Um amigo pediu me para fazer tuning do carreto novo dele exage 4000 fd. Montei os roletes de inox e aproveitei para abrir o carreto e fazer comparação com modelo anterior. O que vi achei interessante e decidi partilhar com vocês. Posso dizer que o novo modelo no nível mecânico e qualidade dos materiais é muito diferente do antigo. O que é melhor e o que eu não gostei vamos ver.
O novo pesa 335 gr contra 360 gr no antigo. Como eles conseguiram gastar "essas calorias"? Visualmente o corpo é um pouco mais pequeno e o rotor também . Achei bem isto porque o rotor ficou mais robusto e mais resistente a quebrar.
novo de lado esquerdo

Os ultimos modelos do shimano tamanho 4000 são todos ( ou quase) mais pequenos de que versões anteriores. O rodízio também tem menos diâmetro, o rolamento é da boa qualidade.

O carreto tem corpo de plástico como modelo anterior , mas com outras formas e tipo de abertura e fixação diferente. No modelo anterior ( e nos muitos outros carretos tipo TP, BIO, RAR e etc. o pé do carreto pertence a tampa)

e no exage novo pretensa ao corpo onde esta montado o mecanismo.

Bom ou mal isto não sei , mas que tampa "sofre" mais força aplicada no mecanismo - é verdade. Até o rolamento que esta montado na tampa no drive gear (coroa) costume ser maior. No versão anterior os dois rolamentos do drive gear tem o mesmo tamanho, no carreto novo do lado oposta a coroa o rolamento é mais pequeno como nos todos carretos do tamanho 4000 modernos .
O que eu gostei no modelo novo.
O tamanho de coroa ficou ligeiramente maior e ratio aumentou um pouco sem perder a força.
O espigão (main shaft) esta feito em inox, com menos diâmetro e corresponde ao todos carretos novos de shimano 4000. No velho era ferro e ficava danificado com agua salgada.
Sistema de guia de oscillating slider (RD9484) também é diferente e foi prestada do modelo Nasci 2013 para mercado Japonês . Essa sistema ajuda fazer enrolamento da linha mais certo e evitar desgaste desnecessário de roda dentada (9447 oscillating gear) porque o oscillating slider esta mover com apoio de uma guia (RD15470 feita em inox) e entre em menos atrito com roda dentada RD9447 que já não é quadrada como no modelo antigo.

Tudo isto é muito bom .Mas há uma coisa mais engraçada

Eles meterem um casquilho (RD 15425) no apoio pinion gear (RD15984) isto quer dizer que podemos melhorar o carreto, trocar esse casquilho por um rolamento e depois com um marcador escrever no corpo do carreto X-SHIP :curtir:

A roda de clicker feita em plástico e não ferro como modelo antigo que ficava cheia de ferrugem

No corpo do carreto finalmente fecharam aquele " buraco " que servia só para entrar m.. para dentro do carreto.
velho

novo

O tamanho de antireverço tb diminuiu e é igual dos outros carretos Shimano 4000 novos

Bobines

Em geral acho que o carreto ficou melhor e pelo mesmo preço. Já o velho era uma boa maquina e o novo acho que vale o dinheiro que custa.