collapse

Autor Tópico: montagem de corrico com boias de agua  (Lida 17763 vezes)

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:06 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
montagem de corrico com boias de agua
« em: 12:35 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
boas
ja se falou aqui da montagem de corrico pesado e com boia de agua penso que tbm é deveras importante.fica aqui aminha:

para mares relativamente mexidos:boia de agua 60 gramas ha qual meto um estralho pequeno de mono 0,60 aonde enfio um destocedor de correr com missangas e ligo ha linha do carreto multi0.19 com um pequeno destorçedor depois monto lhe um estralho de fio 0,35 ou 0,40 0,25,depende do como  tiver o mar e se for de dia ou noite e junto lhe a amostra.
para mares mais brutos mudo o tamanho da boia 90 a 120 gramas mas aqui as boia encho as de silicone porque geralmente nestas condiçoes pesco mais aonde há mais pedra e faz com que as mesmas aguentem mais a pedrada(uso raramente bullrags mas prefiro as boias de água) em ambos os casos o estralho depende do mar mas se o mar estiver calminho tbm se pode corricar com um estralho maior mas geralmente 0,25 e aqui geralmente é para as bailas e reduz se o tamanho da boia por exemplo para 30-40 gramas.poderá nao ser a maneira mais correta mas para mim é oque uso e vai dando para o gasto como se diz.
abraço
abraço

Offline Braga

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: montagem de corrico com boias de agua
« Responder #1 em: 21:23 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Boas

Então o pessoal do corrico, não opina neste tópico?

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 22:35 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Amigo, não te posso ajudar, pois no corrico apenas experimentei uma ou duas vezes com o meu pai.
É uma modalidade que tenho de "aprofundar" e experimentar
De certo alguém te dará opinião.
Abraço
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 23:41 Domingo, 19 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
companheiro esta é uma pesca que pratico contudo apenas queria aprofundar mais este tipo de pesca e tbm para ajudar a esclareçer nao so a mim mas a todos aqueles que as tenham as duvidas que por vezes existem e que tem mais do que aparenta......

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 13:04 Quarta, 22 de Janeiro de 2014 »
 ::) ::) ::) ::) ::) Usar estralhos de 0.40 ou 0.45 para corricar, é de quem está à espera de apanhar robalos de 30kg , ou mais........................penso eu!!! Que se use bóias/buldos de gramagem diferente para mares diferentes, tudo bem, mas em qualquer mar se apanha peixe grande com estralho de 0.30/0.35 no máximo................................p enso eu de que. Já apanhei robalos de 4kg com estralhos de 0.25 Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #5 em: 05:49 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »
::) ::) ::) ::) ::) Usar estralhos de 0.40 ou 0.45 para corricar, é de quem está à espera de apanhar robalos de 30kg , ou mais........................penso eu!!! Que se use bóias/buldos de gramagem diferente para mares diferentes, tudo bem, mas em qualquer mar se apanha peixe grande com estralho de 0.30/0.35 no máximo................................p enso eu de que. Já apanhei robalos de 4kg com estralhos de 0.25 Abraço.

boas

quem está há espera de apanhar robalos de 30 kilos :o.......ou corvinas de 20 ;)..............................depende do local aonde se pesca.............e do que se espera dele ou do que já nos tocou na outrA ponta......................

Offline Nuno Xavier

• Robalo
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:54 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #6 em: 08:38 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »
Olhem que eu no corrico não dispenso um estropo de 0.41...

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #7 em: 12:33 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »

:o :o :o :o Mas tu és brutus, ó Xavier  O0 O0 O0 O0 :)) :)) :)) :)) :)) :)) :))

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 12:38 Quinta, 23 de Janeiro de 2014 »

:o :o :o :o Mas tu és brutus, ó Xavier  O0 O0 O0 O0 :)) :)) :)) :)) :)) :)) :))

Joga pelo seguro e cada um sabe de si, eu uso 0,30mm em mares calmos e zonas que não tenho pedras pela frente e 0,35mm em zonas que tenha pedras e em mares mais brutos  ;) mas ja tive ocasiões que se esivesse a pescar com 0,45mm era capas de não perder o peixe que perdi  ;D ;D
"born to fish forced to work"

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #9 em: 19:09 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Este tópico leva-me a crer que mais vale prevenir que remediar não é Costa ?! :P Perder um bom peixe por causa do fio é muito chato. Por isso já comprei o fio para a montagem pesada do Xavier. Nunca se sabe e em determinados locais um dia por ser o dia!! :fixe:
Nelson Peres

Offline Josy

• Corvina
    • Setubal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:39 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 21:02 Segunda, 27 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Para essa pesca o minimo que uso é 0.33 e é o FXR que tem uma resitência como muitos dos 0.40.

Quando perco um peixe com anzol na boca por causa do fio ter partido não me sinto um pescador, sinto-me um idiota.

Cumprimentos.

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #11 em: 12:41 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Para essa pesca o minimo que uso é 0.33 e é o FXR que tem uma resitência como muitos dos 0.40.

Quando perco um peixe com anzol na boca por causa do fio ter partido não me sinto um pescador, sinto-me um idiota.

Cumprimentos.

BEM dito.......... ;)

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #12 em: 23:28 Terça, 28 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Cumprimentos.

Não vejo isso assim mas tento compreender a tua opinião. Vais preparado para o grande nesse tipo de pesca. Noutros tipos de pesca utiliza-se fios mais finos, muito mais finos e tambem se tiram belissimos peixes !! Dá até mais prazer trabalhar o peixe com uma linha fina do que rebocar á confiança com um fio mais grosso.... E numa luta leal qualquer um pode vencer. Será que vencer sempre á força têm assim tanto mérito quanto o pescar mais fino têm de demérito ?!!!
Nelson Peres

Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: IlhaFarol

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #13 em: 06:29 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »
Boas,

Cumprimentos.

Não vejo isso assim mas tento compreender a tua opinião. Vais preparado para o grande nesse tipo de pesca. Noutros tipos de pesca utiliza-se fios mais finos, muito mais finos e tambem se tiram belissimos peixes !! Dá até mais prazer trabalhar o peixe com uma linha fina do que rebocar á confiança com um fio mais grosso.... E numa luta leal qualquer um pode vencer. Será que vencer sempre á força têm assim tanto mérito quanto o pescar mais fino têm de demérito ?!!!

boas
eu concordo com o companheiro josy nesta perspectiva :para mim e apenas é a minha opiniao e perspectiva nao se trata de mérito ou demérito trata se por vezes de locais de pesca e do tipo de pesca Locais :raramente faço este tipo de pesca em pesqueiros de areia maioritariamente mistos sempre com muita rocha há mistura logo preciso de alguma resistênçia no material e o tipo de pesca pois por vezes corrico 2-3-4-6-horas e se e quando for algum maior quero ter a confiança no material de que fiz tudo ao meu alcançe para fazer a diferença em nao gradar se a situaçao surgir porque corricar é uma pesca em que as grades nao faltam e é preçiso gostar se realmente desta técnica e depois de tantas horas termos um bom peixe e perdemo lo por causa deste caso do fio é treta e outro factor tbm depende por vezes do pesqueiro pois no meu caso há pesqueiros em que as corvinas dao a sua graça e com 0,fino já era..noutras pescas como hás tainhas ou fataças 0,14-0,16 é diferente bem como com fios mais finos hás salemas, sargos ou até peixe porco sao outras pescas outros pontos de vista.

ABRAÇO

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 07:46 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »
Compreendo essa perspectiva e acredito que entento o que o Josy quis dizer. :sim:
Nelson Peres

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #15 em: 09:43 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »
Falar sem saberem do que me estava a referir e fazer alguns comentários que nem merecem comentar mas enfim, vou falar.

Quando me referi e passo a citar
Inserir Citação (seleção)
mas ja tive ocasiões que se estivesse a pescar com 0,45mm era capas de não perder o peixe que perdi  ;D ;D
o companheiro Josy e o robalinho não sabem nem eu disse em que situações foi, pois é o peixe enfiou-se nas pedras percebes, idiota podemos nos sentir e senti um bocado porque tambem senti que não trabalhei o peixe se calhar da melhor maneira embora e quem conhece sabe que o pesqueiro é muito dificil ou seja é um cais desativado e tem calhaus uns 20 metros á tua frente mas não vale a pena estar aqui a divagar mais mais porque por a linha partir por partir felizmente ao corrico ainda não perdi nenhum para já que atenção não sou melhor que nimguem muito pelo contrario não percebo nada disto simplesmente gosto de pescar e falo o que faço mais nada  ;) ;)

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #16 em: 21:07 Quarta, 29 de Janeiro de 2014 »
Nas pedras não dispenso o 0.35 com mar mais activo.
Mas não sou pro.Gosto é de ir á pesca.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline robalinho

• Corvina
    • uk
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #17 em: 09:37 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 »
Falar sem saberem do que me estava a referir e fazer alguns comentários que nem merecem comentar mas enfim, vou falar.

Quando me referi e passo a citar
mas ja tive ocasiões que se estivesse a pescar com 0,45mm era capas de não perder o peixe que perdi  ;D ;D
o companheiro Josy e o robalinho não sabem nem eu disse em que situações foi, pois é o peixe enfiou-se nas pedras percebes, idiota podemos nos sentir e senti um bocado porque tambem senti que não trabalhei o peixe se calhar da melhor maneira embora e quem conhece sabe que o pesqueiro é muito dificil ou seja é um cais desativado e tem calhaus uns 20 metros á tua frente mas não vale a pena estar aqui a divagar mais mais porque por a linha partir por partir felizmente ao corrico ainda não perdi nenhum para já que atenção não sou melhor que nimguem muito pelo contrario não percebo nada disto simplesmente gosto de pescar e falo o que faço mais nada  ;) ;)
BOAS
caro companheiro costa espero que nao haja nenhum mal entendido??'!!!pela maneira que começou este post??!!!!entendi perfeitamente o que falou revi me na mesma situaçao concordei com o companheiro josy pois é um sentimento da treta espeçialmente em pescas de muita persistênçia e tentei explicar o meu ponto de vista ao companheiro nelson p,mas por um lado concordo em relaçao aos comentários
porque cada um pesca como sabe e entende e os fóruns existem para isso mesmo para partilhar ideias e evoluir mos da mesma maneira que já vi caprturarem douradas com 0,22 já vi corricarem com 0,50 se estao há espera de um peixe mesmo grande nao sei mas é a maneira de pescar dos mesmos e eu só tento compreender o porquê sabendo de antemao que para robalos de 30 quilos nao será mas a pesca é isto............espero que esteja tudo esclareçido.
ABRAÇO

""
 ::) ::) ::) ::) ::) Usar estralhos de 0.40 ou 0.45 para corricar, é de quem está à espera de apanhar robalos de 30kg , ou mais........................penso eu!!! Que se use bóias/buldos de gramagem diferente para mares diferentes, tudo bem, mas em qualquer mar se apanha peixe grande com estralho de 0.30/0.35 no máximo................................p enso eu de que. Já apanhei robalos de 4kg com estralhos de 0.25 ""Abraço.

« Última modificação: 09:41 Quinta, 30 de Janeiro de 2014 por robalinho »

Offline tiagones

• Marlin
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #18 em: 13:37 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Para que o Raglou afunde não é necessário adicionar um chumbo daqueles pequenos? ou basta trocar os anzóis que normalmente vêm, por anzóis em inox? 
Boas :fishcool:   

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #19 em: 13:41 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Para que o Raglou afunde não é necessário adicionar um chumbo daqueles pequenos? ou basta trocar os anzóis que normalmente vêm, por anzóis em inox? 
Não sou a melhor pessoa para falar disto mas com boia de agua o raglout vai á superficie. Se quiseres que vá no fundo em vez de boia de agua usas chumbo
Nelson Peres

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #20 em: 14:22 Terça, 25 de Fevereiro de 2014 »
Boas

Para que o Raglou afunde não é necessário adicionar um chumbo daqueles pequenos? ou basta trocar os anzóis que normalmente vêm, por anzóis em inox

;) ;) ;) Exacto, é assim que eu faço ó Tiago!!! Abraço

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #21 em: 09:50 Terça, 04 de Novembro de 2014 »
Boas.
Ninguém arranja um esquema da dita montagem para que se possa perceber melhor a ideia?
É que talvez me aventure a experimentar esta técnica...
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline tiagones

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #22 em: 11:25 Terça, 04 de Novembro de 2014 »
Boas.
Ninguém arranja um esquema da dita montagem para que se possa perceber melhor a ideia?

Acho que esta a falar desta montagem Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre tanto serve para chumbadas como bóia de água. Desde que comecei a usar tive muito menos enleios.

Offline Marco M

• Marlin
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #23 em: 12:15 Terça, 04 de Novembro de 2014 »
Boas.

Acho que esta a falar desta montagem Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre tanto serve para chumbadas como bóia de água. Desde que comecei a usar tive muito menos enleios.

Obrigado!
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
« Responder #24 em: 18:13 Terça, 04 de Novembro de 2014 »

Sendo tu da Figueira, vai um dia até ao bico da Lusitânia e repara bem na montagem que usam para corricar. É feita com nylon de cerco  :fixe:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!

Offline tiagones

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #25 em: 22:00 Terça, 04 de Novembro de 2014 »

Sendo tu da Figueira, vai um dia até ao bico da Lusitânia e repara bem na montagem que usam para corricar. É feita com nylon de cerco  :fixe:

Não sei onde fica esse local, mas já reparei que no molhe muitos pescadores utilizam esse nylon. No inicio também usei porque encontrei numa rede na praia mas depois comprei uns metros a avulso.

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #26 em: 22:37 Terça, 04 de Novembro de 2014 »

… onde fica esse local ……

Offline tiagones

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #27 em: 22:53 Terça, 04 de Novembro de 2014 »

Por acaso nunca corriquei aí. Tenho apanhado cada grade ao corrico que nem sei para que pesqueiro me virar  :-|

Offline Caparzo

• Marlin
    • Coimbra/Figueira da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:13 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #28 em: 07:51 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »

Por acaso nunca corriquei aí. Tenho apanhado cada grade ao corrico que nem sei para que pesqueiro me virar  :-|

Junto-me ao clube... Onde conseguiste comprar o nylon de cerco? Tenho andado a procura e não encontro, as MMX estão-se a acabar.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #29 em: 09:46 Quarta, 05 de Novembro de 2014 »
Boas

Boas Tiago,

Podes sempre usar as bombetes, um tipo de bóia afundante. Comprei agora umas mas ainda não as experimentei.
Nuno Conceição

Offline MNunes

• Marlin
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
« Responder #30 em: 10:21 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Bom dia

Seria possível publicar uma foto com a sua montagem.
Está bem explicado, mas se desse para ver, tiraria muitas dúvidas.

Cumprimentos
MNunes
Hasta la próxima marea !

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #31 em: 10:57 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Bom dia

Seria possível publicar uma foto com a sua montagem.
Está bem explicado, mas se desse para ver, tiraria muitas dúvidas.

Cumprimentos
MNunes

8) 8) Ó Nunes, podes tirar umas ideias desta fotos se quiseres!!! Abraço

[Atalho: Você não está autorizado a visualizar anexos ]

« Última modificação: 11:02 Terça, 19 de Maio de 2015 por Cabé »

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #32 em: 11:25 Terça, 19 de Maio de 2015 »
...boia de água à qual meto um estralho pequeno de mono 0,60 aonde enfio um destorcedor de correr com missangas e ligo à linha do carreto multi 0.19 com um pequeno destorcedor depois monto lhe um estralho de fio 0,35 ou 0,40 0,25 depende do como  tiver o mar e se for de dia ou noite e junto lhe a amostra.

Tenho algumas perguntas:
1- Qual a finalidade do estralho pequeno de mono 0,60?
2- Tamanho do estralho pequeno, 1 palmo, 2 palmos?
3- A boia liga ao estralho pequeno, com clip ou só com 1 nó?
4- A boia liga à linha do carreto, com destorcedor-clip ou só com destorcedor simples e nó?
5- O destorcedor de correr é para o estralho da amostra?
6- Quantas braças leva o estralho da amostra?
7- A boia quando leva silicone é toda cheia, 3/4, 1/2 ?

Desculpe as perguntas, mas não há outra maneira de aprender alguma coisa.
Já percebi por mim próprio que a pesca tem muito a ver com estado do mar, vento, dia ou noite, natureza do pesqueiro, comprimento da cana, mas há questões técnicas e refiro-me nesta caso às <montagens> que importa saber para ter algum sucesso!!!

Cumprimentos.
MNunes
« Última modificação: 11:42 Terça, 19 de Maio de 2015 por MNunes »
Hasta la próxima marea !

Offline Hugo Cardoso

• Marlin
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
« Responder #33 em: 11:39 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Desculpa mas eu nao pesco com boia de agua tinha um amigo que tirava as 25 tainhas por tarde com medalha e boia de agua mas eu pesco apenas com destrucedor e amostra apenas boas pescs :)

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #34 em: 11:51 Terça, 19 de Maio de 2015 »
...medalha e boia de água?
Será que é aquela amostra com colher giratória?
Hasta la próxima marea !

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
« Responder #35 em: 11:54 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Sendo semelhante à MMX, vou tentar responder, se cometer algum erro alguém me há-de corrigir
A diferença é que a MMX é feita com um bocado de cordel resistente (nylon), e as missangas com destorcedor são fixas entre 2 nós, como podes ver nas fotos do Cabé.
Tenho algumas perguntas:
1- Qual a finalidade do estralho pequeno de mono 0,60?
Evitar enleios entre a boia e o estralho da amostra
2- Tamanho do estralho pequeno, 1 palmo, 2 palmos?
A rondar um palmo (+/- 20cm)
3- A boia liga ao estralho pequeno, com clip ou só com 1 nó?
Como preferires. Como é fácil e barato de fazer, costumo meter uma para cada buldo e prendo com nó
4- A boia liga à linha do carreto, com clip ou só com 1 nó?
A linha do carreto liga ao destorcedor da ponta oposta do estralho pequeno, normalmente com um clip para ser fácil desmontar
5- O destorcedor de correr é para o estralho da amostra?
Sim
6- Quantas braças leva o estralho da amostra?
Entre uma braça até ao comprimento do carreto à ponteira da cana. Menos não trabalha bem, mais é difícil lançar.
7- A boia quando leva silicone é toda cheia, 3/4, 1/2 ?
Uso buldo, mas acho que quando se enche as boias de água é todas, para ficarem mais resistentes. Se enchesses parcialmente à primeira pancada partia na mesma

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #36 em: 12:33 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Obrigado Zé Maria

Já tentei fazer em cordel resistente (nylon) mas o estralho da amostra enleia sempre no nó do destorcedor que liga à madre na hora de recolher.

Segue 1 foto para ver se me diz o que está mal.

Cumprimentos
MNunes
Hasta la próxima marea !

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #37 em: 12:39 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Companheiro no destorcedor do meio onde colocas o estralho devia ter ai duas missangas para rodar melhor acho que deve ser isso que esta a fazer enrolar tudo ou seja o destorcedor fica preso  ;)

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #38 em: 12:40 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Tás quase lá :D

Convém pores umas missangas no destorcedor do meio para rodar melhor. Dos chineses de fazer colares dão bem, desde que redondas :D

O nó não convém ficar com a ponta solta como tens. O melhor é arranjar um bocado de manga térmica e cobrir o nó, mas podes sempre queimar a ponta para ficar mais junto ao nó.

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #39 em: 13:07 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Obrigado companheiros.

As perolas dos colares chineses é uma boa dica, aliás parece-me ser o único tamanho possível para aquela montagem :-)
Cortar a ponta mais rente, também já me tinha lembrado, mas queria ver a vossa opinião.
Manga retrátil é o acabamento 100% perfeito, sem dúvida!!!

Mas numa primeira análise, diria que o destorcedor assim montado não estava a rodar livremente 360.º porquanto os nós do meio sempre lhe davam algum travamento.

Boas dicas pessoal amigo.

Ahhh já agora!!!
Apesar de algumas ações de pesca, quanto a peixe,,, nem senti-lo :-(
Mas enfim, corricar é mesmo assim... 2 ou 3 horas a bombar e nada, grade pra casa.
Talvez não conheça os pesqueiros certos para corricar.
Hasta la próxima marea !

Offline Zé Maria

• Nerd!
  • Marlin
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #40 em: 14:07 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Vai-te habituando, às vezes são semanas sem ver peixe. Mas quando por fim sentes um vale logo a pena a espera.

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #41 em: 17:41 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Obrigado Zé Maria e a todos que me ajudaram.
Agora só falta umas dicas sobre uns spots de jeito à volta da região de Lisboa num raio de 50 km...
È só para sentir aquela adrenalina, eu prometo que os devolvo ao mar ;)
Hasta la próxima marea !

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #42 em: 17:56 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Não sendo uma pesca que eu faça, ainda assim, vou meter a colher ………  :o

Já tentei fazer em cordel resistente (nylon) mas o estralho da amostra enleia sempre no nó do destorcedor que liga à madre na hora de recolher.

Segue 1 foto para ver se me diz o que está mal.

Acho que ao modelo de teste falta-lhe o essencial para ser uma MMX. A MARIQUICE, que para muitos é apenas isso, mas na realidade chamasse detalhe, pormenor, dominar a medida. Por vezes a distância entre o sucesso e o insucesso destas montagens está nos milímetros.

Dois aspectos que à vista me parecem menos bem, para além do que já foi referido. A qualidade (características) do fio, que o Zé Maria referiu ser nylon e que não é esse tipo de nylon, e a extensão da montagem. Parece-me muito grande a distância entre o destorcedor do estralho e o destorcedor que vai ligar à madre.

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #43 em: 18:00 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Ok amigo, fica o seu comentário.
« Última modificação: 18:03 Terça, 19 de Maio de 2015 por MNunes »
Hasta la próxima marea !

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #44 em: 22:39 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Talvez não conheça os pesqueiros certos para corricar.

Isso é uma pesca de mar mexido. De preferência na praia onde haja rebentação.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #45 em: 23:08 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Sem dúvida que sim.
Já andei aqui pela Caparica junto ao pontão da praia do CDS mas só dá alguma coisa para quem faz pesca à boia.
Hasta la próxima marea !

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #46 em: 00:04 Quarta, 20 de Maio de 2015 »
Sem dúvida que sim.
Já andei aqui pela Caparica junto ao pontão da praia do CDS mas só dá alguma coisa para quem faz pesca à boia.

É ir tentando e apurando a técnica... ou arte.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #47 em: 01:24 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Amigos:

Obrigado a todos pelas dicas sobre a montagem da boia de água para corricar.

Depois de fazer as afinações na montagem MMX sugeridas pelos companheiros, ou seja:
A colocação das pérolas, reduzir o comprimento do nylon, etc... já consigo lançar e recolher na boa sem qualquer problema estralhos de 3m com uma vara de 4,20m

Hoje fui até aos pesqueiros do  Guincho-Cascais, com um mar nada complicado e alguma nortada, tudo correu normal do ponto de vista de "lançar e recolher".
No entanto, acho que não estou a dominar propriamente a técnica do corricar.
Procuro manter a linha em tensão e corricar devagar, intervalando com breves paragens para a "red gill" de 12cm afundar um pouco, pois tem tendência a vir na superfície.

Para dizer a verdade, não consigo sentir a "red gill" a trabalhar, a unica coisa que sinto é a boia e os movimentos que ela faz na água.

Sei também que a "red gill" vem a trabalhar bem, porque quando a boia está muito perto de mim e de ser içada, consigo ver a amostra 3m atrás a nadar na perfeição.

Agora, vem a parte em que me sinto inseguro.
Hoje durante toda a jornada (das 8h às 18h com pausa para almoço) senti 2 toques. Apenas e só dois toques!!!
Aquilo que senti nesses toques foi como que algo com a boca pegasse e largasse a amostra de forma rápida (tipo curiosidade).

Pergunto:
Estou a falhar nalguma coisa?
Devo mudar para amostras mais pequenas?
Aumentar a velocidade de corrico?
É apenas peixe miúdo curioso?

Venham de lá essas dicas p.f.

Hasta la próxima marea !

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #48 em: 09:53 Terça, 02 de Junho de 2015 »

Depois de fazer as afinações na montagem MMX sugeridas pelos companheiros, ou seja:
A colocação das pérolas, reduzir o comprimento do nylon, etc... já consigo lançar e recolher na boa sem qualquer problema estralhos de 3m com uma vara de 4,20m

Nunes se estas a corricar em praia o estralho pode ser mais comprido um bocadinho eu com cana de 3,90m faça um estralho de 2 braças ou seja mais ao menos 3,40m e tu com uma cana de 4,20m podes aumentar um bocadinho e experimentar

Hoje fui até aos pesqueiros do  Guincho-Cascais, com um mar nada complicado e alguma nortada, tudo correu normal do ponto de vista de "lançar e recolher".
No entanto, acho que não estou a dominar propriamente a técnica do corricar.
Procuro manter a linha em tensão e corricar devagar, intervalando com breves paragens para a "red gill" de 12cm afundar um pouco, pois tem tendência a vir na superfície.

Para dizer a verdade, não consigo sentir a "red gill" a trabalhar, a unica coisa que sinto é a boia e os movimentos que ela faz na água.

Sei também que a "red gill" vem a trabalhar bem, porque quando a boia está muito perto de mim e de ser içada, consigo ver a amostra 3m atrás a nadar na perfeição.

Nunca vais sentir o red Gill ou outra amostra a trabalhar companheiro e sim essa amostra anda sempre em cima o que podias era ter no minimo um Raglout branco e verde que são infaliveis e afundam mais um bocadinho compra de 12cm tambem e podes vir a ter uma surpresa muito em breve

Agora, vem a parte em que me sinto inseguro.
Hoje durante toda a jornada (das 8h às 18h com pausa para almoço) senti 2 toques. Apenas e só dois toques!!!
Aquilo que senti nesses toques foi como que algo com a boca pegasse e largasse a amostra de forma rápida (tipo curiosidade).

Pergunto:
Estou a falhar nalguma coisa?
Devo mudar para amostras mais pequenas?
Aumentar a velocidade de corrico?
É apenas peixe miúdo curioso?

Venham de lá essas dicas p.f.

Como ja disse em cima se estas a corricar com amostras que andam só á superfície e não sentes toques ou sentis-te toques pequenos troca a amostra para uma que saibas que afunda mais e como disse as raglout brancas e verdes são obrigatórias e exitem umas cópias que são da cormoura que tem matado peixe por aqui  ;) ;)

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #49 em: 11:06 Terça, 02 de Junho de 2015 »

Como ja disse em cima se estas a corricar com amostras que andam só á superfície e não sentes toques ou sentis-te toques pequenos troca a amostra para uma que saibas que afunda mais e como disse as raglout brancas e verdes são obrigatórias e exitem umas cópias que são da cormoura que tem matado peixe por aqui  ;) ;)

Ok Costa, boas dicas!
Vou nessa companheiro.
Vamos lá procurar as raglout brancas e verdes de 12cm para ver se isto anima um pouquito mais e sentir alguma ação dos nossos "meninos"
Ontem estive a corricar em zona rochosa e a 3m de altura da água no Guincho, com vento forte, mais exactamente aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas quando for para zonas de areia, vou tentar lançar com estralho de 4m e seguir os teus ensinamentos.
Abraço.
« Última modificação: 11:30 Terça, 02 de Junho de 2015 por Costa, Motivo: corrigir citação »
Hasta la próxima marea !

Offline Costa

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #50 em: 11:37 Terça, 02 de Junho de 2015 »

Ok Costa, boas dicas!
Vou nessa companheiro.
Vamos lá procurar as raglout brancas e verdes de 12cm para ver se isto anima um pouquito mais e sentir alguma ação dos nossos "meninos"
Ontem estive a corricar em zona rochosa e a 3m de altura da água no Guincho, com vento forte, mais exactamente aqui Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas quando for para zonas de areia, vou tentar lançar com estralho de 4m e seguir os teus ensinamentos.
Abraço.

Força nisso companheiro que ele vai aparecer não ponhas duvidas  ;)

Offline Cabé

• Marlin
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #51 em: 13:59 Terça, 02 de Junho de 2015 »
 8) 8) 8) Nunes, nunca esquecer estas regras!!!

Conhecer o pesqueiro - Aproveita uma boa vazante e memoriza onde há bons caneiros e bons cabeços...............corrica em redor deles e terás alegrias de certeza.

De dia -  Águas claras, amostras claras (branca, beje, verdinha, azulinha, pintinhas etc etc). Águas tapadas, amostras escuras (cinzas, verdes e azuis escuros, telha, e alguns laranjas).

De noite -  Bons vermelhos, laranjas, avinhados e pretos (pingalins)

PS - Se o fundo não tiver muita pedra, troca o buldo/bóia por um chumbinho de 40/50 gr. e vais ver o resultado. Abraço e força nisso

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #52 em: 15:43 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Pessoal...
Vocês são muito boa <praça> obrigado por tudo.
Sinto-me muito reconhecido pela prontidão que empreendem na vossa ajuda ao pessoal que tem mais dificuldades (tal como eu) e também pelas palavras de incentivo.
Nem imaginam como elas são importantes quando as jornadas de insucesso se prolongam.
Deixo aqui publica e notoriamente o meu reconhecimento ao excelente trabalho da equipa de gestores do "Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre" de um modo particular, e a todos os outros companheiros que se esforçam por ajudar e trazer ao debate do fórum questões conexas pertinentes, de um modo geral.

Bem hajam!!!
Hasta la próxima marea !

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #53 em: 18:10 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Confesso que ando entusiasmado com esta história do corrico.
Hoje vou tentar fundos de areia e trocar o buldo/boia por 1 chumbo leve.
Alguém me sabe dizer se a vazante na Foz do Arelho é propícia a capturas, ou não vale a pena?
Hasta la próxima marea !

Offline PedrasSalgadas

• Marlin
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #54 em: 18:46 Terça, 02 de Junho de 2015 »

Alguém me sabe dizer se a vazante na Foz do Arelho é propícia a capturas, ou não vale a pena?

Esse é um hot spot do corrico pesado.
Na época delas saem lá grandes submarinos. Quando está lotação esgotada é preciso engrenar bem no carrocel  :301: senão sai guilhada da grossa  :119: :119:

Offline MNunes

• Marlin
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #55 em: 22:27 Terça, 02 de Junho de 2015 »
OK PedrasSalgadas

Vou tentar não fazer asneiras, entrar de fininho e topar como o pessoal faz.
Eu depois conto como foi.

Chears  :)
Hasta la próxima marea !

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por Boundler [Hoje às 00:10]

Passador fuji lowrider por PedroS [22:40 Quinta, 16 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]