collapse

Autor Tópico: Conservar teagem  (Lida 8771 vezes)

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 09 de Novembro de 2015
Conservar teagem
« em: 07:18 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Bom dia,
Deixo aqui uma dica como conservar a teagem (bicha da pedra, bicha do mar, bicha de espinho... é conhecida por vários nomes...).

NO MAR: Quando se vai apanhar a bicha leva-se o balde onde se coloca areia (quanto mais fina, melhor), aí uns dois ou três dedos de altura, e água do mar. por cima coloca-se o crivo ( pode ser um pano de serapilheira ou um crivo de lavar o arroz ). à medida que se apanha a bicha vai-se colocando no crivo. A maior parte da bicha ferida ou partida não irá passar o crivo. Depois, no final da apanha, ainda no mar muda-se a água.

EM CASA: Uma vez em casa, ligam-se de imediato o oxigenador que deve ser bem potente, se não o for devem ligar-se dois ( este aspeto é importante) deixa-se ficar umas horas até a bicha boa ter passado toda do crivo para a areia. Depois muda-se novamente a água (às vezes nem é necessário, pois, a água está limpinha e cristalina). Deve acrescentar-se água do mar ( por experiência 3 ou 4 litros de água são o suficiente, mas quanta mais melhor, claro).
Depois é ir vigiando, vendo se a água continua cristalina, se não há bichas fora da areia... se virmos bichas por cima da areia é sinal que estão feridas e devem retirar-se de imediato do balde. Se virmos a água a ficar amarelada deve-se imediatamente mudar a água ( dica para mudar a água sem desafazer a areia: Corta-se uma tampa de um balde de modo que entre no balde da bicha com pouca folga. depois segura-se essa tampa contra a areia e despeja-se a água. Para acrescentar água, deita-se a água por cima da tampa. Assim, a areia fica sempre intacta). Quando mesmo mudando a água, ela volta a ficar amarelada (sinal de que há bichas feridas ou mortas debaixo da areia), faço o seguinte: com jeitinho, meto os dedos debaixo da areia e vou retirando as bichas para outro balde com areia e água novas, rejeitando as bichas feridas, partidas ou mortas. Depois começa tudo de novo.
Quando vou novamente à bicha não a misturo com a que já tenho. fica noutro balde. Já cheguei a ter em casa 3 e 4 baldes de bicha (tenho vários oxigenadores, um com quatro saídas).
Com este método conservo bicha em casa por vários mêses. Já cheguei a ter um balde de bicha em casa durante seis mêses e a bicha sempre de boa saúde.
Depois quando vou à pesca, meto os dedos cuidadosamente por baixo da areia e tiro apenas a quantidade que imagino mais ou menos vou gastar. e coloco-a em rapilha (as algas que se apanham no local onde se apanha a bicha). No mar vou-a lavando de vez em quando, ou então encho o balde de água e mudo de vez em quando. No final a bicha que sobra, deito-a outra vez no balde de onde a tirei.
Claro que também se pode levar o balde completo com a areia, mas torna-se incómodo por causa do peso.

Gosto de dar estas dicas porque entendo que é quase um crime apanharmos um monte de bicha para, ao fim de dois, três ou quatro dias, deitar tudo fora, como já tenho visto. Devemos respeitar o que o mar, natureza,  nos dá. Nada é inesgotável...

Ladarios

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Tigolive, Mané

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar teagem
« Responder #1 em: 08:13 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Boas

Excelente contributo.
É assim a melhor maneira, sem dúvida, e falo por experiência.

Boas fainas
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: paulo pinto

Offline Francisco Belo

• Robalo
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:55 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 08:43 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Que grande partilha Ladarios  ;)
Será possível acrescentar umas fotos dos baldes, para podermos ficar realmente a saber como as tens guardadas durante tanto tempo!? ;)
E a técnica da tampa  8)
Abraço

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #3 em: 08:57 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Boa partilha!
É a primeira vez que ouço falar em tiagem a aguentar tanto tempo viva.
O processo dá um bocadinho de trabalho mas sem trabalho nada feito!  ;)

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 10:37 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Que grande partilha Ladarios  ;)
Será possível acrescentar umas fotos dos baldes, para podermos ficar realmente a saber como as tens guardadas durante tanto tempo!? ;)
E a técnica da tampa  8)
Abraço

Oportunamente colocarei as fotos...
Ladarios

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 10:42 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »

A sério, nunca te contei, não valo mesmo nada  :-[

Offline A Machado

• Marlin
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
« Responder #6 em: 10:52 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »

A sério, nunca te contei, não valo mesmo nada  :-[

Embora eu tenha quem a apanhe por mim,  >:D >:D >:D >:D , agradeço o contributo, pois, será uma forma de libertar um pouco os meus escravos... 8)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #7 em: 10:57 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Excelente contributo! Obrigado
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline jorge borralho

• Carapau
  • **
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:39 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 11:47 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Muito boa partilha obrigado.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 12:48 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Belíssimo contributo. Não sabia que se aguentava tanto tempo a teagem.
Nelson Peres

Offline VF

• Marlin
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
« Responder #10 em: 12:57 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
A sério, nunca te contei, não valo mesmo nada 
És um incurável!  ;D

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 14:25 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
O processo do companheiro ladarios é mais perfeito que o meu, as únicas diferenças do processo que eu faço, são que não uso o crivo e separo os vermes à mão  :122:
o que é dramático e tb não coloco algas de resto em tudo é igual. Não as aguento muito tempo simplesmente porque as utilizo e não tenho condições para baixar a temperatura da água.
Mas é fantástico, mas já vi algures que há quem tenha um sistema que permite a água fazer o desnível das marés, ou seja de 7 em 7 horas a água apenas se encontra no fundo da areia.

Boas fainas

Offline Rider

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 16:57 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Uso tudo é quase como a manter no seu estado natural.
Para a maioria dos pescadores é um processo trabalhoso que requer algum tempo e estar perto do mar q.b.
Para a maioria dos pescadores não é viável.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos

Offline pantao

« Responder #13 em: 17:49 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Seis meses na areia sem alimentação? Como fazes para que elas se alimentem só com areia limpa?
Qualquer animal com temperatura baixa, muda o seu metabolismo e alguns até entram em hibernação.
Eu uso a mesma técnica que tu, apenas começam a ficar muito finas e amareladas, penso que é devido a falta de alimentação.
Já experimentei usar areia "mal cheirosa" que esta debaixo das pedras com matéria orgânica em decomposição, mas duram no máximo um mesito.

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 21:04 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
O processo do companheiro ladarios é mais perfeito que o meu, as únicas diferenças do processo que eu faço, são que não uso o crivo e separo os vermes à mão  :122:
o que é dramático e tb não coloco algas de resto em tudo é igual. Não as aguento muito tempo simplesmente porque as utilizo e não tenho condições para baixar a temperatura da água.
Mas é fantástico, mas já vi algures que há quem tenha um sistema que permite a água fazer o desnível das marés, ou seja de 7 em 7 horas a água apenas se encontra no fundo da areia.

Boas fainas

Eu guardo a teagem num cave que é muito fresca, mas mesmo assim no verão o que eu faço é congelar garrafas de água e depois coloco uma garrafa de manhã, troco-a depois ao meio dia ou à noite.

Offline Alexandre Manuel

• Marlin
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #15 em: 21:08 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Eu guardo a teagem num cave que é muito fresca, mas mesmo assim no verão o que eu faço é congelar garrafas de água e depois coloco uma garrafa de manhã, troco-a depois ao meio dia ou à noite.

Boa ideia, obrigado  :fixe:

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Luis Santos 800

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #16 em: 21:15 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Seis meses na areia sem alimentação? Como fazes para que elas se alimentem só com areia limpa?
Qualquer animal com temperatura baixa, muda o seu metabolismo e alguns até entram em hibernação.
Eu uso a mesma técnica que tu, apenas começam a ficar muito finas e amareladas, penso que é devido a falta de alimentação.
Já experimentei usar areia "mal cheirosa" que esta debaixo das pedras com matéria orgânica em decomposição, mas duram no máximo um mesito.

De que se alimentam não sei ( Bem... penso que os próprios sais minerais da areia e da água do mar devem dar uma ajuda. São seres muito simples...). De qualquer modo, sei é que se aguentam tempo sem fim. Mas é verdade que ficam mais finas um bocado.
Não sei ao certo o que influencia, mas a verdade é que há alturas em que elas se aguentam mais do que noutras. Já me tem acontecido, por mais cuidados que tenha, ela começar a morrer aos poucos e aí não há nada a fazer. Um factor que acho ter influência é se se apanha nas primeiras marés vivas ou não. Tenho reparado que quando se apanha mais para o fim das marés vivas, já anda muito remexida pela concorrência dos apanhadores e fica mais frágil. Acontece muitas vezes andarmos a apanhá-la e só encontrarmos bichas feridas e partidas...

O que faço é sempre que mudo a água e mesmo assim a água fica de novo amarelada e bichas a aparecer em cima da areia, como referi no tópico, revejo a bicha toda e rejeito as feridas e partidas, mudando a areia e a água. Normalmente depois dá tudo certo.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
« Responder #17 em: 07:38 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
muito obrigado realmente a tiagem eh dos melhores iscos e é mesmo uma trabalheira ir apanha-la so para esse dia..assim certamente mesmo que durem uma ou duas semanas já é um espetáculo..

so tenho aqui uma duvida..quando você fala em meter areia depois agua depois o crivo para meter as minhocas...esse tal crivo ou serapilheira fica em cima da agua diretamente ou em cima do topo do balde?

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #18 em: 07:47 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
muito obrigado realmente a tiagem eh dos melhores iscos e é mesmo uma trabalheira ir apanha-la so para esse dia..assim certamente mesmo que durem uma ou duas semanas já é um espetáculo..

so tenho aqui uma duvida..quando você fala em meter areia depois agua depois o crivo para meter as minhocas...esse tal crivo ou serapilheira fica em cima da agua diretamente ou em cima do topo do balde?
Bom dia. Quando vou apanhar a bicha, ponho areia no fundo do balde, acrescento um pouco de água, pouca para não pesar muito. Depois ponho o crivo em cima da areia. Todas as bichas boas depressa passam para a areia.
Abraço
Ladarios

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 07:50 Quinta, 12 de Novembro de 2015 »
desde já agradeço a sua disponibilidade..ja percebi então fica entre a agua e a areia mesmo por cima da areia..

quando você fala em um oxigenador potente..trocando por miúdos (eu que não percebo nada) pode dar alguma referência do que é um bom oxigenador?? sera que com 10 ou 15 euros se compra um bom/potente?

« Última modificação: 07:52 Quinta, 12 de Novembro de 2015 por Ivo Martins. »

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 20:03 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
Tal como prometido aqui deixo algumas fotos. Fui hoje apanhar bicha para Gaia e esqueci-me do crivo. Anda-se sempre a aprender e, às vezes, de erros e esquecimentos, faz-se luz e enova-se ou simplifica-se, como neste caso. Reparei e constatei que, pensando bem, o crivo até nem faz falta nenhuma se apanharmos a bicha pondo a areia no fundo, pois a areia é o melhor crivo. Só se enfia na areia a bicha que está intacta. O crivo tem mais utilidade e aí sim, é obrigatório, se andarmos a apanhar bicha para a conservar na rapilha (algas), pois nesse caso não dá pô-la diretamente na rapilha porque fica toda misturada. Trago sempre também rapilha, mas é só para a levar no dia de pesca com a bicha que entendo precisar, pela leveza e por ser prático. Mas depois a que sobra vai outra vez para a areia.

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #21 em: 20:34 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
:fixe:

Offline PedroMrDias

• Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
« Responder #22 em: 20:42 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
Obrigado pela partilha.
Eu até já quase apanhei um peixe!

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #23 em: 06:39 Segunda, 16 de Novembro de 2015 »
desde já agradeço a sua disponibilidade..ja percebi então fica entre a agua e a areia mesmo por cima da areia..

quando você fala em um oxigenador potente..trocando por miúdos (eu que não percebo nada) pode dar alguma referência do que é um bom oxigenador?? sera que com 10 ou 15 euros se compra um bom/potente?

Bom dia. Quanto ao crivo, como já esclareci no post que coloquei ontem, apanhando a bicha para conservar na areia, nem é preciso usar o crivo se o quisermos porque a própria areia já faz de crivo ( só se enfiam na areia as bichas boas). É que ontem fui apanhar bicha e esqueci-me do crivo e coloquei as bichas em cima da areia e deu tudo certo. Lá passaram as boas e ficaram as feridas e partidas... Mas atenção agora nos próximos dias é que vou ver se dá mesmo resultado ( mas pelo sim pelo não se pusermos o crivo é sempre melhor. se quisermos conservar a bicha na rapilha (algas), aí sim o crivo é obrigatório...)). Qt aos oxigenadores, eu tenho dois da sera um deles com quatro saídas. O melhor que tem a fazer é ir a uma casa de peixes e aquários e pedir um bom oxigenador. Se for daqueles normais que se vendem por exemplo no MOdelo, são muito fracos, mas não quer dizer que não remedeiem...
Abraço
Ladarios

Offline De La Hoya

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
« Responder #24 em: 11:22 Terça, 17 de Novembro de 2015 »
Esta muito bom mesmo, obrigado pela excelente partilha  :fixe: :fixe: :fixe:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 07:17 Domingo, 10 de Janeiro de 2016 »
Bom dia pessoal! Faz no próximo dia 15 de Janeiro dois mêses que apanhei um balde de teagem e ainda está de boa saúde! Tenho outro balde apanhado mais recentemente que me tem dado mais cuidados, já tive que mudar a areia e retirar algumas bichas feridas, mas também lá continuam as bichas a viver.
Estou ansioso por melhores mares e ventos para a gastar.
Ladarios

Offline Ivo Martins.

• Marlin
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 14:30 Domingo, 10 de Janeiro de 2016 »
isso é incrivel..mas elas nao morrem a fome??

tenho outra questão..aqui na minha zona apanhamos a teagem em areias muito finas..depois de algum tempo paradas aquilo fico muito denso mesmo..sera que a grossura da areia influecia a conserva ou é indiferente? convém ser areia do local onde se apanha?
« Última modificação: 14:33 Domingo, 10 de Janeiro de 2016 por Ivo Martins. »

Offline FilipePT

• Marlin
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
« Responder #27 em: 14:54 Domingo, 10 de Janeiro de 2016 »
Sabem que tipos de minhocas se apanha debaixo das pedras das praias da figueira da foz para os lados de buarcos?
 Ja me disseram q se apanha por la minhocao, mas eu acho que é outra minhoca pois sao bem fininhas e o minhocao sao mais grossas..

Offline ladarios

• Corvina
    • Amarante, Porto
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #28 em: 08:11 Domingo, 24 de Janeiro de 2016 »

tenho outra questão..aqui na minha zona apanhamos a teagem em areias muito finas..depois de algum tempo paradas aquilo fico muito denso mesmo..sera que a grossura da areia influecia a conserva ou é indiferente? convém ser areia do local onde se apanha?

No início, guardava-a sempre na areia do local onde as apanhava. normalmente vinha até com restos de bivalves, e outros detritos ( penso que é melhor esta areia até, pois deve ter alguma comedia para elas, ).... Mas agora apanho sempre areia, mais fina ou mais grossa, conforme o local onde calha apanhá-la. Não ligo muito a isso (mas como disse se for areia do local com detritos misturados parece-me melhor), embora nunca escolha areia muito grossa. A fina é melhor para tirar as bichas sem as partir. É assim, claro que ao fim de dois meses as bichas ficam mais fininhas, mas continuam vivas e a constituir um dos melhores iscos. Também nem sempre aguentam este tempo todo. Não sei dizer o que está na origem, mas sei que há alturas em a teagem começa a sair da areia, hoje duas ou três, depois mais umas quantas e então o que faço é gastá-la o mais rápido possível. A última que gastei já passava dos dois meses e estava ótima. Pena é que os robalos não andavam por lá... Muito importante é usar potentes oxigenadores. Eu tenho dois oxigenadores muito potentes, um deles com quatro saídas... Aqueles oxigenadores baratos à venda nos hipermercados não servem. são muito fracos. Só se se puserem dois ou três a funcionar... 

Offline ajrs

• Marlin
    • Mertola/Vila Real de S.t António
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:56 Quinta, 08 de Maio de 2014
« Responder #29 em: 11:02 Domingo, 24 de Janeiro de 2016 »
Excelente tópico. Um mérito da minha parte para a amigo Ladarios pela partilha do seu conhecimento connosco.

:aplau: :fixe:
Ab.

António Silva

A PERSISTÊNCIA É QUE APANHA O PEIXE

Offline Command

• Carapau
  • **
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:40 Sábado, 21 de Novembro de 2015
« Responder #30 em: 14:33 Segunda, 01 de Fevereiro de 2016 »

No início, guardava-a sempre na areia do local onde as apanhava. normalmente vinha até com restos de bivalves, e outros detritos ( penso que é melhor esta areia até, pois deve ter alguma comedia para elas, ).... Mas agora apanho sempre areia, mais fina ou mais grossa, conforme o local onde calha apanhá-la. Não ligo muito a isso (mas como disse se for areia do local com detritos misturados parece-me melhor), embora nunca escolha areia muito grossa. A fina é melhor para tirar as bichas sem as partir. É assim, claro que ao fim de dois meses as bichas ficam mais fininhas, mas continuam vivas e a constituir um dos melhores iscos. Também nem sempre aguentam este tempo todo. Não sei dizer o que está na origem, mas sei que há alturas em a teagem começa a sair da areia, hoje duas ou três, depois mais umas quantas e então o que faço é gastá-la o mais rápido possível. A última que gastei já passava dos dois meses e estava ótima. Pena é que os robalos não andavam por lá... Muito importante é usar potentes oxigenadores. Eu tenho dois oxigenadores muito potentes, um deles com quatro saídas... Aqueles oxigenadores baratos à venda nos hipermercados não servem. são muito fracos. Só se se puserem dois ou três a funcionar... 

Ja exprimentou colocar um pouco de delicias do mar por exemplo um dia antes de mudar a agua,  faço isto com os camaroes e pilados e olhe que eles numca morrem a fome,  ou entao  coloque mesmo um pouco de marisco que apanha nas pedras e coloque la por cima da areia,  logico que no dia aseguir tem de trocar agua,  nao se esqueca tambem que precisam de um pouco de luz por dia,  o facto estarem sp num sitio escuro tambem influencia a sua sobrevivencia,  as mudas de agua sao o mais importante,  dois em dois dias é que costumo usar

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 17:45]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [Hoje às 15:29]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [Hoje às 12:25]

Prancha com motor - distância legal da costa por Beto_Manja [Hoje às 12:23]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]

Pesca na zona ribeirinha por Paulo1973 [12:16 Quarta, 08 de Outubro de 2025]