collapse

Autor Tópico: Saudades da escrita  (Lida 558 vezes)

Offline canivete

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Saudades da escrita
« em: 19:14 Sábado, 11 de Abril de 2020 »
Nem sei por onde começar mas aqui vai,hoje pouco pesco aos diversos mas ainda o faço já me aconteceu estar em acção de pesca aos diversos e entram besugos,no meu caso altero a pesca para estralhos que variam entre 40 e 50 cm iscadas maiores para evitar os carapaus ,safias etc como sabem o besugo é um espécime com a boca grande de maneira que opto por um anzol maior costumo usar o nº1 da haybusa fks130 altero ligeiramente a espessura para madres de Ex:0,28 em estralhos 0,26 no que toca a chumbadas faço os possiveis para pescar o mais leve possível eu acho que se sentirem a pesca mais solta comem melhor será?D outra situação é postura com que colocamos a tensão da linha no meu caso não tenho por hábito pescar com a linha muito tensa  é permitir que eles comam menos desconfiados, outra situação espero sempre por 2 ou mesmo 3 toques  e atenção o besugo tem uma maneira peculiar de comer tipo a puxar para baixo .
Alguma situação que queiram reportar para ajudar façam o favor de escrever
Normalmente os iscos que uso:sardinha,camarão ,lula e cavala é uma questão de perceber o que vai naquelas cabeças

abraço

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Costa, Ricardo Nunes

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Saudades da escrita
« Responder #1 em: 22:12 Sábado, 11 de Abril de 2020 »
Boas Manel!

Tenho mais saudades da pesca do que da escrita!
Já não pescava à algum tempo, antes de entrarmos nesta situação, e agora tem vindo a crescer a vontade pois tenho-me dedicado a manutenções e melhorias no barco sempre que tenho um tempito disponível, que também não tem sido muito, pois continuo a trabalhar normalmente (ou até mais que o normal... ???)

Como sabes também não me dedico muito aos diversos, nos pesqueiros que frequento é normal os besugos cairem nas montagens e iscadas do pargo, mas, quando vejo que têm bom tamanho e estão difíceis, posso dedicar um par de horas a trabalhar para a geleira.

Para te aguçar a vontade, vou contar a melhor pesca que fiz, sem pargos, no ano passado.
Dia difícil, mar partido, vaga curta e muito vento. Saio a solo, para o pesqueiro de eleição de pargos, fundeio e ainda chego a lançar um par de vezes mas, a fraca atividade (que a sonda também corroborava) e as sucessivas rotações do barco fizeram-me desistir rapidamente. Nisto pensei, já que aqui estou e não tenho compromissos com mais ninguém, vou gastar um pouco de tempo (e gasolina  :P ) para procurar novos pesqueiros.
Navego, aproado ao tempo, extremamente devagar, talvez 4 a 5 nós, não só para poder sondar corretamente mas também porque estava a levar porrada de tal maneira que não me permitia ir muito mais depressa.
Cerca de 10 milhas percorridas, começo a avistar agitação de várias formas, passarada a mergulhar, golfinhos a caçar e até um peixe lua a mandar chapas, a sonda corresponde com marcações intensas a meia água e decido fazer umas passagens, à rola, com a cana de jigging.
A deriva era demasiado rápida, o que colocava as linhas a mais de 45º antes de chegar ao fundo, mas, ainda assim ferrei uns chicharros jeitosos.
Pensei que valeria a pena tentar fundear mas o tempo piorava e fazia-me duvidar se o conseguiria fazer em segurança (com bastante cabo) sem perder a posição do pesqueiro.
Talvez com um pouco de sorte, consigo fundear perto do local pretendido e lanço as pescas para baixo, montagem do pargo, madre 0,50 com 2 estralhos 0,40 com 80cm e anzois 3/0 ou 4/0, iscadas de postas de sardinha, generosas, e aqui vai disto!
Julgo que a chumbada não terá chegado bem ao fundo e ferro imediatamente 2 peixes que se viriam a revelar ser um chicharro e um besugo, ambos XXL.
Continuo com a mesma abordagem e continuam a subir peixes, não dava bem para acreditar naquela atividade, a ganancia (fome) era tal, que a chumbada nem precisava de tocar o fundo, não era sequer preciso ferrar, mesmo que o quisesse fazer, o desconforto a bordo era tal que a minha preocupação era equilibrar-me consoante a vaga que agora aparecia de través e impossibilitava sequer que eu me levantasse da cadeira.
Não fiquei muito mais tempo, penso que estive por lá apenas 2h, mas foi o suficiente para forrar a geleira, com apenas 3 espécies, chicharros, besugos e choupas, todos acima de meio kg!

Abraço amigo Manel!
« Última modificação: 22:16 Sábado, 11 de Abril de 2020 por Beto_Manja »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Costa, kalvas

* Tópicos Recentes

Carreto Barros CRANE 5500 NOVO por Palacius [Hoje às 06:59]

Carreto para embarcada por rui salmonete [Hoje às 05:57]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por rui salmonete [Hoje às 05:52]

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [18:09 Terça, 07 de Outubro de 2025]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]

Cana Boia Tupertini 6 m por Palacius [21:53 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Cana Hibrida por Palacius [20:35 Sexta, 03 de Outubro de 2025]

Aprende a fazer nós para unir multifilamento ao flourcarbono e clips por Ricardo Pepino [09:27 Quarta, 01 de Outubro de 2025]