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Autor Tópico: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto  (Lida 5069 vezes)

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Offline RGomes

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Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« em: 18:17 Quinta, 03 de Setembro de 2015 »
Boas pessoal , a minha pergunta é mesmo essa , como saber interpretar os dizeres na cana e no carreto e quais as melhores para esta pesca ao achiga
« Última modificação: 18:20 Quinta, 03 de Setembro de 2015 por RGomes »
 

Offline Ivo Martins.

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #1 em: 18:32 Quinta, 03 de Setembro de 2015 »
É um bom topico gomes.. tb nao sei muito acerca disso!

o que eu sei é a cerca das canas de boia branco e praia! em relação ao rio nao sei se eh diferente

eu nas canas acho que so os conhecedores e que experimentam sabem como se comporta a cana..na cana logo a vista tens o CW 100-200 por exemplo..a cana trabalha nessas gramas mas eh tudo treta! uma cana com CW 100-200 varia de cana para cana..tanto 150 gramas pode ser ideal como até a podes partir..depende do material da cana e de como eh feita em fabrica..se pescares com chumbadas de 120 uma cana de 100 a 200 deve dar...se ja usares chumbadas de 160 ou 170 gramas secalhar ja tem que ter um CW de 100 a 250..ou mesmo 100-300

tens também os numeros tipo..450 (4 metros e meio) 420 (4 metros e 20) e por ai..as Daiwa como tinha dito diferem essas nao percebo..dizem 33 e assim..

nos caretos tb sei o basico..aquele numero que tem por exemplo 4000 ou 1000 tem a ver com o tamanho do carreto e e da  bobine quanto maior o numero maior a capacidade de linha..as insignias tipo FC ou FD acho que é tipo os modelos novos ou antigos por exemplo FC anterior ao FD (nao tenho bem a certeza disto)..depois tens os racios ..quanto maior o racio mais rapido puxa linha mas menos força tem (foi assim que aprendi)...por exemplo...racio 4.1 tem força mas nao recupera tanta linha..podem ser usados de barco ou falesias para puxar o peixe..racio 5.1 tem menos força mas puxa mais linha..sao usados para spinning surfcasting ou boia..eu sinceramente aprendi assim mas ja vi carretos com raacios iguais a puxarem linhas a velocidades ou força diferentes..se calhar também muda de marca para marca

são muitos ''secalhar'' na minha resposta mas alguem muito mais experiente  logo há de vir aqui dizer mais em concreto..

existem alguns topicos por aqui a falar sobre isso ..sobre os carretos de certeza que tem 1 que eu vi a nao muito tempo
 
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Offline RGomes

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #2 em: 20:37 Quinta, 03 de Setembro de 2015 »
obrigado pela explicação apesar de ter sido mais directa para o mar , vou aguardar por alguem que saiba um pouco mais e aconcelhar me as melhores canas e carretos para achiga
 

Offline duas

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #3 em: 00:11 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
As canas, normalmente, dizem o comprimento, o peso e a acção. A acção é o peso com que elas têm melhores prestações nos lançamentos. Por exemplo pode dizer: 2.0m - 140g - 5g/20g. Quer dizer que tem 2 metros, pesa 150 gramas e tem uma acção de entre 5 e 20 gramas.

Nos carretos tens que olhar para o peso, a quantidade de linha que leva, a sua recuperação e a força da embraiagem. Por exemplo: 230g - 140m/0,20mm - 6:1 - 77cm - 2kg. Quer dizer que pesa 230 gramas, leva 140metros de linha 0,20 milimetros, tem um rácio de 6 voltas para cada volta da manivela, 77 centimetros por volta e tem uma embraiagem de 2 kilogramas.

Os valores que coloquei como exemplo devem ser aproximados aos que deves encontrar em matrial para o achigã. Como não faço essa pesca não sei ao certo.
« Última modificação: 00:18 Sexta, 04 de Setembro de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline RGomes

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #4 em: 03:04 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
grande explicação de facil entendimento , muito obrigado duas.
 

Offline Quantum

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #5 em: 09:36 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
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Boas pessoal , a minha pergunta é mesmo essa , como saber interpretar os dizeres na cana e no carreto e quais as melhores para esta pesca ao achiga

 Boas RGomes, em relação ás canas deixo-te esta mensagem que já escrevi em tempos noutro tópico (só para não ter que estar a escrever tudo novamente):

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Mais do que o pesqueiro (o que também influencia como bem referes) as canas devem ser escolhidas consoante as amostras que mais se pretende usar com elas! Por exemplo, uma cana ideal para Crankbaits deve ser razoavelmente macia (medium ou até mesmo medium light) e de acção lenta, primeiro porque estamos a falar de amostras com anzois (fateixas) expostos pelo que não existe uma necessidade de grande potencia e segundo porque uma cana com essas caracteristicas permite filtrar e amortecer a força que um crank exerce em acção de pesca (em virtude do atrito provocado pelas palas). Já uma cana para pescar com rãs topwater deve ser o mais rija possivel e de acção rápida pois as rãs topwater, em virtude de terem os anzois "colados" ás costas, exigem muita potência de parte da cana para não se falhar a ferragem.
Não é á toa que a malta que faz competição leva sempre montes de canas pois diferentes tipos de amostras requerem diferentes tipos de canas. Convem ainda lembrar que uma cana analisa-se e classifica-se mediante 3 padrões:

1º- A sua acção, que vai de extra rápida a extra lenta. Este padrão serve para classificar o grau de curvatura que uma cana tem em acção de luta, uma cana de acção rápida curva principalmente na ponteira, uma cana de acção lenta pode curvar desde a primeira metade do blank.

2º- A sua rigidez, aquilo que temos estado aqui a discutir, e que vai desde light (macia, leve) até extra heavy (rija, pesada). Este parametro indica a potencia da cana, uma cana light ou medium light é uma cana "bamboleante", enquanto que uma extra heavy parece quase o cabo de uma vassoura!

3º- O peso de lançamento, vulgo "CW" (Cast weight), que indica o limite minimo e maximo do peso das amostras para os quais a cana está indicada.

Obviamente que nem todos podem (ou querem) ter um monte de canas para usarem conforme a situação pelo que muitas vezes se tenta escolher aquilo a que vulgarmente chamamos de "cana generalista", que mais não é do que uma cana intermedia, que não seja nem demasiado macia nem demasiado rigida, permitindo assim ter um desempenho minimamente satisfatorio para o maior leque de amostras possivel...

 Acrescento ainda que muitas canas hoje em dia também já trazem indicado as medidas de linha (mono, multi) com a qual têm o melhor desempenho, mas este é um parâmetro um bocado "relativo"...

 Em relação aos carretos tens 2 parametros principais aos quais deves prestar atenção, o seu tamanho e o seu ratio. No que ao tamanho diz respeito os mais utilizados na pesca ao Achigã são os tamanhos 1000, 2500, 3000 e até mesmo um 4000 nos carretos de Spinning, e os 50, 100, 150, 200 e 300 nos carretos de casting, estas numerações fazem referência ao tamanho do carreto e/ou capacidade de linha que suportam nas bobines, no entanto muitas vezes, e apesar da numeração diferente, muitas vezes acabam por haver carretos de dimensões iguais em que apenas varia a capacidade de linha, por exemplo, um Shimano Elf 1000 tem um corpo mais pequeno que o equivalente no tamanho 2500, contudo, o 3000 já tem um corpo das mesmas dimensões que um 2500 mas tem uma bobine mais funda que lhe permite acomodar mais linha.

 O ratio dum carreto faz referência á relação entre numero de voltas de linha que se enrola na bobine por cada volta da manivela, por exemplo, um carreto com ratio 5.0:1 enrola 5 voltas de linha por cada rotação completa da manivela. Qual ratio escolher vai sempre depender de qual a utilização que se vai dar ao carreto. Por exemplo, para pescar com um Crank deep diver é indicado um ratio o mais lento possivel, um 4.9:1 num carreto de spinning ou um 5.4:1 num de Casting por exemplo, porquê? Porque quanto mais baixo o ratio mais força terá o carreto, e como os cranks deep diver são amostras que exercem muita pressão, em virtude da sua pala de grandes dimensões, necessitas dessa força para os recuperar sem teres que exercer muita força na manivela tornando a pesca muito cansativa.
Já para uma tecnica como o pitching em extruturas por exemplo, quererás o ratio mais alto possivel, um 6.1:1 num carreto de spinning ou um 9.0:1 num carreto de casting por exemplo. Pois como estás a pescar amostras que provocam pouca resistência na agua (maioria das vezes vinis empatados á Texas e Jigs) não necessitas de grande força, e como estás a pescar junto a muitos obstaculos o ratio alto permite-te literalmente puxar o peixe dali para fora sem lhe dar tempo de embrulhar e prender nas extruturas.

 Para terminar deixo-te exemplos, meramente indicativos atenção, de conjunto que se usam para determinadas amostras/tecnicas apenas para teres uma ideia mais certa do que acabei de dizer:

 Para pescar com cranks shallow e medium diver, pequenos Jerkbaits rigidos, poppers e outras amostras que tenham pequenas fateixas por exemplo:

Uma cana Medium, ou até mesmo medium light, 6.3" a 7.1" de comprimento, de acção moderada com um CW de 5 a 20 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio baixo (para os cranks) ou medio (para as restantes).

 Para pescar com cranks deep diver, swimbaits pequenos e medios e grandes jerks, ou seja, amostras mais pesadas e que exercem mais pressão na agua:

Uma cana Medium Heavy de acção moderada, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 2500 a 4000 (spinning) ou 200 a 300 (casting) com o ratio o mais baixo possivel.

 Para pescar vinis á Texas e Carolina, Spinnerbaits e jerks de plástico (tipo os Zoom Fluke) por exemplo:

Uma cana Medium Heavy a Heavy, de acção rápida, 6.6" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 100 a 200 (casting) com um ratio medio/ alto.

 Para pescar grandes Swimbaits e Alabama rigs por exemplo:

Uma cana Heavy de acção rápida ou extra rápida, 7.0" a 7.11" de comprimento, com um CW de 15 a 80 gramas juntamente com um carreto de tamanho 4000 (spinning) ou 300 (casting) com um ratio medio/lento:

 Para pitching em extruturas e rãs topwater por exemplo:

Uma cana Medium heavy a heavy, de acção rápida, 6.8" a 7.3" de comprimento, com um CW de 10 a 30 gramas juntamente com um carreto de tamanho 1000 a 3000 (spinning) ou 50 a 150 (casting) com um ratio alto/extra alto.


 Como já tinha referido no outro tópico isto tudo pode parecer um bocado confuso e deixar uma pessoa a pensar, "mas afinal de quantas canas/carretos preciso eu para pescar ao achigã?". A resposta é simples, precisar, precisar, precisas de apenas 1 conjunto!
 Agora, se quiseres explorar todas as tecnicas que existem para o achigã de forma eficaz e a fundo de modo a aumentares as tuas hipoteses de sucesso, possuir pelo menos uns 3 conjuntos de acções e comportamento diferentes torna-se um grande e precioso aliado.
 Acaba sempre por depender daquilo que estás disposto a investir, sendo que deves ter sempre em mente o seguinte, o importante é ires á pesca e divertir-te!  :)

Abraço
 
 
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Offline Rider

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #6 em: 10:05 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
Também dás aulas ás 6ª feiras???

Muito bom, isso é que é partilhar. Parabéns.

Um Abraço.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Hugo Cardoso

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #7 em: 19:45 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
Quantum , quando fui ao porto o meu pai decid comprar uma cana para spinning de rio , e o homem indicou um carreto para uma cana leve e eu disse esse e muito pesado e grande e o homem foi buscar um daiwa a condizer com a cana e o homem ainda indicou uma cana de fly para spinning de rio  :o ;D
resumindo nao se deixem trolar , e um carreto tem de ser uma maximo possivel leve para nao ter uma cana pesada e para nao esforcar de o suporte para o carreto  :) :)
 

Offline RGomes

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #8 em: 21:31 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
WOOOOW !!! Fantastico Quantum ! muito obrigado por partilhar toda a sua partilha , ja dei uma vista de olhos aqui pelo forum e vejo que voce sabe imenso e é muito respeitado por aqui , foi uma honra para mim poder ler o seu conhecimento numa pergunta que lhe fiz , agora que ja sei como ler as características vou procurar uma boa cana e um carreto que seja dentro das minhas possibilidades , obrigado a todos.
 

Offline Beto_Manja

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Re: Como ler as caracteristicas de uma cana e no carreto
« Responder #9 em: 21:48 Sexta, 04 de Setembro de 2015 »
Fonix oh Elvas, o rapaz só queria pescar uns achigãs.... agora vai descobrir a cura para o cancro!!! >:D >:D >:D

Diz lá ao moço para comprar uma cana medium heavy 10-20 gr, p'raí de 1,90m, um carreto 2500 com racio de 5:1, umas sacas de vinis, olivas 5gr e anzóis ;D ;D ;D
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

 

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