collapse

Autor Tópico: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr  (Lida 6454 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #15 em: 07:40 Quarta, 15 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Há algum problema em não colocar travão, ou seja,o estralho corre o que conseguir?

Isso que estás a falar é uma outra técnica de pesca e que na tua zona até é capaz de ser efectiva, tendo para isso que escolher bem o pesqueiro e não ter muita corrente. Penso não estar errado mas nos molhes no Algarve há quem a use com muito sucesso na pesca de costa com isco vivo, principalmente cavala. O teleférico, consiste em lançar apenas a madre com a chumbada e depois com um acessório que pode até ser um simples clip colocar o estralho na madre com o anzol iscado com um carapau, uma cavala, etc, e deixá-lo vivo a atrair o predador.
É assim mesmo. Só que o clip não tem nada que o segure. Anda solto toda a linha e a cavala (ou carapau, ou outro peixe ) trabalham pela linha toda
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19618
  • Agradecido: 1165 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #16 em: 18:25 Quinta, 16 de Janeiro de 2014 »

 Ó Cláudio, já agora, qual é a distancia que usas do ponto 1 ao ponto 2, está por aí escrito 50 cm mas é só a exemplificar, não é?

 Outro pormenor, o ponto 1 é o nó que liga esta "montagem" chamemos-lhe assim, á linha madre ou chicote, (quando se usa), o que quer dizer que temos de cortar no fim das pescas e depois voltar a atar na pesca seguinte, não poderíamos usar uma laçada que encaixaria no clip da madre/chicote.

 Faço esta observação porque uso um clip na ponta das linhas madres em todas as bobines para evitar andar a cortar e atar o chicote todas as vezes que pesco.

 Ultimamente uso pouco a chumbada a correr na madre, estou a pensar experimentar este teu método e ver se resulta por aqui.

 Boas pescarias  :fixe: 
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #17 em: 01:51 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

 Ó Cláudio, já agora, qual é a distancia que usas do ponto 1 ao ponto 2, está por aí escrito 50 cm mas é só a exemplificar, não é?

 Outro pormenor, o ponto 1 é o nó que liga esta "montagem" chamemos-lhe assim, á linha madre ou chicote, (quando se usa), o que quer dizer que temos de cortar no fim das pescas e depois voltar a atar na pesca seguinte, não poderíamos usar uma laçada que encaixaria no clip da madre/chicote.

 Faço esta observação porque uso um clip na ponta das linhas madres em todas as bobines para evitar andar a cortar e atar o chicote todas as vezes que pesco.

 Ultimamente uso pouco a chumbada a correr na madre, estou a pensar experimentar este teu método e ver se resulta por aqui.

 Boas pescarias  :fixe:

Caro amigo soares os 50cm é um exemplo que usei noutro topico e é mais ou menos isso que uso sempre, pode ser mais ou menos consoante as suas ideias de como vai a montagem trabalhar... se bem que com mais de 1m ja não vejo grandes vantagens alem de alvorar mais a iscada se for esse o objectivo...
No caso da segunda montagem que aqui exponho, toda a montagem passa nos passadores e pode ser facilmente arrumada no carreto, basta tirar a chumbada e o estralho... a laçada dupla passa facilmente ate nos passadores LWR, e o destorcedor é minusculo, tambem passa facilmente... Em relação ao destorcedor, deve aumentar um pouco o tamanho e consequente carga de roptura conforme se aumente o diametro do estralho, podendo precisar de uma missanga nesse caso...
Eu não gosto muito de alfinetes a meio das montagens (nem para a chumbada), perco algum lançamento e é um ponto que segura lixo e enrrola estralhos, evito sempre usar, e neste caso, podendo meter tudo no carreto não vejo vantagem, mas a pesca é isto mesmo, cada um adapta aquilo que vê ao lado á sua maneira...
A minha forma de pescar tambem consiste em eliminar tudo o que não seja necessario e pescar sempre o mais simples possivel, dai nem missangas, nem travões, nem destorcedores tirando o do estralho, é uma forma de cortar com o consumismo que as marcas acabam por nos impôr e que ao fim ao cabo as vezes tanto acessorio atrapalha mais do que ajuda...

Ps. Quando usa chicote conico, a ponteira deve ter o diametro igual ou ligeiramente inferior ao final do mesmo, se o conico terminha em 040, é 040 que usamos para a montagem...

Saude da boa, disponha sempre! ;)
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #18 em: 02:06 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Admito o sucesso dessa montagem porque também a uso, como disse, se bem que em moldes ligeiramente diferentes. Mas nunca a utilizei com alternativa ou substituição da chumbada de correr porque não a vejo, sinceramente com as mesmas vantagens. Para correr, entendo que a chumbada de correr tirar mais proveito da ideia do que o estralho a correr 50 cm. Mas as opiniões respeitam-se  :fixe:

Claro que sim, ate porque e como disse antes, a melhor solução para o meu pesqueiro pode não ser a melhor para o teu...
mas faço-te só a seguinta pergunta:
No caso da chumbada de correr, Que distancia pode um peixe correr com o isco na boca antes de sentir a chumbada, ou na melhor das hipoteses, a ponteira da cana?

Ate breve
« Última modificação: 02:11 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #19 em: 02:23 Sexta, 17 de Janeiro de 2014 »
Exclarecendo a questão da distancia entre o ponto 1 e o ponto 2:
Normalmente não uso mais de 50cm, porque estou seguro de que os 50 cm são suficientes para o peixe poder andar a brincar com o isco um bocado sem sentir peso, são pequenos toques que nem devem fazer o destorcedor tocar no ponto 1, quando o peixe decide ok, vou comer, e arranca com o isco na boca, ja não me interessa que corra, interessa-me que ferre, e ao canto da boca de preferencia... ;D
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline b.nunes

Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #20 em: 20:30 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
costumo usar esse esquema mas so dou uns 5cm ,e tambem acho que e muito diferente da de correr como disse o amigo nelson,pois acho que se tiver corrente em principio o destrocedor ira encostar ao stoper de baixo que esta mais perto da chumbada e o peixe a puchar ira sentir esse peso mais rapido
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #21 em: 21:06 Quinta, 21 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Admito o sucesso dessa montagem porque também a uso, como disse, se bem que em moldes ligeiramente diferentes. Mas nunca a utilizei com alternativa ou substituição da chumbada de correr porque não a vejo, sinceramente com as mesmas vantagens. Para correr, entendo que a chumbada de correr tirar mais proveito da ideia do que o estralho a correr 50 cm. Mas as opiniões respeitam-se  :fixe:

Claro que sim, ate porque e como disse antes, a melhor solução para o meu pesqueiro pode não ser a melhor para o teu...
mas faço-te só a seguinta pergunta:
No caso da chumbada de correr, Que distancia pode um peixe correr com o isco na boca antes de sentir a chumbada, ou na melhor das hipoteses, a ponteira da cana?

Ate breve

Amigo Claudio fiquei em falta com esta questão, o tópico perdeu-se entre muitos mas cá estou  :).

A resposta é dificil de ter uma resposta concreta se é que a há... Cada peixe é um peixe e pode actuar de forma diferente conforme a isca que tem na boca, a forma como a come e se ferrou ou não. O que sei, por experiência própria, é que nesta e noutra qualquer montagem o peixe não trabalha da mesma forma, ou melhor, pode trabalhar de formas diferentes tambem.

O que gosto na montagem com chumbada de correr é precisamente o peixe levar o isco na boca sem sentir prisão uns belos metros...quantificar não sei. A ultima vez que usei esta forma, a pescar a 2 metros de altura da linha de agua capturei 2 douradas (1.5Kg e 2.1Kg), com lingueirão com casca e sem usar fio.

O que senti, como noutras vezes já me aconteceu, foi o carreto desbobinar fio tranquilamente sem qualquer tipo de investida, como se fosse a corrente típica daquele local a arrastar a chumbada... Admito que possa ter dado uma primeira investida sem eu ter visto, pode ter acontecido, mas em ambas situações foi isto que aconteceu. Fio a sair ao ritmo da corrente, sem qualquer toque visível e no outro lado dourada cravada. Num desses exemplos que deste anteriormente, que eu também uso com algumas nuances com já referi, este efeito não é possível o que não quer dizer que este é melhor que esse ou vice versa.

São formas distintas com provas dadas e que as aplico onde entendo que uma tem melhor efeito sobre a outra, no entanto, e como não há certeza de nada em coisa nenhuma, nunca pesco de igual forma nas 3 canas que uso normalmente.
« Última modificação: 21:11 Quinta, 21 de Maio de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #22 em: 10:24 Sexta, 22 de Maio de 2015 »
A montagem de correr poder ser feita de 2 formas.
A 1ª é colocar a chumbada a correr num espaço á escolha do pescador ( 1,2,5 mts...).
A 2ª é colocar a chumbada a correr sem qualquer travão.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #23 em: 14:12 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Qual a melhor? com um espaço para a chumbada correr tipo esse metro ou dois? ou correr totalmente?

Eu kuando pesco com chumbada de correr, meto a chumbada a correr na linha de shock sem travamento nenhum..apenas a bater no destorcedor que depois tem o estralho com anzol..

á uma coisa que me faz confusão..quando vocês usam chumbada a correr..têm o carreto muito aberto? é que se o carreto tiver pouco aberto..assim que o peixe puxa a isca, não vai sentir a prisão da chumbada mas sente a prisão da tensão da linha e da força da ponteira..

acredito que seja muito mais lento..mas faz me um pouco confusao
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #24 em: 15:02 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Caro NelsonP,

Aconteceu-me exactamente o mesmo nas quatro douradas que apanhei no outro dia. Uso chumbada de correr na madre sem travão e dois estralhos um a 1,2 metros e outro a 2,5. Tenho feito boas capturas mas fica sempre a minha questão. Como neste tipo de montagem o anzol anda sempre rente ao fundo e apesar de andar livremente, caso o peixe ande a meia agua não apanho nada? Dai a minha duvida qual será a melhor montagem? Ou o melhor é ter canas com diversas montagens para sondar o pesqueiro.

Cump.
« Última modificação: 15:05 Terça, 16 de Junho de 2015 por marioruilopes »
há xarroco a montes....
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #25 em: 16:08 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Caro NelsonP,
Como neste tipo de montagem o anzol anda sempre rente ao fundo e apesar de andar livremente, caso o peixe ande a meia agua não apanho nada? Dai a minha duvida qual será a melhor montagem? Ou o melhor é ter canas com diversas montagens para sondar o pesqueiro.

Cump.

Pode fazer uma adaptação à sua montagem, algo deste género:

Fixa um estralho na madre, mete a chumbada a correr e na ponta usa os estralhos como tem usado até à data. Em principio o anzol do estralho superior se bem afinado poderá até trabalhar noutro patamar mas para isso penso que seja necessário alguma aguagem.




 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #26 em: 16:31 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Pedroko,

Isto é o que tenho usado, dai o problema em dizer que só trabalho com um patamar.
há xarroco a montes....
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #27 em: 16:45 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Ha ok entendi mal o modo como tem a sua montagem. Percebi que ambos os estralhos estariam depois da chumbada e cada um deles com o seu comprimento mas pelos vistos não é isso.

Se calhar com a utilização de flutuadores poderá explorar outros patamares mas penso que assim também se acaba por orientar a sua pesca para outro tipo de espécies.
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Pesca ao fundo - Chumbada fixa/estralho de correr
« Responder #28 em: 17:22 Terça, 16 de Junho de 2015 »
Excelente tópico. Vou acompanhar e usar essa montagem.
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

 

* Tópicos Recentes

Massa lubrificante shimano por Cefs [Hoje às 15:28]

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]