collapse

Autor Tópico: Daiwa BG  (Lida 10347 vezes)

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Daiwa BG
« Responder #15 em: 18:58 Sábado, 14 de Março de 2015 »
É pá, grande atitude, esclareceres isso!

Estive a ver com cuidado o meu e é capaz de já ter sido corrigido esse problema com a introdução daquela asa de cesto oca (airball, ou lá o que é). Como não tem arestas, dificilmente o fio ficará preso antes de ir ao rodízio.

Mas estive a ver fotos de Opus Bull antigos e encontrei alguns com o sistema antigo (nomeadamente um com bobine dourada).

Se bem me lembro dos meus carretos do "antigamente" havia uma probabilidade de acontecer o que referes sim. (embora na altura eu não tivesse nenhum opus, mas outros com aquele tipo de ligação).

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #16 em: 19:36 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
OK, obrigado.

Eu até pensava que ele teria rolamento nesse local, mas de facto não tem.

Mas o BG também não deve ter. Provavelmente são materiais diferentes.

Ambos têm 3 rolamentos e no mesmo local. No catálogo referem que o OB tem 3+1 rolamentos mas no esquema não consigo encontrar esse tal +1  >:(

………  parece k o problema com o OB nao se relaciona directamente com o rodizio, mas sim com a ligaçao entre a asa de cesto e a parte metalica/plastica?? onde assenta o rodizio, segundo ele apos lançar se nao tivermos atençao o fio mts vezes nao vai "automaticamente" parar ao rodizio ao fechar da asa de cesto, ficando "preso" na ligaçao entre a asa e a outra parte onde assenta o rodizio, o que com o passar do tempo vai erodindo ate partir a mesma. Provavelmente uma falha no desenho do angulo, no passado tb tive um daiwa emcast advance em que acontecia o mesmo.

Esse problema da folga dos rodízios tem apenas a ver com a intervenção do pessoal quando faz manutenção, desmonta o rodízio para limpar e não dá conta que há uma anilha que não tem os lados iguais e quando montada ao contrário resulta nessa folga. Eu tb tenho um Emcast e não veio com folga nenhuma, mas quando montei a anilha ao contrário topei logo o problema. E provavelmente foi isso que aconteceu também nos vossos casos.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 22:11 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Entre o bg e o gs9 qual as diferenças? a durabilidade e a fiabilidade do gs9 é igual ao do bg?

ab

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #18 em: 22:50 Sábado, 14 de Março de 2015 »
OK, obrigado.

Eu até pensava que ele teria rolamento nesse local, mas de facto não tem.

Mas o BG também não deve ter. Provavelmente são materiais diferentes.

Ambos têm 3 rolamentos e no mesmo local. No catálogo referem que o OB tem 3+1 rolamentos mas no esquema não consigo encontrar esse tal +1  >:(

………  parece k o problema com o OB nao se relaciona directamente com o rodizio, mas sim com a ligaçao entre a asa de cesto e a parte metalica/plastica?? onde assenta o rodizio, segundo ele apos lançar se nao tivermos atençao o fio mts vezes nao vai "automaticamente" parar ao rodizio ao fechar da asa de cesto, ficando "preso" na ligaçao entre a asa e a outra parte onde assenta o rodizio, o que com o passar do tempo vai erodindo ate partir a mesma. Provavelmente uma falha no desenho do angulo, no passado tb tive um daiwa emcast advance em que acontecia o mesmo.

Esse problema da folga dos rodízios tem apenas a ver com a intervenção do pessoal quando faz manutenção, desmonta o rodízio para limpar e não dá conta que há uma anilha que não tem os lados iguais e quando montada ao contrário resulta nessa folga. Eu tb tenho um Emcast e não veio com folga nenhuma, mas quando montei a anilha ao contrário topei logo o problema. E provavelmente foi isso que aconteceu também nos vossos casos.
Acho que o que foi mencionado não é uma folga, mas sim o fio ficar num local inadequado.

De qualquer das formas, eu não tenho esse problema e acho que não vou ter, pois a asa de cesto atual não deixa.

Eu acabei de comprar o meu, ainda nem pescou, numa promoção. Ficou-me por 75€, colocado em casa, preço que acho difícil de bater para um carreto com características idênticas.

Quanto ao rolamento, acho que é o nº 46, rolamento de agulhas.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #19 em: 23:05 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Acho que o que foi mencionado não é uma folga, mas sim o fio ficar num local inadequado.

Boas, exactamente A_G_A.
Entre o bg e o gs9 qual as diferenças? a durabilidade e a fiabilidade do gs9 é igual ao do bg?

ab

Boas, as principais diferenças entre o BG 90 e o GS 9 sao o ratio, que e mt mais baixo no GS 9, numero de rolamentos, 3 no BG e penso que 2 no GS 9, e as manivelas que sao diferentes, parecendo-me a concepçao da manivela do Bg mais resistente. Em relaçao ao resto sao mt identicos em todos os componentes. De realçar que o GS 9 tem mt mais força mas trata-se de um carreto extremamente lento.

Abraço

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 23:32 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Obrigado

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #21 em: 02:50 Domingo, 15 de Março de 2015 »
O GS9 para mim era impensável... aquilo faz um barulho que me desconcentra profundamente... >:D
"RECORECORECORECORECORECORECORECORECOREC ORECO" O:-)
Bom para a velha guarda que tem saudades dos sofi e dos rocha...

Quanto ao que foi falado sobre o "rodízio" do opus bull, recordo o mesmo problema no emcast de um amigo, mas acho que isso já ficou resolvido nos modelos de 2010 ou 2011...
Posto isto, acho os carretos bg60 e opusbull 4500/5000, carretos muito semelhantes, bem como o bg90 e o opusbull 5500/6000... mesmo peso, mesmo ratio, mesmos rolamentos, mesmos materiais internos...
O que gostei mais no opusbull foi a manivela, que não sendo screw in, ao menos não é articulada e é uma manivela de combate, ao contrario da do BG que é "quadrada", drag do opusbull também me parece mais "moderna", e traz duas bobines, o que só por si já lhe dá uma maior polivalencia...

Caseblock, acho que ao nível da manutenção os dois carretos também estão ao mesmo nível, ou estou enganado amigo? :D quais as diferensas sabes?

Quanto à duvida do interessado, não sabendo a que profundidades habitualmente pescas, acho que ficas muito bem servido quer com o bg60, quer com o opusbull 4500/5000, acho que não é preciso maior...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 11:31 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Os bgs teem screw in? E se se prwcisar de peças é o que nao falts na net.é o que me leva a preferir i bg ao spheros sabendo o spheros mais evoluido mas se precisar de peças sao mais caras e difuceis de arranjar.
Ab

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 12:58 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Caseblock, acho que ao nível da manutenção os dois carretos também estão ao mesmo nível, ou estou enganado amigo? :D quais as diferensas sabes?

Boas, penso k nao deve ser mt diferente, todos os pontos que mencionou na minha opiniao estao corretos, o OB trata-se de um carreto introduzido no mercado recentemente (meia duzia de anos), e certamente tera tecnologia k o BG nao tem, pois este foi lançado nos anos 70 (salvo erro), e ainda hoje continua a ser comercializado, tratando-se a par do GS9 o carreto mais antigo da daiwa ainda em produçao. temos de nos consciencializar, de que no Bg nao vamos encontrar todas as modernices hoje em dia encontradas nos carretos, o bg e o gs ainda se incluem na ideologia de "um carreto para a vida", hoje em dia as coisas ja sao fabricadas e comercializadas com um conceito diferente, ou seja sempre com o consumismo na "ideia", ou seja nao interessa a marca nenhuma fabricar um produto k vai durar 20 ou 30 anos, sao conceitos diferentes no qual o opus bull se insere no consumismo. Nao acredito k possa ter a mesma longevidade de um Bg, mas posso estar enganado...

Os bgs teem screw in? E se se prwcisar de peças é o que nao falts na net.é o que me leva a preferir i bg ao spheros sabendo o spheros mais evoluido mas se precisar de peças sao mais caras e difuceis de arranjar.
Ab

O Bg nao tem screw in.

Abraço
« Última modificação: 13:03 Domingo, 15 de Março de 2015 por caseblock »

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 13:14 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Obg

Offline Tiago Mendonca

• Corvina
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Terça, 09 de Dezembro de 2014
« Responder #25 em: 14:00 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Boas caro amigo! Eu falo por mim! Ja tive o gs9 e agora uso o bg 90...faço de todo o tipo de pescas ate spinning com eles e uma maravilha de carretos força como touros! Nao ah bicho que ele va negar! De embarcada ou la o que pesco de linha de mao! Mas se è para bicharocos o bg e o gs sao as maquinas indicadas...e se tiveres duvidas ve as minhas pescarias e ja ves...

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #26 em: 00:27 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Caseblock, percebo perfeitamente o que dizes em relação à durabilidade da coisa, mas como ambos são igualmente simples e muito parecidos nas características, espero que no caso do OB estejas enganado, ate porque estou à espera do meu... >:D
Ate agora o feedback que tenho é positivo, dá poucos problemas e dura muito... mas daqui a uns anos confirmo isso...  ;D

Abc
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [Hoje às 23:21]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]