collapse

Autor Tópico: Prancha com motor - distância legal da costa  (Lida 325 vezes)

Offline ricky3

• Carapau
  • **
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Quarta, 11 de Julho de 2018
Prancha com motor - distância legal da costa
« em: 08:25 Sábado, 11 de Outubro de 2025 »
Estava eu descansando ontem á tarde em Sesimbra,entre a fortaleza e as rochas,com a minha Maria,a pescar a uns 60/70 metros, não mais que isso,quando passa um artista numa daquelas pranchas com motor por baixo e apanha o fio, que resultou em cana e carreto na areia,por sorte só partiu o fio,pois o carreto enterrou-se parcialmente e fez com que estancasse antes de entrar na água.
Já tinha passado para lá,mas mais longe, quando regressou vinha mais perto e parece que fez um pião para, propositadamente,apanhar o fio...foi mesmo a impressão com que fiquei.
Ainda mandei vir com ele,o gajo parou,tirou o fio que levava agarrado e nem uma nem duas, desapareceu.

Qual é a distância que estes indivíduos devem(deveriam) respeitar em relação á linha de água?

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Prancha com motor - distância legal da costa
« Responder #1 em: 11:45 Segunda, 13 de Outubro de 2025 »
Não sei se há distância legal mas devia de haver respeito para com os outros ! E que chegaram primeiro !! Infelizmente todos levamos com esse tipo de situações. Surfistas, barcos, etc, etc... Conseguem estragar o dia a um gajo. Há poucos dias, com KMS de praia uns surfistas decidiram surfar á minha frente , depois percebiam que eu continuava a lançar, lá se iam desviando mas no calor das ondas lá voltavam para a minha frente...

É um dia estragado, se um gajo acerta com um chumbo mata um gajo daqueles...mais vale abandonar.
Nelson Peres

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricky3

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025 »
Boas,

Uma prancha a motor não sei se pode ser equiparada a um barco mas, se for, deve resguardar uma distância mínima de 1/4 milha (cerca de 450m) a não ser que pretenda efetuar a manobra de "abicar" (encalhar na praia), neste caso, deve fazer a aproximação perpendicularmente à praia.
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline PedroS

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:36 Quinta, 15 de Maio de 2025
« Responder #3 em: 15:13 Quarta, 15 de Outubro de 2025 »
Eu acho que há uma certa atracção pela molhada...
Já todos experenciaram que, chegados à praia, escolhemos um local mais isolado e colocamos o nosso chapéu de sol. Pouco tempo depois já não estamos sozinhos e são já vários os chapéus por perto.

Na pesca é a mesma coisa... o meu problema não tem sido com barcos ou surfistas, mas com banhistas mesmo. Estamos já fora da época balnear, mas mesmo assim, tento estar longe deles. Eis senão quando, normalmente já com as linhas na água, lá vem um ou dois, tomar banho perto ou mesmo à minha frente.
Falo calmamente com as pessoas, mas não percebem, ou não querem perceber.

Penso mesmo que o que existe é uma sensação do "tudo é meu", ou "eu tenho o direito de estar aqui".
O respeito há muito que se perdeu, em todo o lado.
Mas nós, pescadores, também não somos o melhor embaixador do respeito... basta ver o lixo que deixamos por todo o lado, o não cumprimento das zonas de pesca, horas, e outras restrições.
Tenho feito algum trabalho pedagógico quando enceto conversas com companheiros da pesca, e do que me apercebo, muito poucos são os que conhecem os seus direitos, e sobretudo os seus deveres, ou então, não querem saber...

Offline ricky3

• Carapau
  • **
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Quarta, 11 de Julho de 2018
« Responder #4 em: 17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025 »
Concordo com o companheiro PedroS,pois também tenho experienciado situações com os banhistas...o sentimento é como que de ostentar o "eu tenho o direito de estar aqui",chega mesmo a ser gozo.
Postei esta situação com a prancha a motor porque será menos "normal",talvez.

* Tópicos Recentes

Cana Chumbadinha por FilipePC [Hoje às 19:32]

Cana vega rs4 4.20 por FilipePC [Hoje às 07:58]

SURFCASTING EM ESPANHA com HUMBERTO GACIO & EMILIO JIMENEZ por Bruno87 [20:20 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

Linha carreto eléctrico por Rui Fortes [20:00 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

Novo no Spinning por MCosta [09:53 Segunda, 03 de Novembro de 2025]

ISCADAS | MONTAGEM | SARGO XL por Bruno87 [20:09 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

Cana chumbadinha embarcada por Carlos Fiel [16:49 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

Novo carreto para chumbadinha embarcada por FilipePC [13:52 Sexta, 31 de Outubro de 2025]