collapse

Autor Tópico: Sonda/GPS vs Fishfinders  (Lida 1673 vezes)

Offline emaalm

• Carapau
  • **
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
Sonda/GPS vs Fishfinders
« em: 23:15 Terça, 06 de Julho de 2021 »
Boas malta,

Tenho andado a pesquisar as sondas garmin para comprar. Mas surgiu-me um duvida. Reparo que a garmin tem fishfinders com gps bem mais baratos que as sondas/gps. Quais as diferenças de uma forma geral? Porquê que são mais baratos? Não fazem a mesma função?

Obrigado pela vossa ajuda.

Abraços.

Emanuel

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Sonda/GPS vs Fishfinders
« Responder #1 em: 08:52 Quarta, 07 de Julho de 2021 »
Boas,

Está relacionado com a potência / qualidade de imagem do transdutor e aparelho.
Todos fazem o mesmo ou seja, emitem impulsos, ecos, que detectam os obstáculos, mas a potência do aparelho é que vai determinar a profundidade a que chegam e a definição e ou abrangência do cone desses impulsos, daí teres sondas ou fishfinders por 100€ e outros por 5.000€ ou mais!
Pensa bem para que circunstâncias precisas dele, para poderes adequar corretamente a tua compra, em especial, a profundidade a que pescas, será a principal preocupação para escolher corretamente o aparelho.
Depois tens ainda as sondas chartplotter, que aliam a função de GPS à sonda e delineiam as estruturas submarinas, quando bem utilizado é muito interessante ;)
Qual o orçamento que tens?
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: PMiranda

Offline emaalm

• Carapau
  • **
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:41 Sábado, 09 de Janeiro de 2016
« Responder #2 em: 19:36 Quarta, 07 de Julho de 2021 »
A utilização maior é para pesca, mas também para passeio, como por exemplo marcar zonas onde possa fundear e fazer praia com a familia fora da confusão na ria formosa. Também ir a pesca ao mar, mas não devo passar dos 30-40 mts. O orçamento devo andar nos 500 eur, mas ando a namorar a garmin echomap uhd 62 cv. Custa 700 paus mas sempre que olho para ela os meus olhos até reluzem... eheheh. O tema é que tenho reparado que os fishfinders são mais baratos e não conseguia saber bem porquê. Já me disseram que é por não ter as cartas nauticas com as boias e etc, mas é estranho visto que têm gps, wifi e acesso ao activecaptain. Parece-me que tem de ser mais coisas...

Obrigado

Abraços

Emanuel

Offline Beto_Manja

• Marlin
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 23:04 Quarta, 07 de Julho de 2021 »
Boas

Correndo o risco de falar do que não sei (porque o mundo das sondas é como o do próprio material de pesca, não tem fim!) esse orçamento para essas profundidades, dá para comprar o topo do equipamento em termos de qualidade e definição de imagem, é baixa profundidade, podes apostar numa boa sonda com “down e side imaging “ o problema começa quando tentamos conciliar a boa definição com maiores profundidades…
Eu tenho actualmente a huminbird elix 5 chirp g2 gps, custa cerca de 400€, e estou bastante satisfeito em relação à anterior, mas não tenho sonda para profundidades superiores a 80m e na minha zona é muito frequente passar dos 30 aos 100m em curta distância…
É difícil conjugar grandes profundidades com definição, sem passar para o capítulo das sondas que custam mais de 1000€…
Como já disse, para baixas profundidades e com esse orçamento, vais certamente arranjar uma sonda que encaixe no que pretendes ;)
Cumprimentos,
Roberto

Offline pantao

« Responder #4 em: 15:11 Quinta, 08 de Julho de 2021 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
mas não tenho sonda para profundidades superiores a 80m

Alguém esta a espera que compres uma melhor !!! :-) :-) :-)

Offline Beto_Manja

• Marlin
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 16:32 Quinta, 08 de Julho de 2021 »
mas não tenho sonda para profundidades superiores a 80m

Alguém esta a espera que compres uma melhor !!! :-) :-) :-)
::) ::) ::)
 ;D
Cumprimentos,
Roberto

Offline danigo123

• Boga
  • *
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:38 Domingo, 16 de Fevereiro de 2025
« Responder #6 em: 22:56 Domingo, 14 de Setembro de 2025 »
Boas, eu sei que o tópico está um pouco desativado mas encaixa se perfeitamente no que pretendo. Aos dias de hoje, que kit de sonda e transdutor aconselham? Estou prestes a fechar um negocio de um barco e vou ter de ir comprar. A zona em que vou navegar é na Nazaré.
Eu percebi que tudo depende de quanto quero gastar, e a profundidade que irei pescar. Eu tenho carta de marinheiro e aqui na zona da Nazaré penso que vou pescar nos 30/40/50m, mais que isso excedo as 3MN.

Offline Segmentom

• Boga
  • *
    • Leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:06 Quarta, 31 de Janeiro de 2024
« Responder #7 em: 21:40 Segunda, 15 de Setembro de 2025 »
Boas, eu sei que o tópico está um pouco desativado mas encaixa se perfeitamente no que pretendo. Aos dias de hoje, que kit de sonda e transdutor aconselham? Estou prestes a fechar um negocio de um barco e vou ter de ir comprar. A zona em que vou navegar é na Nazaré.
Eu percebi que tudo depende de quanto quero gastar, e a profundidade que irei pescar. Eu tenho carta de marinheiro e aqui na zona da Nazaré penso que vou pescar nos 30/40/50m, mais que isso excedo as 3MN.
Na Nazaré nem é preciso exceder as 3 mm para pescar até a mais de 150m. Uma vez fiz uma pescaria em frente ao promontório na zona da parede do canhão, em que a malta do lado da cabine estava a pescar a 30/40m e a malta da popa a pescar a mais de 100m, que belos chicharros saíram.

Offline danigo123

• Boga
  • *
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 21:57 Terça, 16 de Setembro de 2025 »
Então ainda melhor!! e que sondas é que aconselham?

Offline Beto_Manja

• Marlin
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 09:10 Quarta, 17 de Setembro de 2025 »

Boas companheiro,
A resposta que dei acima ainda está atual, tudo depende do orçamento...
Aconselho a ir a uma casa da especialidade e ver o que há de novidades, o mundo da tecnologia avança muito rápido e posso estar desatualizado nos modelos mas, o principio mantém-se!
Se queres uma sonda para profundidade e definição de imagem o custo sobe exponencialmente, se queres uma sonda até aos 100m de fundo, até 500€ já se consegue qualquer coisa boa.
Eu continuo com a minha huminbird elix 5 chirp g2 gps, só dá até 100m mas tem desenrascado bem abaixo dessas profundidades.
Cumprimentos,
Roberto

Offline danigo123

• Boga
  • *
    • Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 19:58 Quinta, 18 de Setembro de 2025 »

Boas companheiro,
A resposta que dei acima ainda está atual, tudo depende do orçamento...
Aconselho a ir a uma casa da especialidade e ver o que há de novidades, o mundo da tecnologia avança muito rápido e posso estar desatualizado nos modelos mas, o principio mantém-se!
Se queres uma sonda para profundidade e definição de imagem o custo sobe exponencialmente, se queres uma sonda até aos 100m de fundo, até 500€ já se consegue qualquer coisa boa.
Eu continuo com a minha huminbird elix 5 chirp g2 gps, só dá até 100m mas tem desenrascado bem abaixo dessas profundidades.

Pronto a ideia é essa, boa definição mas que não precisa de ir a profundidades grandes. Desde que marque bem o peixe e mostre a realidade com alguma definição para mim está bom

* Tópicos Recentes

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [Hoje às 18:09]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por canivete [Hoje às 14:36]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por R Mendes [18:42 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]

Carta nautica portugal para garmin por Bino [17:40 Terça, 30 de Setembro de 2025]