collapse

Autor Tópico: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016  (Lida 24360 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #15 em: 18:20 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
leis de :dificil: !!!! não era melhor aumentar o tamanho mínimo!!!!

vendo cana de spinning e vinis com menos de meia dúzia de utilizações a preço simbólico , ou alugo no primeiro semestre do ano!

Aumentar o tamanho não serve em nada, pois o barcos que apanham toneladas de robalo ao separarem o peixe em alto mar o de tamanho inferior ao permitido ia ser mandado borda fora e já sem vida, o problema não é os pescadores lúdicos que pescam ao spinning, surfcasting, bóia etc etc é sim as toneladas que os grandes barcos apanham.

sim mas a proibir para  uns têm que proibir para todos. Depois havia a tal conversa dos profissionais: "então nós que precisamos de pescar para sobreviver não podemos, mas os outros que pescam por brincadeira já podem" acho que não seria justo para eles, se bem que foram eles que criaram o problema
 

Offline Hugo Tarrafa

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 140
  • Agradecido: 7 vezes
    • Pampilhosa
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:29 Sábado, 10 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #16 em: 18:43 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »

...não têm nada que ser para todos, pesca lúdica é um desporto... também é proibido conduzir a mais de 120 nas autoestradas mas os carros de F1 dão os 300 e 400 se preciso ... não há que se medir com a mesma bitola...e além disso sim , a falta de cuidado e a GANÂNCIA é que provocaram isto...
« Última modificação: 21:06 Quinta, 12 de Novembro de 2015 por Zé Maria, Motivo: tira citação desnecessária »
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #17 em: 18:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
a lei ainda nao foi aprovada mas deve mesmo ir para a frente...  :(

Fui eu comprar material e amostras para agora encostar tudo ainda por estrear... ::)
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #18 em: 18:55 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Fogo!! Só em 2016???

Eu comecei a cumprir essa lei no final de 2014... ainda não pesquei nenhum robalo desde então...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #19 em: 19:19 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes
 

Offline dord

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 440
  • Agradecido: 8 vezes
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:10 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #20 em: 19:22 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Fazer nova petição publica faz sentido?
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #21 em: 20:31 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Cá para mim o que vai acontecer é que os que não cumprem com as medidas vão continuar a apanhar e aqueles cumpridores como nós já não levavam os pequenos e agora não vão levar nenhuns...

ps: não é que me afete muito a mim porque mais depressa encontro uma agulha num palheiro do que apanho algum robalote com medida ehehehe

cumps

As medidas são necessárias já que teimam em não arranjar meios para fiscalizar ! O que dizes é certo, os que nunca respeitaram vão continuar a não respeitar mas os que respeitam deixam de apanhar robalos. Multiplica por muitas cabeças com a mesma atitude, multiplica por muitos outros que têm medo de serem apanhados pela fiscalização que não existe e deixam de ir....Tanto na pesca apeada ao fundo, á boia, ao Spinning ou de barco... Vão ser um grande numero de gente que deixa de pescar. Depois podem-me dizer que o problema não são os lúdicos, e eu concordo, mas é urgente tomar medidas. Tenho a esperança que a medida surta efeito e que um dia possa eu tambem apanhar um robalo em condições porque tal como tu é um peixe que me passa completamente ao lado  nos anos que tenho de surfcasting (refiro-me a exemplares de jeito).

Nelson Peres
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #22 em: 21:14 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
E é isto!

Não há robalos mas há outras espécies cuja retenção continua a ser permitida, teremos que nos adaptar e mudar alguns hábitos. Este é o efeito da sobre exploração do mar, uma triste mas dura realidade que no meu ver só tende a piorar.
 

Offline Tiago M.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 159
  • Agradecido: 5 vezes
    • Santiago do Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:34 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #23 em: 22:31 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nao sou o arauto ou o presidente da junta de freguesia,mas tive e tivemos alguns de nos na luta por esta lei com o Manifesto pela pesca.
Alguns nao se devem lembrar,porque ainda nao pescavam talvez,mas em 2006/2007 devo lembrar-vos que se recolheram milhares de assinaturas em lojas de pesca,na rua pelo Manifesto que fez com que pela primeira vez os pescadores ludicos fossem recebidos na assembeia da republica,que fossemos houvidos nas radios,por uma lei mais justa e defensora das especies em perigo de extinção como o robalo.Ja nessa altura (esta no manifesto)pediamos o defeso biologico da desova do robalo nos meses de Jan/Fev e proibiçao para todos incluindo ludicos e profissionais.Zonas de interdição completa da pesca como as Berlengas.Zonas de estuarios e berçários das especies ;zonas exclusivas de protecção e criação..
Na Irlanda ja e proibido ha anos e os barcos profissionais sao vistoriados em mar por velozes Zebros e policia armada.Os ludicos so podem pescar dois exemplares por dia.Qual foi o resultado???O mar da Irlanda tem milhares de robalos e a pesca ludica criou postos de trabalho,guias de pesca e criação de riqueza em zonas pobres rurais com aluguer de quartos,habitaçoes etc etc.
Agora vem esta lei que é um assunto serio e o futuro da sobrevivencia da especie e....parece-me que nada do que lutamos nao faz sentido para alguns de nós??Entao e a Bretanha ,sabem qyantas lojas ,guias vivem disto????É  brutal...mas neste momento esta tudo de acordo se bem com as habituais hostilidades dos monopólios,que este é o caminho certo para que daqui a 5 anos tenhamos novamente peixe ..porque sem isso sabem quantas lojas em Portugal fecharam por nao terem clientes ??por nao venderem iscos ,?????por nao haver peixe!!!!meus senhores.

Antonio Simoes




estou de acordo que devem ser criadas leis para defender a espécie tais como essa do defeso na época da desova, mas diz me lá qual vai ser o efeito prático se não houver fiscalização?
Vai apenas prejudicar os cumpridores  e o impacto positivo não vai ser muito grande axo eu.
Se a fiscalização fosse apertada e se houvesse uma sanções decentes como multas a sério e inibição de pescar tal como se faz com a condução, aí sim o pessoal começava a ter medo....
 

Offline Costa_Vicentina

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 817
  • Agradecido: 33 vezes
    • V.N.Milfontes
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:43 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #24 em: 22:41 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
era para investir numa cana de spinning assim,,,
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #25 em: 22:46 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Os barcos vão continuar a apanhá-los. Que eu saiba ainda não há redes nem palangres anti-robalo. E depois vão deitá-lo fora como sempre fizeram ao peixe sem valor.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #26 em: 22:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Ainda no outro dia um pescador ao meu lado levou para casa um sargo tipo porta-chaves... e guardou-o todo contente. Tudo o que apanhava levou para casa, a maioria sem medida. Conclusão: como não há fiscalização, quem antes apanhava peixe sem medida (robalos incluídos) vai continuar a fazê-lo e de forma impune.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline Alvaro Joel

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 33
    • Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:01 Sexta, 28 de Agosto de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #27 em: 22:49 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
Ora... Não vou deixar de ir à pesca só por causa da proibição.
Aliás, não sou eu que escolho o peixe que se atira ao anzol...
A policia maritima, em vez dos passeios de barco douro acima, poderia parar junto dos pescadores e ver se tem licença e pesca dentro "dos limites"
Agora se eles não actuam, a proibição acaba por cair "em saco roto"
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #28 em: 00:35 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

A lei está a chegar. Para bem dos stocks , espero que esta medida me permita pescar robalos um dia na minha terra onde eles ja nao existem.

Bem hajam.

Antonio Simoes

Também li a notícia e congratulo-me com a proposta apresentada pela Comissão Europeia.

A ideia é proibir a pesca comercial e recreativa do robalo na primeira metade de 2016, e permitir na segunda metade de 2016 o máximo de 1 tonelada mensal para a pesca comercial, e de 1 saco de peixe para os pescadores recreativos.

Vamos ver se corre bem!!!

Quanto a si Simões, estou certo que os robalos virão de novo à sua terra e o meu amigo terá oportunidade de reviver as emoções fortes que tão bem guarda nas suas memórias.

Forte abraço.
Hasta la próxima marea !
 

Offline Luis Pinto

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 98
  • Agradecido: 6 vezes
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:19 Quinta, 22 de Outubro de 2015
Re: Proibicao geral da pesca do robalo a partir 1 jan/2016
« Responder #29 em: 01:15 Sexta, 13 de Novembro de 2015 »
Concordo e assino por baixo em relação à falta de fiscalização, a época do defeso e outros... Mas, como lúdico, acho 6 meses de proibição um exagero!!

Então o que vou naquelas noites chuvosas de Abril?? Ficar ao seco em casa e ganhar juízo??  :loool:

Mas depois logo se vê...
Bom mar, cana vergada e um escamudo prá caldeirada ;)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]