collapse

Autor Tópico: Poluição no Rio Tejo  (Lida 9609 vezes)

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #15 em: 14:22 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
 ::) ::) ::) ::) A única poluição (natural) que existe para estes lados, com o eu já relatei, são as nossas amigas laminárias  >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D >:D
A Grade aprofunda o conhecimento !!!

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 16:20 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Também vivo relativamente perto do Tejo, embora um pouco mais a norte, e já há muitos tempo que não via o Tejo como está hoje.

Nesta zona o tejo está completamente assoreado. Grandes ilhas, e quando está a maré vazia, corre apenas um fio de água. A agua encontra-se castanha e com muita espuma.

Acredito que hoje em dia exista menos descargas ao longo de todo o percurso do Tejo, mas mais perigosas, com materiais mais nocivos, que fazem mais estragos.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #17 em: 17:35 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
José, porque é que achas que as descargas são feitas com materiais mais perigosos do que antigamente?

(eu não digo que não são, apenas quero compreender o raciocínio)
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 17:42 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Digo isto sem conhecimento de causa ou alguma coisa concreta que sustente a afirmação.
Mas, e comparando com o que se passava há uns anos atrás, na industria, pecuárias, etc... são usados químicos e outro tipo de produtos mais tóxicos e mortais.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
« Responder #19 em: 20:32 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Pois como disse anteriormente e só não me lembrava das datas cá está o facto comprovado.

Carcavelos com banhos interditos:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Bem é de observar a data da noticia, bem actual (2013).

Não existindo prova (na minha posse) foi mais ou menos assim que numa margem de cacilhas, mais concretamente uma pequena praia que não me recordo agora o nome, acordou, durante uma manhã de maio de 2015 e portanto do ano corrente.
(tal e qual como a de carcavelos, que data de 2010, infelizmente a noticia também não saiu, va se lá saber porquê?

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #20 em: 22:38 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Desculpem mas vou alegrar um pouco este tópico.

O nosso Tejo perto da sua nascente:

« Última modificação: 22:47 Domingo, 31 de Maio de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 22:57 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Duas, antes de mais obrigado pela tua participação, mas alegrias não pagam as "minhas" tristezas.....
Além do maís e peço desculpa, Duas é um assunto sério de mais para ser passivél de ser alegrado, mas entendo a tua atitude :fixe:, não alterando o assunto para mais alegre (pelo menos para mim, é no fundo um assunto sério este e que quer se queira ou não é de todos e não só meu.

Quanto ás tuas pescarias, isso sim é muito mais alegre, não só ler como também sentir o peixe,  ;D ;D ;D ;D.

Por isso cá vai:

À três dias

Cumps,
Pedro
« Última modificação: 23:02 Domingo, 31 de Maio de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 23:01 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Não sei se vocês sabem mas há uma comunidade de golfinhos em Cascais. E por vezes vão até à barra. Nunca vi eles entrarem no Tejo mas penso já ter ouvido relatos disso.

Eles começaram a reaparecer à uns 15 anos atrás e estiveram desaparecidos durante décadas.

Eu gosto deles... mas não muito, acho que devem afugentar os peixes.

Agora até há uma empresa a explorar passeios para ver os golfinhos com aqueles semi-rígidos que levam bué malta em fila.

Este vídeo é sacado ao largo de Carcavelos, a tal praia interdita a banhos:

Ultimamente têm-se aproximado bastante. É um regalo ir passear com os putos e vê-los ali a brincar aos saltos e aos mergulhos.

Dentro do território deles está localizado uma mega saída dos esgotos(tratados) que junta os esgotos de todas as povoações entre Lisboa e Cascais. Esse colector está a 1 milha da costa numa zona escolhida pelas suas correntes submarinas que favorecem dispersão para o alto mar.

Se as coisas forem bem feitas os efeitos da poluição podem ser muito minimizados.

« Última modificação: 23:16 Domingo, 31 de Maio de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 23:14 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Duas, eu já "senti" bem de perto o que dizes até porque costumo velejar naquela área, se bem como outras,é realmente um "bicho" fenomenal.

Posso dizer que acompanha a emparcação mais ou menos desde 10 milhas antes de chegar a cascais até á sua entrada, saltando á sua frente (da embarcação) e mesmo acompanhando lada a lado a mesma, enfim é mesmo incrível e indescritivel.

Já passei por algo semalhante em pleno Oceano Atlantico quando realizava a viagem LISBOA-FUNCHAL-PORTO SANTO-MARROCOS-ALGARVE-LISBOA onde também avistei Golfinhos, Tartarugas, Baleias (ao longe pois é complicado chegar perto delas não só por medo mas como o stress que isso lhes provoca (estavam na sua época migratória)). Foi fenomenal, mesmo.
Pelo meio uma noite de vigia na proa da embarcação, visto ter se afundado um barco ao largo e haver montes de contentores e madeiras (barrotes) a boiar.

Posso dizer que deixou saudades. :'( :'( :'(

Ainda vou lá voltar se tiver saúde para isso.

Cumps,
Pedro

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #24 em: 02:18 Segunda, 01 de Junho de 2015 »
A "Quimiparque" já é consequência de uma morte.

As empresas do grupo CUF (Companhia União Fabril) deram lugar à Quimigal. Vários foram os sectores da empresa que foram fechando por obsolescência e falta de competitividade devido a vários factores. A colocação no mercado por "concorrentes internacionais", quase a custo zero, de subprodutos - resíduos - de outras atividades que eram produtos do grupo e a grande diminuição da exploração de pirites levou, logo à partida, ao desmantelamento dos "contactos", relacionados com o ácido sulfúrico e afins.

Muito mais aconteceu, ao nível dos vários sectores, e a empresa foi morrendo. (eu também não domino isto a fundo, já li alguma coisa sobre e conheço minimamente).

A Quimiparque já é, por assim dizer, um parque industrial que tem várias empresas nas suas instalações.

No entanto não se pode dizer que fosse algo que aconteceu de um dia para o outro, como resultado de um "ou cumprem ou fecham"... "então fechamos"... isto nunca é assim - se fosse apenas uma questão ambiental resolvia-se (digo eu).

Podias-me ter deixado ser simplista nesta questão... ;)

Isto é verdade, mas é só metade da historia, uma "coisa" destas nunca acaba por uma só razão, aliás a razão é só uma não ter os lucros pretendidos, mas as causas dessa consequencia costumam ser variadas... era preciso um grande investimento para resolver a tal questão ambiental e como cada vez os lucros iam sendo menos pelos factores que enumeras, deixou de fazer sentido resolver o problema ambiental...
Quem já viu a quimiparque (a que está fechada ao comum cidadão) como eu já vi, e é facil ver, entende que se ja passaram estes anos todos e ainda está assim, quando trabalhava em pleno nem quero imaginar.
A Quimigal era uma autentica cidade no meio de fabricas, tinha tudo lá dentro, desde cafés a hospital, hoje em dia são 4 ou 5 empresas e alguns km's abandonados de terra vermelha com cheiros manhosos pelo ar onde possivelmente será um terminal de contentores... muito mais rentavel do que tratar a tal terra vermelha...

Independentemente de eu e o Duas ter-mos um ponto de vista mais positivo do que tu e o Cruz (se bem que o Cruz não deu ainda a sua opinião pessoal, focou-se e bem nos factos.) acho que todos partilhamos um pensamento comum, è preciso fazer mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 03:05 Segunda, 01 de Junho de 2015 »
Duas, no artigo que partilho "Publico.pt" leio que os golfinhos por si só não são um indicador já que são capazes de tolerar aguas fortemente poluidas, podendo no entanto ser um indicador indireto ja que um rio mais limpo tem mais peixe em geral e se eles já voltam ao tejo em busca de alimento, pode crer dizer que o mesmo está mais limpo e por consequencia tem mais peixe...
Desconhecia a população residente em cascais, uma boa noticia... ;)

Cruz, é de facto lamentavel não só as descargas como o desinteresse em geral da comunicação social neste tema que é de todos...
Atrevo-me a dizer que só sairam noticias de carcavelos por ser uma zona de interesse turistico, ou seja, apesar da agua ser a mesma, tanto na comunicação social como na politica se faz a distinção entre as areas que interessa mostrar e as areas que interessa esconder... ::)
« Última modificação: 03:20 Segunda, 01 de Junho de 2015 por Claudio Nobre »

Claudio Nobre

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 04:50 Segunda, 01 de Junho de 2015 »
Digo isto sem conhecimento de causa ou alguma coisa concreta que sustente a afirmação.
Mas, e comparando com o que se passava há uns anos atrás, na industria, pecuárias, etc... são usados químicos e outro tipo de produtos mais tóxicos e mortais.

Desta vez não concordo contigo amigo... ;)
mas posso apenas sustentar a minha discordancia com raciocinio e pelas provas que o rio já deu de estar a melhorar, como disse antes, se cavares no tejo consegues ver a diferensa entre o que foi e o que é, os lodos da superficie são muito mais limpos...
o problema da pecuaria ainda não esta resolvido e sim é mau, mas não está pior, está como sempre esteve...
na industria que agora é apenas uma pequena percentagem do que já foi, e os grandes poluidores de metais pesados e fortes quimicos estão noutros paises com leis ambientais menos rigidas, (parece anedota mas não é, ha mesmo paises com leis menos rigidas do que nós... :-X) acredito que os quimicos não sejam mais toxicos e mortais, mas sim mais eficientes e que tambem a poluição dai resultante seja uma pequena percentagem do que já foi...no entanto concordo que enquanto existir essa pequena percentagem ha caminho pela frente.

Deixo mais uma noticia do "Publico.pt" datada de março 2013 que vai de encontro ao que quase todos temos dito, acho uma boa sintese apesar de não ser a mais actual e ter politica a mais para o meu gosto...
"O Tejo ao microscopio, menos sujo mas nadar ainda não:"

Claudio Nobre

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 08:03 Segunda, 01 de Junho de 2015 »

Independentemente de eu e o Duas ter-mos um ponto de vista mais positivo do que tu e o Cruz (se bem que o Cruz não deu ainda a sua opinião pessoal, focou-se e bem nos factos.) acho que todos partilhamos um pensamento comum, è preciso fazer mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar...

Claudio,

Não acredito que exista ao cima da terra, pessoa mais positiva do que eu! (se houver ainda não conheço)

Mas isto, não quer dizer que tenha que ser menos realista ..... e até "querer tapar o sol com a peneira", e isto serve para "dizer" que não misturo os dois mundos, o meu positivismo ( factor que ainda me deixa sonhar com um mundo melhor, e quando digo mundo, digo tudo o que o engloba, eu e a minha pessoa também) com a realidade existente e provada á minha volta.

Anteriormente e numa das mensagens anteriores eu disse:
Se me perguntam se estamos melhor agora, SIM ESTAMOS, mas como referiste e muito bem "è preciso fazer mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar..." 

Se me permites vou só juntar duas palavras que penso que fazem muita falta na tua frase/raciocinio, para que no meu entender fique mais completa.

Se fosse eu a dizer esta frase diria assim:

É preciso fazermos todos, mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar e a sobreviver.

Relativamente a "(se bem que o Cruz não deu ainda a sua opinião pessoal, focou-se e bem nos factos.)", não fugi ainda estou deste lado :D :D :D ;), estive a deixar vos "dialogar" um pouco, e ao mesmo tempo a sintetizar alguma informação importante que possuo, pois de todo posso falar sobre este tema com total abertura de factos que conheço, mas que nem sempre e por razões éticas não os posso provar.

Cumps,
Pedro   
« Última modificação: 08:12 Segunda, 01 de Junho de 2015 por cruz »

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 08:32 Segunda, 01 de Junho de 2015 »

Claudio,

Não acredito que exista ao cima da terra, pessoa mais positiva do que eu! (se houver ainda não conheço)  ;)

Mas isto, não quer dizer que tenha que ser menos realista ..... e até "querer tapar o sol com a peneira", e isto serve para "dizer" que não misturo os dois mundos, o meu positivismo ( factor que ainda me deixa sonhar com um mundo melhor, e quando digo mundo, digo tudo o que o engloba, eu e a minha pessoa também) com a realidade existente e provada á minha volta.

Anteriormente e numa das mensagens anteriores eu disse:
Se me perguntam se estamos melhor agora, SIM ESTAMOS, mas como referiste e muito bem "è preciso fazer mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar..." 

Se me permites vou só juntar duas palavras que penso que fazem muita falta na tua frase/raciocinio, para que no meu entender fique mais completa.

Se fosse eu a dizer esta frase diria assim:

É preciso fazermos todos, mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar e a sobreviver.

Relativamente a "(se bem que o Cruz não deu ainda a sua opinião pessoal, focou-se e bem nos factos.)", não fugi ainda estou deste lado :D :D :D ;), estive a deixar vos "dialogar" um pouco, e ao mesmo tempo a sintetizar alguma informação importante que possuo, pois de todo posso falar sobre este tema com total abertura de factos que conheço, mas que nem sempre e por razões éticas não os posso provar.

Relativamente a:

"Duas, no artigo que partilho "Publico.pt" leio que os golfinhos por si só não são um indicador já que são capazes de tolerar aguas fortemente poluidas"

Bom, não sou biologo, (mas não me importava nada de ser) mas de todo essa informação é minimamente correcta pois, de todas as noticias que tem saido sobre os golfinhos (pelo menos as que conheço) dizem exactamente o contrário.
Os golfinhos são enormemente afectados pela poluição e pelo stress causado pelas embarcações, mas existem mais factores prejudiciais certamente.

Embora os artigos nada tenham a ver com o Tejo, dá uma vista de olhos nestas noticias:

Melhorias, sim existem, vê também este artigo e o que o avanço tecnologico nos trás de bom:

SE HOUVER POR AI ALGUÉM COM FORMAÇÃO EM BIOLOGIA MARITIMA - NESTE CASO É SOMENTE SOBRE O COMPORTAMENTO DOS GOLFINHOS PERANTE A POLUIÇÃO - QUE POSSA DAR UMA AJUDA A ESCLARECER ESTA QUESTÃO, AGRADECIA MUITO.

Em relação a isto:

"Atrevo-me a dizer que só sairam noticias de carcavelos por ser uma zona de interesse turistico, ou seja, apesar da agua ser a mesma, tanto na comunicação social como na politica se faz a distinção entre as areas que interessa mostrar e as areas que interessa esconder..."

e mais NÃO DIGO ........... relembro só que nas decadas de 80-90, muitas das pessoas, (maioria) deixaram a Costa do Estoril, em prol de a Costa da Caparica.
Hoje algumas (grande parte já voltaram, é verdade)   

Cumps,
Pedro   
« Última modificação: 08:46 Segunda, 01 de Junho de 2015 por cruz »

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #29 em: 15:24 Segunda, 01 de Junho de 2015 »
Bem... o Tejo.

Há muitos anos, aqui em Constância, quem se atrevesse a tomar banho ficava com um cheiro impregnado que demorava tempo a desaparecer das extremidades (orelhas por exemplo).

Eu moro mesmo ao lado do rio Nabão. Outrora este rio era um dos rios mais poluídos do pais e desaguava os seus resíduos todos para o Tejo (através do Zêzere). Hoje felizmente (apesar de as causas serem infelizes) já não está tão sujo e podem mesmo realizar-se todo o tipo de atividades, desde canoagem, pesca... As fábricas de papel que o  poluíam foram fechando, as outras fazem um esforço para não poluírem, a grande cidade que banha passou a tratar a maioria dos efluentes... No entanto de quando em quando ainda existem grandes descargas... maior parte depois da Cidade, e sempre na altura de grande cheia quando o rio vai muito barrento. Estas descargas eram autorizadas pois o barro anularia algo que ia na água.

Existe também uma ETAR que foi construída para tratar esses mesmos efluentes, mas em 10 anos nunca foi posta em funcionamento e nem sei como está agora... mas vale mais ter uma fábrica que polui um pouco de quando em quando do que ter 600 pessoas no desemprego. E mandar os efluentes para a ETAR é significativamente caro. Tão caro que se assim for mais vale fechar portas.

Esta história que vos conto é o que se fala por aqui... verdade ou não as histórias circulam e batem quase todas certo. Até nas datas em que o rio vai barrento e após uma certa zona passa a cheirar mal. Enfim, dirão alguns: "mentiras e difamações das más línguas". Eu não sei... mas interessa-me saber. No entanto nada posso afirmar.

É como a história daquele matador que descarregava diretamente para o Zêzere na barragem do Cabril. A céu aberto e à vista de todos. Volto a afiançar-vos que não sei se é verdade ou mito, mas o fato é que muitos o relatam de viva voz. E pessoas que muito estimo e sem fama de mentirosos...

Com isto quero dizer o quê: O Tejo vai cheio de espuma? Vai certamente. A água é castanha? É certamente. Nota-se bem nas fataças antes e depois de Constância? Certificam-me que se nota... até pela cor da pele interna das tripas. Aqui ninguém gosta das fataças de vila-franca... muito piores que as nossas dizem...

No entanto já muito está feito. Há anos era bem pior. Temos no entanto que continuar, há muito a fazer. As coisas têm que melhorar e sonho ainda ser no meu tempo que possa lá ir e ver a água clarinha como sai das suas nascentes.

Abraço

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]