collapse

Autor Tópico: Novo shimano Exage 4000FD  (Lida 6184 vezes)

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Novo shimano Exage 4000FD
« em: 21:03 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Um amigo pediu me para fazer tuning do carreto novo dele exage 4000 fd. Montei os roletes de inox e aproveitei para abrir o carreto e fazer comparação com modelo anterior. O que vi achei interessante e decidi partilhar com vocês. Posso dizer que o novo modelo no nível mecânico e qualidade dos materiais é muito diferente do antigo. O que é melhor e o que eu não gostei vamos ver.
 O novo pesa 335 gr contra 360 gr no antigo. Como eles conseguiram gastar "essas calorias"? Visualmente  o corpo é um pouco mais pequeno e o rotor também . Achei bem isto porque o rotor ficou mais robusto e mais resistente a quebrar.

novo de lado esquerdo

Os ultimos modelos do shimano tamanho 4000 são todos ( ou quase) mais pequenos de que versões anteriores. O rodízio também tem menos diâmetro, o rolamento é da boa qualidade.

O carreto tem corpo de plástico como modelo anterior , mas com outras formas e tipo de abertura e fixação diferente. No modelo anterior ( e nos muitos outros carretos tipo TP, BIO, RAR e etc. o pé do carreto pertence a tampa)

e no exage novo pretensa ao corpo onde esta montado o mecanismo.

Bom ou mal isto não sei , mas que tampa "sofre" mais força aplicada no mecanismo - é verdade.  Até o rolamento que esta montado na tampa no drive gear (coroa) costume ser maior. No versão anterior os dois rolamentos do drive gear tem o mesmo tamanho, no carreto novo do lado oposta a coroa o rolamento é mais pequeno como nos todos carretos do tamanho 4000 modernos .
O que eu gostei no modelo novo.
O tamanho de coroa ficou ligeiramente maior e ratio aumentou um pouco sem perder a força.
O espigão (main shaft) esta feito em inox, com menos diâmetro e corresponde ao todos carretos novos de shimano 4000. No velho era ferro e ficava danificado com agua salgada.
Sistema de guia de oscillating slider (RD9484) também é diferente e foi prestada do modelo Nasci 2013 para mercado Japonês . Essa sistema ajuda fazer enrolamento da linha mais certo e evitar desgaste desnecessário de roda dentada (9447 oscillating gear) porque o oscillating slider esta mover com apoio de uma guia (RD15470  feita em inox) e entre em menos atrito com roda dentada  RD9447 que já não é quadrada como no modelo antigo.

Tudo isto é muito bom .Mas há uma coisa mais engraçada ;) Eles meterem um casquilho (RD 15425) no apoio pinion gear (RD15984) isto quer dizer que podemos melhorar o carreto,  trocar esse casquilho por um rolamento e depois com um marcador escrever no corpo do carreto X-SHIP :curtir: 

A roda de clicker feita em plástico e não ferro como modelo antigo que ficava cheia de ferrugem

No corpo do carreto finalmente fecharam aquele " buraco " que servia só para entrar m.. para dentro do carreto.
velho   novo

O tamanho de antireverço tb diminuiu e é igual dos outros carretos Shimano 4000 novos

Bobines

Em geral acho que o carreto ficou melhor e pelo mesmo preço. Já o velho era uma boa maquina e o novo acho que vale o dinheiro que custa.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Novo shimano Exage 4000FD
« Responder #1 em: 21:11 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Bom trabalho, ambos são excelentes máquinas. mas enquanto o antigo tem provas dadas este ainda é cedo e só a prática vai nos dar respostas.
um aspecto que não focas é a asa de cesto pesa fundamental e que é totalmente diferente do modelo anterior.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #2 em: 21:32 Terça, 22 de Abril de 2014 »

um aspecto que não focas é a asa de cesto pesa fundamental e que é totalmente diferente do modelo anterior.
Podes dizer mais qualquer coisa disso? Não vi muita diferença. Será que estamos pensar das coisas diferentes?
Esqueci me de uma coisa .. quem gosta ligar e desligar antireverse durante pesca nesse carreto não vai ser fácil.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 21:47 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Mas são diferentes, os materiais usados não são os mesmos e pessoalmente tenho sérias dúvidas que seja mais resistente do que a do modelo anterior, tal como no Symetre, ou no Ultegra. Pessoalmente não gosto.
O botão que falas está demasiado pequeno e para dedos grandes vai ser um problema.

Offline Remador70

• Marlin
    • Esposende
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:16 Domingo, 29 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 21:55 Terça, 22 de Abril de 2014 »
Obrigado pela partilha deste excelente trabalho comparativo.
Eu tenho um 4000 FD e, para além da estética, não sabia quais as alterações fundamentais em relação ao antigo...

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 01:02 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Mas são diferentes, os materiais usados não são os mesmos e pessoalmente tenho sérias dúvidas que seja mais resistente do que a do modelo anterior, tal como no Symetre, ou no Ultegra. Pessoalmente não gosto.
O botão que falas está demasiado pequeno e para dedos grandes vai ser um problema.
Eles estão anunciar que o novo XGT7 é mais forte, mas este carreto não é indicado para pesca pesada. Para boia a nível de agua ou para iniciar spinning quem não quer gastar muito, uma boa solução.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 13:25 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Achas que vão anunciar que é mais fraco???

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 13:48 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Excelente trabalho de comparação  :aplau:
Nelson Peres

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 14:33 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Achas que vão anunciar que é mais fraco???
O Filipe, só temos uma oportunidade de saber.. Emprestes me um carreto para fazer crash- test e logo se vê. Garanto te que vou devolver material emprestado, mesmo se ficar todo rebentado ..lol.  Sabes que meu 4000fc trabalhou as corvinas acima de 30k e até hoje continua em boa forma.
Falar a serio já fiz umas "puxadas a mão" e parece me que é um pouco mais resistente.. Tb pode ser porque o tamanho de rotor novo é mais pequeno e dai fica mais solido, resistente a torção.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 14:39 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Tu não me entendes te, eu não falei do carreto, mas sim da asa de cesto. O material usado não me parece tão resistente.
O puxar corvinas sabes tão bem como eu, que qualquer carreto pode tirar, desde que quem a esteja a tirar saiba pescar.

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 16:46 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Olha para Rar4000fa que tens ai na montra e vais perceber que os moldes utilizados são os mesmos papa muitos carretos.
o que irrita é como eles fazem subir grão no nivel.
 Sumetre 4000FL tem o mesmo corpo de Exage e já tem X-Ship, mas uma coisa faz me rir
Eles tiraram um rolamento no Drive gear e meteram casquilho de plástico (RD5431) para realizar X- Ship (RD11336) :rirmuito:
esquema de sy 4000FL

Isto é mesmo gozar com clientes da marca :humm:

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #11 em: 16:59 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Com esse tira e põe de rolamentos, parece-me que se esquecem de fazer um modelo só com rolamentos e sem casquilhos.
Mas depois os carretos não desgastavam e o pessoal não trocava  >:D

Offline voron

• Marlin
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 17:16 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
Com esse tira e põe de rolamentos, parece-me que se esquecem de fazer um modelo só com rolamentos e sem casquilhos.
Mas depois os carretos não desgastavam e o pessoal não trocava  >:D
Os rolamento-mania- é uma religião ou uma doença.. Antigos Sofi, Rocha e etc. quantos rolamentos tinham? Mas acho feio meter um rolamento  no modelo mais barato e no outro acima tirar esse rolamento porque estão meter outro no outro sitio e querem poupar uns questões (???
Casquilho bem lubrificado dura uma vida. Também existem em cerâmica e porcelana . Todos conhecem Spheros

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #13 em: 17:38 Quarta, 23 de Abril de 2014 »
É verdade que um casquilho bem lubrificado pode ser tão bom ou melhor que um rolamento.
O problema é que pode até ser mais duro que o material que é suposto suportar a rodar, e quando ficar seco pode ir uma drive gear ao ar (como já vi a acontecer a um Catana que fiz um relato da reparação). A vantagem do rolamento, é que normalmente ao dar problemas vão-se as esferas ou a "cage" que as suporta à vida,  fica com folga mas não estraga mais nada na zona de suporte.
Um casquilho esconde esses problemas até ser tarde de mais.

* Tópicos Recentes

Pesca em Gaia por Lupo [Hoje às 00:53]

Carreto para embarcada por R Mendes [19:00 Quinta, 09 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]

Pesca na zona ribeirinha por Paulo1973 [12:16 Quarta, 08 de Outubro de 2025]

Carreto Barros CRANE 5500 NOVO por Palacius [06:59 Quarta, 08 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por rui salmonete [05:52 Quarta, 08 de Outubro de 2025]

Anchova monstro o meu novo recorde pessoal por ffgsoares [18:09 Terça, 07 de Outubro de 2025]

pergunta sobre registro de caiaque por RicardoD [17:15 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Cana surfcasting 4.50 por Tiago costa [11:05 Segunda, 06 de Outubro de 2025]

Robaletes numa embarcação por danigo123 [21:06 Domingo, 05 de Outubro de 2025]