collapse

Autor Tópico: Como começar (em agua doce)?  (Lida 1610 vezes)

Offline Arroz

• Boga
  • *
    • Pinhal Novo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Domingo, 22 de Dezembro de 2024
Como começar (em agua doce)?
« em: 13:23 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
Boas!

Nunca pesquei (tirando umas percas quando era miúdo, há mais de 20 anos...) e gostaria de começar o hobby juntamente com os meus filhos.
Isto significa basicamente aprender tudo, desde:

- Equipamento necessário e uso do mesmo, incluindo nós, iscos/engodos, manusamento da cana, carretos, lançamento, etc.
- localizar e identificar pesqueiros e zonas ideais para pesca

A minha ideia era começar com pesca em agua doce, nalgumas barragens e/ou açudes e parece-me que aquilo que teria mais gosto em fazer em grupo (juntamento com os miudos) seria pesca com boia ou pesca directa, provavelmente comprando uns kits basicos para mim e para eles (pelo que tenho visto existe alguns a menos de 10€ nalgumas marcas conhecidas).

Posteriormente gostaria de enveredar por LRF, parece-me muito interessante e o tipo de pesca que me motivaria, é viavel LRF em água doce?

Gostaria de ter as vossas sugestões, indicações e feedback no geral. 

Obrigado a todos :)

Offline Victor Teixeira

• Corvina
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:25 Quarta, 18 de Março de 2015
Re: Como começar (em agua doce)?
« Responder #1 em: 13:34 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
A preços acessíveis para o que pretende e respectivos acessórios.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Mas aparecerão os entendidos nesse tipo de pesca para o orientar melhor e ajudar

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Arroz

Offline Cesar Dias

« Responder #2 em: 14:48 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
Com miúdos, costumo fazer mais no tempo mais quente à boia com canas de pesca direta, algum asticot como isco e um pouco de engodo barato da Decathlon... E assim se passa uma boa tarde!

Nessas alturas costuma haver muito mais atividade nas margens, pois os miúdos se estiverem algum tempo sem atividade... Aborrecem -se!
Agora com tempo frio, a atividade cai bastante!

Para estas pescas com a filha e sobrinhos, tenho canas baratas da Decathlon de 3 e 5 metros, mas as de 5 já começam a cansar os miúdos mais rapidamente... Depende um pouco da idade deles.

Também vendem as montagens prontas a usar (linha com boia e pesos de calibração).
Se não me engano vem com 7 metros e é necessário cortar a medida da cana onde vai ser usada.
Mas se estudar um pouco, aquilo é fácil de fazer em casa e em pouco tempo compensa em relação ao já pronto e acaba por ter muito mais opções de combinação de bóias e linhas.
« Última modificação: 14:56 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Arroz

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #3 em: 17:18 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
Com miúdos, costumo fazer mais no tempo mais quente à boia com canas de pesca direta, algum asticot como isco e um pouco de engodo barato da Decathlon... E assim se passa uma boa tarde!

Nessas alturas costuma haver muito mais atividade nas margens, pois os miúdos se estiverem algum tempo sem atividade... Aborrecem -se!
Agora com tempo frio, a atividade cai bastante!

Para estas pescas com a filha e sobrinhos, tenho canas baratas da Decathlon de 3 e 5 metros, mas as de 5 já começam a cansar os miúdos mais rapidamente... Depende um pouco da idade deles.

Também vendem as montagens prontas a usar (linha com boia e pesos de calibração).
Se não me engano vem com 7 metros e é necessário cortar a medida da cana onde vai ser usada.
Mas se estudar um pouco, aquilo é fácil de fazer em casa e em pouco tempo compensa em relação ao já pronto e acaba por ter muito mais opções de combinação de bóias e linhas.
Acho que está tudo dito :)
Se forem miudos ainda pequenos eu ia para as canas de 3 metros diretas de fibra que a decathlon vende , ainda uso de vez enquanto a minha , são leves e resistentes.
Arranja também uns bancos para eles estarem sentados.
Eu comprava montagens já feitas por menos para iniciar.
Asticot e engodo barato com fartura , desenbuchadores e panos , um lanche , agua e um kit básico de primeiros socorros.

Creio que é isto :)

Offline João Pinto

« Responder #4 em: 20:00 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
respondendo á parte de LRF, sim, totalmente fazivel e muito divertido, eu faço tanto de margem como de kayak, no meu canal tem alguns vídeos se quiser ver:

Offline Ricardo Pepino

• Marlin
    • Samora Correia / Cartaxo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:44 Sexta, 31 de Julho de 2020
« Responder #5 em: 20:34 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
Boas,
Reitero as indicações deixadas pelos outros companheiros.
E depois consoante o gosto e a vontade de continuarem a ir mais vezes, é ir investindo um pouco mais!
Tudo de bom!
Cumprimentos,
Ricardo Pepino

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 21:55 Domingo, 29 de Dezembro de 2024 »
Fiz durante  alguns anos pesca de água doce (competição) e uma pesca que pode dar algum gozo às  crianças sera direcionada às abletes são canas curtas bóias  especificas para essa pesca ,engodo e asticot, linhas o mais finas possíveis  e anzois pequenos qualquer dúvida  pode colocar

.Cumpts

Offline ruipereira

• Robalo
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:24 Quinta, 30 de Janeiro de 2014
« Responder #7 em: 10:38 Segunda, 30 de Dezembro de 2024 »
Como já foi dito, as canas de pesca direta de 3-5m da decathlon servem perfeitamente para a iniciação dos pequenotes. Se não quiser gastar muito dinheiro as canas de 4m em fibra de vidro (mais baratas) servem perfeitamente, no entanto se tiver um pouco mais de disponibilidade financeira, recomendo-o a optar pelas opções de fibra de carbono. Embora a fibra de carbono seja mais cara, é muito mais leve, fazendo com que os pequenotes aguentem muito mais tempo com as canas na mão.

Offline Cesar Dias

« Responder #8 em: 12:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2024 »
Boa tarde.
Lembrei-me de um pormenor!
Os kits de pesca direta da Decathlon em 3 ou 5 metros, vem com boia de 2gr!
Se quiser experimentar a pesca dos alburnos muito comuns em cardumes enormes junto às margens no tempo mais quente, deve arranjar montagens feitas ou fazê-las com bóias muito mais ligeiras. Eu uso para esse efeito desde 0.4gr a 0.6gr. Caso contrário, com aquelas bóias de 2 gr não dá conta de nada 😉
Cumprimentos,
César

Offline Arroz

• Boga
  • *
    • Pinhal Novo
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Domingo, 22 de Dezembro de 2024
« Responder #9 em: 14:14 Quinta, 16 de Janeiro de 2025 »
Obrigado a todos!
A ideia é mesmo comprar:
- 2 canas para pesca directa da decathlon
-asticot e engodo
- desenbuchador
- muita paciencia :D

Agora queria so pedir mais 2 recomendações, uma mais geral e uma mais especifica:
1- como encontrar peixe, na margem? procurar zonas com vegetacao, cobertura? Procurar zonas de pedras? Ir para zonas com mais profundeza?
2 - sou da zona de Palmela, que locais recomendam para a pesca em agua doce? Estava a pensar Alqueva ou Montargil (apesar de ficar a 1h20m daqui) e mais perto tenho aqui tambem Barragem do Vale do Cobrão e Barragem de Magos ( 30m +-).

Offline WilsonQuasepescador

• Robalo
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:51 Quarta, 24 de Novembro de 2021
« Responder #10 em: 22:25 Quinta, 16 de Janeiro de 2025 »
Obrigado a todos!
A ideia é mesmo comprar:
- 2 canas para pesca directa da decathlon
-asticot e engodo
- desenbuchador
- muita paciencia :D

Agora queria so pedir mais 2 recomendações, uma mais geral e uma mais especifica:
1- como encontrar peixe, na margem? procurar zonas com vegetacao, cobertura? Procurar zonas de pedras? Ir para zonas com mais profundeza?
2 - sou da zona de Palmela, que locais recomendam para a pesca em agua doce? Estava a pensar Alqueva ou Montargil (apesar de ficar a 1h20m daqui) e mais perto tenho aqui tambem Barragem do Vale do Cobrão e Barragem de Magos ( 30m +-).

Procura rente ás margens, procura alga, zonas sem corrente se quiseres percas sol, zonas de mais corrente para abletes. é uma pesca simples, vais encontrar peixe. Nota - com o inverno a atividade morre muito, no verao o sucesso é quase garantido
Bonito bonito, é bom peixe no pratito :D

Offline Cesar Dias

« Responder #11 em: 08:58 Sexta, 17 de Janeiro de 2025 »
No tempo quente, com uns óculos polarizados, é fácil identificar os cardumes de alburnos/abletes nas margens.
As percas sol, nem por isso, mas onde houver estrutura para se esconder, seja pedras, ramos, ervas, o mais certo é andarem por lá algumas.
Ou até mesmo um achigãzito! Já nos aconteceu estarmos entretidos com percas e de repente lá vem uns esticões mais enérgicos e lá vem uns achigãzitos 😁

Há ainda os gardons, mesmo nesta altura saem com facilidade, mas são pescados junto ao fundo e preferencialmente com engodo desenvolvido para eles!
É um pouco mais complicado identificar os melhores locais e não sei se com canas diretas de 3 ou 5 metros, será fácil chegar-lhes!
Mas é uma questão de dar um passeio nos locais onde vir pescadores à francesa e ver o que estão a tirar e logo começa a ver onde andam os gardons 🙂

O meu primeiro gradon, foi um desses pescadores a francesa, que fez questão que eu experimentasse 🙂.
Naquele dia estavam a ser pescados a cerca de 5m de profundidade, o que poderá ser um pouco apertado para uma cana direta de 5m
Tenho-os pescado à inglesa, pois à francesa, já é uma logística mais complicada e mais cara 🤔
Mas pelo seu tamanho, já dão uma pesquinha mais divertida 🙂

Outra espécie que tenho pescado com cana direta e com a filha, são os "chubs", penso que pertencem à família dos escalos! Mas não tenho certeza!
Ca pelo norte, temos o rio ave que é famoso pelos seus chubs! O resto do país não sei como está!
São peixes que podem chegar a kilos, mas normalmente nas margens são tamanhos que uma cana direta suporta perfeitamente 👍
« Última modificação: 09:05 Sexta, 17 de Janeiro de 2025 por Cesar Dias »
Cumprimentos,
César

Offline Carlosepar

• Carapau
  • **
    • Abraveses
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:48 Quinta, 26 de Dezembro de 2024
« Responder #12 em: 13:54 Sexta, 17 de Janeiro de 2025 »
Da minha experiência, o que me apaixonou em água doce e criou o bicho foi a pesca à francesa. Então a pesca às tainhas... É uma loucura. Engoda engoda, meia grama na boia, ela mexe e puxar e vinham de todas as maneiras (não, com anzol normal, sem fateixas) 🤣🤣🤣

Agora se quer pescar nesse tipo de pesqueiros, junto as margens, uma pesca engraçada que é mexida e permite passeio são as batidas aos achigas com amostra. Há muitas na Decathlon e há uma empresa específico que é assassina 🤣 já não a vejo à venda há anos. Cuidados normais para crianças por causa das fateixas nas amostras, e com uma cana pequenina para todos já faz ali um convívio espetacular.

* Tópicos Recentes

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [Hoje às 17:07]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [Hoje às 15:55]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por FilipePC [Hoje às 12:56]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]