collapse

Autor Tópico: Daiwa BG  (Lida 10348 vezes)

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Daiwa BG
« em: 20:30 Quinta, 12 de Março de 2015 »
AINDA se vende este modelo da daiwa?
Dizem ser um poco de forca, será bom para uma pesca embarcada a media profundidade?
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Daiwa BG
« Responder #1 em: 20:33 Quinta, 12 de Março de 2015 »
Todos são fortíssimos e de baixíssima assistência.
Eu tenho o BG10 novo e o BG 20 que uso para a pesca ao pião e só digo maravilhas 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline MCodinha

• Boga
  • *
  • El mar es un tejado de botellas que en la memoria
    • Nazaré
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:02 Quarta, 25 de Fevereiro de 2015
« Responder #2 em: 20:38 Quinta, 12 de Março de 2015 »
carreto fantástico, também só tenho a dizer bem... durabilidade, força e resistência... O0
"El mar es un tejado de botellas que en la memoria del marino sueña."

Vicente Huidobro

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #3 em: 22:49 Quinta, 12 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
AINDA se vende este modelo da daiwa?
Dizem ser um poco de forca, será bom para uma pesca embarcada a media profundidade?

À média profundidade qual a vantagem de estares com um tractor desses a jornada toda nas mãos  :hummm:
É um carreto com muita força, um ratio baixo e é vendido apenas com uma bobine. Mas se a força for o factor escolha então o GS9 ainda tem mais, mas um ratio ainda mais baixo.

Quando não havia outras alternativas …………  :fixe:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 10:05 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Porque não queria muito levar o meu ultegra xsc para a embarcada por causa dos empenos e etc
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 10:16 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Porque não queria muito levar o meu ultegra xsc para a embarcada por causa dos empenos e etc

Eu acho que o XSC deve portar-se bem, se for uma coisa esporádica. Provavelmente terás é que ter uma bobine com fio apropriado só para embarcada.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
« Responder #6 em: 05:18 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Eu queria um daiwa BG para pescar de falésia, mas vi melhor e vou buscar um daiwa opus bull... ate foi o pedrassalgadas que me fez pensar melhor... ao fim de um dia de pesca com a cana na mão vais sentir o que ele diz... ;)
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre

Offline joca 2000

• Marlin
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
« Responder #7 em: 08:23 Sábado, 14 de Março de 2015 »

Eu acho que o XSC deve portar-se bem, se for uma coisa esporádica. Provavelmente terás é que ter uma bobine com fio apropriado só para embarcada.
Nao vai aguentar muito se fores para os 50 - 90 metros

Offline Andrezio

• Marlin
    • Monchique
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:01 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 10:40 Sábado, 14 de Março de 2015 »
O BG é dos melhores carretos que para mim há.E a questão do peso é só habito, mas 850 gramas ainda custa, mas pessoalmente já não gosto de pescar com carretos leves, parece-me sempre que falta alguma coisa  ;D

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 13:56 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Boas, se fosse eu a escolher entre o opus bull e o bg, para pesca em falesia o bg sem duvida nenhuma, mecanismo mais simples, pouca manutençao, robusto e fiavel, com provas dadas ao longo de mts, e largos anos (em equipa vencedora nao se mexe). Pessoalmente nao tenho nenhum OB mas tenho colegas k o adquiriram, e todos tiveram problemas, sendo o calcanhar de aquiles do O.B. o rodizio, k parece ser feito de "sabao"...Em relaçao ao peso, o bg esta ao nivel do O.B, (BG 90 840grs/OB 6000 860 grs), se achar pesado pode sempre optar pelo bg 60 com 630 grs vs opus bull 4500 com 675 grs. Considerando k a escolha seja para pesca forte e feia, BG sempre, ou como foi referido anteriormente e mt bem, o GS9...a minha opiniao vale o k vale, mas se fosse eu, o bg sem duvida.

Abraço ;)

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #10 em: 14:56 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Só para acrescentar que o opus 5000 também tem o peso do 4500. Os 5500 e 6000 são mais pesados, tal como referes.
Caseblock, qual é o rodízio?  Dá para substituir por rolamento?
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 15:35 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Só para acrescentar que o opus 5000 também tem o peso do 4500. Os 5500 e 6000 são mais pesados, tal como referes.
Não consigo modificar a mensagem anterior, tem que ser assim...

Estive a ver e parece-me que é o rodízio da asa de cesto (provavelmente nem podia ser outra coisa).

Caseblock, sabes se o pessoal que o adquiriu resolveu o problema com um rolamento? (antes de ter problemas optava por essa solução)

« Última modificação: 15:37 Sábado, 14 de Março de 2015 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 16:08 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Não consigo modificar a mensagem anterior, tem que ser assim...

Estive a ver e parece-me que é o rodízio da asa de cesto (provavelmente nem podia ser outra coisa).

Caseblock, sabes se o pessoal que o adquiriu resolveu o problema com um rolamento? (antes de ter problemas optava por essa solução)

Boas, os carretos dos meus colegas como estavam ainda na garantia o rodizio foi substituido. Posteriormente soube k algum tempo depois (pelo menos num dos casos) o mesmo problema voltou a repetir-se. Nao sei como resolveram a questao, mas da proxima vez k me cruzar com eles tentarei saber.

Cumpts 

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 16:16 Sábado, 14 de Março de 2015 »
OK, obrigado.

Eu até pensava que ele teria rolamento nesse local, mas de facto não tem.

Mas o BG também não deve ter. Provavelmente são materiais diferentes.
« Última modificação: 16:19 Sábado, 14 de Março de 2015 por A_G_A »
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 18:17 Sábado, 14 de Março de 2015 »
OK, obrigado.

Boas, gostaria de corrigir alguns pontos anteriormente mencionados por mim, afim de nao induzir ninguem em erro. Apos ter conversado com um dos meus colegas possuidor de um opus bull, parece k o problema com o OB nao se relaciona directamente com o rodizio, mas sim com a ligaçao entre a asa de cesto e a parte metalica/plastica?? onde assenta o rodizio, segundo ele apos lançar se nao tivermos atençao o fio mts vezes nao vai "automaticamente" parar ao rodizio ao fechar da asa de cesto, ficando "preso" na ligaçao entre a asa e a outra parte onde assenta o rodizio, o que com o passar do tempo vai erodindo ate partir a mesma. Provavelmente uma falha no desenho do angulo, no passado tb tive um daiwa emcast advance em que acontecia o mesmo.

Cumpts

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #15 em: 18:58 Sábado, 14 de Março de 2015 »
É pá, grande atitude, esclareceres isso!

Estive a ver com cuidado o meu e é capaz de já ter sido corrigido esse problema com a introdução daquela asa de cesto oca (airball, ou lá o que é). Como não tem arestas, dificilmente o fio ficará preso antes de ir ao rodízio.

Mas estive a ver fotos de Opus Bull antigos e encontrei alguns com o sistema antigo (nomeadamente um com bobine dourada).

Se bem me lembro dos meus carretos do "antigamente" havia uma probabilidade de acontecer o que referes sim. (embora na altura eu não tivesse nenhum opus, mas outros com aquele tipo de ligação).

Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #16 em: 19:36 Sábado, 14 de Março de 2015 »
OK, obrigado.

Ambos têm 3 rolamentos e no mesmo local. No catálogo referem que o OB tem 3+1 rolamentos mas no esquema não consigo encontrar esse tal +1  >:(

………  parece k o problema com o OB nao se relaciona directamente com o rodizio, mas sim com a ligaçao entre a asa de cesto e a parte metalica/plastica?? onde assenta o rodizio, segundo ele apos lançar se nao tivermos atençao o fio mts vezes nao vai "automaticamente" parar ao rodizio ao fechar da asa de cesto, ficando "preso" na ligaçao entre a asa e a outra parte onde assenta o rodizio, o que com o passar do tempo vai erodindo ate partir a mesma. Provavelmente uma falha no desenho do angulo, no passado tb tive um daiwa emcast advance em que acontecia o mesmo.

Esse problema da folga dos rodízios tem apenas a ver com a intervenção do pessoal quando faz manutenção, desmonta o rodízio para limpar e não dá conta que há uma anilha que não tem os lados iguais e quando montada ao contrário resulta nessa folga. Eu tb tenho um Emcast e não veio com folga nenhuma, mas quando montei a anilha ao contrário topei logo o problema. E provavelmente foi isso que aconteceu também nos vossos casos.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #17 em: 22:11 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Entre o bg e o gs9 qual as diferenças? a durabilidade e a fiabilidade do gs9 é igual ao do bg?

ab

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 22:50 Sábado, 14 de Março de 2015 »
OK, obrigado.

Ambos têm 3 rolamentos e no mesmo local. No catálogo referem que o OB tem 3+1 rolamentos mas no esquema não consigo encontrar esse tal +1  >:(

………  parece k o problema com o OB nao se relaciona directamente com o rodizio, mas sim com a ligaçao entre a asa de cesto e a parte metalica/plastica?? onde assenta o rodizio, segundo ele apos lançar se nao tivermos atençao o fio mts vezes nao vai "automaticamente" parar ao rodizio ao fechar da asa de cesto, ficando "preso" na ligaçao entre a asa e a outra parte onde assenta o rodizio, o que com o passar do tempo vai erodindo ate partir a mesma. Provavelmente uma falha no desenho do angulo, no passado tb tive um daiwa emcast advance em que acontecia o mesmo.

Esse problema da folga dos rodízios tem apenas a ver com a intervenção do pessoal quando faz manutenção, desmonta o rodízio para limpar e não dá conta que há uma anilha que não tem os lados iguais e quando montada ao contrário resulta nessa folga. Eu tb tenho um Emcast e não veio com folga nenhuma, mas quando montei a anilha ao contrário topei logo o problema. E provavelmente foi isso que aconteceu também nos vossos casos.
Acho que o que foi mencionado não é uma folga, mas sim o fio ficar num local inadequado.

De qualquer das formas, eu não tenho esse problema e acho que não vou ter, pois a asa de cesto atual não deixa.

Eu acabei de comprar o meu, ainda nem pescou, numa promoção. Ficou-me por 75€, colocado em casa, preço que acho difícil de bater para um carreto com características idênticas.

Quanto ao rolamento, acho que é o nº 46, rolamento de agulhas.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 23:05 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Acho que o que foi mencionado não é uma folga, mas sim o fio ficar num local inadequado.

Boas, exactamente A_G_A.
Entre o bg e o gs9 qual as diferenças? a durabilidade e a fiabilidade do gs9 é igual ao do bg?

ab

Boas, as principais diferenças entre o BG 90 e o GS 9 sao o ratio, que e mt mais baixo no GS 9, numero de rolamentos, 3 no BG e penso que 2 no GS 9, e as manivelas que sao diferentes, parecendo-me a concepçao da manivela do Bg mais resistente. Em relaçao ao resto sao mt identicos em todos os componentes. De realçar que o GS 9 tem mt mais força mas trata-se de um carreto extremamente lento.

Abraço

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 23:32 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Obrigado

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 02:50 Domingo, 15 de Março de 2015 »
O GS9 para mim era impensável... aquilo faz um barulho que me desconcentra profundamente... >:D
"RECORECORECORECORECORECORECORECORECOREC ORECO" O:-)
Bom para a velha guarda que tem saudades dos sofi e dos rocha...

Quanto ao que foi falado sobre o "rodízio" do opus bull, recordo o mesmo problema no emcast de um amigo, mas acho que isso já ficou resolvido nos modelos de 2010 ou 2011...
Posto isto, acho os carretos bg60 e opusbull 4500/5000, carretos muito semelhantes, bem como o bg90 e o opusbull 5500/6000... mesmo peso, mesmo ratio, mesmos rolamentos, mesmos materiais internos...
O que gostei mais no opusbull foi a manivela, que não sendo screw in, ao menos não é articulada e é uma manivela de combate, ao contrario da do BG que é "quadrada", drag do opusbull também me parece mais "moderna", e traz duas bobines, o que só por si já lhe dá uma maior polivalencia...

Caseblock, acho que ao nível da manutenção os dois carretos também estão ao mesmo nível, ou estou enganado amigo? :D quais as diferensas sabes?

Quanto à duvida do interessado, não sabendo a que profundidades habitualmente pescas, acho que ficas muito bem servido quer com o bg60, quer com o opusbull 4500/5000, acho que não é preciso maior...

Claudio Nobre

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 11:31 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Os bgs teem screw in? E se se prwcisar de peças é o que nao falts na net.é o que me leva a preferir i bg ao spheros sabendo o spheros mais evoluido mas se precisar de peças sao mais caras e difuceis de arranjar.
Ab

Offline caseblock

• Robalo
    • Terceira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 12:58 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Caseblock, acho que ao nível da manutenção os dois carretos também estão ao mesmo nível, ou estou enganado amigo? :D quais as diferensas sabes?

Boas, penso k nao deve ser mt diferente, todos os pontos que mencionou na minha opiniao estao corretos, o OB trata-se de um carreto introduzido no mercado recentemente (meia duzia de anos), e certamente tera tecnologia k o BG nao tem, pois este foi lançado nos anos 70 (salvo erro), e ainda hoje continua a ser comercializado, tratando-se a par do GS9 o carreto mais antigo da daiwa ainda em produçao. temos de nos consciencializar, de que no Bg nao vamos encontrar todas as modernices hoje em dia encontradas nos carretos, o bg e o gs ainda se incluem na ideologia de "um carreto para a vida", hoje em dia as coisas ja sao fabricadas e comercializadas com um conceito diferente, ou seja sempre com o consumismo na "ideia", ou seja nao interessa a marca nenhuma fabricar um produto k vai durar 20 ou 30 anos, sao conceitos diferentes no qual o opus bull se insere no consumismo. Nao acredito k possa ter a mesma longevidade de um Bg, mas posso estar enganado...

Os bgs teem screw in? E se se prwcisar de peças é o que nao falts na net.é o que me leva a preferir i bg ao spheros sabendo o spheros mais evoluido mas se precisar de peças sao mais caras e difuceis de arranjar.
Ab

O Bg nao tem screw in.

Abraço
« Última modificação: 13:03 Domingo, 15 de Março de 2015 por caseblock »

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #24 em: 13:14 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Obg

Offline Tiago Mendonca

• Corvina
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Terça, 09 de Dezembro de 2014
« Responder #25 em: 14:00 Domingo, 15 de Março de 2015 »
Boas caro amigo! Eu falo por mim! Ja tive o gs9 e agora uso o bg 90...faço de todo o tipo de pescas ate spinning com eles e uma maravilha de carretos força como touros! Nao ah bicho que ele va negar! De embarcada ou la o que pesco de linha de mao! Mas se è para bicharocos o bg e o gs sao as maquinas indicadas...e se tiveres duvidas ve as minhas pescarias e ja ves...

Offline Claudio Nobre

• Corvina
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 00:27 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Caseblock, percebo perfeitamente o que dizes em relação à durabilidade da coisa, mas como ambos são igualmente simples e muito parecidos nas características, espero que no caso do OB estejas enganado, ate porque estou à espera do meu... >:D
Ate agora o feedback que tenho é positivo, dá poucos problemas e dura muito... mas daqui a uns anos confirmo isso...  ;D

Abc

Claudio Nobre

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]