collapse

Autor Tópico: Barragem da Venda Velha  (Lida 2059 vezes)

Offline faceira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:49 Quarta, 27 de Abril de 2016
Barragem da Venda Velha
« em: 01:21 Terça, 28 de Fevereiro de 2023 »
Julgo que a concessão desta barragem não está ativa.
Alguém me sabe dizer se é assim e se posso pescar lá?
Alguém lá pescou recentemente?
E nesse caso que peixe?
Obrigado.

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Barragem da Venda Velha
« Responder #1 em: 21:24 Quarta, 01 de Março de 2023 »
Procura aqui e vê se a encontras.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Procura "pesca" e abre uns quadros por baixo onde tens as várias zonas, inclusive até as concessões extintas
« Última modificação: 21:28 Quarta, 01 de Março de 2023 por kalvas »
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: faceira

Offline faceira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 12:08 Terça, 28 de Março de 2023 »
Talvez vos interesse saber que fui na 5ª feira à herdade de Rio Frio para ver se podia pescar na barragem da Venda-Velha. Até à barragem há várias cercas de arame fechadas e a passagem está cortada.
Esta barragem, embora seja privada, tem um regime de águas que, por lei, não autoriza o proprietário a impedir o direito público de pesca, embora possa pedir reserva ou concessão. Mas neste caso não há (eu confirmei) nenhuma reserva nem concessão ativa, portanto não podem, por lei, impedir a pesca.
Sendo assim fui aos escritórios da herdade e questionei se podia ou não lá pescar. Não me disseram que não podia, mas responderam que TODOS os acessos estão fechados e não está autorizada a passagem, o que vem a dar no mesmo.
Esta situação levanta-me uma questão que já anda a mexer comigo há algum tempo e aproveito para levantar aqui:
Os acessos cortados e a pesca interdita, em espaços, locais e cursos de água em que, por lei, existe direito público de pesca, acontecem cada vez mais por todo o país.
Há rios com dezenas de quilómetros inacessíveis. Há dezenas ou mesmo centenas de barragem sujeitas a direito público de pesca, com todos os acessos cortados e a pesca impedida.
Há mesmo barragens do estado em que o mesmo acontece em praticamente todo o perímetro, nas quais só conseguimos aceder ao paredão e a meia dúzia de metros para os lados deste.
Na minha ótica, quando pago uma licença de pesca, juridicamente compro ao Estado o direito de pescar EM TODOS OS LOCAIS EM QUE A LEI ME PERMITE FAZÊ-LO, E O ESTADO, AO VENDER-ME A LICENÇA, TEM OBRIGAÇÃO DE ME GARANTIR O DIREITO DE ACESSO A TODOS ESSES LOCAIS.
SE NÃO O FAZ, O ESTADO ESTÁ COMETER FRAUDE, VENDENDO DIREITOS DE PESCA QUE NÃO ASSEGURA A QUEM OS PAGA.
Reconheço que esta é uma matéria complicada e sensível, mas cada vez me convenço que, se não fazemos qualquer coisa e rapidamente, daqui a meia dúzia de anos estaremos limitados a tirar licença sem termos praticamente onde pescar.
Sugiro, e deixo ao critério dos Administradores, a abertura dum tópico para analisarmos e discutirmos este assunto e, quem sabe, pensarmos em tomar alguma iniciativa sobre isto.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Rider, kalvas, WilsonQuasepescador, RamboEmCuecas, vgalvao

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 12:59 Terça, 28 de Março de 2023 »
Desconheço a lei, mas talvez contactar o ICNF e colocar essa questão.
Talvez seja o 1º passo, e esperar pela resposta, e depois tomar medidas.
Mas está aqui um tema interessante.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline carlosfishcarlos

• Marlin
    • Povoa de santa iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:20 Segunda, 30 de Outubro de 2017
« Responder #4 em: 13:48 Terça, 28 de Março de 2023 »
Se todos individualmente colocarmos a questão acho que a pressão de muitos mails irá fazer com que dêem uma resposta, qualquer que ela seja.
Não lhe dês peixe, ensina-o a pescar.

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 21:03 Terça, 28 de Março de 2023 »
A lei impede que sejam barrados os acessos ás margens para a prática da pesca , mas na verdade vai-se fazendo de tudo um pouco para que essa mesma prática não possa verdadeiramente ser praticada.

Dos mais variadíssimos meios.

Aqui á dois ou 3 anos numa barragem muito frequentada na beira baixa não vedaram o acesso, mas fizeram umas obras e apenas se circula num sentido tipo sentido único, o que não impede é verdade mas restringe um "pouco" a circulação dos veículos pelas margens.

Mas não impedem.

Offline faceira

• Boga
  • *
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 22:02 Terça, 28 de Março de 2023 »
O problema tem-se agravado e cada vez mais já não é so o acesso de veículos que é impedido. Até o acesso pedestre fica impedido pelas cercas de arame com cancelas e cadeados, e só se passa saltando vedações o que em princípio deve ser proibido além de ser perigoso.
Mas repito o que disse: se o estado vende licenças de pesca, ou garante o acesso aos locais de pesca legalmente permitidos a quem tem licença, ou então está a vender gato por lebre e é o próprio estado que comete uma fraude vendendo um direito que não domina nem controla.

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 22:17 Terça, 28 de Março de 2023 »
é o próprio estado que comete uma fraude vendendo um direito que não domina nem controla

Só em tom de desabafo :  o que é que o estado controla ...

Offline RamboEmCuecas

• Boga
  • *
    • Montijo
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Domingo, 26 de Junho de 2022
« Responder #8 em: 02:08 Domingo, 30 de Junho de 2024 »
Talvez vos interesse saber que fui na 5ª feira à herdade de Rio Frio para ver se podia pescar na barragem da Venda-Velha. Até à barragem há várias cercas de arame fechadas e a passagem está cortada.
Esta barragem, embora seja privada, tem um regime de águas que, por lei, não autoriza o proprietário a impedir o direito público de pesca, embora possa pedir reserva ou concessão. Mas neste caso não há (eu confirmei) nenhuma reserva nem concessão ativa, portanto não podem, por lei, impedir a pesca.
Sendo assim fui aos escritórios da herdade e questionei se podia ou não lá pescar. Não me disseram que não podia, mas responderam que TODOS os acessos estão fechados e não está autorizada a passagem, o que vem a dar no mesmo.
Esta situação levanta-me uma questão que já anda a mexer comigo há algum tempo e aproveito para levantar aqui:
Os acessos cortados e a pesca interdita, em espaços, locais e cursos de água em que, por lei, existe direito público de pesca, acontecem cada vez mais por todo o país.
Há rios com dezenas de quilómetros inacessíveis. Há dezenas ou mesmo centenas de barragem sujeitas a direito público de pesca, com todos os acessos cortados e a pesca impedida.
Há mesmo barragens do estado em que o mesmo acontece em praticamente todo o perímetro, nas quais só conseguimos aceder ao paredão e a meia dúzia de metros para os lados deste.
Na minha ótica, quando pago uma licença de pesca, juridicamente compro ao Estado o direito de pescar EM TODOS OS LOCAIS EM QUE A LEI ME PERMITE FAZÊ-LO, E O ESTADO, AO VENDER-ME A LICENÇA, TEM OBRIGAÇÃO DE ME GARANTIR O DIREITO DE ACESSO A TODOS ESSES LOCAIS.
SE NÃO O FAZ, O ESTADO ESTÁ COMETER FRAUDE, VENDENDO DIREITOS DE PESCA QUE NÃO ASSEGURA A QUEM OS PAGA.
Reconheço que esta é uma matéria complicada e sensível, mas cada vez me convenço que, se não fazemos qualquer coisa e rapidamente, daqui a meia dúzia de anos estaremos limitados a tirar licença sem termos praticamente onde pescar.
Sugiro, e deixo ao critério dos Administradores, a abertura dum tópico para analisarmos e discutirmos este assunto e, quem sabe, pensarmos em tomar alguma iniciativa sobre isto.

Como alguém que mora no Montijo e tem um jipe, cada vez que passo por um dos portões que dão acesso a esta barragem (N4 e N5), a minha vontade é de os mandar para outra dimensão.

Está tudo fechado por estas bandas. Quando quero pescar (num sítio decente) tenho de fazer uma viagem de mais de uma hora até ao Pego do Altar. Um dia destes deixo de pagar pela licença...

Offline lorem

• Boga
  • *
    • Pinhal novo
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:42 Quarta, 23 de Abril de 2025
« Responder #9 em: 20:03 Sexta, 02 de Maio de 2025 »
Infelizmente sao ambas as barragens do Rio Frio concessionadas pela herdade, infelizmente porque o que cobram por 1 dia de pesca é absurdo, 40€ para nao residentes e 20 para residentes. Merecem...

Offline rui.lva

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:05 Domingo, 22 de Outubro de 2023
« Responder #10 em: 20:56 Sexta, 02 de Maio de 2025 »
Infelizmente sao ambas as barragens do Rio Frio concessionadas pela herdade, infelizmente porque o que cobram por 1 dia de pesca é absurdo, 40€ para nao residentes e 20 para residentes. Merecem...
Em resposta a este comentário e ao colega faceira.

Realmente começa a ser vergonhosa esta situação, paga-se a licença que è cara e direitos è quase nenhuns.

Os acessos na maior parte dos sitios são fracos , zonas de pesca cheias de concessões a preços absurdos e muitas delas mal cuidadas sem qualquer investimento.

Depois admiram-se que o pessoal deixa de pagar.

* Tópicos Recentes

Spinning Figueira da Foz / Aveiro por rgomesrui [21:51 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Douradas desde a praia por Bruno87 [20:01 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Tamanhos anzol vs amostra por rvascov [19:12 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Fateixas triplas e duplas por rvascov [18:31 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por MgoShipher [10:38 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Pesca em pato por PedroP95 [09:44 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]