collapse

Autor Tópico: Duvida !  (Lida 1039 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Duvida !
« em: 17:33 Sexta, 03 de Junho de 2016 »
Boas !

Ora ontem eatreei me na praça ao achegã e adorei .. Mto até, tirei 4 exemplares, um deles quase a ronda 1kg, fiquei com o bichinho! Contudo deparei com várias problemas :/

Cana - tenho uma spinning, não sendo a ideal, com orçamento até 100€ o que aconselham?! Não estou dentro desta área ..
Linha para carreto- mono ou multi?! Com ou sem chicote?! .. Usei multi 0.18 e chicote 0.25, não sei se é correcto, mas o pior sendo as amostras ultra leves, ao lançar, va cabeleira no multi :/ não consigui perceber ..

As minhas dúvidas são estas, relativamente à amostras e técnicas tenho visto alguns vídeos dos colegas, especialmente do João Pinto e será agora uma questão de prática ..


Abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Duvida !
« Responder #1 em: 10:30 Sábado, 04 de Junho de 2016 »
Uma cana nao te sei aconselhar,mas uma boa cana tem de ter as gr ideais para o teu tipo de amostra.
Amostras basicas sao cranks,jerks,senkos,grubs e um popper que e essencial no verao.
Uma linha 20mm de monofilamento chega !! ;D
A pesca nao e certa,com a pratica vai ter capturas ;D
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Duvida !
« Responder #2 em: 21:15 Sábado, 04 de Junho de 2016 »
Obrigado Hugo !

A linha fiquei esclarecido, lá vou ter de mudar a linha ..

Relativamente à cana, não preciso de topo de gama mas queria uma versátil, que desse para grande variedade das técnicas! Irei ao achiga esporadicamente .. Usei vinis e será mais isso q irei usar! Popper não sabia, mas irei comprar e testar numa próxima ..

Obrigado e abraço !
 
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Duvida !
« Responder #3 em: 12:24 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Boas

Não sei que cana de spinning tens, desde que não seja um conjunto muito pesado e cana demasiado rija, na volta para pesca esporádica que pretendes fazer serve.
Para mim e para a pesca que faço, quase sempre vinis, uma cana M/L ou M, peso ideal das amostras de 7 a 21 gr e de 10 a 30 gr, e 2.10 metros serve perfeitamente.  Não ligo nada se tem ação de ponta, parabólica ou semi-parabólica, entre outros pormenores que só fazem diferença para situações muito específicas, isto na minha opinião.
No carreto não convém passar do tamanho 2000/2500 por causa do peso. Já as linhas, tens muito por onde escolher e depende muito do gosto de cada um. Eu uso mono ou as chamadas linhas revestidas por fuorcarbono "FC coated", estou a usar Vega FC Akada em 0.25 mm e estou satisfeito com os resultados. Neste momento não baixo do 0.25 mm para não ter dissabores. Acho a medida que te indicaram muito baixa para monos, um 0.20 mm com um exemplar mais pujante ou com algumas prisões na vegetação vai ceder sem grande dificuldade. Se a ideia é usar linha fina para ganhar distância nos lançamentos os multi são a opção certa e essa medida que tens serve perfeitamente. Em relação ás cabeleiras, o motivo pode ter a ver com a rigidez excessiva da cana face ao baixo peso das amostras que usas. Experimenta aplicar menos força nos lançamentos, eu é que faço quando uso amostras muito leves e resolve.

Cumprimentos,

 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Duvida !
« Responder #4 em: 16:57 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Boas!
Obrigado João V pelos os teus conselhos. Nunca é demais ouvir conselhos e quanto mais completos melhor!

A cana q tenho é da cinnetic, crafty Sea bass! Não é mà, mas para o achegã pelo o conselho q deste, facto de ser rija para as amostras leves faz a tal cabeleira .. No entanto como disseste ao lançar devagar a linha saía bem, mas ficava "logo ali" .. Pois vou ver essas opções q apresentaste e estudar uma cana em conta ver o q há .. O carreto tem um 2000 ultra leve, esse não é o problema de certeza ..

Mais uma vez obrigado !

Abraço @
Pica pexeeeeeeee!!!
 

Offline João V

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 668
  • Agradecido: 120 vezes
    • Alcochete/Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:33 Terça, 19 de Janeiro de 2016
Re: Duvida !
« Responder #5 em: 18:21 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Boas

A minha última aquisição foi uma Shimano Exage 2.10 M/L, equipada com passadores Fuji. Comprei ai no Algarve na Tudopesca por um preço bem porreiro. Se tiveres uma Decathlon por perto também lá tens a Shimano Catana e Daiwa Crossfire. A Catana ainda tenho e Daiwa foi devolvida com mais de ano de uso por se ter partido a anilha da rosca do porta carretos. Tanto uma como outra servem perfeitamente para as encomendas.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Peko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2864
  • Agradecido: 232 vezes
    • Loulé - Allgarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 16 de Março de 2016
Re: Duvida !
« Responder #6 em: 19:59 Domingo, 05 de Junho de 2016 »
Obrigado João!

Não tenho aqui mesmo ao lado a decathlon mas o caminho é acessível, quando poder vou lá e irei ver como se encaixam na mão as que aconselhas! De certo q serão opções bem válidas ..

Gostei da daiwa, pena não ser fuji mas pronto ..

Obrigado e abraço
Pica pexeeeeeeee!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Bobine shimano ultrega 3500 xsd por FilipePC [Hoje às 19:16]

Cana surf casting híbrida para competição por inc.pt [Hoje às 18:35]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 18:16]

Boas pessoal do pesqueiro por Ricardo30 [Hoje às 17:08]

Descanse em paz. por Dernios [Hoje às 13:28]

Ajuda Daiwa por inc.pt [23:37 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [21:14 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Cabo do Xalavar por jewels [16:15 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Locais onde pescar ao Barbo por Marauder [13:29 Sexta, 17 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Pedro Gonçalves [22:56 Quinta, 16 de Maio de 2024]