collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline André Fernandez

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 241
    • Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:51 Segunda, 05 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #30 em: 07:12 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar. Para bem dos stocks , espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes

Também li a notícia e congratulo-me com a proposta apresentada pela Comissão Europeia.

A ideia é proibir a pesca comercial e recreativa do robalo na primeira metade de 2016, e permitir na segunda metade de 2016 o máximo de 1 tonelada mensal para a pesca comercial, e de 1 saco de peixe para os pescadores recreativos.

Vamos ver se corre bem!!!

Quanto a si Simões, estou certo que os robalos virão de novo à sua terra e o meu amigo terá oportunidade de reviver as emoções fortes que tão bem guarda nas suas memórias.

Forte abraço.

Essa do saco esta um pouco comédia, pois o meu saco pode levar 10kg de peixe e o do vizinho 20kg... Deviam estipular kg ou n° de exemplares... Não estou a ver a malta ao surfcasting ou spinning apanhar um robalo de 3 kg durante a proibição a a mandar ao mar...
 

Offline João Pinto

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #31 em: 09:54 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não vai acontecer nada ... o pessoal está todo stressado para nada, quem cumpre as medidas vai ao carro meter o Robalo no carro, quem não cumpre até vai andar com eles á cintura como se fosse um colar  ;D

Não é por interditarem coisa alguma que o pescador vai respeitar se não houver fiscalização, a meu ver seria bem mais fácil controlar isto, era lixar os profissionais e lúdicos que não cumprem pesos máximos ou tamanhos minimos mas para isso era necessário haver fiscalização
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #32 em: 10:05 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Quando tiver tempo, logo dou a minha opinião fundamentada.

Deixo no entanto a minha opinião que é contrária a discussão apresentada pela UE.

Antes de mais isto não é uma lei, mas sim uma proposta, não se deixem ludibriar... Depois o problema não esta onde dizem estar e a solução está longe de passar por as medidas que querem apresentar.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #33 em: 11:08 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes


Acredito que esta alteração legislativa possa trazer benefícios para a espécie e que esses serão benefícios para todos. Inteiramente de acordo.
Mas num país em que se faça fiscalização, que é o que a CE deve supor que se faça, mas como o Simões bem sabe isso por cá é letra morta.

Que diferença é que há entre fazer ou não fazer a interdição de pesca ao robalo comparado com o que se faz hoje no monobóia. Eu não vejo nenhuma diferença, na monobóia hoje já é interdita a pesca a qualquer espécie, e daí, resulta alguma coisa. Há alguma fiscalização? O peixe é descarregado na marina de Leça nas barbas da PM.

Vamos a este exemplo, uma rede de xávega. Num lance captura robalos. Eles estão lá, sejam de que tamanho forem, e estão mortos. E agora como é que se faz, multa-se o armador? Ele vai dizer que não tem culpa do peixe ter entrado pelas alvitanas e que a arte está nas medidas de lei. Apreende-se o peixe, vai para uma instituição, muito bem, mas o certo é que aqueles exemplares estão mortos. E por ano em Portugal quantos milhares de exemplares de robalos são capturados nas xávegas e que nem constam das cotas e dos registos do pescado por serem vendidos nas praias. Vão acabar com a xávega, como aliás já deviam ter feito há muito tempo?

Em Portugal, nesta matéria, o que está em causa é a autoridade do Estado. Todas as artes de pesca têm uma adenda que lhes permite fazer o que querem porque a fiscalização não actua, não há efectivos para as necessidades de fiscalização.

O problema começa logo no tipo de sanções que se aplicam as estas contra ordenações. Se a lei prevê-se a perda das embarcações, das artes e dos veículos que transportassem esse pescado, a coisa piava fino, mas enquanto for tudo uma questão de papel não acredito que venha a resultar com a fiscalização que temos.

A ser aplicada esta medida, que não acredito que aconteça, o que vai é fazer subir o preço do robalo no mercado negro, depois os restaurantes têm lá uns papéis que atestam que é tudo de aquacultura.

Alguma coisa terá de ser feita, mas não vejo que esta medida possa por si só resolver o que quer que seja.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline pantao

Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #34 em: 11:23 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Dou o exemplo dos "Lúdicos" de balança de 3 barras que conheço bem, matosinhos, aveiro e figueira da foz.
Todos os dias andam a rola, nesta altura do ano que andem 50 barcos diarios, no verão que sejam 100.
Cada barco que apanhe 10-20kg de robalo. Fazendo estas médias por defeito. Barcos 50/Robalos 15kg perfaz 750kg diários. Isto tudo a multiplicar digamos por 300 dias/ano 750*300=225000Kg, sim é este valor que dá...apanhados a cana e não em redes. A estes valores acrescentamos as redes...estes não faço ideia, o pessoal que mete tudo para o saco com medida inferior. Todos estes valores não englobam os profissionais.
Se pararem meio ano do meu ponto de vista não vai adiantar nada, pode haver mais desova, mas não será uma medida que o vai proteger a longo prazo.
A grande aposta seria sim na sensibilização e fiscalização.
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #35 em: 11:36 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Eu gosto de houvir as opiniões de cada um,sinceramente o que me importa é que sejam quais forem as medidas restritivas elas melhoraram os stocks dos paises onde foram implementadas ,mas haverá sempre prevaricadores seja aqui ou na Galiza unicos locais que falo por experiencia propria porque nunca pesquei em mais lado algum.Mas mesmo prevaricando na Galiza porque  é que ainda tem peixe intermareal (zonas entre marés) ??Se lerem a Voz da Galicia verao que em média sao levantados autos na ordem das 2000 a 5000 mensais pela Guarda Civil.Furtivos nas perceves,no polvo,no marisco nao declarado,dinamite nos barcos,autos nas estradas,zebros e guardas trajados á  civil etc etc Mas a frota do alto esta de rastos ha muitos anos.So em Muxia onde existiam 20/30 embarcações so saem 2.A frota da sardinha na Corunha de 50 barcos contados dos portos de Sada e Corunha que saem na epoca so 6 em media apanham .Na zona da Biscaia salvam-se na apanha da cavala mas os barcos da Galiza e os nossos tem restriçoes de tonelagem em relação aos Vascos.Aqui a sardinha bateu no fundo,esta proibida e restringida durante meses.
Na costa vicentina existe o defeso do sargo ,alguem se expoi a pescar de dia lá??O nosso problema é que numa costa imensa de 850 kms,nao existem recursos porque somos um País pobre e devedor para além da doentia corrupção que grassa como a peste .
E cada capitania haje conforme terreno feudal em função da verticalidade e honestidade de cada comandante como tudo na vida .Claro os ludicos sao o elo mais fraco ,pescam apeados sao mais controlados,mas um dia ao sabado e domingo se a policia maritima esperasse as turisticas com o peso a mais de cada pescador..acabava-se o negocio das mesmas porque a nossa mentalidade é de carregar até cima enquanto a luz permitir....
E nao sendo muito extenso acabo com este exemplo ou dois... ha meia duzia de anos permitia-se mergulhar nas rias galegas.conhecia um tipo que fazia vida disto aqui no Porto...levava o zebro de carro ate vigo ou arosa enfiava o carro num silvado e punha o barco na agua...disparava ate nao puder mais e vinha vender os sargos e robalos a matosinhos...
As autoridades Galegas proibiram o mergulho dentro das rias com marcas balizantes que so permite o mergulho quase em mar aberto e condicionou o mergulho no inverno so ao fim-de-semana..Nunca mais esse tipo foi a espanha..

E termino com o exemplo Neo-Zelandês:
Demoraram 40 anos a mudar mentalidades de ludicos e profissionais para terem novamente peixe e lagostas...
Primeiro criaram zonas ludicas e proibiram a pesca profissional.Resultado:em cinco anos as turisticas a cana extinguiram os peixes nobres e reprodutores. ...Depois proibiram a ludica e permitiam a profissional nalgumas areas...resultado..extinção de stocks...
Por ultimo acertaram...criação de extensas bolsas interditas a pesca para todos,zona de berçários para a lagosta etc etc..Resultado??ao fim de alguns anos por motivos cientificos nao explicados o peixe e a lagosta começou a rumar para esses locais intocaveis...resultado???por efeito expansivo e ganho territorial das especies hoje toda a gente pesca satisfeita na area fora dessas zonas pelo efeito expansivo das especies...

Antonio Simoes

 

Offline tiagones

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1079
  • Agradecido: 2 vezes
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #36 em: 11:57 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
"Um saco de peixe para os pescadores recreativos" Já agora, temos que pagar mais 10 cêntimos por saco? Pode ser apenas um saquinho de 30l? Esta medida parece um bocaddo "manhosa" e sem pernas para andar..
Boas :fishcool:   
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #37 em: 15:27 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Depois de ler as opiniões dos companheiros que participaram neste post, chego à conclusão que aliás, todos nós já chegámos:

    - Os stocks de robalos estão a baixar drasticamente de ano para ano!

A notícia fala-nos de uma proposta apresentada pela Comissão Europeia com o objectivo de permitir que, nos primeiros 6 meses de 2016, o robalo possa completar o ciclo de desova com uma probabilidade aceitável de êxito.

Perguntar-se-á,,, chega?
    - Não!
    - Claro que não!!!

Mas o caminho faz-se caminhando... é apenas um começo.

Terão que haver outras medidas que possibilitem complementar estes primeiros passos...

Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

É a minha opinião,,, vale o que vale!

Parafraseando António Simões, diria o seguinte:
    - Também eu gostaria de pescar nos bancos dos areais sem fim, que percorrem a memoria de "velhos" lobos do mar, de tempos que teimam em não voltar...

Hasta la próxima marea !
 

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #38 em: 15:44 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Acho a medida pouco eficiente, contudo não estou contra.
Para a malta do spinning que está ao toda cheia de medo que já não pode apanhar robalos, podem continuar a spinnar na mesma. A diferença é que não podem reter o peixe (praticam apanha e solta). Eles proibiram a pesca ao robalo mas o anzol não escolhe o que apanha.
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #39 em: 15:46 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu, pessoalmente, sou a favor de áreas protegidas onde simplesmente a pesca deverá ser interditada.

A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #40 em: 16:04 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A proibir seria a pesca em estuários. Acho que já é feito em alguns países.


O que está interdita é a pesca COMERCIAL e esse sim devia ser interdita em estuários.

Do ponto de vista Social é uma medida sem nexo, completamente descabida. Quem diz que os estuários são berçários que me desculpe mas não percebe nadinha do que diz/escreve. Desde miúdo que pesco em estuários, seja no Tejo, Sado, ou nas Rias Algarvias. O facto de ter peixe miudo, peixe miudo existe em todos os rios, mares, a solução passa sim, por consiencialização e fiscalização.

Alguns dos maiores exemplares saem nestes espaços, onde milhares de pessoas se entreteem e passam os seus dias. O que vão fazer aos velhotes, aos desempregados? Vão dizer-lhes para se deslocarem para onde? Alguns mal têm dinheiro para comer quanto mais para se deslocarem? Então deixam de pescar durante meses??? Ah isto faz sentido nas cabeças de alguns? Optimo, é a mesma visão que os nossos governos têm acerca da governação de um país. Não havendo muito dinheiro, tira-se a quem tem em vez de se tomar medidas sérias e que visem um crescimento neste caso da população do robalo.

Por isso e nunca mudei a minha ideia ao longo dos anos, a problemática não está onde querem fazer crer as pessoas que está... O problema é de base, o problema está antes de mais na educação e depois na fiscalização, num sistema impar que "obrigue" as pessoas a cumprirem com os tamanhos minimos, com os máximos diários, etc.

Bastava isto e tenho a ideia ( certezas não posso ter) de que o problema estava resolvido. O robalo não está em extinsão, antes reduziu a sua população pelo que me parece que vamos a tempo de fazer algo útil, algo que posso permitir a todos de serem felizes na mesma e garantir que os nossos filhos também poderão um dia.

Este tipo de lei, vai apenas prejudicar as pessoas,os verdadeiros pescadores lúdicos, os outros continuarão a fazer o mesmo, a pescar, e mais grave a beneficiarem de um aumento do preço do kg. deste peixe, o que os vai alegrar certamente, assim como já me está a parecer que alguns estão felizes... Pudera, se os passarem a vender a 30 ou 40 euros o quilo vai ser uma maravilha, enquanto que NÓS os lúdicos chupamos no dedo.

Não contem comigo, acusem me do que quiserem, mas de incoerência nunca. Há muito que defendo a pesca que menos destroí e que muitos tentam dividir a fim de conseguirem outros interesses.

Qualquer lúdico consciente quer concerteza ajudar neste problema eu quero, e aceito sem problemas que se aumente o tamanho mínimo, até aceito que me diminuam o nº de capturas, mas proibir me de fazer o que gosto??? Não. Não aceito. Ainda esta semana, deitei dezenas de pequenos robalos fora, e apenas trouxe 2, ambos acima de quilo, porque sei como penso sobre toda esta temática.

Por isso não fico melindrado se tiver que reduzir algum dia melhor que tenha de pesca, se tiver que ser, que seja, masdeixar de pescar? Era o que faltava. isso não é solução, é uma imposição, igualzinha no seu conteudo as leis que retiraram ordenados e criaram sobretaxas a trabalhadores e reformados. Ou as pessoas começam a pensar a sociedade de uma forma geral e justa, ou vamos ter que levar sempre com medidas de atrasados que nos querem convencer que tem que ser porque sim e porque sim... A mim não me vão convencer disso, assim como não me convencem de que põr pessoas a passar fome ou ficar sem casa é uma "solução necessária". Pode até ser, mas para engordar alguns. Como será o caso se esta proposta avançar. Pelo que sei há países que se opuseram, vou aguardar calmamente...

Sobre as entidades fiscalizadoras, elas queixam-se de poucos efectivos, pois usem o dinheiro das licenças para isso. Fiscalizem os barcos, os pontões, a pesca profissional, os balanceiros ( que tanto estão a adorar esta medida pois só os serve a eles) e criem condições para que todos possam pescar livremente. Tudo o resto para mim é treta, e serei uma voz activa contra quem adora viver na treta...
« Última modificação: 16:12 Sexta, 13 de Novembro de 2015 por FilipePC »
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline António Ramos Reis

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 545
  • Agradecido: 26 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:30 Terça, 21 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #41 em: 16:05 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
A culpa não foi do pescador lúdico, mas sim dos arrastões. Apanhavam ás TONELADAS. Estou farto de dizer isto: como é possível ainda hoje se ver nas bancas das grandes superfícies robalos sem medida? e não são de aquicultura. A união europeia é um mer....... são uma cambada de chu....... :dificil: :dificil: :tiro2: :2dedos:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #42 em: 16:18 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este tipo de lei, vai apenas prejudicar as pessoas,os verdadeiros pescadores lúdicos, os outros continuarão a fazer o mesmo

Este é que é o busílis.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Luismbmp

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 219
  • Agradecido: 1 vezes
  • Sargos, Robalos, Douradas, o que vier é peixe...
    • Quinta do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:52 Segunda, 19 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #43 em: 16:22 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Agora imaginem que pesco um robalo consideravel, o peixe engole o anzol.
Eu não sei tirar o anzol sem ser enfiar uma tesoura na boca do peixe, e assim dou cabo da boca do peixe  ::)
Se corto o estralho, o peixe acaba por morrer na agua.

Abraço
CLICA AQUI  :)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11222
  • Agradecido: 1640 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #44 em: 16:34 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este é que é o busílis.


É porque isto que têm que pensar pelas vossas cabeças, as redes sociais e a comunicação são os meios mais manipuladores que existem. Nunca deixem na vida que vos tirem as vossas ideias e a vossa felicidade.

Os pescadores lúdicos devem estar conscientes de que há uma solução alternativa que não a que nos querem fazer aceitar. Se ela acontecer, eu faço questão de daqui a uns meses vos dizer quanto estão a pagar o quilo do robalo. Isto é tudo para tapar a verdade com interesses económicos. Nada mais. Se querem proteger o robalo, vamos a isso. Estou de acordo, e aceito restrições, proibições nunca.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]