collapse

Autor Tópico: Mudança Mono grosso para fino  (Lida 5304 vezes)

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Mudança Mono grosso para fino
« Responder #15 em: 10:42 Sábado, 27 de Junho de 2015 »
Obrigado a todos.
Fazendo una comparação, ao comprar vou comprar 2 bobines que me vao custar 10€ cada, vai para os 20€ 600m, e se por mais 5 optar pela yuki kenta em 2000 m 25€?
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline Hermano

• Marlin
  • Isto não é só GT's!
    • Barcelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:52 Sexta, 08 de Maio de 2015
« Responder #16 em: 10:57 Sábado, 27 de Junho de 2015 »
Eu se fosse a ti fazia o que o Duas recomendou: «0,25 sem dúvida... e vais ver que passado umas pescas vais ponderar baixar mais a medida, por isso tenta comprar uma bobine não muito grande.»
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Jesus disse: «lançai as redes para a pesca.» (Lc 5,4)
E eu como sou um padre obediente, toca a lança-las!

Hermano Filipe

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 11:10 Sábado, 27 de Junho de 2015 »
Obrigado a todos.
Fazendo una comparação, ao comprar vou comprar 2 bobines que me vao custar 10€ cada, vai para os 20€ 600m, e se por mais 5 optar pela yuki kenta em 2000 m 25€?

A kenta 2000 m a esse preço deve ser um 0.12. O preço vai aumentando com a espessura. O 0.25 deve passar bem dos 30€.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 11:13 Sábado, 27 de Junho de 2015 »
Entao vai trabucco...
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #19 em: 00:51 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Ok, e tem algum 0,25 que recomendem? Eu estava a pensar trabucco. Para chicotes em casa ja tenho da asso 0,25 - 0,55. 15 m

Se optares por trabucco compra aí um 0,23 que isso será um 0,25.
Se puderes corta umas duas braças a esse chicote do lado mais grosso não há necessidade de pescares com um chicote dessa espessura.

Pedras em alguma situação aconselhas a 'não' cortar as duas braçadas ao chicote?

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #20 em: 11:53 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Pedras em alguma situação aconselhas a 'não' cortar as duas braçadas ao chicote?

Isso depende também do tipo de praticante, da força que faz no lançamento e na pesca que vai fazer com essa bobine.
Também tenho linha 0,18 com chicote em 0,35 mas isso uso apenas quando estou com montagens de 0,35 para baixo.

Em tempos comprei uns chicotes da Grauvell que terminavam em 0,55, para mim é um chicote demasiado grosso, por isso com recurso ao micrómetro e depois de medir a espessura do chicote nos últimos 7m cortei 3 braças do lado mais grosso. Continuei a ter um 0,55 na ponta mas a espessura da linha que ia estar enrolada à saída da bobine quando lançasse era cerca de 0,45.

Em que situação não deves cortar? Não será certamente pelo lançamento se bem que se usar chicotes a terminar em 0,48, que são os que uso, não corto mais do que uma braça e isto a contar com o lançamento que faço, eu sei que dificilmente parto esse chicote.
Uma das razões para não cortar pode ser o tipo de praia em que vais pescar, uma praia mais funda, com mares mais fortes e escoas com força qualquer peixe faz muita força e dificulta a captura, portanto quanto mais cedo tiveres arrumada a linha fina do chicote melhor.
Por outro lado um chicote mais comprido em que haja algum lixo na água dificulta a recolha da linha porque o lixo vai sempre trancar no nó de ligação e daí resulta teres a linha trancada e o peixe ainda na água e resta a hipótese de recuares para colocar o peixe em seco. Em praias de tombo é um martírio.

Neste caso em que o Luís tem estado a pescar com 0,35 directo um chicote a terminar em 0,55 é seguramente demasiado, por isso cortar um pouco justifica-se e até aconselhava mais do que duas braças se ele tivesse um micrómetro para saber qual a espessura do chicote a três braças do fim, que essa será aproximadamente a linha que está enrolada na bobine e vai suportar o esforço do lançamento.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline joao.teodoro

• Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
« Responder #21 em: 22:05 Segunda, 29 de Junho de 2015 »

Isso depende também do tipo de praticante, da força que faz no lançamento e na pesca que vai fazer com essa bobine.
Também tenho linha 0,18 com chicote em 0,35 mas isso uso apenas quando estou com montagens de 0,35 para baixo.

Em tempos comprei uns chicotes da Grauvell que terminavam em 0,55, para mim é um chicote demasiado grosso, por isso com recurso ao micrómetro e depois de medir a espessura do chicote nos últimos 7m cortei 3 braças do lado mais grosso. Continuei a ter um 0,55 na ponta mas a espessura da linha que ia estar enrolada à saída da bobine quando lançasse era cerca de 0,45.

Em que situação não deves cortar? Não será certamente pelo lançamento se bem que se usar chicotes a terminar em 0,48, que são os que uso, não corto mais do que uma braça e isto a contar com o lançamento que faço, eu sei que dificilmente parto esse chicote.
Uma das razões para não cortar pode ser o tipo de praia em que vais pescar, uma praia mais funda, com mares mais fortes e escoas com força qualquer peixe faz muita força e dificulta a captura, portanto quanto mais cedo tiveres arrumada a linha fina do chicote melhor.
Por outro lado um chicote mais comprido em que haja algum lixo na água dificulta a recolha da linha porque o lixo vai sempre trancar no nó de ligação e daí resulta teres a linha trancada e o peixe ainda na água e resta a hipótese de recuares para colocar o peixe em seco. Em praias de tombo é um martírio.

Neste caso em que o Luís tem estado a pescar com 0,35 directo um chicote a terminar em 0,55 é seguramente demasiado, por isso cortar um pouco justifica-se e até aconselhava mais do que duas braças se ele tivesse um micrómetro para saber qual a espessura do chicote a três braças do fim, que essa será aproximadamente a linha que está enrolada na bobine e vai suportar o esforço do lançamento.

Eu a uns tempos reparei numa embalagem de ponteiras conicas senão estou em erro da Asso que eles descriminavam o diametro da ponteira a medida que os metros iam avançando, não sei ao certo se a distribuição de diametros ao longo das ponteiras cónicas é igual de marca para marca ou se varia, mas ajudava as marcas darem a conhecer isso.

A tua explicação vai + ou - ao encontro daquilo que tenho feito, normalmente as linhas que uso mais na epoca de verão (a volta do 0,20mm) cortava sempre 2 braçadas, achava desnecessário um fio tão grosso ainda para mais quando as uso em situações de mar mais calmo em que a chumbada usada é mais leve e que acaba por coincidir com a altura em que apanho situações de limo.

Por outro lado no inverno quando o mar está mais forte e subo um pouco o diametro raramente corto pelas mesmas razões que mencionaste, nessas alturas por norma as praias ficam mais cavadas e aproximar me da água não é nada seguro e tambem não sinto necessidade de ganhar mais 5 ou 10m por causa disso.

Obrigado Pedras ;)

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 17:20 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Eu suponho que estejas habituado com chumbadas pirâmide.

Usar linhas mais finas permite pescar com chumbadas de torpedo, com pesos menores, que voam mais e não assoreiam tanto. Tudo isto pela redução do atrito com os elementos em relação às linhas grossas.

Requer habituação mas é um mundo de novas possibilidades.

Só te vais arrepender quando filares um tarôlo de tal maneira grande que não o consegues tirar cá para fora. Mas para isso um gajo também vai ganhando unhas.

Consegues, demora é mais mas consegues

Numa noite eu e o meu bro perdemos 3 que partiram as linhas. :chora: Nem lhes vimos a cor. :P
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #23 em: 17:44 Terça, 21 de Julho de 2015 »

Numa noite eu e o meu bro perdemos 3 que partiram as linhas. :chora: Nem lhes vimos a cor. :P

Usar linhas mais finas permite pescar com chumbadas de torpedo, com pesos menores, que voam mais e não assoreiam tanto. Tudo isto pela redução do atrito com os elementos em relação às linhas grossas.

Só te vais arrepender quando filares um tarôlo de tal maneira grande que não o consegues tirar cá para fora. Mas para isso um gajo também vai ganhando unhas.

com 0,25?

Offline Trindade

• Marlin
  • A Gradar ( ás vezes ) desde 1980
    • Loures
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:04 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #24 em: 17:53 Terça, 21 de Julho de 2015 »

Amigo Duas , as embraiagens dos carretos servem para isso mesmo,......evitar partir !!!

Mas tb conheço alguém que ficou sem 400 mt´s de fio e nunca foi capaz de travar o bicho,........foi o fio todo até partir !!!
Trindade , o gradeiro do Oeste

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 18:04 Terça, 21 de Julho de 2015 »
No meu caso foi com 0,20.

Offline luisamaral

• Robalo
    • barreiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:00 Sábado, 11 de Janeiro de 2014
« Responder #26 em: 22:04 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Pessoal, porque não usar na madre 0,25 e o chicote, em vez do habitual cónico colocar 10 a 12 metros de multi da mesmma medida ou até um pouco abaixo?
Já o utilizei durante muito tempo com bons resultados.
Actualmente não utilizo porque fiquei sem linha e achei que tendo chicotes mono cá em casa nao fazia sentido gastar dinheiro numa bobine de multi.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #27 em: 23:16 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Pessoal, porque não usar na madre 0,25 e o chicote, em vez do habitual cónico colocar 10 a 12 metros de multi da mesmma medida ou até um pouco abaixo?
Já o utilizei durante muito tempo com bons resultados.

Nunca usei mas há quem o faça e o defenda com bons resultados, um desses companheiros é aí da tua zona, o Vítor G. Deves conhecer.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Pedroko

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
« Responder #28 em: 23:24 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Até faz sentido, mas em zona de pedra é sempre aquele drama xD

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 23:27 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Amigo Duas , as embraiagens dos carretos servem para isso mesmo,......evitar partir !!!

Mas para isso também é preciso o kit de unhas, que eu ainda não tenho... mas hei de ter.

Mas como disseste, nesse episódio dos 400m, também há um limite. Se não consegues trancar o peixe com a linha que estas a usar corres sérios riscos de o perderes. Principalmente por causa da corrente ou ondulação, nas quais os peixes maiores e mais experientes devem saber usar melhor essas coisas a seu favor.

* Tópicos Recentes

Duvida cana Surfcasting por robalinho [22:46 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Carreto para choco, cavala, robalo... LRF? Ajuda por João Azevedo [20:04 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Armario pvc trasformado para guardar o nosso material por Nelson Peres [18:39 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Cana Iniciação Spinning por FilipePC [15:15 Quarta, 08 de Abril de 2026]

PRAIA DO MECO | Sesimbra por Ricardo Pepino [07:03 Quarta, 08 de Abril de 2026]

Porta carretos canas Vega por Francisco Figueira [09:06 Terça, 07 de Abril de 2026]

Carreto Akami Reclus por FilipePC [07:51 Terça, 07 de Abril de 2026]

Conjunto Spinning embarcado - Leve, Potente, Versátil até 500eur por FilipePC [18:01 Segunda, 06 de Abril de 2026]

Cana Spinning / Zona Centro por sousa01 [14:37 Sábado, 04 de Abril de 2026]