collapse

Autor Tópico: Passadores - Marcas - Vantagens  (Lida 9209 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Passadores - Marcas - Vantagens
« Responder #30 em: 19:51 Quarta, 25 de Novembro de 2015 »
Retomo a conversa para dar mais uma "achega" e reconsiderar um argumento que usei...

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
A argolagem poderia danificar o verniz (alguém que "limasse" o passador), mas o inox devia resistir sem verniz - não estamos a falar de proteção por cromagem, estamos a falar de passador totalmente em inox.

Quem vive perto do mar sabe que muito pouco resiste ao tempo. Mesmo com todos os devidos cuidados inox, alumínio, etc.. é tudo uma questão de tempo.
Há um tipo de inox ( não sei qual ) que é usado nas embarcações, esse sim muito bom.

Verdade. Tal como referi, há vários tipos de aços inox, com teor em crómio substancialmente diferente e consequente resistência à corrosão consideravelmente diferente.

Também é verdade que a água salgada é tramada e a corrosão é inevitável.

Mas há passadores em que "nada acontece" durante muito tempo...

Quanto ao aço do barco. Provavelmente um inox de melhor qualidade. Mas há outros fatores. O próprio barco pode ter proteção sacrificial. Usa-se muito o zinco, que é barato e perde eletrões com facilidade (oxida-se).

Desta forma sacrifica-se o zinco para proteger o resto do barco. Quando as placas de zinco estão degradadas, substituem-se com alguma facilidade.

Por curiosidade, já repararam na base dos vossos carretos (a parte que fica no porta-carretos). Conseguem identificar lá uma placa? (nos ultegra, por exemplo, é amarela/ dourada). Essa placa é sacrificial, serve para proteger o carreto da oxidação.

Até há marcas que recomendam isolar a placa do porta-carretos caso o carreto esteja na cana por longos períodos (não esquecer que a cana conduz corrente elétrica e a placa é para proteger o carreto, não a cana toda.... :D)


Relativamente aos problemas de oxidação precoce que foram mencionados.

Refletindo mais sobre esta temática lembrei-me que já fiz anodização do alumínio. De modo simplista consiste em aumentar a camada auto-protetora (natural) do alumínio e dar-lhe alguma "durabilidade". Pensei se no aço inox, que também tem a tal camada, se procederia de igual forma.

Confirmei que sim e até que é bastante importante. Desta forma, não só o tipo de aço inox que se usa é importante como também o tratamento que lhe é dado (e aqui também é importante quem a dá, porque se for mal feito... isto pode até diferenciar a marca A da marca B - é como a cromagem.... o princípio é o mesmo, mas se for feito por quem não sabe não vai durar o mesmo).

Daí a minha retificação sobre a argolagem... Se o passador foi concebido com determinado tipo de aço a contar com uma determinada proteção natural melhorada (tratamento) e se essa proteção for riscada/ removida, ficamos com uma camada mais fina, que protegerá em condições "normais" (se o passador for limpo) mas pode não ser o suficiente para proteger se estiver muito tempo em contacto com água salgada.

E o que descrevem pode ser o caso!

Se assim for, trata-se de uma má aplicação por parte da marca.

Ainda assim, como a água salgada "é tramada", siga-se o "conselho" do Pedroko: "limpeza e proteção", independentemente da marca.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

 

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por buldog [Hoje às 19:14]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]