collapse

Autor Tópico: Este desporto não é para jovens  (Lida 1116 vezes)

Offline jmet

• Robalo
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Este desporto não é para jovens
« em: 11:33 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
- Avô...
- Sim, Alfredo...
- Quero que me arranjes material para pescar no mar e no rio.
- Para quê? Quando vamos de férias ponho-te à disposição o material que precisas.
- Pois, avô. Mas agora é diferente. Quero fazer parte da equipa do clube. Treinar com eles, ir a concursos, federar-me e ir aos campeonatos.
- O quê?! Estás maluco?...
- Ora essa, avô. Porquê?
- Porquê?!... Por amor de Deus, Alfredo, então tu queres iniciar-te num desporto decadente?...

- Decadente, avô?
- Decadente e muito pior que isso. Socialmente mal visto, alvo de troças, de chacotas...
- Ora avô, isso são exageros.
- São exageros?!... São exageros?! Pois bem, assim que os vizinhos te virem a carregar o material, quando fores a partir para a pesca, nunca mais te deixam em paz. Quando estiver mau tempo, dizem-te logo, com ar de gozo: “Alfredo, hoje é que está bom para a pesca”. Noutra ocasião qualquer atiram-te: “Ói... pescadores, caçadores e outros mentirosos...”. Dir-te-ão também, no meio de risota: “Alfredo, dedica-te à pesca!”. Pior ainda, há-de haver ocasiões em que te mandarão “dar banho à minhoca”. Esquece, pá. Dedica-te a outra coisa.
- Mas, oh avô, eu gosto de estar à beira mar e à beira rio.
- Então vai fazer surf, canoagem, natação em águas livres... Seja o que for. Menos a pesca.

- Oh avô, mas eu gosto da pesca... Quero lá saber dessas cenas.
- Olha, pá: Tu estás a altura dos namoricos, de impressionares as garinas, certo? Pois bem, se fores para o surf ou outra actividade da moda tens as miúdas todas à babugem. Na pesca, ao contrário, se elas te virem de cana na mão fazem logo um ar enojado e chamam-te maluco ou atrasado, pá. Esquece.
- Oh avô, eu para as miúdas tenho outros argumentos.
- Mas tu não vês que dedicares-te à pesca, hoje, no tempo dos computadores de milhares de megabaites, é como se optasses por ignorar essa realidade e apaixonares-te por trabalhares e divertir-te com uma velha máquina de escrever...
- Hiiii, cota, que cena. Corta, meu. A pesca, hoje, tem material e processos supermodernos.

- Até tem. Mas, socialmente, é passado. É coisa ultrapassada, obsoleta. É coisa para velhos. Não é para gente nova.
- Avô, contra ti falas, pois começaste a pescar cedo...
-Pois, mas na altura a pesca era como é agora o surf, que ainda não se sonhava que existia. Eu, quando vinha das arribas e passava pela praia, as miúdas abafavam-me, para ver o que eu tinha pescado e admirarem os novos materiais que tinham mandado as canas da índia e os carretos de madeira de macacaúba para os esconsos e os sótãos. A pesca estava no centro da modernidade e até os poderes públicos a apoiavam. As câmaras punham muretes nalguns pesqueiros, como ainda existem na Praia das Maçãs e na Ericeira, e faziam escadas para o acesso a outros.
- E ainda apoiam.
- Apoiam, apoiam. Vai falar com um autarca qualquer do litoral, que ele diz-te logo que dos pescadores quer é lonjura, pois deixam os pesqueiros cheios de detritos e de lixarada, pá. E com toda a razão!

- Espera aí, ó velho... Há câmaras que até fizeram pistas de pesca e fazem anualmente a sua manutenção. É ou não é?
- Pois, Alfredo, está bem. Mas isso é nas águas interiores, onde não há surf ou outros desportos que calhem bem nesses troços de rio. Se houvesse, está bem ó pesca... Mas, toma nota: Quem frequenta, hoje, as pistas de pesca é quase só a velhada e uns tipos de meia-idade. Malta nova, jovens, nikles, salvo uma ou outra excepção. E os concursos que aí se fazem já não são o que eram aqui há 20, 15 ou 10 anos atrás.

- Está bem avô, mas eu quero dedicar-me à pesca, a sério. Muitas vezes sonho com aquele robalo de quilo e meio que pesquei contigo, na Ericeira. E com a carpa de dois quilos e tal, no Maranhão. E com os barbos do Sorraia.
- Bom, já que não ouves a voz da razão, seja feita a tua vontade. Vou prepara-te o material todo, para o mar e para o rio. Mas, depois, não digas que não te avisei.

Após esta conversa com o meu neto, fiquei cerca de 10 minutos sentado, a digerir o acontecimento. Depois, levantei-me e encaminhei-me para a cave. Fui buscar uma garrafa de conhaque que tinha reservada para um ocasião especial. Bebi uns golos e, depois, fui buscar um charuto que o meu amigo Emiliano me oferecera após umas férias em Cuba. Por entre as baforadas, dei por mim a exclamar, em voz alta, com um sorriso na cara e os olhos húmidos: “Sacana, tinhas que sair ao avô...”.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cafunfo, MMagalhães

Offline Beto_Manja

• Marlin
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Este desporto não é para jovens
« Responder #1 em: 12:30 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

Bonita história amigo, já conhecia do "outro" mas re-li com imenso prazer.

Obrigado pela partilha. :fixe:
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!

Offline JabCordeiro

• Carapau
  • **
    • Angra do Heroísmo
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:56 Terça, 14 de Janeiro de 2014
« Responder #2 em: 12:33 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Simplesmente magnífico...

Fez-me lembrar a conversa que tive com o meu pai quando quis voltar a pesca :P

Hoje em dia ele passa mais tempo que eu no calhau :)

Abraço ao autor e aos restantes companheiros do pesqueiro.

Offline Nuno Carvalho

• Marlin
    • Almada / Marinha Grande
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:42 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 13:02 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Adorei a história, e muito do que está contido na mensagem é a realidade, mas o sentimento do pescador puro e da pesca lúdica é capaz de ultrapassar todos os obstáculos. 

Obrigado pela partilha :fixe:  :aplau:

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 16:05 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
sempre uma um prazer re ler esta historia

Offline José Garcez

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:11 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 17:46 Sexta, 21 de Fevereiro de 2014 »
Boas,

Reli a história e lembrei-me das palavras de um amigo que foi comigo à mariscada no passado sábado: "Não sabia que havia tanta gente jovem a gostar da pesca, pensei que eram só quarentões e velhotes que gostavam..."

Na "mouche" este texto do amigo jmet  ;)

Abraço
"Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender" Blaise Pascal

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por Joaol [Hoje às 11:10]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [Hoje às 10:46]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [Hoje às 00:14]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]