collapse

Autor Tópico: Novo Site de Tábuas de Marés e Previsões  (Lida 4055 vezes)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novo Site de Tábuas de Marés e Previsões
« Responder #15 em: 20:54 Terça, 21 de Fevereiro de 2017 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
completo,agradável  à vista e simples
Ola Nelson, muito obrigado pelo seu comentário. O mesmo foi recebido de optimo grado e iremos ter em conta o seu apontamento para no futuro podermos alterar, mas se consultar o resumo semanal contem mais informações estamos a equacionar fornecer os dados mensais em forma de tabela

Sim, eu reparei. Mas na previsão para 3 dias o horário das marés é rigoroso e é aqui a que eu me refiro. No resumo semanal contem mais informação mas não é rigorosa já que a previsão é de 3 em 3 horas.

E quem, pelas mais diversas razões, precisa de rigor na hora das marés não consulta uma previsão de 3 dias. Por exemplo, eu apanho o meu próprio isco. E tambem trabalho  :). Preciso de analisar pelo menos uma semana inteira para ver se consigo conciliar, trabalho, lazer e vida familiar. Quero ver como vai estar a maré no fim de semana, vou ter que ir a outro site. :)

Mas dou os meus parabens. O projecto está muito bom.
Nelson Peres

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:07 Terça, 21 de Fevereiro de 2017
« Responder #16 em: 20:59 Terça, 21 de Fevereiro de 2017 »
completo,agradável  à vista e simples
Ola Nelson, muito obrigado pelo seu comentário. O mesmo foi recebido de optimo grado e iremos ter em conta o seu apontamento para no futuro podermos alterar, mas se consultar o resumo semanal contem mais informações estamos a equacionar fornecer os dados mensais em forma de tabela

Sim, eu reparei. Mas na previsão para 3 dias o horário das marés é rigoroso e é aqui a que eu me refiro. No resumo semanal contem mais informação mas não é rigorosa já que a previsão é de 3 em 3 horas.

E quem, pelas mais diversas razões, precisa de rigor na hora das marés não consulta uma previsão de 3 dias. Por exemplo, eu apanho o meu próprio isco. E tambem trabalho  :). Preciso de analisar pelo menos uma semana inteira para ver se consigo conciliar, trabalho, lazer e vida familiar. Quero ver como vai estar a maré no fim de semana, vou ter que ir a outro site. :)

Mas dou os meus parabens. O projecto está muito bom.

Percebemos a intenção e realmente não pensamos nela, iremos programar a adição das mares em formato de tabela para estar pronto esta semana. Muito obrigado pela identificação do mesmo.
Um dia apanharas um peixe Tabuas

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #17 em: 22:33 Terça, 21 de Fevereiro de 2017 »
Há já alguns meses que utilizo o site Tábua de Marés e aproveito para dizer que é um dos sites mais completos para quem pesca e com previsões bastante aceitáveis.
Uma das previsões que consulto mais - para além da hora das marés e estado do tempo - é o coeficiente de marés,porque o local onde pesco depende e muito do seu coeficiente.

Está bastante completo,agradável  à vista e simples de consultar.

Parabéns e obrigado.  ;)

Muito obrigado caro JP pelo seu comentario

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #18 em: 22:49 Terça, 21 de Fevereiro de 2017 »
Por mim, tudo o que seja informação pode e deve ser útil; embora me continue a reger pelos Clássicos, o maior de todos é o ir lá ver... Noutro dia as precisões eram de temporal desfeito e vento de encher pipas... Fui lá passar e nem levei canas, mas fiz muito mal, havia um pesqueiro que fazia uma feição que só visto- Com um mar de 5/6 metros aguentava um raio de polvo com chumbada de 120g... Só visto... :-) Estive lá um bom bocado a fazer companhia ao sr que lá estava à pesca  e de facto não sentiu nada nem teve um toque, mas o mar prometia arrancar com uma das canas a qualquer instante...

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 23:01 Terça, 21 de Fevereiro de 2017 »
Por mim, tudo o que seja informação pode e deve ser útil; embora me continue a reger pelos Clássicos, o maior de todos é o ir lá ver... Noutro dia as precisões eram de temporal desfeito e vento de encher pipas... Fui lá passar e nem levei canas, mas fiz muito mal, havia um pesqueiro que fazia uma feição que só visto- Com um mar de 5/6 metros aguentava um raio de polvo com chumbada de 120g... Só visto... :-) Estive lá um bom bocado a fazer companhia ao sr que lá estava à pesca  e de facto não sentiu nada nem teve um toque, mas o mar prometia arrancar com uma das canas a qualquer instante...

Ola caro Quink644, realmente é essa a nossa motivação, trabalhar no sentido de poder ajudar. Sim é verdade que nem sempre nos podemos guiar por todas as informações, são sempre boas sim para conseguir planear mas nada melhor do que ver com os próprios olhos.

Obrigado

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 22:05 Segunda, 06 de Março de 2017 »
Boa Noite Colegas.

Após sugestão do User NelsonP ao qual queremos agradecer imenso, foi nos sugerido disponibilizar informação mensal das previsões. A mesma foi aceite por nos e ficamos com um resultado final, da qual gostaríamos de saber a vossa opinião acerca da mesma, se e explicita e util para vossa utilização.
Podem encontrar o primeiro teste nesta pagina Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estamos a trabalhar no melhoramento da visualização da mesma.
Obrigado

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 20:10 Terça, 07 de Março de 2017 »
Apos algumas sugestões o modo de visualização foi alterado.
O que acham da previsão Mensal? É util? Pretendiam mais informação?

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #22 em: 20:40 Terça, 07 de Março de 2017 »
 Lisboa :), não faz parte do meu roteiro. Fui consultar Portimão e parece-me que tudo se mantém igual ao que estava. Em Lisboa, noto que foi adicionada a tabela das marés mas a mim de pouco me serve essa informação. Mas pronto, é o primeiro teste.
Nelson Peres

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 20:44 Terça, 07 de Março de 2017 »
mas a mim de pouco me serve es
O único que foi colocado foi o de Lisboa e apenas para o mes de Março, para exemplo de teste, afimde podermos saber a vossa opinião. ou seja ao colocarmos uma Tabela Mensal para Portimão já poderá consultar todas as informações que necessita Nelson?
« Última modificação: 20:47 Terça, 07 de Março de 2017 por tabuas »

Offline Alentejano

• Corvina
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:52 Quarta, 19 de Outubro de 2016
« Responder #24 em: 21:15 Terça, 07 de Março de 2017 »
Eu gosto..e aquilo das tabelas solunares anda a bater certo demais pro meu gosto  ::)
Ter "sorte" dá trabalho...

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 21:19 Terça, 07 de Março de 2017 »
Eu gosto..e aquilo das tabelas solunares anda a bater certo demais pro meu gosto  ::)
Como assim?

Offline Alentejano

• Corvina
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 22:24 Terça, 07 de Março de 2017 »
Os resultados estao a apareçer nos dias que as tabelas indicam maior atividade,coincidência ou não,é mais uma tabela para ver  ::) e gosto daquilo...

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 16:57 Quarta, 08 de Março de 2017 »
Os resultados estao a apareçer nos dias que as tabelas indicam maior atividade,coincidência ou não,é mais uma tabela para ver  ::) e gosto daquilo...
Caro User Alentejano o seu comentário deixou-me a pensar, e ainda não consegui perceber o porque do mesmo. Apos verificar a tabela diversas vezes noto e já era do nosso conhecimento que faltam os dados de dia 31 e faltam 2 dados em Nascer ou Por de Lua. Mas aproveito para esclarecer algumas duvidas existentes.
Os cálculos da "Tabela Mensal" nem sempre serão iguais aos dos dados "Diários", pois os mensais são calculados de uma só vez e para o Ano inteiro, tendo apenas alteração de zona para zona, por causa das diferenças de latitude, longitude e altitude. Ou seja o hora de por do sol em Lisboa nunca será igual a Caminha. Os dados "Diários" esses sim sofrem alterações diárias, semanais por diversas razões que possam existir, mudanças de ventos, precipitações etc...

Os dados de Mares (Baixa-Mar ou Praia-Mar e as suas altitudes) esses são calculados pela Universidade de Lisboa, e os que são apresentados em graficos para 1 ou 3 dias são os mesmos da tabela Mensal.

O Coeficiente e Actividade Media, são calculados de maneira diferente, e esses sim foram muito mais trabalhosos. Os mesmos são calculados pela formula de John Alden Knight. Basicamente a formula baseia-se no seguinte Fase da Lua, Ângulo Solar, força gravitacional de ambos, temperatura da agua. E obtemos o resultado pretendido depois existem varias maneiras do interpretar nos interpretamos em 5 fases (Excelente, bom, médio, Fraco e Mau) ou seja ficando com 20% de probabilidade de acertar caso quiséssemos inventar resultados, poderíamos fazer como outros e classificar apenas de 3 maneiras e ficando com uma possibilidade de 33% não é o nosso objectivo dai ter sido 5 Classificações... Com esta previsão não garantimos que qualquer pessoa pesque peixe nesse dia só porque dizia "Excelente", não esses dados servem apenas para demonstrar que os Animais "Peixes" tem uma actividade maior nesse dia, todos vosses melhor que eu sabem que existem mais 1000 factores de influencia (poluição das aguas, tamanho de estralhos, fios, etc...)
Como dito inicialmente nao queremos ser mais um, se assim fosse "Usufruirmos" das informações ja presentes noutros sites para nosso uso, mas esse nao é o nosso objectivo.

Obrigado "Alentejano", pois o seu comentário deixou nos a pensar..

Offline Alentejano

• Corvina
    • Setúbal, Grândola
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 17:25 Quarta, 08 de Março de 2017 »
Tabuas,desde meio de dezembro que ando a testar a vossa previsao de actividade dos peixes, através das tabelas solunares.

Pesco 1 ou 2 x por semana,margem sul.

Posso dizer que nunca acreditei naquelas antigas tabelas,que vinham nos livros de mares, com base nos dias de idade da lua.Até porque tive tantos resultados falhados que deixei de seguir aquilo.

Porem,com a vossa previsão,posso dizer que acertaram 9 em cada 10 pescarias...
Uma noite na lagoa,o peixe começou a comer exatamente as 3 da manha e parou as 4.35,tal como a previsao indicava,foi impressionante e assustador  :))

Offline tabuas

• Boga
  • *
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #29 em: 17:27 Quarta, 08 de Março de 2017 »
m a vossa previsão,posso dizer que acertaram 9 em cada 10 pescarias...
Uma noite na lagoa,o peixe começou a comer exatamente as 3 da manha e parou as 4.35,tal como a previsao indicava,f

Caro Alentejano penso que esteja a falar de Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre e não de Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre correcto?

* Tópicos Recentes