collapse

Autor Tópico: Montagens embarcada para pica-pica  (Lida 12279 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Montagens embarcada para pica-pica
« em: 21:48 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Estou quase a ir finalmente a uma nova pescaria de embarcada mais de 1 ano depois da última e até me dediquei a fazer algumas montagens.

No entanto e não duvidando da qualidade da minha obra, pensei se não seria melhor comprar algumas feitas e aqui  começaram as dúvidas.

No ano passado levei exclusivamente hayabusa num 2 e este ano tenciono levar de reserva montagens 3 e 4 mas qual a marca?

Sesame são muito mais baratas que hayabusa e Barros mais baratas ainda.

O que usam e feedback das mesmas?

Boas pescarias a todos!
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #1 em: 22:19 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Boas

Movi para aqui e assim como podes constatar existem inúmeros tópicos com títulos idênticos, é dares uma vista de olhos e depois questionares.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #2 em: 22:32 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Já tinha vistos os tópicos e felizmente são excelentes para quem quer fazer as suas montagens como eu próprio fiz nestes últimos dias com base no que li.

A questão aqui prende-se com as opções já feitas e qualidade/preço das mesmas.

Hayabusa compensa sobre a Sesame que custa metade do preço?
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #3 em: 23:10 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Boas

Eu optaria por comprar da sasame, mas existem muitas outras de qualidade.

Mesmo não sabendo para onde vais pescar, deves comprar montagens de fios finos, quer madres, quer estralhos e com anzois também pequenos.

Fios flourcarbonos, porque as águas estão mais lusas, na madre máximo 28 mm, estralho no máximo 24 mm e anzóis na casa do nº. 4 ou 5.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #4 em: 23:14 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Vamos sair de Cascais. Mais não sei...  ;D
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14956
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #5 em: 23:38 Terça, 21 de Julho de 2015 »
Boas

Sé é como dizes, ao pica-pica, está a falar em concreto de sargos e choupas, logo, peixes de boca pequena, como tal, as indicações estavam certas.

Tens que ter em linha de conta que se ferrares um peixe de maior porte, tipo pargo ou bica, por exemplo, na tua mente tem de estar presente os diâmetros dos fios e a embraiagem regulada sempre, mas os fios aguentam boas cargas.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #6 em: 08:09 Quarta, 22 de Julho de 2015 »
Obrigado!

Não é que não tenha confiança no que fiz mas por consciência vou levar umas 3 montagens de compra.

A opção vai para as sesame.

Mas ainda este fds quando fui à ideal, vi um indivíduo que foi direito às hayabusa e nem hesitou.

A minha questão é se são assim tão melhores para se pagar o dobro?

Obrigado e boas pescas.
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #7 em: 08:52 Quarta, 22 de Julho de 2015 »
Boas.
Se ias este fim de semana, quase de certeza que é para esquecer. Maldito tempo.
Em relação à diferença entre Sasame e Hayabusa não te sei responder pois nunca comprei.
O Braga já te deu umas ideias no entanto e como a partir de agora as aguas vão ficar mais claras, eu uso madre em 0,23 e estralhos em 0,21. Anzol n.4 Yuki AX63. Os fios são ambos em Fluorcarbono.
Obviamente que também tenho de outros diâmetros e com anzois maiores, mas tudo depende da forma como o peixe está a comer na altura. Até pode acontecer pescares com estralhos em 0,28 ou 0,30 e apanhar peixe. A gente vá lá saber o que se passa na carola dos peixes :)
Se procurares bem, tens aqui no fórum bastante informação, fotos e esquemas de montagens.
João Rodrigues
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #8 em: 20:13 Quarta, 22 de Julho de 2015 »
Essa notícia do tempo é que não estava à espera...

As que eu fiz tem Amorim Vitoria 0,35 na madre e Máxima 0,24 no estralho com sesame chinu n3 e yuki 1/0 (mas são pequenos) como anzol.

Vou comprar as montegens feitas da sesame em n4 e assim posso baixar o número.

É giro estar a fazer as montagens mas ao preço que estão as sesame, não sei se compensa o trabalho.

Ainda há mais barato na decatlhon... Mas prefiro levar sesame.

 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #9 em: 09:28 Quinta, 23 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Essa notícia do tempo é que não estava à espera...

As que eu fiz tem Amorim Vitoria 0,35 na madre e Máxima 0,24 no estralho com sesame chinu n3 e yuki 1/0 (mas são pequenos) como anzol.

Vou comprar as montegens feitas da sesame em n4 e assim posso baixar o número.

É giro estar a fazer as montagens mas ao preço que estão as sesame, não sei se compensa o trabalho.

Ainda há mais barato na decatlhon... Mas prefiro levar sesame.



Huummm..........
É aqui que não concordo. Dá muito mais pica apanhares um peixe com algo feito por ti do que comprado.
E outra coisa, para as montagens de compra serem baratas, o fio pode não ser o melhor. Tudo bem que parte-se do principio que é Fluorcarbono, mas.....e a qualidade dele?
E se perderes um bom peixe por causa da montagem ser de compra? Se for feita por ti e caso percas um peixe tiras as ilações do porquê! Vez o que fizeste mal e corriges. Na próxima já não parte e sacas o peixe com a TUA montagem.



João Rodrigues
 

Offline Mário Leão

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 804
  • Agradecido: 69 vezes
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #10 em: 09:50 Quinta, 23 de Julho de 2015 »
Também concordo com o João, dá outro gozo fazermos nós as montagens, nunca comprei nenhuma. Tenho também a ideia que as montagens compradas utilizam fio muito grosso.
Só não concordo com os anzois que tanto Braga como o João sugerem - questão pessoal. As montagens que habitualmente uso são Hayabusa FKS130, 2xnº2 e 1xnº1, com estralhos 0,22, 0,25 e 0,28. Tenho algumas nº4/nº2/nº1, só para o desespero. Se o peixe não colabora e levar uma grade, safa-se o convívio e  o contacto com o mar.
 

Offline Ernesto Lima

Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #11 em: 17:26 Quinta, 23 de Julho de 2015 »
Boa tarde Pessoal

O sucesso na pesca, em qualquer plano de água (interiores ou mar), depende de um conjunto de variáveis enorme.
Entre muitas outras, a espécie ou espécies procuradas, a época do ano, as marés, o pesqueiro escolhido, os estado do tempo e do plano de água, as iscas mortas, vivas ou artificiais em uso, as características do pescador, pescar a solo ou em grupo, o material específico em uso..., etc..

Dominar minimamente as conjugações entre tudo isto, numa perspectiva de sucesso, todos o sabemos... não é tarefa fácil, para não dizer impossível.

Também me parece que, considerando o material um conjunto de variáveis importante, este, relativamente aos diversos ou pica-pica, tem sido, em termos de comprimentos de madres e estralhos, quase imutável durante os 37 anos que decorreram desde os meus 24, idade em que pela 1.ª vez fiz uma embarcada em traineira com mais 25 a bordo.
Os "velhos" que na altura me aconselharam, avançaram com as medidas de 25, 25, 30 ou 25, 30, 30, ou ainda 25, 30, 40 (para o Parguete), de estralhos. Deveriam estes ser montados, numa madre, de forma a que os intervalos entre inserções tivessem 5 a 10cm a mais que o comprimento do estralho imediatamente abaixo. A distância entre a inserção do último estralho e a chumbada variava entre os 10 e os 25cm.

Quanto ao diâmetro dos estralhos, era um 0,30 ou 0,33 da Siglon e pouco mais.

As ligações dos estralhos à madre eram feitas com nós, na altura, as "voltas de fiel" acima e abaixo para evitar que os estralhos corressem.

Considerando o que hoje se aconselha, exceptuando a qualidade dos fios, as variedades de anzóis acessíveis e os elementos para destorcer ao nível das inserções dos estralhos, as diferenças são muito poucas ou nenhumas.

Na altura, capturavam-se Choupas, Sarguetas, Carapaus, Besugos, Parguetes e outros peixes pequenos; hoje em dia capturam-se Choupas, Sarguetas, Carapaus, Besugos, Parguetes e outros peixes pequenos.

Considerando o descrito, pode questionar-se: então qual é o problema de comprar montagens feitas?

Resposta: para quem começa, na pesca aos diversos, sinceramente, não vejo qualquer problema!

Acontece que, para quem se atire a pensar a pesca, a competir e a querer capturar melhor, terá de aprender a fazer outras
montagens, com diferentes tamanhos de estralhos, diferentes diâmetros, anzóis de tamanhos diversos, outras iscas... etc., o melhor mesmo é começar, o mais cedo possível, a dominar os materiais, os nós e a fazer as suas próprias montagens, pensando-as, com base na informação que por aí há e nos sucessos e insucessos que lhe vão ocorrendo, podendo assim transformar a sua pesca num processo dinâmico próprio, tornando-se cada vez mais independente, sem por isso deixar de discutir a pesca com os companheiros ou ler e perceber, nas entre linhas, o que escrevem ou dizem os menos companheiros.
Na minha opinião, quanto mais cedo se aderir a este processo, mais cedo começaremos a discernir sobre os materiais e comportamentos mais adequados em direcção à melhoria na regularidade e, quem sabe, na qualidade das nossas capturas, o que certamente tornará a nossa pesca cada vez mais interessante.

Sobre iscas, embora pareça off topic, acho que vos devo deixar alguma coisa que penso se adequa a estas discussões importantes sobre material, ou não fossem elas parte integrante da pesca.
Para não estar a escrever tudo outra vez, e esperando que a administração não se zangue comigo por estar a enviar o pessoal para o meu blogue, deixo-vos um artigo que escrevi aqui há uns anos: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

O que para aqui escrevi pretende essencialmente despreocupar os que se iniciam, dando-lhes matéria, no que respeita à pesca dos diversos, para simplificarem as escolhas iniciais de materiais e iscas.
Quando começarem a atirar-se à pesca de forma mais intensa, terão tempo de complicar e, possivelmente, lá mais tarde voltarem a simplificar.

Abraço

Ernesto
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #12 em: 20:01 Quinta, 23 de Julho de 2015 »
Agradeço a todos os vossos contributos.

Confesso que ter estado a fazer as montagens nesta semana depois de dias de trabalho com muito stress, acabou por ser momentos de relax.

Sim, concordo plenamente que ao sermos nos a colocar o material, sabemos o que lá colocamos e temos margem de manobra para melhorar.

Tenho as montagens para domingo feitas, sou capaz de comprar 2 sesame n4 só para o caso de ter de baixar o número e lá vou eu no Domingo.

Já não vou para Cascais e fico pela margem sul.

Lá se vão os pargos mas mais oportunidades haverão.

Amanhã vou buscar o meu Sakura novo e domingo vou estrear a minha vega fanatika.

Pareço um miúdo com tanta coisa para experimentar.

Ainda tive a achega acima sobre isco e é algo a explorar.

Obrigado a todos!
 

Offline Joao Rodrigues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1638
  • Agradecido: 10 vezes
  • "o je"
    • Lisboa/Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:32 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #13 em: 09:15 Sexta, 24 de Julho de 2015 »
Companheiro, força nisso! Diverte-te e depois conta ao pessoal como correu.
Não te esqueças de ir registando o que se passa! Em que anzol ficou mais peixe, em que isco, etc.
São estes pormenores que vão fazer que evolua-mos.
(só por curiosidade, qual é o Sakura que vais buscar?)
João Rodrigues
 

Offline hugopedro

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Fernão Ferro
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:55 Sábado, 21 de Fevereiro de 2015
Re: Montagens embarcada para pica-pica
« Responder #14 em: 23:40 Sexta, 24 de Julho de 2015 »
Vou buscar este...SAKURA ALPAX 8508 SW
Estava indeciso entre este e o ryobi mas como são idênticos vou ficar com este.

É claro que depois partilho  o que acontecer.

Material que vou usar:
Cana vega fanatika 3,30m
Carreto Sakura
Linha multifilar Haruna seamaster 0,20
Chicote Amorim vitória 0,35
Madre Amorim vitória 0,35
Estralho Máxima 0,24
Anzóis sesame chinu n3
Anzóis yuki 1/0

Vou comprar 2 montagens sesame n4

Mais alguma coisa que deva acautelar?
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]