pescares com um chicote dessa espessura.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]