collapse

Autor Tópico: Boias de cortiça  (Lida 785 vezes)

Offline HenriqueRuas

• Boga
  • *
    • Odeceixe
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:17 Segunda, 05 de Agosto de 2024
Boias de cortiça
« em: 15:36 Sexta, 10 de Janeiro de 2025 »
Boas.
Sei que já há posts como este, mas volta e meia, nunca é demais relembrar.
Com um pouco de tempo e paciência, dá para fazer umas boias usando rolhas de cortiça.
Fui aprendendo e melhorando aos poucos agora é um passatempo.
São todas calibradas e têm pesos variados que vão desde uns 15g até umas 40g.
Fiz à imagem das que eu mais gosto de usar.

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]
"Pescar com material de jeito... é metade do gosto feito!"

Offline Zagaia

• Corvina
  • As montanhas movem-se a balde
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:11 Domingo, 20 de Fevereiro de 2022
Re: Boias de cortiça
« Responder #1 em: 16:02 Sexta, 10 de Janeiro de 2025 »
Boa tarde,

Eu também já me dediquei à arte de fabricar boias de cortiça e como tu já fiz mais do que alguma vez irei usar.
De passatempo depressa passa a vício  >:D
Embora tenha feito algumas boias calibradas depressa cheguei á conclusão que a possibilidade de a chumbada que calibra a boia de cortar a linha é muito grande e agora só faço boias de correr sem calibração.
Apenas uma nota, se repararem todas as boias tem duas gramagens. A necessária para calibrar e a necessária para emergir. Assim fico com a ideia precisa de qual é a flutuabilidade da boia que uso para saber qual boia usar em mar calmo (com flutuabilidade mínima) e qual boia usar em mar mais revolto (com flutuabilidade acentuada).

Offline HenriqueRuas

• Boga
  • *
    • Odeceixe
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 17:19 Sexta, 10 de Janeiro de 2025 »
Realmente é mesmo assim, depressa se torna vicio.
As minhas ficam calibradas no interior, onde o chumbo como é furado, é atravessado pelo tubo interno da boia.
Não se vê o chumbo e este não entra em contacto com a linha.
Só uma nota... eu nunca pesco com elas a correr e não uso stoppers. Passo a linha 3 ou 4 vezes por dentro. Dá para ajustar á maneira que é preciso, é rápido e sem usar mais nenhum material.

Offline Pedro C.

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:05 Sábado, 15 de Setembro de 2018
« Responder #3 em: 21:25 Sexta, 10 de Janeiro de 2025 »
Excelente trabalho!
Houve um dia em que quase apanhei um peixe :)

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #4 em: 22:58 Sexta, 10 de Janeiro de 2025 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas.
Sei que já há posts como este, mas volta e meia, nunca é demais relembrar.
Com um pouco de tempo e paciência, dá para fazer umas boias usando rolhas de cortiça.
Fui aprendendo e melhorando aos poucos agora é um passatempo.
São todas calibradas e têm pesos variados que vão desde uns 15g até umas 40g.
Fiz à imagem das que eu mais gosto de usar.

Boa tarde,

Eu também já me dediquei à arte de fabricar boias de cortiça e como tu já fiz mais do que alguma vez irei usar.
De passatempo depressa passa a vício  >:D
Embora tenha feito algumas boias calibradas depressa cheguei á conclusão que a possibilidade de a chumbada que calibra a boia de cortar a linha é muito grande e agora só faço boias de correr sem calibração.
Apenas uma nota, se repararem todas as boias tem duas gramagens. A necessária para calibrar e a necessária para emergir. Assim fico com a ideia precisa de qual é a flutuabilidade da boia que uso para saber qual boia usar em mar calmo (com flutuabilidade mínima) e qual boia usar em mar mais revolto (com flutuabilidade acentuada).

Visto que voces dizem que tem mais do que usam , se alguém estiver interessado voces vendem-nas ?

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 11:06 Sábado, 11 de Janeiro de 2025 »

Visto que voces dizem que tem mais do que usam , se alguém estiver interessado voces vendem-nas ?

Lamento mas eu não vendo pelas seguintes razões:

1 - O preço (cerca de 2,5 €) destas boias que existem no mercado não paga o trabalho que dá nem o material que é usado
2 - O preço de transporte é quase tão caro quanto o que poderia cobrar pela boia

Para ser rentável teria de as produzir em massa a nivel industrial e já não tenho "pachorra" para isso.

Mas qualquer pessoa as pode fazer, basta:
1 - um berbequim, de preferência com regulador de velocidade para servir de torno,
2 - um aro de bicicleta em aço inox comprado na Decathlon ou qualquer outra loja de ciclismo para furar as rolhas e servir de veio no torno
3 - rolhas de corticite para vinho de garrafão ou de pipa
4 - uma lima grosa comprada no chinês para desbastar inicialmente as rolhas
5 - lixa com vários granulações, mais grosso pra desbastar e mais fina para alisar
6 - tubo de refrigerantes comprados no chinês ou em alternativa os tubos das embalagens de aerossóis (vaporizadores) depois de vazias para servir de veio da boia por onde passa a linha
7 - lata de tinta branca de preferência celuloso para base do topo da boia que marcará a área de calibração
8 - lata de tinta vermelho néon ou amarelo néon para o topo da boia
9 - verniz marítimo para cobrir toda a boia
10 - peças metálicas de alumínio de arrebites para servir de topos dos tubos (é opcional)

Pesquisa na net que verás vários vídeos de como fazer.

Bom trabalho

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 14:35 Sábado, 11 de Janeiro de 2025 »

Lamento mas eu não vendo pelas seguintes razões:

1 - O preço (cerca de 2,5 €) destas boias que existem no mercado não paga o trabalho que dá nem o material que é usado
2 - O preço de transporte é quase tão caro quanto o que poderia cobrar pela boia

Para ser rentável teria de as produzir em massa a nivel industrial e já não tenho "pachorra" para isso.

Mas qualquer pessoa as pode fazer, basta:
1 - um berbequim, de preferência com regulador de velocidade para servir de torno,
2 - um aro de bicicleta em aço inox comprado na Decathlon ou qualquer outra loja de ciclismo para furar as rolhas e servir de veio no torno
3 - rolhas de corticite para vinho de garrafão ou de pipa
4 - uma lima grosa comprada no chinês para desbastar inicialmente as rolhas
5 - lixa com vários granulações, mais grosso pra desbastar e mais fina para alisar
6 - tubo de refrigerantes comprados no chinês ou em alternativa os tubos das embalagens de aerossóis (vaporizadores) depois de vazias para servir de veio da boia por onde passa a linha
7 - lata de tinta branca de preferência celuloso para base do topo da boia que marcará a área de calibração
8 - lata de tinta vermelho néon ou amarelo néon para o topo da boia
9 - verniz marítimo para cobrir toda a boia
10 - peças metálicas de alumínio de arrebites para servir de topos dos tubos (é opcional)

Pesquisa na net que verás vários vídeos de como fazer.

Bom trabalho

Percebo perfeitamente o que diz 👍🏻
Um dia talvez faça algumas , obrigado !

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 19:13 Sábado, 11 de Janeiro de 2025 »

Espero verdadeiramente que tente porque se for suficientemente curioso irá perceber como os vários formatos de boia funcionam, em que situações funcionam e o porquê de que noutras situações não funcionam.

A minha primeira boia, feita por mim, na pesca de barragem foi feita de uma caniço (aquelas plantas que nascem junto à água e que dentro do caule tem uma matéria parecida com o esferovite) e posso dizer que é talvez um dos melhores materiais para fazer boias ultraleves, perfeitas para a pesca de barragem.
Quando passei a pescar no mar deparei-me com um problema que até ali nunca tinha enfrentado. Boias partidas, nem uma nem duas mas várias por jornada de pesca e isso começou a pesar no orçamento.
Na altura mudei de boias de balsa para boias de plástico, algumas delas bem caras mas continuava a partir as boias com alguma frequência,
Decidi fazer um torno com um berbequim e comecei a fazer boias de cortiça.
Mesmo que as boias se partissem bastava um pouco de cola e a boia podia voltar ao ativo.
Só que também comecei a notar que algumas vezes a boia funcionava na perfeição e noutras nem por isso.
Tentei perceber o porquê e comecei a fazer experiências.
 - Boias com a parte bojuda em cima (mais estáveis seja qual for o mar)
 - Boias com a parte bojuda em baixo (mais sensíveis mas também mais "bailarinas")
 - Mastro mais comprido em cima (afundam facilmente e às vezes é difícil perceber se é derivado à picado do peixe se é da ondulação)
 - Lastro mais comprido em baixo (não são tão sensíveis se não forem bem calibradas e podem ficar "bailarinas")
 - Boias tubulares ou tipo caneta (mais estáveis)
 - Boias cónicas (mais "bailarinas")
 - Boias peão (ideais para este tipo de material)
E comecei a perceber como a coisa funcionava, qual a melhor boia para aquele mar específico e quando usar esta ou aquela boia.
A corticite, na minha opinião, é talvez a melhor matéria para fazer boias tipo peão, já nas boias tipo caneta a coisa não é bem assim.
Uma coisa que as boias de corticite compridas tem é que habitualmente são muito “bailarinas”.
Cheguei à conclusão que este comportamento se deve ao peso da própria boia. Isto é excelente para os lançamentos quando o peixe anda mais longe, mas depois atrapalha na ondulação.
Então virei-me para as boias de EVA compradas no chinês e modificando-as à minha maneira e à gramagem que desejava.
Umas funcionam melhor que outras mas o importante é aprender com os erros.
Contudo nunca deixei de comprar boias nas lojas até porque alguma são demasiado apelativas e pelo preço mais vale comprar que perder tempo a fazer uma cópia de raiz.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: rui.lva

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 23:28 Sábado, 11 de Janeiro de 2025 »

Espero verdadeiramente que tente porque se for suficientemente curioso irá perceber como os vários formatos de boia funcionam, em que situações funcionam e o porquê de que noutras situações não funcionam.

A minha primeira boia, feita por mim, na pesca de barragem foi feita de uma caniço (aquelas plantas que nascem junto à água e que dentro do caule tem uma matéria parecida com o esferovite) e posso dizer que é talvez um dos melhores materiais para fazer boias ultraleves, perfeitas para a pesca de barragem.
Quando passei a pescar no mar deparei-me com um problema que até ali nunca tinha enfrentado. Boias partidas, nem uma nem duas mas várias por jornada de pesca e isso começou a pesar no orçamento.
Na altura mudei de boias de balsa para boias de plástico, algumas delas bem caras mas continuava a partir as boias com alguma frequência,
Decidi fazer um torno com um berbequim e comecei a fazer boias de cortiça.
Mesmo que as boias se partissem bastava um pouco de cola e a boia podia voltar ao ativo.
Só que também comecei a notar que algumas vezes a boia funcionava na perfeição e noutras nem por isso.
Tentei perceber o porquê e comecei a fazer experiências.
 - Boias com a parte bojuda em cima (mais estáveis seja qual for o mar)
 - Boias com a parte bojuda em baixo (mais sensíveis mas também mais "bailarinas")
 - Mastro mais comprido em cima (afundam facilmente e às vezes é difícil perceber se é derivado à picado do peixe se é da ondulação)
 - Lastro mais comprido em baixo (não são tão sensíveis se não forem bem calibradas e podem ficar "bailarinas")
 - Boias tubulares ou tipo caneta (mais estáveis)
 - Boias cónicas (mais "bailarinas")
 - Boias peão (ideais para este tipo de material)
E comecei a perceber como a coisa funcionava, qual a melhor boia para aquele mar específico e quando usar esta ou aquela boia.
A corticite, na minha opinião, é talvez a melhor matéria para fazer boias tipo peão, já nas boias tipo caneta a coisa não é bem assim.
Uma coisa que as boias de corticite compridas tem é que habitualmente são muito “bailarinas”.
Cheguei à conclusão que este comportamento se deve ao peso da própria boia. Isto é excelente para os lançamentos quando o peixe anda mais longe, mas depois atrapalha na ondulação.
Então virei-me para as boias de EVA compradas no chinês e modificando-as à minha maneira e à gramagem que desejava.
Umas funcionam melhor que outras mas o importante é aprender com os erros.
Contudo nunca deixei de comprar boias nas lojas até porque alguma são demasiado apelativas e pelo preço mais vale comprar que perder tempo a fazer uma cópia de raiz.

Sempre a aprender :)

A corticite costuma comprar onde ?

Offline Boundler

• Robalo
  • Oeste Agreste
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:54 Domingo, 20 de Novembro de 2022
« Responder #9 em: 10:56 Domingo, 12 de Janeiro de 2025 »
Independentemente de serem para comercializar ou não, o que eu gostava é que nunca se perca esta arte.
Obrigado ao companheiro Zagaia por nos ensinar e ao companheiro HenriqueRuas por manterem esta arte bem viva.

Um obrigado e grande abraço. 🍻🍻🍻
Oeste Agreste
The West Is Best

Offline Zagaia

• Corvina
    • Azueira
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 12:05 Domingo, 12 de Janeiro de 2025 »

Sempre a aprender :)

A corticite costuma comprar onde ?

Eu compro no Bricomarché da Malveira, mas existe em qualquer grande superficie de artigos para a agricultura.
Há de várias dimensões, umas mais indicadas para as boias tipo caneta (rolhas para garrafa/garrafões) e outras para boias tipo peão (rolhas para para pipas)

Offline HenriqueRuas

• Boga
  • *
    • Odeceixe
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 17:10 Domingo, 12 de Janeiro de 2025 »
Praticamente, fora as tintas, uso tudo material usado.
Eu tenho usado rolhas de espumante usadas, chumbo das redes também usados e o tubo são pontas dos tubos de rega gota a gota.
Aqui estão mais umas quantas que já estão em fase final de acabamentos.

* Tópicos Recentes

Linha carreto eléctrico por Rui Fortes [21:19 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

ISCADAS | MONTAGEM | SARGO XL por Bruno87 [20:09 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

Cana chumbadinha embarcada por Carlos Fiel [16:49 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

Novo carreto para chumbadinha embarcada por FilipePC [13:52 Sexta, 31 de Outubro de 2025]

Cana Chumbadinha por buldog [11:38 Quinta, 30 de Outubro de 2025]

Surf leader sd35 (2025) vs Ultegra XR por telmomadeira [16:52 Quarta, 29 de Outubro de 2025]

Daiwa prime caster III por duas [17:00 Terça, 28 de Outubro de 2025]

Fateixas triplas e duplas por cmov [16:18 Segunda, 27 de Outubro de 2025]

Douradas desde a praia por Bruno87 [12:26 Segunda, 27 de Outubro de 2025]