collapse

Autor Tópico: Fio surfcasting decathlon  (Lida 8539 vezes)

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Fio surfcasting decathlon
« em: 14:51 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Boas companheiros,
como andava a procura de uma cana de spinning aqui a dias alguém a tentar fazer o melhor que sabia e podia ofereceu-me uma cartão decathlon , azar dos azares a cana que quero não existe lá, nem canas com 3,30m para spinning.
Como a intenção do cartão era para ser uma cana resolvi arriscar e vou comprar cana e carreto iniciação ao surfcasting, tem de ser algo do género pois o cartão é curtinho e para as vezes que vou a pesca este conjunto safa.
Agora pretendia era saber de um fio com boa qualidade/preço que exista na decathlon, vi lá umas bobines de sufix vermelho com 1000 metros é recomendado para surfcasting? o que aconselham? e que espessura recomendam?
é que tenho um que aquilo é uma autentica corda de estender roupa e em dias de vento , ui ui....

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Fio surfcasting decathlon
« Responder #1 em: 15:16 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Se existe em catálogo mas não tem na loja podes encomendar que eles enviam entre lojas de graça.

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 15:41 Quinta, 05 de Março de 2015 »
boas zé maria , o que eu queria saber era uma opinião de que fio comprar e espessura .
a cana será esta:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

pois o cartão é curto para algo melhor, e a pessoa ficará contente de saber que consegui comprar um conjunto com a prenda.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 16:05 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Deves estar a falar deste: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Para essa cana e carreto, e para quem está a começar, eu metia 0.35. Esse dá bem.

Ou então este: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Se são grande coisa não sei, mas estão certamente ao nível ou acima da cana e carreto.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #4 em: 16:06 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Eu tenho esse Sufix Supreme para pescar aqui pelo Tejo e serve perfeitamente. Inclusivamente era o que utilizava ao inicio na praia.
Nuno Conceição

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 16:10 Quinta, 05 de Março de 2015 »
eu já pesco ao fundo algum tempo, chamado o pescador de f.d.s., mas para o dinheiro que o cartão contém não consigo comprar melhor, sei bem que aquele carreto é uma bela porcaria...
0.35 não será grosso demais?

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 16:13 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Não. Esse fio é macio. Pelo preço desse se compras um diamentro mais baixo poderás ter algumas surpresas desagradaveis com o fio a partir. O meu pai pesca aqui no Tejo com um conjunto igual a esse e ele tem 0.40 no carreto  :o
Quando olha para os meus com 0.22 chama-me maluco.
Nuno Conceição

Offline ki_ko

• Robalo
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 16:20 Quinta, 05 de Março de 2015 »
só estou a perguntar pois onde costumo ir o vento é cliente assíduo, e com um fio muito grosso já se sabe como é.
sendo assim vou optar pelo 0.35 , tenho lá um carreto com 0.45 e é para mudar pois é muito grosso perco muito no lançamento e é detestável com vento.

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 16:53 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu já pesco ao fundo algum tempo, chamado o pescador de f.d.s., mas para o dinheiro que o cartão contém não consigo comprar melhor, sei bem que aquele carreto é uma bela porcaria...
0.35 não será grosso demais?

Eu penso que 0.35 é demais para pescar na praia. Eu quando comecei a pescar na praia, quer dizer, tentar pescar na praia foi com essa medida.

Basta estar um bocado de vento ou ondulação, habitual na costa oeste, e a pesca torna-se impraticável. Terias de ir carregando com mais chumbo para manter as pescas no sítio até perceberes que o material já não aguenta mais. Além de que perdes muito em distancia de lançamento.

Eu aconselho meteres um 0.25 mas não desse Sufix. Eles têm lá uns da shimano que devem ser muito superiores a esse. Também têm um da marca deles "made in japan" que é capaz de ser aceitável.

O 0.25 não é grosso nem fino e acho que é o ideal para um gajo se iniciar.

Não esquecer que tem que se usar um chicote de 0.45 no fim dessa linha, com +/-8 metros, para aguentar os lançamentos.

Pescar na praia deve, no meu ver, usar o mais fino possível.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 17:19 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Viste a cana em questão?

Não perde lançamento porque a cana e carreto não a vão permitir, mesmo com linha fina. E com 0.25 tem de meter chicote, mais uma despesa. Muita frescura para o material que se trata.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 17:26 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Posso-te dizer que aquela cana com uma linha 0.35 e 0.40 lança muito bem. Ainda esta semana fui ter com o meu pai a pesca e andei a dar umas verdascadas com a cana. Era com cana jarda. Acho que até lanço mais com aquela cana do que com as minhas, se calhar é porque com as minhas tenho sempre o receio de as partir ou assim, e com aquela se partir são 20 paus ao ar  >:D >:D

Relativamente ao vento, ai tens razão, o vento vai pegar muito na linha, só estava a dar o meu conselho consoante as condições que ele tinha posto, gastar o menos possível.
Nuno Conceição

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Fio Surfcasting Decathlon
« Responder #11 em: 17:54 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Boas,

Vou mandar mais uma acha para a fogeira ;D

Acho que na zona centro, tirando a praia da nazaré que tem logo fundão (e talvez algumas mais a norte que não conheço), não se consegue pescar em condições acima do 0,35, além da questão do lançamento, o mar vai estar sempre a pegar na linha e fica complicado...
Além de que, se não for um 0,35 decente também precisa de chicote...

Eu sou mais da opinião de colocar um 0,25 ou 0,28 e chicote (não precisa de ser conico) :fixe:
« Última modificação: 18:12 Quinta, 05 de Março de 2015 por Zé Maria »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 18:28 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Quando comecei a pescar foi com material idêntico a esse.

Nunca consegui pescar nada até ao dia que baixei a espessura da linha de 0.35 para 0.25. Pesquei logo uma dourada. Consegui pôr a pesca 20 metros mais à frente e mante-la lá o tempo suficiente para algum peixe a ver.

Essa mudança foi o que me fez não desistir e ter um pequeno vislumbre do que é pescar.  Antes disso era só atrofiar.  :)

São opiniões.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline José Seabra

• Marlin
  • Pescar é bom, se apanhar peixe melhor.
    • Alverca do Ribatejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:36 Quinta, 09 de Janeiro de 2014
« Responder #13 em: 23:18 Quinta, 05 de Março de 2015 »
Boas

Acho que independentemente da capacidade de lançamento da cana, que não é tão mau assim tendo em consideração o valor dela. deverá utilizar fio mais fino, na minha opinião não superior a 0,25. Qualquer dos fios que foram referidos tenho e utilizo e para mim o pior é o sufix, pelo menos na bobine que eu comprei alguns troços do fio estão com defeito.

Para fazer os chicotes não precisa de gastar assim tanto, usei e aqui para o Tejo continuo a usar o 4x4 deles em 0,5 com chumbadas de 200 gramas e serve perfeitamente.

Só quando comecei a pescar abaixo dos 0,3 é que percebi os anos que perdi com os fios 0,4 e 0,45,

Espero ter ajudado

Fiquem bem

José Seabra

Façam o favor de serem felizes.

Offline joaonumberone

• Queria ser caboz mas é
  • Marlin
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 00:08 Sexta, 06 de Março de 2015 »
O sufix laranja ou vermelho aguenta levantar peixe acima de kilo puxadi á mão isso garanto pq já fiz, e era o 0,25
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.

* Tópicos Recentes

Spinning Ericeia por carlosfishcarlos [Hoje às 18:15]

Lojas online...diferenças significativas. por João Pinto [Hoje às 14:07]

Robalos não se atiravam a nenhuma amostra por carlosfishcarlos [Hoje às 10:27]

PESCA EM PRAIA SELVAGEM | Perto de Lisboa por Zagaia [18:23 Terça, 24 de Março de 2026]

Cana de 6 metros para substituir Alvidrar X24 de 5 metros? por rui.lva [18:01 Terça, 24 de Março de 2026]

linhas, shock leaders e estralhos por ffgsoares [16:53 Segunda, 23 de Março de 2026]

Setup Surfcasting iniciante, 1 ou 2 canas? por rui.lva [19:10 Sexta, 20 de Março de 2026]

VEGA LEGEND MARKER por manuel [14:40 Sexta, 20 de Março de 2026]

Onde treinar por carlosfishcarlos [07:57 Sexta, 20 de Março de 2026]