collapse

Autor Tópico: Pesca ao Achigã  (Lida 2805 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Pesca ao Achigã
« em: 13:42 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Boa Tarde camaradas,

A semana passada tive a oportunidade e fui fazer uma pesca ao achigã de caiaque no pego do altar. Nos primeiros lançamentos consegui um achigã mas de pequeno porte (100g).
Após muita insistência, e com o mais variado tipo de amostras senti algumas investidas mas sem conseguir ferrar nenhuma.
Usei muitos vinís de variadas cores e feitios e com variadas montagens, amostras de superfície e meia agua e nada.

Reparei e vi belas achigãs, com mais de 1,5 kg e todas a caça dos cardumes deste peixe:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Alguém sabe alguma técnica ou tipo de amostra que as possa desviar a atenção desta presa fácil. Elas investiam e atordoavam estas "sardinhas" e depois era só encher o bandulho, e isto a dois, três metros do caiaque.....é deveras frustrante.
há xarroco a montes....
 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #1 em: 21:54 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Usa uma amostra igual há presa........
Se não der uma muito colorida ( fluorescente, vermelho etc)
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #2 em: 22:15 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Essa sardinhas chamam se alburnos , e sim existe uma amostra igualinha chama se ayu 110 ,o meu pai tirou um achiga de 1,250 kg com esta amostra muito boa mesmo :)
 

Offline João Pinto

Re: Pesca ao Achigã
« Responder #3 em: 22:50 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Facilimo nesse caso, só tens que usar isto
:



A amostra é uma Savage Gear 3D Bleak, a cópia exacta dessa presa

Metes um anzol wide gap de lado, ou seja a sair na boca de maneira que a amostra fique de lado sem qualquer peso, toques de ponteira para baixo com velocidade suficiente para a amostra ir no cimo da água e tiras quantos quiseres


Isto mas sem peso:

« Última modificação: 22:52 Quarta, 16 de Setembro de 2015 por João Pinto »
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #4 em: 23:11 Quarta, 16 de Setembro de 2015 »
Tambem ;D
 

Offline Quantum

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1109
  • Agradecido: 96 vezes
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #5 em: 11:37 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


(...)Alguém sabe alguma técnica ou tipo de amostra que as possa desviar a atenção desta presa fácil(...)


Se eles estão a atacar activamente os Alburnos uma das melhore amostras que podes usar são os Zoom Super Fluke Jr. Encontram-se á venda em quase todas as lojas que tenham material de agua doce e não são muito caros, escolhe numa côr que se assemelhe aos Alburnos, a minha favorita neste tipo situações é a "baitfish".
Empata-os num anzol wide gap 4/0 se estiverem bem activos, ou num 3/0 se estiverem mais "acanhados". Se o local onde estiveres a pescar não tiver muita profundidade usa-os sem peso, caso contrario coloca uma oliva travada (split shot) ou um chumbo fendido a uns 3/4 palmos da amostra.
Anima-a com toques erráticos de ponteira seguidos de intervalos para que ela afunda para de seguida dar mais uns toques...

Vais tirar uns de certeza... ;)
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #6 em: 13:29 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Irei experimentar com certeza. O meu obrigado a todos  :fixe:
há xarroco a montes....
 

Offline João Pinto

Re: Pesca ao Achigã
« Responder #7 em: 14:46 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


(...)Alguém sabe alguma técnica ou tipo de amostra que as possa desviar a atenção desta presa fácil(...)


Se eles estão a atacar activamente os Alburnos uma das melhore amostras que podes usar são os Zoom Super Fluke Jr. Encontram-se á venda em quase todas as lojas que tenham material de agua doce e não são muito caros, escolhe numa côr que se assemelhe aos Alburnos, a minha favorita neste tipo situações é a "baitfish".
Empata-os num anzol wide gap 4/0 se estiverem bem activos, ou num 3/0 se estiverem mais "acanhados". Se o local onde estiveres a pescar não tiver muita profundidade usa-os sem peso, caso contrario coloca uma oliva travada (split shot) ou um chumbo fendido a uns 3/4 palmos da amostra.
Anima-a com toques erráticos de ponteira seguidos de intervalos para que ela afunda para de seguida dar mais uns toques...

Vais tirar uns de certeza... ;)
DISCORDO :p

Estou a reinar contigo, mas estando ele de kayak e não de margem uma coisa que constatei é que a alburnada está mesmo no centro do rio, pelo menos cá por cima, em profundidades de 20m e mais, os achigãs recusavam Buzzbaits, em passeantes só os silenciosos, não me perguntes o porquê  e poppers são atacavam quando os alburnos estavam a ser perseguidos para a margem, o que me rendeu mais foi esta amostra desta maneira, alburno perfeito de lado, ou seja ferido, se meteres a ponta do anzol mais para dentro de maneira a fazeres uma pequena curvatura é o suficiente para a amostra fazer um walk the dog perfeito mas muito mais que isso, ao dares o jerk para baixo devido á curvatura a amostra faz o walk a um palmo abaixo da superficie para depois a amostra pular dora de água exactamente como um alburno chegando mesmo a pular dois palmos acima da água, é algo de espantoso mas eu vou fazer-te o video para perceberes o que estou a dizer, vais ficar de boca aberta assim que vires uma amostra igual a um alburno a pular fora de água e tudo
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #8 em: 17:17 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
joao discordo com o que disses te em eles andarem no mei do rio  :-\ , ja apanhei a boia alburnos a 5 metros de distancia da margem , mas sim tambem andam em lugares profundos  , acho que uma amostra rigida para o inverno e boa mas uma de borracha e melhor , mas em uma coisa uma amostra rigida e melhor a profundidade  de que vamos pescar por exemplo se tivermos umns dois metros de rochas e algas podemos por uma amostra rigida que afunda 1 metro mas com uma amostra de borracha nao da  :( , grandes respostas aqui derma ao nosso amigo nao e criticar e apenas a dar aminha opiniao  ;) boas pescas  ;)
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Pesca ao Achigã
« Responder #9 em: 19:03 Quinta, 17 de Setembro de 2015 »
João tudo o que dizes foi ao que assisti, andam em cardumes á superfície e a 5 -10 metros da margem. Os Achigão quando atacam os alburnos ficam logo de lado ferido e isso deve imitar bem um ferido. Em todo o caso vou adquirir os iscos que me disseram para juntar a grande diversidade que já tenho. E como a caixa de iscos é a dividir os custos por dois até me sai em conta  :LooooL:
há xarroco a montes....
 

 

* Tópicos Recentes

Silicone em spray Lidl por Andréfcc [Hoje às 19:09]

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]