collapse

Autor Tópico: Pesca Embarcada na Zona de Lagos  (Lida 1104 vezes)

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:11 Sexta, 07 de Junho de 2024
Pesca Embarcada na Zona de Lagos
« em: 14:39 Quarta, 23 de Julho de 2025 »
Boas companheiros pescadores,

Agradeço se alguém puder dar uma ajuda para que as saídas de pesca em barco aqui na zona de Lagos tenham algum êxito, que o dono do barco já está para atirar a toalha e vendê-lo! :)

Eu pesco apeado normalmente, na zona de Aljezur, não sou nenhum campeão mas vou-me safando.
Um amigo, o dono do barco, não tem experiência de pesca e pouca experiência com o barco. O barco está em Lagos, já saímos umas 4 vezes e não deu mais que umas cavalas, safias ou um besuguito (de bogas, peixe aranha e amigos nem falo). Já tentámos mais perto de rocha (se bem que com a quantidade de tours p camones ali na ponta da piedade é previsível que não dê nada) e já saímos para sul umas 5 milhas, a 40 e tal 50 metros, penso que chamam Caneiro a esta zona, também nada de jeito.

Já tentámos usar a sonda para ver se descobrimos onde eles andam, mas pouco percebo daquilo, não ajudou.
Montagens é normalmente a típica com 3 anzóis e 120g no fim. Isco vivo só com caranguejo, de resto levámos camarão, sardinha, Lula, polvo, até mexilhão tentámos!
Não sei que fazemos mal... Se é só azar, se é porque não sabemos usar a sonda, vamos para o sitio errado ou quê...

Se alguém puder dedicar uns minutos a dar uma ajuda fico muito grato. E se houver alguém daqui perto que conheça a zona, tenha experiência e queira vir connosco para dar umas lições e ver se isto tem sucesso é bem-vindo.

Saúde e boas pescarias!
« Última modificação: 14:42 Quarta, 23 de Julho de 2025 por sudoeste »

Offline Ernesto Lima

Re: Pesca Embarcada na Zona de Lagos
« Responder #1 em: 17:54 Segunda, 28 de Julho de 2025 »
Boa tarde Sudoeste.

Conheço mal Lagos, mas já pesquei no Caneiro com um amigo e até nos safámos, na altura (já há uns anos) principalmente besugos, bicas, alguns Parguetes e duas ou 3 Douradas.

Sei que o Caneiro é relativamente grande e tem algumas pedras mais rasas em volta, e até no caminho para lá. Por tal, aconselho alguma prospeção com a sonda no caminho para lá, relativamente perto de lá chegar e / ou, quando chegarem ao pé da pedra mais alta, sondar à volta, em círculos cada vez maiores e tentar fundear onde virem marcação. Isto é, quando virem marcação, tentem perceber donde vem a deriva e fundear de forma a que sejam as Vossas iscas a cair na marcação.

Em termos de iscas, penso que a lula e o camarão funcionam, não sendo inadequado usarem filetes de cavala fresca capturada no local, principalmente, se houver muito peixe miúdo a roubar isca.

Tentem pescar em torno das pedras e não em cima destas, desde que os fundos em torno sejam mistos (pedras e areia). Se forem só areia a tendência é capturar peixe aranha, não querendo dizer que não capturem um ou outro, mas também outros peixes que se encontrem em deslocação para a pedra alta.

Para já, tendo em conta o que conheço daquilo, não posso avançar muito mais.

Como dica final: Não tenham pressa de iniciar a ação de pesca, antes, tenham calma, gastem tempo a procurar e a fundear e estejam atentos para o facto de o barco, ao longo do dia, poder rodar e sair do pesqueiro, o que vos poderá obrigar a corrigir o fundeio. Este processo, bem feito, é meio sucesso na pesca.

Cumprimentos e que corra pelo melhor.

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, sudoeste

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 22:05 Segunda, 28 de Julho de 2025 »
Boas Ernesto,

Muito obrigado pelos detalhes e dicas, fico mesmo grato pela ajuda. Ontem Domingo por lá andámos, mas infelizmente eu enjoei e abortamos a missão, acontece-me de vez em quando e acho para evitar vou tomar o comprimido sempre antes de ir.

Sobre fundear, temos um pequeno problema porque a âncora deste barco se não me engano só chega a 25m, não conseguimos fundear ali, ou então temos que levar uma outra (eu não percebo quase nada de barcos).

Mas pronto, com a abordagem que sugeres fico a perceber melhor o processo, com calma procurar marcação e então fundear de forma a que a deriva seja favorável.

Se quiseres boleia um dia destes diz coisas!

Saúde e peixe grande,
Miguel

Offline Ernesto Lima

« Responder #3 em: 21:27 Terça, 29 de Julho de 2025 »
Boa noite Sudoeste

Como é que não conseguem fundear a mais de 25m?

Eventualmente porque vos falta cabo, ou então a âncora é tão leve que não agarra!? Não estou a ver... sinceramente, este é o primeiro problema a resolver.

Quanto ao rumo da deriva, mais ou menos favorável, têm que determiná-lo primeiro e depois fundear. Parem o barco em cima do ponto em que querem pescar, deixem derivar e usem o traçado do GPS para ver o rumo que o traçado da deslocação fez; esse será o rumo da deriva.

Sobre a operação de fundear, sugiro que leia, ou leiam este meu artigo: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Sobre ir convosco, será difícil, pois tenho o meu barco em Sines e vivo em Setúbal.
A Lagos costumava lá ir pescar com um amigo de longa data e o Caneiro e pesqueiros em torno, era onde pescávamos mais vezes, quando íamos pescar fundeados com isca.
No Caneiro ou em torno, idealmente não se deverá ir fundear com menos de 150m de cabo, a bordo. Isto para ter algum cabo a mais, devido a aguagens que possam aparecer e para ter alguma folga para além do cabo largado. Há por ali profundidades de 70m, o que obrigará a largar pelo menos 100m de cabo.

Vejam lá isso com calma

Cumprimentos

Ernesto

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

Offline Fisherboy

• Boga
  • *
    • Odivelas/Lagos
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:09 Sexta, 30 de Setembro de 2016
« Responder #4 em: 21:32 Terça, 29 de Julho de 2025 »
Boas, sudoeste :fixe:
Na pesca há que se paciente. Como todos sabemos, um dia da pesca, outro dia, do pescador...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
......Um amigo, o dono do barco, não tem experiência de pesca e pouca experiência com o barco .....
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
.....(eu não percebo quase nada de barcos)....

Não leve a mal a minha observação, mas é muito arriscado andar com uma embarcação no mar sem conhecimento da embarcação e das regras nauticas. É obrigatorio ter habilitação para tal (nao sei se é o caso) mas a vida é mais importante que qualquer peixe.
Boas fainas  :fishcool:
Abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: sudoeste

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 00:43 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
Ao Ernesto: obrigado mais uma vez pela resposta, vi em diagonal o teu detalhado artigo (e outros, sobre equipamentos necessários) e entendo agora que há um grande caminho a percorrer para entender como fundear. Vou ver se o dono do barco tem interesse em percorrer esse caminho.

Ao Fisherboy: obrigado pela advertência, tem todo o sentido. O dono do barco está oficialmente habilitado, mas de aí até saber fundear adequadamente para atacar um pesqueiro vai uma grande, grande distância.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Ernesto Lima

Offline Ernesto Lima

« Responder #6 em: 15:40 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
Boa tarde Sudoeste.

Ainda relativamente à questão da quantidade de cabo a bordo (independentemente de ser, ou não, essa a razão de não conseguirem fundear a mais de 25m), importa referir que devemos ter sempre, pelo menos uma peça de cabo (+/- 220m), com espessura adequada ao tamanho e peso do barco (nunca menos de diâmetro 8mm). Isto, principalmente, porque, caso o motor falhe, a única segurança com que se fica, para imobilizar o barco, serão os ferros de fundear com cabo suficiente para que seja possível fazê-lo nas profundidades onde se estiver a navegar.

Tendo ainda em conta as suas palavras, das quais se depreende que se estão a iniciar, sugiro ainda que, com alguma paciência, consultem também este outro artigo e, já agora, os comentários de leitores: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não leve a mal estas sugestões, pretendem unicamente funcionar como apoio.

Preparem melhor o barco, vão ao mar, errem, aprendam com os erros e continuem, as recompensas logo vêm. Tudo isto sem pressas. Estas, as pressas, são muitas vezes más conselheiras.

Cumprimentos

Ernesto
Cumprimentos

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, sudoeste

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 16:58 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
Estes artigos do Ernesto são autênticas enciclopédias, dá imenso gosto ler.
Cheios de ensinamento por quem percebe da poda.
Obrigado por estas partilhas.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline sudoeste

• Boga
  • *
    • Monte Clérigo, Aljezur
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 20:37 Quarta, 30 de Julho de 2025 »
Muito bom Ernesto, li o excelente artigo e vejo que o meu amigo mestre tem lacunas importantes...
A única forma de fundear que o barco tem, pelo que pude constatar, é uma âncora com corrente de comprimento 25m, accionada por motor eléctrico.
Quanto ao resto de equipamento, há coisas em falta, penso que equipamento de sinalização não tem.

E... Não é nada bom picada de peixe aranha no indicador direito... Lá pus o pano para tirar o anzol para o soltar, tapei a crista e ai ai...

Bem, vou ver se o homem investe num cabo e, com calma, em condições adequadas (verifico sempre previsões antes duma saída) aprendemos a fundear em segurança.

Mais uma vez obrigado, boas pescarias!

Offline Ernesto Lima

« Responder #9 em: 16:10 Quinta, 31 de Julho de 2025 »
Boa tarde Sudoeste.

Sugiro ainda ao seu amigo que, para pescar, esqueça o conjunto de fundeio que tem no barco. Este só serve para ir a banhos com a família ali encostado à terra, ou para fundear para aí até 15m de profundidade, principalmente se sujeito a ventanias e / ou correntes marítimas. Fora isto, é um pesadelo a bordo, só colmatado pelo guincho.

Como conjunto de fundear e alar ferro, para pescar, melhor será optar por algo parecido com isto: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto ao peixe aranha:

1. Nunca agarrar, seja com pano ou até com luvas, mesmo que estas sejam de trabalho.
2. Nunca o colocar para dentro do barco
3. Agarrá-lo fortemente com alicante de pontas direitas ou curvas, pelo menos com 25cm de comprido, pela boca ou pela zona de espinhos, retirar o Anzol e largar para a água. Caso não tenha alicate, coloque o peixe fora do barco, de modo a cair na água, e, corte o estralho.
4. Caso seja picado, reagindo o mais rápido possível, encoste um cigarro acesso ou chama isqueiro ao sítio onde foi picado, com a proximidade e duração de tempo possível. O veneno do peixe aranha é minimizado ou até anulado por calor intenso e mais valerá uma pequena queimadura que uma série de horas com dores difíceis de suportar, para além de inchaços que poderão durar meses, caso a quantidade de veneno injetado seja grande.

Podem achar que estou a exagerar, mas até já vi deixarem o peixe (grande) vir para dentro do barco, pisarem-no com botas grossas de cano baixo e de sola irregular, o peixe escorregar debaixo da bota, soltar-se e ao contorcer-se picar a perna do pescador. E digo-lhe que foi francamente mau, no dia, e até 3 meses depois.

Não levem a mal a insistência, mas pareceu-me necessária.

Caso possa dar algum apoio posterior ou explicar melhor algo que não entendam das leituras, digam

Cumprimentos

Ernesto
« Última modificação: 16:20 Quinta, 31 de Julho de 2025 por Ernesto Lima »

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes

* Tópicos Recentes

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [Hoje às 18:09]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por canivete [Hoje às 14:36]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por R Mendes [18:42 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]