collapse

Autor Tópico: primeira embarcada  (Lida 4661 vezes)

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
primeira embarcada
« em: 10:31 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Viva.

Sábado vou à minha primeira embarcada.

Como não podia deixar de ser tenho algumas duvidas:
- quanto custa a licença diária? Também a tiro no multibanco?
- que comprimidos aconselham contra o enjoo?
- devo ir muito agasalhado? Costuma estarei frio, calor?
- que outros conselhos me podem dar?

Obrigado pela ajuda! !!!
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: primeira embarcada
« Responder #1 em: 10:37 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva.

Obrigado pela ajuda! !!!

Bom dia Luis,

A licença tiras no multibanco, e custa 5 euros para 1 dia.
Os comprimidos têm vários, vai há farmácia é pede comprimidos para o enjoo, que eles sabem.
No inicio da manhã deve estar fresquinho, e na viagem tb se sente. Deves levar alguma coisa.
No dia antes deves deita-te cedo, e de manhã não bebas leite ou derivados.
No barco não baixes muito a cabeça, leva o material já +/- orientado, para que não seja necessário fazer nós, etc...

O resto aprendes com o corpo.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline Joao Rodrigues

• Marlin
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #2 em: 10:56 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Viva.

Obrigado pela ajuda! !!!

Boas
O Rider já disse tudo, no entanto relembro-te que para tirar a licença no MB tens de ser rápido.
Ou seja, inseres o numero do cartão de cidadão/BI, o NIF e o num de telemóvel e a data em que a mesma entra em vigor. (acho que tens de inserir os números do BI e NIF duas vezes) Se vais no sábado mete 2014 09 27 04h00
A primeira vez que tirei a minha, foi à 3ª tentativa e olha que sei os números todos de cabeça.

Em relação aos comprimidos, e como é a tua primeira vez, eu não tomava nada.
(se fores propicio a enjoar, não vai ser um comprimido que te vai ajudar e assim nunca ficarás a saber)
Acho que o "vomidrine" é dos piores que por ai andam. Como aquilo dá tanto sono, um gajo nem tem tempo para enjoar. Pelo menos é o que dizem.
Em todo o caso, vais ter sorte pois o mar está bom.

Durante a viagem está sempre frio, por isso um casaco é bem visto.

Nunca te esqueças que "quem vai ao mar avia-se em terra" ou seja, leva montagens já feitas e de maneira a que percas o menos tempo possível.

Também te aconselho a levar um carreto e uma cana suplente. Guardas na cabine do barco e assim não estorva ninguém. Imagina que o carreto dá o berro ou que partes a cana?! Vais ficar sem pescar? Tens sempre material suplente.

Depois não te esqueças de dizer ao pessoal como correu.
« Última modificação: 11:02 Quarta, 24 de Setembro de 2014 por Joao Rodrigues »
João Rodrigues

Offline Marco Caparica

• Marlin
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 11:24 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Pelo que está no teu perfil és do Algarve, aí para baixo normalmente o mar é pacifico. Segue o conselho do João e não tomes nada, os comprimidos para o enjoo são ansiolíticos logo dão uma soneira do catano e muita gente que os toma tem a mania de começar a virar minis logo de manhã e depois às 09.00 da matina já estão a dormir com a cana na mão, eu já presenciei algumas cenas dignas de serem filmadas.
O Rider também te deu bons conselhos, na noite anterior deitar cedo e tentar dormir umas horas é meio caminho andado para o dia seguinte correr bem, evita as gorduras no dia antes e leite e iorgurtes também é de evitar. Para comeres leva salgados e coisas secas, tipo bolachas, tostas, etc. Se quiseres tomar o comprimido, eu aconselho Super Bock ou Sagres e pela hora de almoço um tinto da Piriquita. ;D ;D ;D

Diverte-te e depois faz aqui um relato, eu também vou no Sábado vamos ver se os vermelhos querem vir comigo para casa.  :'(
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 12:02 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
O comprimido é essencial. .. se não passo bo tempo todo a engodar....
Aqui com um pessoal alugamos um barco de pesca marítimo turística. ... não deve ser necessário levar montagens nem canas ou carretos, pelo menos assim espero. A pesca é por 4 horas,  vom saída às 7h.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."

Offline Marco Caparica

• Marlin
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 12:09 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Vais sair onde?

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 12:38 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
aconselho a informares-te melhor sobre o não teres que levar nada .

se a tua intenção é pesca desportiva? não estou a ver bem a cena ! 

so quatro horas sem ser preciso levar nada ?  ca para mim isso é mais um passeio de barco tipo para ir ver as rochas e as grutas .  como aqueles que se vendem nas marinas ou na recepção dos hoteis no algarve.

informa-te melhor

Offline fenixmaster

• Boga
  • *
    • Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:56 Quarta, 28 de Maio de 2014
« Responder #7 em: 12:57 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Bom dia,
Aqui deixo a minha opinião.
Em relação aos comprimidos, a principio eu tomava vomidrine e até resultava mas depois um amigo pescador e enfermeiro aconselhou-me o STUGERON, e não me dava sono e sempre me aguentei, e depois com o tempo nunca mais tomei nada.
Em relação á licença, as embarcações marítimo turísticas teem ou deviam ter a bordo, e escusas de tirar no multibanco, senão tiverem então vais perder uns minutos no multibanco. Tens que inserir o número de BI duas vezes depois o contribuinte o numero telefone as horas e a data. Sem querer passar por cima do que o nosso companheiro João rodrigues disse em relação ás horas e datas, eu aconselho a se tirares no MB a colocar 2014.09.27, 07H que vai ser a hora que vais começar a pescar e assim se por ventura fores á pesca no dia seguinte sempre dá até ás 07h da manhã.
Bons disparos e boa sorte para a 1º embarcada.
Depois diz como correu.

Cumprimentos

:let:

Offline Marco Caparica

• Marlin
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 12:59 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Eu perguntei onde ele vai sair, porque há um barco em V.Real StºAntónio que só faz essas horas de pesca. No caso do material só pesca aos gorazes é que há embarcações que fornecem o material e a isca mas nessa pesca 4 horas são só para navegar.
« Última modificação: 13:00 Quarta, 24 de Setembro de 2014 por Marco Caparica »

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 13:22 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Á partida esse saí da zona de Lagos  :P  Depois dá o feedback ;)
Nelson Peres

Offline Joao Rodrigues

• Marlin
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 14:15 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
O comprimido é essencial. .. se não passo bo tempo todo a engodar....
Aqui com um pessoal alugamos um barco de pesca marítimo turística. ... não deve ser necessário levar montagens nem canas ou carretos, pelo menos assim espero. A pesca é por 4 horas,  vom saída às 7h.

Agora percebi!
4H de pesca e fornecem canas, carretos, montagens?!?!?!
Em relação à licença, se for MT eles passam a bordo. É o mesmo preço e não te chateias no MB.
Quanto ao resto (material).......se fosse a ti perguntava.
João Rodrigues

Offline luipeq

• Marlin
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 16:06 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Agradeço toda a ajuda.
Já foi  perguntado, aqui é comum não se levar nada. Estes barcos costumam levar turistas, tenho um colega que no Verão trabalha num e é mesmo assim. Seha vom for, que tipo de montagem me aconselham a levar?

Offline Joao Rodrigues

• Marlin
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 16:57 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Companheiro, se queres safar a pesca, montagens de 3 anzois com 20>45>45>45. Estralhos em 0,25 Fluorcarbono com 35 a 40cm de comprimento. Anzol num 4 ou 3 e madre em 0,28 também em Fluorcarbono.
Pelo menos uns peixitos apanhas.
Se forem só mesmo as 4 horas e quiseres tentar um peixe "mais simpático", montagem com 2 anzois na medida de 20>60>60. Madre entre o 0,30 e 0,35 e estralhos de 50cm em 0,30. Anzol, num 1 no mínimo (sempre a subir)

É fácil estar-te a dizer isto, mas sem ver o material com que vais pescar não digo mais nada.
Não me leves a mal, mas 4h de pesca numa embarcada é pouco. Quando começares a ter o prazer de tirar peixe, sentir a cana a bater e a adrenalina que dá......está na hora de vires embora.

Não te ponhas a gastar guita à toa sem saber se gostas ou não. Existem varias montagens à venda por diversos preços. Compras 2 ou 3 e guardas. Quando estiveres à pesca, logo vês o que te dão. Se não gostares, ou se não tiveres a apanhar peixe, usas as tuas.

Tem atenção à profundidade a que estás a pescar. Ai até aos 30mts o peixe vê tudo! Então ai nessa zona que o mar é calmo. A partir dos 30mts até aos 60mts, a montagem que te disse em cima com 3 anzois serve na boa. Se pescares a mais de 60mts....é aumentar o diâmetro das linhas.
João Rodrigues

Offline N Moreira

• Robalo
    • Alverca - V.F.X
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:17 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 23:56 Quarta, 24 de Setembro de 2014 »
Olha se queres mesmo embarcar em uma aventura vais fazer a seguinte pesca!

Fazes uma montagem de 2 anzois com anzois 3/0 no anzol de baixo iscado com sardinha um grande filite ou uma sardinha inteira aberta ao meio tipo sandes , escalada estas a perceber, tiras a espinha, metes o fio do estralhono meio fechas e atas com fio elastico. Entre 1,5 a 2 metros de estralho 0,30 flurocarbono ou mesmo o que so é revestido
No anzol de cimametes o anzol 1 ou 1/0 iscado com sardinha tambem mas nao em filete em posta metes 1 grande ou duas pequenas atadas tambem com fio elástico.  Mandas la para baixo deixas chegar ao fundo, depois tiras a folga alinha de modo que fique no fundo, mas fique esticada . Pescas com a cana na mao ou com ela no descanso neste ultimo, depois de chegar ao fundo, e esticares a linha enrrolas o carretoo 2 vezes de maneira que fiqu suspensa mas perto do fundo desde que a chumbada bata no chao mas pouco  mas tambem nao tenha hipotese de prender.

Começando de baixo dechas 30 cm desde achumbada ao primeiro estralho depois metesum destrocedor de onde vai sair o estralho com1,5 a 2 metros depois  deixas 2 ou 2,5 metros e metes outro destrocedor de onde vai sair o estralho 50 cm anzol 1 ou 1/0  depois deixas 1 metro onde metes um destrocedor que liga a madre do carreto

A madre convem ser 035 flurocarbono revestido

Fazes assim uma pesca pouco tecnica é uma pesca ao fundo embarcada. Que se der peixe vai ser peixe bom.

Se apanhares uma cavala o anzol 3/0  espetas no lombo da cavala a entrar de um lado e a sair do outro depois atas tambem a cavala viva ao fio elastico de modo que nao prejudiques a natação do animal mas que ele fique preso ao fio do estralho e com o anzol no lombo. Vais ver a cana a dar toques constantemente,  nao te preocupes quando a cana se vergar toda ferras alto e  que tudo corra pelo melhor

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 22:48 Quinta, 25 de Setembro de 2014 »
já disseram tudo,informa-te se de facto está tudo incluido,á partida eles terão as montagens indicadas para o tipo de pesca que vão praticar e escusas de gastar muito dinheiro.
Não deixes a ponteira da cana demasiado tensa,deixa ficar num angulo de 45 graus para poderes sentir os toques,tem calma e não  roubes o comer da boca do peixe,movimentos firmes e suaves.

cumpts

Manuel Matos

* Tópicos Recentes

Carreto Barros CRANE 5500 NOVO por Palacius [Hoje às 06:59]

Carreto para embarcada por rui salmonete [Hoje às 05:57]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por rui salmonete [Hoje às 05:52]

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [18:09 Terça, 07 de Outubro de 2025]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]