collapse

Autor Tópico: Conservar iscos vivos - tuturiais...  (Lida 7339 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Conservar iscos vivos - tuturiais...
« em: 21:38 Terça, 27 de Outubro de 2015 »
Por ver que em cada tópico de um determinado isco cada um dá sempre um palpite de como conservar o isco em questão e depois acaba também por dar opinião sobre outros e a informação vai ficando dispersa, achei que seria porreiro concentrar tudo num único tópico....

por exemplo

Coreana -
conservo na mesma caixa onde vêem, coloco na porta do frigorífico na parte superior (prateleira dos ovos), depois quando levo à pesca e sobra molho os papelinhos com água do mar escorro e coloco no frigorífico. Neste momento já aguentei 60 dias e ainda continuam...

Minhoca Branca -
Coloco na porta do frigorífico, num recipiente em que não fiquem em grande quantidade e com água do mar uns 2 dedos acima delas e vou trocando de 2 / 3 / 4 dias, sempre com água do mar que se encontra tb no frio à mesma temperatura, devemos ter o cuidado de ir retirando as que já estão mortas....já aguentei 28 dias e estavam bem vivas, gastei-as na pesca...

De momento deixo estas duas...
« Última modificação: 21:39 Terça, 27 de Outubro de 2015 por Marco M »
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra, SeeYaPT

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #1 em: 20:59 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
continuando a minhas experiências...


carangueijos verdes

Conservo num recipiente com um ou 2 dedos de água do mar e uns limos por cima deles, na parte superior do frigorífico (o meu tem o congelador em baixo :) ) e dentro de um saco...
De vez enquando retiro-os para fora e eles até parecem mortos, mas à medida que recuperam da temperatura baixa, retomam a actividade, dou-lhes um banhito com água nova e voltam para o mesmo local

Já os aguentei mais de 1 mês...

Os restantes iscos não tenho experiências que diga que valham a pena....

Aguardo os mais experientes para colocarem aqui as vossas técnicas para outros iscos...

Salsichas
Bibis
Minhocão
Camarita
Casulo
lingueirão
...
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #2 em: 21:23 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
Boas,

Como referiste os caranguejos e muito bem irei dizer o que sei.
Ganso
  - O Ganso conservas no frio durante uma semana sem problemas nenhuns, é deixar estar.
Casulo
 - Para o casulo e caso seja fresco o melhor é a conserva. Eu aproveito-os bem frescos para que não percam o rabo e ai tens duas maneiras.
Ou salgas e congelas, ou congelas em agua do mar. Já usei os dois. OS salgados são mais rijos e secos,  a meu ver melhores para pescas diurnas. Obriga o peixe a investir com mais afinco para retirar o isco do anzol.
 os congelados em agua do mar são mais moles, mas por outro lado conservam as propriedades fotoluminescentes, o que é melhor para pescas nocturnas.
Lingueirão
o lingueirão é difícil de aguentar por dias, mesmo trocando a agua frequentemente eles acabam por morrer. A meu ver, o melhor é após a pesca e com eles vivos serem congelados. isto no caso de só irmos pescar 5 a 6 dias depois.
Camarinha
A camarinha é conservada em aquários. ja aqui foi referido num tópico.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Os restantes iscos não costumo usar, por isso não vou opinar sobre os mesmo.  :fixe:

 
há xarroco a montes....
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra

Offline nelson sampaio

Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #3 em: 21:56 Quarta, 28 de Outubro de 2015 »
sem segredos
um tópico que ajuda a poupar
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #4 em: 15:21 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por ver que em cada tópico de um determinado isco cada um dá sempre um palpite de como conservar o isco em questão e depois acaba também por dar opinião sobre outros e a informação vai ficando dispersa, achei que seria porreiro concentrar tudo num único tópico....

por exemplo

Coreana -
conservo na mesma caixa onde vêem, coloco na porta do frigorífico na parte superior (prateleira dos ovos), depois quando levo à pesca e sobra molho os papelinhos com água do mar escorro e coloco no frigorífico. Neste momento já aguentei 60 dias e ainda continuam...

Minhoca Branca -
Coloco na porta do frigorífico, num recipiente em que não fiquem em grande quantidade e com água do mar uns 2 dedos acima delas e vou trocando de 2 / 3 / 4 dias, sempre com água do mar que se encontra tb no frio à mesma temperatura, devemos ter o cuidado de ir retirando as que já estão mortas....já aguentei 28 dias e estavam bem vivas, gastei-as na pesca...

De momento deixo estas duas...


boas..em relaçao a minhoca branca para nao ficarem muito juntas pode ser um taparwere pekeno? 2 dedos acima das minhocas e a tampa fechada sim?
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #5 em: 15:46 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por ver que em cada tópico de um determinado isco cada um dá sempre um palpite de como conservar o isco em questão e depois acaba também por dar opinião sobre outros e a informação vai ficando dispersa, achei que seria porreiro concentrar tudo num único tópico....

por exemplo

Coreana -
conservo na mesma caixa onde vêem, coloco na porta do frigorífico na parte superior (prateleira dos ovos), depois quando levo à pesca e sobra molho os papelinhos com água do mar escorro e coloco no frigorífico. Neste momento já aguentei 60 dias e ainda continuam...

Minhoca Branca -
Coloco na porta do frigorífico, num recipiente em que não fiquem em grande quantidade e com água do mar uns 2 dedos acima delas e vou trocando de 2 / 3 / 4 dias, sempre com água do mar que se encontra tb no frio à mesma temperatura, devemos ter o cuidado de ir retirando as que já estão mortas....já aguentei 28 dias e estavam bem vivas, gastei-as na pesca...

De momento deixo estas duas...


boas..em relaçao a minhoca branca para nao ficarem muito juntas pode ser um taparwere pekeno? 2 dedos acima das minhocas e a tampa fechada sim?

Boas.
A minha experiência tem sido com uma caixa daquelas redondas do tipo para a sopa dos prontos a comer e com a tampa colocada, (como por exemplo agora tenho umas 15/16 estão à larga, mas não convém amontoá-las muito :) ) ...e coloco uns 2/3 dedos de água ... depois de 3 a 4 dias troco a água que tenho numa garrafa no frig. de modo a que esteja à mesma temperatura... estas que tenho agora já têm 8 dias comigo e troquei 2 vezes a água (troquei ainda hoje mesmo) e estão bem vivas...quando digo troquei, quero dizer que eu retirei-as da água velha e coloquei-as em água nova...ou seja não escorri a água e coloquei nova...tem de se ter cuidado para não partirem ao fazer a transacção!
« Última modificação: 15:48 Quinta, 29 de Outubro de 2015 por Marco M »
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #6 em: 15:48 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
ok marco obrigado,,eu ontem comprei uma garrafa delas e trokei a agua...mas vou metelas num taparwere com agua nova..tenho ali uma garrafa de litro e meio com agua do mar..elas assim na garrafa pekena estao amontadas..pensava k era precizo trocar tods os dias..obrigado
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #7 em: 15:59 Quinta, 29 de Outubro de 2015 »
A ideia será trocar quando a água começa a ficar suja...mas para evitar descuidos e perde-las o melhor é estarmos atentos e qd vermos que está a necessitar, trocamos, mas apesar de ainda aguentar mais dias tenho optado por trocar ao 3º ou 4º dia...

Depois vai dando o feedback... eu apenas apliquei algumas dicas que fui encontrando e ajustando às minhas condições...mas se houver algo mais simples ou a melhorar é bom para todos.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #8 em: 21:22 Domingo, 01 de Novembro de 2015 »
Deixar qualquer isco em garrafas só mesmo por pouco tempo. Num tupperware todo o isco fica com mais espaço e aguenta-se muito mais tempo. Eu não mudo a agua todos os dias porque não vale a pena. 3/4 dias em média, conforme esteja a agua. Separar qualquer tipo de minhoca que já esteja débil para não contaminar a agua e matar as outras. Os minhocões morto deito fora, as borracheiras partidas, rasgadas de que maneira forma separo em garrafas e mudo a agua todos os dias. É incrível o que aquele bicho aguenta. Mesmo partidas, desde que se mude a agua estão sempre prontas para pescar leve os dias que levar... Ao mudar a agua atenção á diferença de temperatura. A borracheira aguenta mas a minhoca branca (minhocao) rebenta. Eu não tenho agua no frigorífico para mudar. O que faço é retirar os tupperwares do frigorífico e deixo estar cá fora uns minutos. Depois retiro a agua e deixo-os 1 ou 2 minutos a seco até os colocar novamente na agua nova. O metabolismo deles já aqueceu e estão preparados para a temperatura da agua nova.
A questão da tampa para mim não faz sentido. Ter ou nao ter é igual.

Salsicha - meto-as num tupperware e deixo-as numa geleira com 2 placas de gelo azuis e vou mudando todos os dias. É a forma melhor que tenho de as conservar e aguentam-se bem uma semana. Depois desse tempo ou já as gastei ou dei... Antes deixava no frigorífico, embrulhadas em jornal mas nunca aguentaram o frio do meu frigorífico.

Lingueirão - Deixo-os em molhinhos apertados com fio elástico e duram 3/4/5 dias. Todos os dias mergulho-os em agua.

Caranguejo- Deixo-os no frigorífico e todos os dias também deixo-os uns minutos dentro de agua. Se repararem, quando fizerem este processo eles fazem o seu cocózinho. Depois disto voltam outra vez para a caixinha seca até ao dia seguinte. Se não fizer isto morrem muito mais cedo e com este processo , assim que recuperam a temperatura ideal continuam com a energia da primeira vez.
« Última modificação: 21:41 Domingo, 01 de Novembro de 2015 por NelsonP, Motivo: acrescentar informação »
Nelson Peres
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: DGuerra

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #9 em: 18:06 Quarta, 11 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por ver que em cada tópico de um determinado isco cada um dá sempre um palpite de como conservar o isco em questão e depois acaba também por dar opinião sobre outros e a informação vai ficando dispersa, achei que seria porreiro concentrar tudo num único tópico....

por exemplo

Coreana -
conservo na mesma caixa onde vêem, coloco na porta do frigorífico na parte superior (prateleira dos ovos), depois quando levo à pesca e sobra molho os papelinhos com água do mar escorro e coloco no frigorífico. Neste momento já aguentei 60 dias e ainda continuam...

Minhoca Branca -
Coloco na porta do frigorífico, num recipiente em que não fiquem em grande quantidade e com água do mar uns 2 dedos acima delas e vou trocando de 2 / 3 / 4 dias, sempre com água do mar que se encontra tb no frio à mesma temperatura, devemos ter o cuidado de ir retirando as que já estão mortas....já aguentei 28 dias e estavam bem vivas, gastei-as na pesca...

De momento deixo estas duas...


boas..em relaçao a minhoca branca para nao ficarem muito juntas pode ser um taparwere pekeno? 2 dedos acima das minhocas e a tampa fechada sim?

Boas.
A minha experiência tem sido com uma caixa daquelas redondas do tipo para a sopa dos prontos a comer e com a tampa colocada, (como por exemplo agora tenho umas 15/16 estão à larga, mas não convém amontoá-las muito :) ) ...e coloco uns 2/3 dedos de água ... depois de 3 a 4 dias troco a água que tenho numa garrafa no frig. de modo a que esteja à mesma temperatura... estas que tenho agora já têm 8 dias comigo e troquei 2 vezes a água (troquei ainda hoje mesmo) e estão bem vivas...quando digo troquei, quero dizer que eu retirei-as da água velha e coloquei-as em água nova...ou seja não escorri a água e coloquei nova...tem de se ter cuidado para não partirem ao fazer a transacção!


Só por informação e infelizmente por ainda não ter ido à pesca :P

Coreana -- ainda vivas -- 75 dias :P
Minhoca banca -- bem vivas -- 21 dias
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #10 em: 19:08 Segunda, 30 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Coreana -- ainda vivas -- 75 dias :P
Minhoca branca -- bem vivas -- 21 dias


Ponto da situação final...

Coreana aguentei 78 dias, levei para a pesca estavam bem vivas e até tirou peixe ... uma mucharra :P   o Pjc é testemunha :D

Minhoca Branca aguentei 38 dias, levei para a pesca e estavam ainda bem vivas

Bibis aguentei 14 dias gastei-os na pesca e ainda estavam bem vivos
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline FilipePT

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 604
  • Agradecido: 8 vezes
    • Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Terça, 12 de Maio de 2015
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #11 em: 19:13 Segunda, 30 de Novembro de 2015 »
E o grilo, alguem sabe como o conservar vivo? É um isco que nunca usei mas tou a pensar comprar porque tem saido muito peixe por aqui com esse isco.
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #12 em: 01:01 Terça, 01 de Dezembro de 2015 »
É um bom tópico. Obrigado pelas partilhas.
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline Mguima

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 370
  • Agradecido: 37 vezes
    • Azeitão
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:56 Terça, 01 de Dezembro de 2015
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #13 em: 01:34 Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 »
Bom tópico  :aplau:

Já agora os bibis é o mesmo procedimento que a minhoca branca e as borracheiras?
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservar iscos vivos - tuturiais...
« Responder #14 em: 20:02 Terça, 10 de Janeiro de 2017 »
bibis
Tenho-os deixado nas caixas onde vêem, na porta do frigorífico na parte superior onde tem uma tampa... e de 3 ou 4 dias retiro-os para uma cx com água do mar, durante umas horas...depois volto a colocar na caixa original humedecendo as esponjas com a água do mar... vou repetindo este processo... já aguentei vivos cerca de 20 dias e apanharam peixe.
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:03]

Dúvida sobre estralho. por Rider [Hoje às 11:32]

? acção rápida mas progressiva ? por Madragoa66 [Hoje às 00:30]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]