Bem . 99% minha pesca a noite e nascer dia.
Os meus pesqueiros 90% - com fundo de pedra, ou areia com bastante pedra. Profundidade não passa 0.5m no baixa- mar e 4m preia-mar. Ideais condiçoes com 1.5m onda e 8-9ceg. vaga. Isto porque acho essas zonas ideais para robalo caçar. Pois, robalo é um peixe que não gosta das grandes corridas e para caçar aproveita as zonas onde há sitio para se esconder a espera de alvo aparecer perto . Mesmo por essa razão robalos andam nas aguas bem mexidas e correntes que facilita aproximar se a alvo e atacar. 80% atacas no minha pratica acontece quando onda atinge amostra ou vinil que nesse momento esta na agua ligeiramente afundado. Já tinha apanhado peixe com mar quase parado, mas é raro. Nesses situações prefiro procura-los nas zonas com max 1m. de agua e utilizar amostra mais pequena, 12cm que afunda 30-50cm. Trabalho amostra muito lento , quase só dar toques e muito suaves por causa das pedras onde pode prender. Nunca faço ferragem antes de peixe dar um puxão porque há muitos toques das pedras.
Mas pronto, quando o mar fica como eu gosto ou as vezes demais, chega altura do vinil. Vinil é uma amostra completamente diferente de uma rija. Com vinil podemos trabalhar varios profundidades e utilizar varias animações. Também , depende de experiência de pescador e tipo de vinil, perde se por prisão menos vinil de que amostra com fateixas. Vinil permite procurar peixe mesmo perto de fundo, e apalpar os buracos todos . Quando fica dentro da onda , também é menos arrastado de que uma amostra porque tem menos volume com mesmo peso. Mais uma diferença - quando mais rápido puxamos amostra afunda e vinil sobe que as vezes tem muita importância nas zonas com pedra.