collapse

Autor Tópico: Cana para Spinning - pedido de ajuda (conselho)  (Lida 2324 vezes)

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:40 Sábado, 31 de Outubro de 2015
Cana para Spinning - pedido de ajuda (conselho)
« em: 21:53 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Boa noite,

Quero comprar uma cana de spinning para pescar com amostras rígidas e vinis (black Minnows) com pesos de 19gr a cerca de 45gr. É uma cana para pescar em molhe (na Ilha do Farol - Olhão, para quem conhece) pelo que deve ter (penso eu) cerca de 3.3m e gostaria de estar confortável para poder puxar, em peso, um peixe de 1 - 1,5 kg (mais que isso até voo lá para baixo  ;) ).
O meu orçamento é, no máximo, 200€.

Para pescar mais pesado já estou servido.

Agradeço as vossas opiniões.

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Cana para Spinning - pedido de ajuda (conselho)
« Responder #1 em: 23:08 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Barros Cana stout striker 330
Hasta la próxima marea !

Offline FilipePC

• Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 23:24 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
Claramente uma cana com passadores e por carretos fuji pois tens orçamento para isso. Nessa zona, tens anchovas... É melhor escolheres uma cana potente.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #3 em: 23:48 Sábado, 31 de Outubro de 2015 »
A speedmaster da shimabo não será uma boa opção?
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #4 em: 00:05 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
A Speedmaster teve N versões. Os modelos base não era modelos muito potentes, mas a versão power game e uma de cabo tropa cinza que tenho sim são muitooo fortes.

Saiu um modelo novo, mas não tenho ainda qualquer feedback. Aparenta ser melhor que as anteriores, parece me que agora estão mais rápidas e fortes neste modelo, mas sem alguém usar é apenas uma opinião sensorial.

Sob a zona, tenho por lá amigos e família e aquilo com os vinis dá umas corvinas e anchovas, além do molhe ser alto. É mesmo melhor que a cana seja polivalente e não uma cana fraca. Mas creio que com 200 euros se consegue uma cana de jeito.

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 00:47 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
É essa que falas.
Não sabia que tinha saído uma inovação do modelo...
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #6 em: 15:05 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A Speedmaster teve N versões. Os modelos base não era modelos muito potentes, mas a versão power game e uma de cabo tropa cinza que tenho sim são muitooo fortes.

Saiu um modelo novo, mas não tenho ainda qualquer feedback. Aparenta ser melhor que as anteriores, parece me que agora estão mais rápidas e fortes neste modelo, mas sem alguém usar é apenas uma opinião sensorial.

Sob a zona, tenho por lá amigos e família e aquilo com os vinis dá umas corvinas e anchovas, além do molhe ser alto. É mesmo melhor que a cana seja polivalente e não uma cana fraca. Mas creio que com 200 euros se consegue uma cana de jeito.

As que eu encontro têm uma acção de 60-120 (em 3.3m) o que está bem fora do que quero.

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 15:10 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Claramente uma cana com passadores e por carretos fuji pois tens orçamento para isso. Nessa zona, tens anchovas... É melhor escolheres uma cana potente.

Pois... mas estou farto de procurar e nada. Claro que não quero sacar anchovas em peso, mas se lá cair uma a cana tem que se "aguentar à bronca", pelo menos até "matar" o peixe na água.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 16:19 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Porque não a Stradic? É uma cana sensível, mas muito forte. É um meio termo. Tens a versão MH E A H. É uma cana rápida, acredita que é potente demais para aquilo que aparenta.

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 17:52 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Porque não a Stradic? É uma cana sensível, mas muito forte. É um meio termo. Tens a versão MH E A H. É uma cana rápida, acredita que é potente demais para aquilo que aparenta.

A Stradic e a Biomaster são duas opções que tenho em mente. Mas tenho encontrado muito pouca informação, especialmente no que respeita à capacidade de puxar os bichos em peso.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #10 em: 18:37 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Depende do que é puxar em peso... Qualquer uma dessas é cana para içar um bom peixe, mas existem alguns factores que alteram o momento do içar e que se pode partir uma cana.

Offline esarmento

• Boga
  • *
    • Pico, Açores
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:23 Sábado, 17 de Outubro de 2015
« Responder #11 em: 20:05 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Boas, RUI V
Também ando investigando, mas com um orçamento mais limitado...
Parece-me que, certamente entre muitas outras, a Barros Stout Striker 3.30 poderá corresponder ao que queres e, pelo que tenho visto aqui no forum, é conhecida e bem reputada e um dos argumentos de marketing dela é que levanta 8kg... para além de constar nas especificações de catálogo, tem até um video demonstrativo no site da marca.
Eu penso que nunca me arriscaria a içar com ela um peixe que se aproximasse sequer de metade desse peso (como tu, iria tentar ir buscá-lo "ao colinho"  ;) ), mas é um argumento reconfortante acerca da capacidade da cana neste aspecto!
Pelo que tenho lido aqui, é ligeiramente "durinha", mas o pessoal acha que funciona bem. A principal critica que lhe fazem é de que a qualidade dos passadores é o ponto fraco desta vara... mas, se também achares isso, com a margem orçamental que tens podes equipá-la com passadores Fuji Alconite (que um colega "expert" no assunto aqui do forum considera serem a melhor opção preço/qualidade) que se encontram por cerca de €50 na Casa Favais... e ainda talvez sobre o suficiente para os materiais e mão de obra da sua colocação, mas acerca deste custos já não tenho a menor ideia.
Julgo que assim conseguirias o que pretendes da cana, mas ouve opiniões mais fundamentadas, porque eu ainda não "pesco" nada nesta área, estou fazendo a "pré-escola" aqui no PESQUEIRO. O:-)
Se vivesse aí no continente, era uma opção que iria explorar... e o primeiro contacto para aconselhamento e orçamento seria com o Voron aqui do forum, pois pelos posts que li dele (e li-os práticamente todos, estou engripado e foi um passatempo/aprendizagem muito interessante dado o seu estilo e conteúdo), pareceu-me um profundo conhecedor, franco, inteligente e perfeccionista no que faz.
Boa sorte na decisão e muitas pescas felizes. :)

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 20:18 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Depende do que é puxar em peso... Qualquer uma dessas é cana para içar um bom peixe, mas existem alguns factores que alteram o momento do içar e que se pode partir uma cana.

A minha "escola" na pesca é a competição em águas interiores. Pescar fino, suave, movimentos treinados e fluidos (nada de "brusquidão") e.... "matar" o peixe antes de lhe aproximar o camaroeiro. Quando eu digo "matar" (é um termo que se usa no meio) refiro-me ao ponto de o cansar e, nos instantes de lhe chegar o camaroeiro, mantê-lo de boca fora de água para que não consiga respirar. Aí ele fica calmo e não há surpresas quando se assusta ao ver o camaroeiro (bom, mesmo assim, às vezes temos surpresas.
Fazendo o paralelismo para o spinning para que quero a cana que ando à procura, támbém "mato" o peixe, e só depois de o ter uns instantes com a boca fora de água (para os níveis de oxigénio no sangue <=> energia baixem o suficiente) é que puxo o peixe que. nestes casos, é 99% das vezes um peso morto. Não se vem a debater. E é isso que a cana tem que aguentar. Puxar um "peso morto" de 2 (ou 3)kg.

Offline FilipePC

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 20:22 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Isso a Stradic levanta. No entanto torno a dizer que no momento do içar é que se vê os erros de técnica de cada pessoa.
Também já vi a stout levantar isso, até porque é uma cana bem mais macia.

Offline rui_v

• Boga
  • *
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 20:34 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Boas, RUI V
Também ando investigando, mas com um orçamento mais limitado...
Parece-me que, certamente entre muitas outras, a Barros Stout Striker 3.30 poderá corresponder ao que queres e, pelo que tenho visto aqui no forum, é conhecida e bem reputada e um dos argumentos de marketing dela é que levanta 8kg... para além de constar nas especificações de catálogo, tem até um video demonstrativo no site da marca.
Eu penso que nunca me arriscaria a içar com ela um peixe que se aproximasse sequer de metade desse peso (como tu, iria tentar ir buscá-lo "ao colinho"  ;) ), mas é um argumento reconfortante acerca da capacidade da cana neste aspecto!
Pelo que tenho lido aqui, é ligeiramente "durinha", mas o pessoal acha que funciona bem. A principal critica que lhe fazem é de que a qualidade dos passadores é o ponto fraco desta vara... mas, se também achares isso, com a margem orçamental que tens podes equipá-la com passadores Fuji Alconite (que um colega "expert" no assunto aqui do forum considera serem a melhor opção preço/qualidade) que se encontram por cerca de €50 na Casa Favais... e ainda talvez sobre o suficiente para os materiais e mão de obra da sua colocação, mas acerca deste custos já não tenho a menor ideia.
Julgo que assim conseguirias o que pretendes da cana, mas ouve opiniões mais fundamentadas, porque eu ainda não "pesco" nada nesta área, estou fazendo a "pré-escola" aqui no PESQUEIRO. O:-)
Se vivesse aí no continente, era uma opção que iria explorar... e o primeiro contacto para aconselhamento e orçamento seria com o Voron aqui do forum, pois pelos posts que li dele (e li-os práticamente todos, estou engripado e foi um passatempo/aprendizagem muito interessante dado o seu estilo e conteúdo), pareceu-me um profundo conhecedor, franco, inteligente e perfeccionista no que faz.
Boa sorte na decisão e muitas pescas felizes. :)

Pois é, já vi que andamos na mesma busca (e temos os mesmos problemas com as maleitas e idade e as lesões ;) ). Eu já vi as maravilhas de levantar 8 kg em peso... Para já, se eu pescasse um robalo de 8 kg, ele vinha para cima...de berço, não era em peso. Mais a sério, aquilo parece-me marketing a mais. Nos meus tempos de pesca em águas interiores eu era mais "Amorim" que "Mário Barros", porque havia normalmente um..."enfatizar" maior das capacidades do material deste último. Contudo, ambos nos puseram à disposição, em tempos muito mais difíceis do que os de hoje, material e excelente qualidade a um preço ao nosso alcance. Eu vi no vídeo a cana a levantar sacos de engodo mas... em acção de pesca, quantas vezes conseguirá fazer aquilo com um bicho de metade do peso, sem começar a estalar, a dar cabo dos passadores, e mais sei lá o quê. Há muita gente que a tem e diz maravilhas, não duvido (e, não fossem os passadores, se calhar ia lá "cair". Pelo menos o "rombo" não era grande se desse para o torto) mas quero explorar um pouco mais as marcas de referência.... e mais leves. Que ao fim de umas horas a fazer lançamentos, o peso do material parece que vai aumentando ;)

* Tópicos Recentes

Passador fuji lowrider por buldog [Hoje às 19:14]

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]