collapse

Autor Tópico: pesca a boia em vila nova de mil fontes  (Lida 929 vezes)

Offline A.MENDES

• Boga
  • *
    • coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:35 Sábado, 06 de Julho de 2019
pesca a boia em vila nova de mil fontes
« em: 15:07 Quinta, 17 de Julho de 2025 »
Viva vou de ferias para mil fontes em Setembro.
Alguém me ajuda e diz. Onde posso pescar a boia....

Desde ja o meu obrigado
A.MENDES

Offline xcelsior

• Robalo
  • Tech Lead / MacGyver / Pescador
    • Cascais / Évora / SW Alentejano
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:36 Sexta, 03 de Agosto de 2018
Re: pesca a boia em vila nova de mil fontes
« Responder #1 em: 16:54 Quinta, 17 de Julho de 2025 »
Viva!

Pode pescar nas pedras em frente à praia do farol (acessíveis na maré vazia), na pedra do patacho ou se quiser deslocar-se mais um pouco, na zona das alturas do norte a sul da praia do malhão.

Deixo aqui links para os 3 sítios

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cumprimentos,
Filipe
"Eventually, all things merge into one, and a river runs through it." - Norman Maclean, A River Runs Through It

Offline A.MENDES

• Boga
  • *
    • coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 21:44 Quinta, 17 de Julho de 2025 »
Obrigado caro amigo.
Em relação a minha questão, na praia de Mil Fontes, pescar a boia de correr  ou a boia de agua ou fundo.
É para esquecer, claro está  que seria depois do sol-posto a noite.
Desde já o meu obrigado

Offline xcelsior

• Robalo
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 11:42 Segunda, 21 de Julho de 2025 »
Obrigado caro amigo.
Em relação a minha questão, na praia de Mil Fontes, pescar a boia de correr  ou a boia de agua ou fundo.
É para esquecer, claro está  que seria depois do sol-posto a noite.
Desde já o meu obrigado

Viva,

Eu pratico spinning, por isso o normal já é pescar entre o final do dia e o nascer do dia. Essa zona também é boa para fazer um corrico com bóia de água (ou buldo, bombete, etc) usando uns raglous brancos, verdes e brancos, azuis e brancos ou cinzas e brancos mas obviamente para fazer isso durante a época balnear numa praia que tenha banhistas só mesmo entre o pôr do sol e o nascer do sol. O sol nasce cedo, mas ninguém vai estar na praia antes das 6:30/7:30, já cheguei estar a pescar na praia até essas horas. Os nadadores-salvadores só costumam entrar ao serviço pelas 9:00. Se lhes perguntar, eles podem indicar a partir de que zona pode começar a pescar. Na praia das furnas-mar (margem sul do Mira) já chegaram a deixar-me pescar na zona onde faz a corrente do rio e onde não querem pessoas a nadar pois é demasiado perigoso. Nas praias a sul das furnas, que se podem aceder na maré-baixa ou através dos trilhos da rota vicentina, não há concessão, por isso não há impedimentos à pesca... mas no entanto é uma zona que se adequa mais a pescar ao fundo ou spinning / corrico.

zona das furnas-mar onde já me deixaram pescar mesmo em época balnear - mas convém perguntar sempre - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

zona onde dá para pescar com bóia de água, dentro do horário permitido, e saem alguns peixes (robalos, bailas, cavalas ou mesmo anchovas - obviamente o tamanho e a quantidade variam conforme a altura do ano) - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

zona a sul das furnas (furninhas ou brejos) - Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre / Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre - convém ver como está o tamanho do areal e se é uma maré grande ou pequena por causa do acesso pelo areal

Pescar na praia da franquia é algo que desaconselho, idem para as furnas-rio. Nas furnas-rio, só mesmo já muito a montante (Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre) e novamente, é zona para pescar ao fundo.

Cumprimentos,
Filipe

"Eventually, all things merge into one, and a river runs through it." - Norman Maclean, A River Runs Through It

Offline A.MENDES

• Boga
  • *
    • coimbra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 14:21 Segunda, 21 de Julho de 2025 »
OK.
Muito obrigado pelas dicas.
Sou da zona da figueira da foz. Saem uns peixes a boia de agua e a borracha, do meio da enchente para a vazante. 
Ai por Mil fontes qual seria a melhor altura, da mare, para borrachar ???
Desde ja o meu obrigado.
CUMPS
A.MENDES

Offline xcelsior

• Robalo
    • Linktree - Filipe B.
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 18:30 Terça, 22 de Julho de 2025 »
OK.
Muito obrigado pelas dicas.
Sou da zona da figueira da foz. Saem uns peixes a boia de agua e a borracha, do meio da enchente para a vazante. 
Ai por Mil fontes qual seria a melhor altura, da mare, para borrachar ???
Desde ja o meu obrigado.
CUMPS
A.MENDES

Viva,

Depende um pouco do pesqueiro. Eu passo lá férias desde que nasci, já lá vão quase 45 anos, comecei a pescar no Mira com 8 anos, tenho bastantes amigos por lá com quem pesco há muitos anos e conheço a zona relativamente bem (na realidade, até melhor que a zona onde moro actualmente). Por exemplo, marés de maior amplitude em que a maré vazia seja no nascer ou no final do dia, gosto de pescar nas pedras em frente ao farol para aproveitar a fase final da vazante em que a corrente do rio está mais forte e arrasta mais comida - passo para as pedras ainda com água pela cintura e fico por lá até acabar de vazar - mas se o nascer / final do dia nessas marés coincidir com uma maré cheia / acabar de encher, prefiro pescar nos aivados (a norte da praia do malhão) ou no patacho (do lado norte da praia do farol). De noite, na meia-enchente ou na meia-vazante, ou seja, quando a corrente está mais forte (aspecto fundamental, a corrente tem que mexer), gosto de ir para o rio, na margem norte, lançar umas amostras para a zona de transição entre as luzes da ponte e a sombra da ponte - é lançar para o escuro e deixar ir para a luz se estive a vazar, ou o inverso se estiver a encher, e quase que deixar ir com a corrente sem animar muito e sem deixar afundar muito.

Já vi um ou dois pescadores a pescar ao corrico com raglous no lado das furnas, virados para a foz, tanto na meia-vazante como na meia-enchente. De qualquer modo, eu diria que é seguir o senso-comum, pescar nos períodos em que a luz está a mudar (amanhecer/anoitecer) e procurar as zonas de corrente e as coroas (há uma do lado do farol, na saída do rio, em frente às rochas) e outra no lado das furnas.

Cumprimentos,
Filipe

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [19:03 Terça, 14 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [12:23 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]