collapse

Autor Tópico: Zagaias / pingalins para spinning na praia?  (Lida 19973 vezes)

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Zagaias / pingalins para spinning na praia?
« em: 11:45 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
A pergunta do tópico diz tudo. E após alguma pesquisa por aqui ainda não encontrei a resposta...

Dá para usar zagaias / pingalins para spinning em praia? Novamente, falo da zona costeira de Gaia. Na praia da Madalena e Lavadores há bastantes pedras e corrente forte. Serão as zagaias uma boa opção para aqui, ou são demasiadamente pesadas? Penso que as mais pequenas que encontrei rondam as 20-50 gramas.

Em caso afirmativo, que são uma boa opção face aos "vinis do costume" ou às amostras rigidas, qual será a melhor montagem? Podem aconselhar marcas/dimensões/cores/pesos por favor?

Deixo algumas imagens para que me possam explicar um pouco melhor  O0 8) Obrigado!

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, Madragoa66

Offline nelson sampaio

Re: Zagaias / pingalins para spinning na praia?
« Responder #1 em: 11:48 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
amostra perfeita para mares maiores
muito usadas no inverno para fazer frente ao mar

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Cordas, Madragoa66

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 12:07 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
Essas Zagaias atreladas com Raglout ou pingalim são muito usadas por aqui pela costa norte e não só com mares fortes e com muito bons resultados, a que se usa mais é com o raglout branco e verde agora pesca com cuidado pois issoanda muito pelo fundo  ;)
"born to fish forced to work"

Offline dord

• Corvina
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
« Responder #3 em: 12:16 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
Essas praias são as que melhor conheço pois são o meu quintal, e sim são muito usadas por aqui.

Na gaiapesca tens zagaias de 35 e 50gr.

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 12:18 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essas praias são as que melhor conheço pois são o meu quintal, e sim são muito usadas por aqui.

Na gaiapesca tens zagaias de 35 e 50gr.

E como te tens saído este ano? Alguma dica relativamente a amostras/vinis a usar por aqui!? Costumas pescar em que praia?

Offline dord

• Corvina
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
« Responder #5 em: 15:24 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
Este ano fui muito poucas vezes à pesca e nenhuma delas foi ao spinning.

Eu não sou expert em dicas nem tão pouco tenho segredos matadores.. o pouco que sei foi o que li aqui pelo Pesqueiro e que é de  concessso geral em qualquer lado.
Percebo a tua vontade de querer saber pormenores pois tambem já a tive mas o que precisas mesmo é de fazer lançamentos para agua e experimentares.. experimentares pesqueiros, amostras, lançamentos, buchas, etc..

Pesco no bico de cabedelo,lavadores..madalena..etc... 

boa sorte ;)

Offline andre101

• Robalo
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:26 Sexta, 20 de Maio de 2016
« Responder #6 em: 19:45 Quinta, 02 de Junho de 2016 »
Interessa-me esta tópico, vou seguir :D

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #7 em: 12:10 Sexta, 03 de Junho de 2016 »
Como o Costa disse cuidado que isso anda no fundo e conheço bem as praias que falas pq passei la ferias quando era puto, essas rochas tem muita papinha para robalos, caranguejos, mexilhão, lapas , camarao :) tens é de ter cuidado senao estas sempre a perder material
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 16:13 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Ontem na praia estava eu a lançar com vinil e amostras duras até que "pesquei" a linha do vizinho do lado, que estava a uns 50 metros de mim. Entretanto começámos a falar, pois as linhas estavam de tal modo emaranhadas que demoraram até serem separadas.

O tal pescador, aconselhou-me esta montagem para estas praias em especifico. Na realidade, as únicas vezes que pescou algo este ano foi quase sempre com isto.

A minha questão agora prende-se com o como trabalhar com isto. Isto é, um gajo ao corricar vai ter que o fazer a abrir, certo? Senão aquilo prende nas pedras…. Digo eu!???

Quanto a cores? É experimentar de tudo um pouco? E relativamente ao peso, a minha cana tem acção 20-50 gramas. Devo escolher algo a rondar os 30-40 gramas para ir o mais longe possível no lançamento?

Obrigado!

Offline andre101

• Robalo
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 16:30 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Ontem na praia estava eu a lançar com vinil e amostras duras até que "pesquei" a linha do vizinho do lado, que estava a uns 50 metros de mim. Entretanto começámos a falar, pois as linhas estavam de tal modo emaranhadas que demoraram até serem separadas.

O tal pescador, aconselhou-me esta montagem para estas praias em especifico. Na realidade, as únicas vezes que pescou algo este ano foi quase sempre com isto.

A minha questão agora prende-se com o como trabalhar com isto. Isto é, um gajo ao corricar vai ter que o fazer a abrir, certo? Senão aquilo prende nas pedras…. Digo eu!???

Quanto a cores? É experimentar de tudo um pouco? E relativamente ao peso, a minha cana tem acção 20-50 gramas. Devo escolher algo a rondar os 30-40 gramas para ir o mais longe possível no lançamento?

Obrigado!

Conheço minimamente as praias que andas, aliás ontem se calhar ainda nos cruzamos pois também andei por lá.
Em relação ao corricar, se deixares afundar não tem problema que consegues soltar bem, sem fazeres um grande esforço. Pelo que tenho lido, deixo-te aqui um excerto da forma como poderás trabalhar:

"Devido à sua composição podemos pescar em várias camadas de água tudo dependendo da velocidade de recolha que aplicarmos, a maior parte dos pescadores tem uma tendência para fazer uma recolha linear sem pausas é a mais prática e simples e completamente isenta de grande sabedoria ou técnica, essa é a maneira mais comum de utilizar as zagaias mas se pescarmos sem tandem muitas das vezes em caneiros profundos vamos ter ataques se fizermos pausas, esse ataque ocorre quando a zagaia faz o seu movimento descendente em direcção do fundo,esta técnica tem mais eficácia se pescarmos sem tandem na zagaia,. Sem tandem permite outro tipo de animação ,paragens repentinas alternadas com toques de ponteira e recolha da linha torna esta técnica eficaz em certas ocasiões."

As cores tens de te guiar pela cor/claridade de agua, o senhor da gaia pesca referiu que tem saido bem com o verde/branco, o azul/branco, o cinza pintas e com o rosa/branco.

cumprimentos, e talvez possamos combinar umas pescarias.

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 17:26 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Olá André,

Eu estive a pescar entre as 14h e 17h. Infelizmente não tirei nada. Como te correu a ti o dia? Saiu algo!? De manhã também estive pela praia, mas foi na brincadeira com o miúdo! ;)

Efectivamente temos que combinar umas pescarias, embora seja difícil marcar com grande antecedência por causa do trabalho e do miúdo. Penso que só me vou “safar” aos Domingos ou de madrugada :(

Abraço!

Offline andre101

• Robalo
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 20:19 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Olá André,

Eu estive a pescar entre as 14h e 17h. Infelizmente não tirei nada. Como te correu a ti o dia? Saiu algo!? De manhã também estive pela praia, mas foi na brincadeira com o miúdo! ;)

Efectivamente temos que combinar umas pescarias, embora seja difícil marcar com grande antecedência por causa do trabalho e do miúdo. Penso que só me vou “safar” aos Domingos ou de madrugada :(

Abraço!

Tirei um peixito mas nada de especial, também ainda estou a dar os primeiros passos.
Eu trabalho por turnos é ainda mais complicados, só nas folgas ou de madrugada também. Se bem que para isso, preciso de investir numa lanterna.

Abraço

Offline quink644

• Marlin
    • Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:31 Quarta, 09 de Março de 2016
« Responder #12 em: 20:39 Segunda, 06 de Junho de 2016 »
Há lanternas baratíssimas e para a praia só precisas dela muito esporadicamente... :-)

Offline andre101

• Robalo
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 00:22 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Já fui uma vez de noite e se não fosse uma pequena lanterna, não me tinha safado.

Qual o anzol que se encontra na figura do post inicial ? Andei a procura e não encontrei.

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #14 em: 10:06 Terça, 07 de Junho de 2016 »
Já fui uma vez de noite e se não fosse uma pequena lanterna, não me tinha safado.

Qual o anzol que se encontra na figura do post inicial ? Andei a procura e não encontrei.
É um anzol torto que é usado na montagem do pingalim, vem com argola um bocado aberta para poderes colocar um destorcedor

"born to fish forced to work"

* Tópicos Recentes

Daiwa prime caster III por Francisco Figueira [16:35 Sexta, 24 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]