collapse

Autor Tópico: Perderam a vergonha!  (Lida 12680 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Perderam a vergonha!
« em: 15:14 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Todos sabemos que existem pescadores lúdicos, desportivos e peixeiros, muitos de nós até sabemos quem vende e quem compra e, infelizmente, conheço até quem faz vida disso...
Até aqui nada de novo, o que me surpreende é ver que estão mesmo a perder a vergonha, ainda para mais, numa altura em que as finanças e ASAE andam mais esfomeados que nunca!

Um programa que gosto e assisto sempre que apanho a passar na tv é o "ir é o melhor remédio" da SIC.
Para quem não conhece, são dois jornalistas que exploram a hotelaria e restauração do nosso Portugal mas em forma de despique saudável para aguçar a vontade de quem assiste.
Passa no jornal de sexta à noite e ontem não foi excepção, com um programa a incidir sobre a zona do algarve mais econômico vs mais restrito.

Uma das soluções mais restritas fica em Almancil, no galardoado restaurante, com uma estrela Michelin, S. Gabriel.
O chef e dono Sr. Leonel, prepara um belíssimo robalo enquanto se gaba se saber onde foi capturado e a que horas, pois o amigo pescador ligou-lhe com o robalo ainda vivo a perguntar se estaria interessado!
Ora, não é preciso tirar um curso para perceber que aquele robalo não passou na lota...

Como já tinha dito, não me espanta nada que isto aconteça, o que me espanta mesmo é exporem isso na televisão nacional!
Será que este senhor não tem medo que um inspector veja o programa e lhe faça umas visitas surpresa? Ou será que tem a coisa bem controlada?!

Fica aqui o link do programa, para quem não quiser assistir a tudo, pode saltar para o minuto 8:50.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
« Última modificação: 15:18 Sábado, 11 de Julho de 2015 por Beto_Manja, Motivo: Ortografia »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #1 em: 16:13 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Nada disto me espanta Beto!
Acredito piamente que está tudo controlado!
É um país da treta e um país de cegos onde quem tem um olho é rei!
 

Offline João Pinto

Re: Perderam a vergonha!
« Responder #2 em: 16:24 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Mas para onde achas que vão a maior parte das Corvinas do Tejo?
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #3 em: 17:25 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O chef e dono Sr. Leonel, prepara um belíssimo robalo enquanto se gaba se saber onde foi capturado e a que horas, pois o amigo pescador ligou-lhe com o robalo ainda vivo a perguntar se estaria interessado!
Ora, não é preciso tirar um curso para perceber que aquele robalo não passou na lota...

Nem esse nem muitos outros capturados no Algarve e em tantos outros locais da nossa costa.
Qd o robalo abeira tenta ir ao molhe do Furadouro a ver se consegues pescar por lá, mas garante primeiro um seguro de vida.

A reportagem é exemplificativo da falta de fiscalização e da sua urgência, mas mais importante do que fiscalizar o pescador, que são alguns milhares, o melhor mesmo é começar por fiscalizar os restaurantes, as bancas dos mercados, e muitos do receptadores do peixe pescado pelos lúdicos.
E se eles não são apanhados é porque a quem compete a fiscalização isso seria um grande incómodo e até, se calhar, um risco à própria vida.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline nelson amaral

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 762
  • Agradecido: 58 vezes
    • Cacém
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:47 Quarta, 12 de Março de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #4 em: 18:24 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Amigo Beto, também tenho por habito ver o programa e ontem também reparei na situação.

Aqui pela zona também vou de quando em vez ha muitos anos, a um restaurante ali para os lados da costa de Sintra e como costumo ir cedo para aqueles lados, passo por lá pelas 9h30_10h para ver o que há e reservar a mesa, e geralmente apanho lá alguma malta a vender uns belos sargos, percebes,etc.
Normalmente quando me vêem entrar ficam assim um bocado atrapalhados e vejo logo a coisa, só descontraem quando o rapaz do restaurante me vem cumprimentar na boa.
Às vezes dou-lhe um toque sobre a questão, e ele diz que tem de trabalhar assim, pois todos por ali fazem o mesmo, e que é a melhor maneira de ter peixe de qualidade para vender aos clientes, principalmente aos fds, Que ou trabalha assim ou tem de partir só para o salmão e peixe de aquacultura, como muitos também fazem, pois para comprar peixe de qualidade nas peixarias não tinha hipóteses.
Perante isto o que é que se pode dizer, eu digo-lhe que não é muito correcto mas também como os percebes  :-[ :-[ :-[

Mea culpa

Nota: No Furadouro aquilo é fogo  :o :tiro1:
Quando estou lá na zona fujo mais para Esmoriz e Cortegaça e aí a malta já é mais acolhedora, mesmo assim tento não fazer muitas ondas pois eu e que sou o intruso, mas não tenho razão de queixa, já me deram umas dicas, eu já dei umas belas tainhas que ia devolver e me pediram, pois eram uma maravilha estufadas :hummm:
Mas também nunca lá estive com mar robaleiro...

A melhor história que tenho dessa zona foi uma vez que fui entreter-me na estrada de Torreira - S. Jacinto e fiquei ali na zona do Parque de Campismo (nunca mais) que estava carregadinha de malta à pesca (por acaso isso naquela zona dá gosto ver - homens, mulheres, crianças, novos, velhos, tudo pesca, são às dezenas e dezenas de canas - deve ser o desporto com mais expressão ali) adiante: houve ali  cruzamento de linhas e numa das linhas vinha uma dourada que era um porta-chaves, mesmo mínima.
Só sei que se engalfinhou tudo por causa daquela medalha que já era de todos, a coisa começou a ficar feia, eu como estava um pouco afastado do fulcro da ação e só tinha uma telescópica recolhi e quando aquilo se embrulhou tudo à estalada saí de fininho  :204: #-o #-o :-" :-" ;D
O que se leva desta vida é a vida que se leva...pesquem e sejam felizes
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #5 em: 21:18 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Confusoes sempre haverao onde houver peixe de qualidade..
Tem de compreender que se é um pescador ludico e pesca por prazer nao se pode meter nesta desordem porque ela está ordenada pelos que sempre la pescaram e vivem perto das zonas spot.
Por uma questao territorial defendem o seu lugar e entre presas e predadores o seu perfil nao se pode lá encaixar...Se for la uns días reconhecerá os territoriais,os que vendem,os que tentam pescar ...As regras existem,mas se nao quer vender o peixe corta-lhe o rabo segundo a leí..Um restaurante que vive con as suas receitas a pagar 23%iva,vai deixar de comprar peixe de linha de alta qualidade a preço sem intermediário???
Utopías,lirismos de um País pobre e devedor...Se tirar um peixinho bom claro que nao o vai vender,mas estes pescadores sao de outra escala de outra dimensao,apanham muito peixe bom e nao faltan compradores para tal.

Atsimoes
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #6 em: 22:11 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional. Não basta o lúdico ou o profissional cortar o rabo para tudo estar legal, certo? A lei deveria apenas ser uma e para todos igual, aqui e em qualquer outro local.

Não armo confusão em lado nenhum, e quando a vejo fujo a sete pés, mas na minha opinião não existem donos de spots, e em caso de dúvida a lei que me condena também me protege.

Obrigado pela partilha Beto Manja, também sou adepto da crónica em questão e ainda por cima ontem falou de uma terra que adoro Tavira.

O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #7 em: 23:33 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #8 em: 23:47 Sábado, 11 de Julho de 2015 »
Boas

Além do que implica e que me faz "comichão", enquanto pescador lúdico, neste tipo de práticas e nos restaurantes que conheço, são maioritariamente em restaurantes caros, como o do programa em questão, em que uma refeição sem bebidas anda na ordem dos 65€ e têm os restaurantes da esquina, que compram no mercado, de sobreviver com diárias a 7,50€ e a passar facturas...
« Última modificação: 23:53 Sábado, 11 de Julho de 2015 por Beto_Manja, Motivo: Sintaxe »
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #9 em: 02:21 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Será que este senhor não tem medo que um inspector veja o programa e lhe faça umas visitas surpresa? Ou será que tem a coisa bem controlada?!

Olha Beto_Manja, para mim aquela situação tem um nome em latim:
<lapsus linguae> cujo significado é <erro acidental ao falar> ou seja, o chef descuidou-se, esqueceu-se que estava a ser gravado.

Contudo, a realidade é exatamente aquela que o António Simões refere. Todos os restaurantes compram ou já compraram peixe pescado à linha por locais.

Eu estive algum tempo a viver na Foz do Arelho e as douradas e robalos que ali comia no restaurante foram apanhados por locais à linha, sem irem à lota como devem imaginar.

É de facto ilegal e censurável e só os restaurantes <gourmet> o podem fazer pagando a bom preço a qualidade do pescado.

Restaurantes com doses a 7,50€ não só não chegam lá, como se calhar são mais vezes fiscalizados - digo eu!!!

Em todas as atividades há situações (à socapa) que passam a malha da legalidade - em maior ou menor quantidade - mas há.

Esta aconteceu à descarada. O chef estava distraído! Azar!!!



Hasta la próxima marea !
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #10 em: 08:03 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?

Isso não é gente  :dificil:
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #11 em: 08:42 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Gostei muito de ver a reportagem, obrigado pela partilha Beto. :fixe:

Sobre a questão aqui debatida, é um lapso muito grande do Sr.Leonel que lhe poderá implicar alguns problemas no futuro, para ele e para todos os restaurantes... Mas é uma realidade de há muitos anos, fruto da situação económica do País.  Passa em claro, mas nem de perto nem de longe vejo esta como mais grave que muitas outras.   Não é correcto e não serve de desculpa mas faz-me confusão outros problemas mais graves da sociedade, alguns na origem destas soluções que o pessoal acaba por optar....

Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #12 em: 08:47 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?

Isso não é gente
Também não sou tão radical...gente é...mas menos racional na minha opinião...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.
O pescado dá muito dinheiro e certamente sabemos que toda a gente tem um preço.
O que acaba por distinguir as pessoas é que umas são mais caras que as outras!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #13 em: 09:19 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.


Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!  ??? ??? Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Nelson Peres
 

Offline rasta

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1364
  • Agradecido: 6 vezes
    • povoa de varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #14 em: 10:04 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Amigos uma boa maioria dos restsurantes compra peixe no escuro porque o lucro e maior
bora dar banho a minhoca
 

Offline nelson sampaio

Re: Perderam a vergonha!
« Responder #15 em: 10:26 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
para um pescador lúdico um peixe é descrito pelo peso e pelo comprimento mas para um balanceiro um peixe é descrito pelos euros
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #16 em: 10:40 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?

Isso não é gente
Também não sou tão radical...gente é...mas menos racional na minha opinião...ou se quiserem racionalmente movidas pelo dinheiro pois acabam por deixar corromper os valores em troca de uns belos euros. Claro que os euros fazem falta, muita falta, mas ainda assim para mim existem valores que ainda se sobrepõem aos euros.
O pescado dá muito dinheiro e certamente sabemos que toda a gente tem um preço.
O que acaba por distinguir as pessoas é que umas são mais caras que as outras!


Percebo-te Victor,
Mas é a minha visão.
Já vi muitos a dar moralidades e serem, eles próprios, um ícone da imoralidade.
Ainda à dias, estava a conversar com um senhor sobre a pesca e contou-me ele que um funcionário de uma refinaria do norte de Portugall, bem pago mas que gozava da liberdade que queria, baldava-se para corricar nas praias dos arredores do Porto e depois, a Is..... ficava-lhe com o peixe, que por sua vez já tinha os locais de recepção controlados.
Quando lhe perguntei se  as autoridades sabiam, respondeu-me que também "comiam".
Não é preciso fazer desenhos, pois não ?
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Pedroko

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1154
  • Agradecido: 42 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:28 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #17 em: 12:56 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Nem as financas nem a asae oodem fazer o que quer que seja com isto. A unica coisa que ficam a saber é que o homem no seu restaurante serve peixinho bem fresco.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #18 em: 14:26 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
 :hummm: :hummm: :hummm: Povo, tanta algazarra porquê? Estão chocados pelo conteúdo e título do Tópico ? Então choquem-se mais, e vão ver (in loco) o que se vende nas "Lotas & Mercados Nacionais", essas sim, controladas por Asais, Docapescas, IPP, IPM, e a pata que os pôs  >:D >:D >:D >:D Aí é que mora o verdadeiro escândalo deste assunto. Abraço.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #19 em: 14:47 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #20 em: 14:56 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Tubugunhanha compreendo o que dizes sim e concordo com alguma moderação. Colocas as coisas em condições extremas mas nem tudo é assim tão extremo, por isso é que eu, não concordando com a ilegalidade do tema, não tenho uma visão tão «pudica» (se calhar não é a palavra mais adequada) sobre o tema. Neste caso olho mais para o pescador que apanha meia duzia de peixes e vende para colmatar as dificuldade financeiras. Não está dentro da lei mas admito. Claro que é um negócio melhor para os restaurantes, compram mais barato e se calhar melhor pelo que lhes dá uma margem de lucro maior, que é o que importa.

Agora se for colocada a questão que colocas, da pior forma, com armas, gang´s e sei lá mais o quê, ok... É demasiado mau, mas isso felizmente nunca vi. Não é pior do que os governantes nos fazem, eles os homens das leis, mas isso são outra conversas para outros locais...
« Última modificação: 15:01 Domingo, 12 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #21 em: 16:00 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
 :o :o :o Atenção que não sou "Balanceiro", nem nunca vendi pescado...................
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #22 em: 16:13 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Nelson, não acho extremo a visão do Vitor, se calhar isto é também uma questão mais local ou cultural.

A tua visão de quem vende um peixe porque pescou de mais e os euros são importantes, é apenas o início, depois começam a pescar só com o objectivo de vender e depois acabam por se despedir dos empregos quando é a altura forte do robalo ou da dourada (isto não é exagero, é realidade)...

Continuo a dizer que o assunto em questão não me choca nada, toda a gente sabe que as coisas são assim, eu apenas partilhei porque acho incrível exporem publicamente, se calhar é como diz o Nunes, foi só um descuido de discurso...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #23 em: 16:34 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Nelson, não acho extremo a visão do Vitor, se calhar isto é também uma questão mais local ou cultural.

A tua visão de quem vende um peixe porque pescou de mais e os euros são importantes, é apenas o início...
Retiro das tuas palavras aquilo que acho ser uma grande verdade e que define as nossas opiniões. Naturalmente só posso falar daquilo que se passa na minha zona porque é a única que falo com conhecimento de causa, assim como o Vitor concerteza tem conhecimento de causa a respeito do que falou. São locais diferentes, diferentes formas de lidar com uma situação aparentemente igual mas que , no fundo, não é.

No entanto, quando se castigar castiga-se o mais pequeno...
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #24 em: 20:14 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tubugunhanha compreendo o que dizes sim e concordo com alguma moderação. Colocas as coisas em condições extremas mas nem tudo é assim tão extremo, por isso é que eu, não concordando com a ilegalidade do tema, não tenho uma visão tão «pudica» (se calhar não é a palavra mais adequada) sobre o tema. Neste caso olho mais para o pescador que apanha meia duzia de peixes e vende para colmatar as dificuldade financeiras. Não está dentro da lei mas admito. Claro que é um negócio melhor para os restaurantes, compram mais barato e se calhar melhor pelo que lhes dá uma margem de lucro maior, que é o que importa.

Agora se for colocada a questão que colocas, da pior forma, com armas, gang´s e sei lá mais o quê, ok... É demasiado mau, mas isso felizmente nunca vi. Não é pior do que os governantes nos fazem, eles os homens das leis, mas isso são outra conversas para outros locais...
Nelson extremei o que se passa ao máximo claro mas é a pura realidade, o que escrevi verifica-se de facto. Nos poucos spots quentes que por cá existem tem dias mais calmos...quando não dá peixe!! O problema não é quem pesca um peixe ou dois ou mesmo três e vende, o problema são os verdadeiros balanceiros, esses sim extremistas e territoriais. Conheço amigos que quando tem boas capturas vendem o pescado e não é por isso que deixam de ser pescadores lúdicos. Não sei se me faço entender? Ou seja pescam por prazer e desporto, sabem pescar em sociedade e quando tem a sorte de fazer uns peixitos vendem para ao menos dar para o material de pesca e um jantarzito. Mas mesmo esses amigos já notei diferenças na expressão facial quando verificam que o pescador do lado está a tirar um peixe. Temo que os euros possam começar a corrompe-los. É se calhar demasiado tentador para parar de vender!

Eu ate hoje nunca vendi um peixe mas também não direi que nunca vou vender! Não sei o que o futuro me reserva.

Quanto a não verificares episódios destes para os teus lados dá-te por feliz...pescas num paraíso!!!
 

Online duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5111
  • Agradecido: 396 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #25 em: 20:21 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Eu conheço um gajo que no só mês de maio fez 900€ com as corvinas do Tejo a vende-las aos restaurantes. No mês de junho não sei, mas já tinha dado para trocar o barco por um mais rápido. E como ele deve haver muitos. Até tiram férias nessa altura...

O que é que um gajo pode fazer aqueles bichos? Não há muita alternativa ou vende-los ou mandá-los para o charco outra vez. Quase ninguém tem ferramentas para as cortar às postas e uma arca congeladora suficientemente grande.

Por outro lado, eu se pagar 65€ por um peixinho prefiro que ele seja o mais fresco possível independentemente da sua origem.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline canivete

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3850
  • Agradecido: 406 vezes
    • vialonga
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #26 em: 20:30 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas Beto
levantaste o véu de uma especie,a verdade é que (peixe galo,pargo ,dourada robalo actualmente o choco fazem parte deste sistema.
Nas embarcações MT os mestres raramente pescam.o inverso se passa nas que operam (cobrando )em que os mestres pescam juntos com o dito cliente e basta um telefonema para escoar o pescado



abraço


Manuel Matos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #27 em: 20:57 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu conheço um gajo que no só mês de maio fez 900€ com as corvinas do Tejo a vende-las aos restaurantes. No mês de junho não sei, mas já tinha dado para trocar o barco por um mais rápido. E como ele deve haver muitos. Até tiram férias nessa altura...

O que é que um gajo pode fazer aqueles bichos? Não há muita alternativa ou vende-los ou mandá-los para o charco outra vez. Quase ninguém tem ferramentas para as cortar às postas e uma arca congeladora suficientemente grande.

Por outro lado, eu se pagar 65€ por um peixinho prefiro que ele seja o mais fresco possível independentemente da sua origem.

Duarte,
se cumprirem a lei limitam-se a reter o que está definido, além disso podem devolver.
Mas o grande problema é a falta de actuação das autoridades.
Toda a gente sabe onde estão e quem são os balanceiros. Actuem
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #28 em: 21:24 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Quanto a não verificares episódios destes para os teus lados dá-te por feliz...pescas num paraíso!!!

Não, não vivo num paraíso, procuro é o paraíso para pescar. Aqui também há os locais onde a malta que precisa ganhar uns trocos vai... Não os vejo a construir riqueza, vejo-os procurar a oportunidade que a sociedade não lhe dá nem tem dado. E não me faz confusão porque apanham uns peixes de vez enquando. Há que perceber algumas realidades e, mais uma vez, só posso falar das que conheço. Próximas das que relatas dos teus amigos. Isso do corromper... não podemos misturar todos no mesmo saco. Não acredito que haja aqui um unico elemento no pesqueiro que nunca prevaricou em nada, não sou na pesca como na vida... E não me parece que a larga maioria se deixe corromper....acho a palavra um pouco excessiva...
Quantos de nós apanham o seu próprio isco por exemplo ?! Quantos dos que apanham o seu proprio isco utilizam as ferramentas legais para a sua apanha ?! Muitos iscos não se consegue apanhar com ferramenta legal... Pegunto então porque se apanha o isco ?! No meu caso porque não posso comprar. Seria completamente incomportável para os meus bolsos eu pagar o isco que gasto anualmente, esta é a verdade. Minha e de muitos... Assim, partindo do mesmo raciocínio eu apanho para poupar dinheiro. Vai dar quase ao mesmo que vender algum pescado. Numa situação o dinheiro entra e noutra o dinheiro sai pelo que é fácil de concluir que basicamente é a mesma coisa...

Assim seria facil de concluir que, perante estes dados eu sou tambem um dos que podem-se deixar corromper.... Por isso eu vejo as coisas de forma diferente, não tão moralista. Há realidades e realidades, é muito complicado generalizar...
« Última modificação: 21:41 Domingo, 12 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #29 em: 22:49 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas Beto
levantaste o véu de uma especie,a verdade é que (peixe galo,pargo ,dourada robalo actualmente o choco fazem parte deste sistema.
Nas embarcações MT os mestres raramente pescam.o inverso se passa nas que operam (cobrando )em que os mestres pescam juntos com o dito cliente e basta um telefonema para escoar o pescado



abraço


Manuel Matos

Manuel o País é pequeno, mas estamos à beira mar plantados, como tal, de norte a sul temos inúmeros operadores marítimo turísticos e sabes que já fiz pesca embarcada em muitos locais deste nosso cantinho, com vários operadores, do norte, centro e sul e não fiques espantado com o que vou dizer, mas fazem como os outros, só que alguns são mais sofisticados, é o comprador que vai buscar o pescado ao cais da marina e carregado para a viatura do dito comprador, sei do que falo, pois até nem sou surdo.

Fica bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #30 em: 23:05 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Mas oh Nelson tas a comparar apanhar isco para pescar e poupar uns euros e apanhar robalo à mocada que é vendido no minimo por cerca de 15 euros o quilo sendo que os pesqueiros são controlados por balanceiros sendo que alguns vao armados??! Mas alguma vez sentiste-te ameaçado por apanhares isco? Apesar de concordar com muitas coisas que disseste considero esta tua comparação completamente descabida!
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #31 em: 23:23 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.

Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline Braga

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 14955
  • Agradecido: 629 vezes
  • Seguir em frente, mas não esquecer o passado.
    • Coimbra
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:29 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #32 em: 23:34 Domingo, 12 de Julho de 2015 »
Boas

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quais são os valores que falas neste caso concreto a ver se eu entendo ?!    Neste caso não vejo nada assim tão moralmente feio a esse ponto...
Muito fácil Nelson, pelo menos na minha perspectiva senao vejamos...os balanceiros pescam para vender logo quanto mais pescarem mais lucram. Assim sendo os spots quentes com peixe de qualidade tem de ser controlados por eles senão correm o risco de verem os seus lucros caírem. Na minha zona bons spots nao abundam, meia duzia se tanto, e posso-te dizer que em alguns deles os balanceiros vão pescar armados e fazem questão de mostrar o foguete, noutros à com frequência pancada e noutros apenas umas linhas cortadas e uns pneus furados. Só aqui quantos valores achas que foram corrompidos em troca de euros? Eu aqui vejo muita coisa grave e muitos valores corrompidos mas isso sou eu e vale o que vale claro! E tudo isto porque o restaurante x compra ou a peixeira y tambem compra. No entanto tu quando vais ao restaurante pagas iva sobre o que consomes, nao achas que o propritario do restaurante tambem deveria pagar iva sobre o que comprou? A economia paralela parece-me um grave problema da sociedade actual ou não concordas? Uma coisa é sabermos o que acontece outra coisa é achar normal. Eu não acho normal que seja dito na tv o que foi aqui falado e nao acho normal arriscar-me a andar à pancada só porque fui ao pesqueiro x nem tão pouco acho normal chegar ao carro e encontrar os pneus furados. Eu se achasse isto normal estaria a aceitar o óbvio e recuso-me a faze-lo.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas oh Nelson tas a comparar apanhar isco para pescar e poupar uns euros e apanhar robalo à mocada que é vendido no minimo por cerca de 15 euros o quilo sendo que os pesqueiros são controlados por balanceiros sendo que alguns vao armados??! Mas alguma vez sentiste-te ameaçado por apanhares isco? Apesar de concordar com muitas coisas que disseste considero esta tua comparação completamente descabida!

Eu acho que estamos a alargar o assunto principal, mas os iscos, principalmente os vivos, são outra das situações, que a maior parte passa ao lado das contribuições.

Fiquem bem.

Braga
Comunguem deste ideal e divirtam-se neste Pesqueiro.
F. Braga
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #33 em: 15:14 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que estamos a alargar o assunto principal
Apesar de tudo que aqui se falou estar relacionado com o post inicial de facto já se estava a largar a discussão para outras temáticas.
Portanto voltando ao tema inicial e para concluir se calhar o ideal é alguém dizer ao Sr Leonel que não fica muito bem dizer em publico que foge aos impostos! Digo eu!!!
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #34 em: 16:05 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Viva, como tudo à quem cumpra, e quem não o faz. Conheço quem tira mais de 2000 mil por mês, mas enfim não sou Policia marítima e muito menos da ASAE. Enfim...
Mas a esse chefe, certamente nada irá acontecer...Deve ter um conhecido que terá licença profissional e que irá passar recibos do pescado que compra a outro....eles sabem como fazer a coisa..
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #35 em: 16:05 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
É normal um restaurante de topo querer o peixe o mais fresco possível. Um restaurante deste calibre deve de fazer os possíveis para garantir que a sua qualidade se mantenha ou melhore, e a qualidade de um peixe ainda a mexer é difícil de bater...

Já em relação aos balanceiros considero que existem 2 tipos mas não gosto de os diferenciar e já explico porquê.

Se há aquele que ganha 7500€ a 15000€ em dois meses na pesca à lampreia (sim leram bem, mais de 1000 lampreias a 10€ cada uma como acontece muito por ai)  também há aquele desempregado que, para ganhar umas coroas apanha um peixito e vende. Diríamos nós que o segundo não é condenável e eu dou-vos razão.

O problema é quando esse segundo começa a ver que pode fazer vida disto, e por vezes que até ganha mais nesta vida que a trabalhar.

Depois há um individuo que até paga os impostos todos, tem tudo legalizado e por culpa da concorrência desleal deixa de conseguir vender o que obteve de forma séria e legal e pela qual pagou e bem.

Não tem muito a ver, mas dou o exemplo de um amigo que montava portões automáticos e fazia uns servicitos elétricos. Tudo com fatura e sempre na  lei (puto novo, com confiança no pais e nas regras como eu ainda mantenho e espero ver).
Quando veio esta crise muitas pessoas perderam o emprego e apareceram os desenrascas que fazem tudo: canalizador, pedreiro, eletricista, montador de portões...
Ora o que aconteceu é que esse meu amigo, que nem ganhava assim muito, passou a concorrer com orçamentos logo à partida sem iva (menos 23%), com orçamentos "de rapar" que aos biscateiros davam muito lucro, mas para manter um contabilista, pagar água, luz, stocks... não eram sequer exequíveis.
Resultado fechou a empresa e dedicou-se a trabalhar por conta de outrem.
Será que os balanceiros ocasionais não acabam por fazer o mesmo efeito?

Não condeno muitos deles, eu se calhar para dar comida aos filhos e em situação critica, até roubar era capaz, quanto mais vender um robalo... temos é que perceber que bom não será: é possivelmente o mal menor.

Abraço
 

Offline atsimoes

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 68
  • Agradecido: 71 vezes
    • Leça da Palmeira
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:16 Segunda, 17 de Fevereiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #36 em: 17:14 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
No início do tópico jamais  a palavra "balanceiro" foi aqui aflorada.Escreveu-se sobre vendas supostas a rrestaurantes,spots,questões territoriais,quem pesca e domina ,quem vende o quê e aquem e quem compra.
Parece existir por aqui algum odio doentio em que na palavra Balanceiro" o verbo roubar,sem vergonha ,patife,que não trabalha,ladrao de impostos,armado até aos dentes ,tudo cabe nesta expressão.
Extremismos nunca foram bons conselheiros porque o meu melhor Mestre que me ensinou a "arte"de pescar é e sempre foi um pescador ludico professional que nao paga impostos,MAs nao deixa de ser o meu Mestre,uma pessoa adoravel,que me convida Para sua casa e familia Para comer uma sardinhada.É um patife?é um agiota?é ladrao???A questao da arma pensem nisto??Se andarem uma Vida inteira de noite sozinhos em praias isolados,com gangs POR perto,con drogados e gays a rondarem nas v/costas como muitas vezes me aconteceu quando ia lá con ele no Castelo do queijo a meio da noite a um spot muito antigo e aquela zona ha muitos anos atrás foi la um assasinado e ainda nem havia parque da cidade o que fariam???
Como tudo na vida existen os bons e os maus e se eu estivesse desempregado era o que faria para dar de comer á minha familia pois seria a minha ferramenta de trabalho.Outros ha que se viciam nisto e nao sao uteis á sociedade porque nem descontos fazem e nao querem trabalhar ,mas nao deixam de ser pessoas,julga-las???sin podemos opinar mas existen assuntos muito mais importantes e preocupantes na n/sociedade.Nao julgo que um forum de pesca seja tao lato para se falar do estado da Naçao...

Atsimoes
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #37 em: 18:46 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas oh Nelson tas a comparar apanhar isco para pescar e poupar uns euros e apanhar robalo à mocada que é vendido no minimo por cerca de 15 euros o quilo sendo que os pesqueiros são controlados por balanceiros sendo que alguns vao armados??! Mas alguma vez sentiste-te ameaçado por apanhares isco? Apesar de concordar com muitas coisas que disseste considero esta tua comparação completamente descabida!

Tens que perceber aquilo que se está a comparar e tu não entendeste...  Não é a gravidade de uma ou outra situação que está em causa, mas sim o resultado final !! Em ambos os casos o denominador comum é dinheiro. Um que entra e outro que não sai....
mas no fim de contas dá no mesmo. A gravidade das situações é outra história.. que não comento porque não tenho experiência. E por que raio vão voçês pescar para sitios com essas problemáticas  ?! :hummm: :hummm:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu acho que estamos a alargar o assunto principal
Apesar de tudo que aqui se falou estar relacionado com o post inicial de facto já se estava a largar a discussão para outras temáticas.
Portanto voltando ao tema inicial e para concluir se calhar o ideal é alguém dizer ao Sr Leonel que não fica muito bem dizer em publico que foge aos impostos! Digo eu!!!

É natural que no desenvolvimento da conversa se vá alargando o tema e que na minha opinião é muito interessante falar nela. Li a opinião do atsimões e partilho um pouco da sua opinião. Em todas as variantes da sociedade e da vida há maus e bons e, reconhecendo que é assim, não sou capaz de extremar posições em relação a seja o que for...
« Última modificação: 19:02 Segunda, 13 de Julho de 2015 por NelsonP, Motivo: Acrescentar informação »
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #38 em: 22:01 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tens que perceber aquilo que se está a comparar e tu não entendeste...
Eu percebi Nelson mas continuo a achar que a tua comparação foi descabida. Não sei o que origina este desencontro de ideias e/ou opiniões mas talvez tal se deva ao facto de vivermos realidades distintas, pesqueiros distintos.
Mas também é neste desencontro de opiniões que crescemos e aprendemos com pontos de vista diferentes portanto acho sempre útil estas discussões/conversas.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E por que raio vão voçês pescar para sitios com essas problemáticas  ?! 
Simples Nelson, por falta de alternativas boas! Quantas vezes já ouviste a palavra grade associada ao pessoal aqui do norte? Sítios para pescar não faltam agora pesqueiros onde o peixe de qualidade encosta contam-se pelos dedos. E se por vezes queres aumentar a probabilidade de tirar uns peixitos com qualidade lá tens que ir a um pesqueiro onde quase sempre a problemática abunda.
Nos demais pesqueiros ora é grade ou peixe sem medida. De longe a longe, muito de longe a longe lá sai um exemplar em modos.
No que a mim diz respeito muito raramente frequento esses ditos pesqueiros problemáticos mesmo que isso signifique muitas grades ao longo das minhas pescarias.
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #39 em: 22:10 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Falando por exemplo de Aveiro Nelson, ora vê lá o que o Pantão diz por exemplo de alguns pesqueiros Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #40 em: 22:30 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Boas

Acho muito curioso tudo isto :

Sou um pescador lúdico, que nunca teve necessidade de vender um peixe que fosse, considero-me um felizardo. Compreendo que muitas pessoas passem muitas dificuldades e necessitem de ajuda para se sustentar, mas o mais curioso é que os temíveis pescadores lúdicos/profissionais, são aqueles que tem um barco melhor que o meu, que num dia em que a petinga entra conseguem gastar 50l de combústivel, tem Twin Powers, etc... Bem não esta-mos a falar do mesmo com certeza, pois não.

Pois já cá vi muita gente a falar e com razão dos profissionais que pescam na ilegalidade, peixe que por azar morrem no anzol, e agora deixa-mos que num forum de pesca lúdica isto seja limpinho limpinho e desculpável.

Na não façam isso, a crise que o pais atravessa é mais moral do que parece.

Peço desculpa dar o meu parecer, mas li certos comentário e em alguns vi ignorância o que é saudável mas noutros vi esperteza saloia.

Bem haja os que ainda se sentem incomodados.

Boa noite a todos
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #41 em: 22:37 Segunda, 13 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Falando por exemplo de Aveiro Nelson, ora vê lá o que o Pantão diz por exemplo de alguns pesqueiros Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Eu se quiser exagerar um pouco tambem te digo uns quantos locais aqui onde são do genero do que apanham aí mas ao que vejo, e fazendo fé na vossa descrição, por cá somos mais civilizados. Pesqueiros onde o peixe aparece com mais frequência e maior qualidade mas sabes quantas vezes fui lá ?!!

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe  :hummm: :hummm: e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Nelson Peres
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #42 em: 01:10 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Acho muito curioso tudo isto :

Sou um pescador lúdico, que nunca teve necessidade de vender um peixe que fosse, considero-me um felizardo. Compreendo que muitas pessoas passem muitas dificuldades e necessitem de ajuda para se sustentar, mas o mais curioso é que os temíveis pescadores lúdicos/profissionais, são aqueles que tem um barco melhor que o meu, que num dia em que a petinga entra conseguem gastar 50l de combústivel, tem Twin Powers, etc... Bem não esta-mos a falar do mesmo com certeza, pois não.

Pois já cá vi muita gente a falar e com razão dos profissionais que pescam na ilegalidade, peixe que por azar morrem no anzol, e agora deixa-mos que num forum de pesca lúdica isto seja limpinho limpinho e desculpável.

Na não façam isso, a crise que o pais atravessa é mais moral do que parece.

Peço desculpa dar o meu parecer, mas li certos comentário e em alguns vi ignorância o que é saudável mas noutros vi esperteza saloia.

Bem haja os que ainda se sentem incomodados.

 :aplau: :aplau: :aplau:

 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #43 em: 01:13 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu se quiser exagerar um pouco tambem te digo uns quantos locais aqui onde são do genero do que apanham aí mas ao que vejo, e fazendo fé na vossa descrição, por cá somos mais civilizados. Pesqueiros onde o peixe aparece com mais frequência e maior qualidade mas sabes quantas vezes fui lá ?!!

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe    e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Que mais te posso dizer companheiro Nelson? :hummm:
Dou por terminada a minha participação neste tópico com a seguinte citação: realidades diferentes mentalidades distintas!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #44 em: 07:50 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu se quiser exagerar um pouco tambem te digo uns quantos locais aqui onde são do genero do que apanham aí mas ao que vejo, e fazendo fé na vossa descrição, por cá somos mais civilizados. Pesqueiros onde o peixe aparece com mais frequência e maior qualidade mas sabes quantas vezes fui lá ?!!

Tantas como nenhumas... E poderia me queixar das grades que tambem apanho, pensar que afinal não há alternativas mas no fundo sei que há. Porque passo largas horas a insistir onde dizem que não há nada ou porque pescaram la uma vez e não deu mesmo nada, ou porque no facebook um amigo disse que não está a dar nada.... Ir para o sitio onde todos vão porque dá muito peixe    e depois queixar que os sitios são problemáticos não faz muito sentido, pelo menos a mim. Por isso é que não vou, minha bela grade !!
Que mais te posso dizer companheiro Nelson? :hummm:
Dou por terminada a minha participação neste tópico com a seguinte citação: realidades diferentes mentalidades distintas!

Tranquilo companheiro, não te aborreças com realidades e mentalidades diferentes, porque isto é mesmo assim... e que bom que é... Sermos todos iguais era enfadonho. No fundo só quis mesmo dizer que que estou no meio termo deste assunto. Não compreendo nem o excesso de moralismo nem tão pouco o excesso contra os denominados balanceiros, mas claro, aceito a opinião de cada um sem qualquer stress  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline renatico

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 41
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:46 Sexta, 10 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #45 em: 12:36 Terça, 14 de Julho de 2015 »
boas,
Acho que alguns de vocês estão mal informados com o que se passa em relação a dita não inspecção das autoridades competentes.
Sempre que existe uma inspecção a um restaurante o proprietário têm que fazer prova (rastreabilidade /documentos) do géneros alimentícios em exposição para venda.

Essa inspecção é realizada, não podendo no entanto existir um inspector por cada restaurante em portugal.

Não sou de acordo com a legislação em vigor, pois para algumas espécies de caça, é permitida a venda ao consumidor  final, no entanto na pesca, não é possível..
é o que há.

Por isso, pessoal antes de criticarem, tentem entender as dificuldades de quem inspecciona, falta de recursos humanos etc....

Abraço   
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #46 em: 12:54 Terça, 14 de Julho de 2015 »
renatico,

Eu quando me queixo de um serviço, seja inspeção, seja alfândegas, ou sei lá o quê, não me refiro aos profissionais que tem de dar a cara, mas sim do "sistema" que está implementado.  Claro que também há maus profissionais, mas isso há em todo o lado e não é o tema em discussão.
Acho que toda a gente sabe que é cada vez mais "normal" os problemas de que falas: poucos efetivos, más remunerações, horas e quilómetros infindáveis. O problema está nos decisores que deixam essas situações acontecer e os serviços degradarem-se.

Queixamo-nos de falta de inspeção, não dos inspetores :fixe:
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #47 em: 13:11 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Boas,

Já estava à espera de uma comparação com a caça ;D
Vejam onde isso levou, à "quase" extinção dos recursos de caça em terreno aberto...
Quem quiser caçar hoje em dia tem de pagar numa reserva que é repovoada todos os anos e/ou os bichos são alimentados...

Seria como pescar num aquário, como acontece em algumas reservas de pesca de águas interiores, agora como fazem isso no mar?
Vedam um bocado de mar com rede de galinheiro para o peixe não sair dali e quem quiser que pague para pescar lá?! Se calhar passa por aí o futuro da pesca lúdica  ???

Quanto às críticas, estou com o Zé Maria, não se critica quem faz alguma coisa, critica-se por se fazer ainda pouco...
E não duvido que os restaurantes tenham o recibo do que está na montra, o problema é o que não passa na montra ;)
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #48 em: 13:17 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Boas,

Nelson, também me parece um pouco (muito) repuxado comparares isco que se apanha para pescar com vender peixe, ainda que, utilizes um cabo de enchada maior que uma mão...
Agora é verdade o que o Braga falou do outro mercado paralelo da apanha de isco para venda e aí até eu sou receptor pois compro borracheiras que sei perfeitamente que foram apanhadas com meios ilegais mas, onde as compro passam-me factura e vem com iva...  :P
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #49 em: 13:44 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas,

Nelson, também me parece um pouco (muito) repuxado comparares isco que se apanha para pescar com vender peixe, ainda que, utilizes um cabo de enchada maior que uma mão...
Agora é verdade o que o Braga falou do outro mercado paralelo da apanha de isco para venda e aí até eu sou receptor pois compro borracheiras que sei perfeitamente que foram apanhadas com meios ilegais mas, onde as compro passam-me factura e vem com iva...  :P
Eu tentei explicar bem que o que comparava era o resultado final, ou seja o dinheiro porque na verdade o problema de tudo é o dinheiro. Admito que não me fiz entender bem e vejo que há 2 companheiros que ainda não entenderam onde quis chegar.

Ultrapassado este ponto, pergunto eu se a ilegalidade é medida por intensidade se é muito ou pouco grave ?! :)
A ilegalidade é objectiva. Ou é ou não é. Depois o resultado das ilegalidades, neste caso as multas é que são diferentes em virtude o acto ilegal cometido.

Beto, por acaso nunca vi por aqui passarem fatura de borracheiras  ??? e como tu compras cá várias vezes fico curioso  :)  É possivel passar fatura de uma coisa a um cliente sem ter prova de compra ?! A descrição da fatura diz borracheira ou é enquadrada nos outros iscos (ganso, coreano, bibis, por exemplo) que compram a fornecedores ?!
Nelson Peres
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #50 em: 14:01 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Beto, por acaso nunca vi por aqui passarem fatura de borracheiras  ??? e como tu compras cá várias vezes fico curioso  :)  É possivel passar fatura de uma coisa a um cliente sem ter prova de compra ?! A descrição da fatura diz borracheira ou é enquadrada nos outros iscos (ganso, coreano, bibis, por exemplo) que compram a fornecedores ?!
Não tenho por hábito guardar as facturas mas tenho a certeza que nas facturas da quinta do marisco vem mesmo descrito borracheira e taxado a 23%, ao contrário por exemplo do lingueirão que era taxado a 6% ;)
Eu não sei mas decerto compram as borracheiras legalmente, os métodos de apanha é que podem ser ilegais e quantidades é que podem ser ilegais...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #51 em: 14:18 Terça, 14 de Julho de 2015 »
É curioso ??? Como é aqui perto vou ver junto de malta que compra se na descrição vem mesmo borracheira...
Nelson Peres
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #52 em: 15:54 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #53 em: 16:15 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...

Nuno, não percebo a complexidade da situação.
Se a pesca não estivesse regulamentada, definindo com exactidão o que é lúdico e o que é profissional, poderíamos estar aqui a discutir as subjectividades da interpretação.
Ora, contrariamente a muita legislação, eu acho que a da pesca é bastante perceptível.
Está lá o que é pesca de mar, de águas interiores, quantas canas se pode usar, quantos anzóis, quais as mediadas legais, as montagens, as restrições e suas épocas, etc., etc., etc..
Portanto, em consciência, cada um sabe onde se enquadra e se já ou não prevaricou.
Outra coisa, e apanhando um pouco uma das intervenções do Beto, são as "coutadas de pesca". Não vou comparar com a caça, porque é coisinha que não me diz nada mas, tanto quanto me é dado a saber, na pesca, desde que estejas legalmente habilitado, podes pescar em todos os lugares permitidos, não existindo a figura da "Coutada Balanceira", seja por força da lei, da naifa, da pistola ou do canhão.
Penso que este foi o foco da discussão. Se, por um lado eu sou dos que vou á pesca como vou ao futebol ou ao café, ou seja, para me distrair, percebo que outros, por ganância ou por necessidade de compor o orçamento familiar vivam a pesca mais intensamente. Mas, no entanto, isso não legitima que estes tenham mais direitos ou concessões que os que vão só porque lhes apeteceu.   

Um abraço
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #54 em: 16:27 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por isso é que existe a distinção lúdico e profissional
E onde se enquadram os balanceiros?


é uma situação mt complexa...cm eu ja disse o pessoal paga uma licença e ha sempre o pensamento , eu tenho de pagar o meu material de pesca, até pq la em casa ng gosta de peixe, outros levam capturas sem medida pela mesma razao, eu pago licença tenho de levar o que o rio ou mar me dá...vai ser sempre um quebra cabeças mudar mentalidades...

Nuno, não percebo a complexidade da situação.
Se a pesca não estivesse regulamentada, definindo com exactidão o que é lúdico e o que é profissional, poderíamos estar aqui a discutir as subjectividades da interpretação.
Ora, contrariamente a muita legislação, eu acho que a da pesca é bastante perceptível.
Está lá o que é pesca de mar, de águas interiores, quantas canas se pode usar, quantos anzóis, quais as mediadas legais, as montagens, as restrições e suas épocas, etc., etc., etc..
Portanto, em consciência, cada um sabe onde se enquadra e se já ou não prevaricou.
Outra coisa, e apanhando um pouco uma das intervenções do Beto, são as "coutadas de pesca". Não vou comparar com a caça, porque é coisinha que não me diz nada mas, tanto quanto me é dado a saber, na pesca, desde que estejas legalmente habilitado, podes pescar em todos os lugares permitidos, não existindo a figura da "Coutada Balanceira", seja por força da lei, da naifa, da pistola ou do canhão.
Penso que este foi o foco da discussão. Se, por um lado eu sou dos que vou á pesca como vou ao futebol ou ao café, ou seja, para me distrair, percebo que outros, por ganância ou por necessidade de compor o orçamento familiar vivam a pesca mais intensamente. Mas, no entanto, isso não legitima que estes tenham mais direitos ou concessões que os que vão só porque lhes apeteceu.   

Um abraço

Claro que não e não foi isso que eu quis dizer, eu apenas disse o que pensam os balanceiros, pq os meus direitos são iguais aos deles, embora e eu falo por mim , eles pareçam as vezes donos dos spots, como ja aconteceu de me perguntarem se era costume eu pescar ali, e eu perguntei pq, e respondem pq é o meu sitio, e eu perguntei se ele pagava uma liceça exclusiva e a conversa ficou por ali...
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #55 em: 17:27 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
eu perguntei se ele pagava uma liceça exclusiva e a conversa ficou por ali...
Mas nem todos somos tão feios fortes como tu. ;D
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #56 em: 17:59 Terça, 14 de Julho de 2015 »
 :grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #57 em: 18:12 Terça, 14 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Hehehe,
é a vantagem de ser Gestor e de dominar a Interface Biológica da "coisa"
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #58 em: 22:20 Quinta, 16 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
:grrr: :grrr: corrigiste a tempo  :LooooL2: :LooooL2: :LooooL2:
Hehehe,
é a vantagem de ser Gestor e de dominar a Interface Biológica da "coisa"

 :join:




Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #59 em: 17:23 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Agora foi a vez do peixe de rio, no mesmo canal de televisão...
Será que os "barbiscos"(nova espécie??) têm a medida mínima, contemplada na lei?  :hummm:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15509
  • Agradecido: 1055 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #60 em: 21:58 Sexta, 17 de Julho de 2015 »
Barbiscos não sei as medidas, assim de repente ... 8)

Onde vamos parar.
É tudo ás claras.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #61 em: 11:04 Segunda, 20 de Julho de 2015 »
Bem, no vídeo realmente parece que esses barbiscos e boguitas foram apanhados no rio, mas também existem viveiros destes peixes (barbos) em alguns locais e poderão vir legalmente dai.

Vêem-se nas grandes superfícies à venda barbos pequenos (não como esses e geralmente a roçar os 20cm)  que creio virem desses tais viveiros.

Abraço
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 558 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #62 em: 15:36 Segunda, 20 de Julho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Bem, no vídeo realmente parece que esses barbiscos e boguitas foram apanhados no rio, mas também existem viveiros destes peixes (barbos) em alguns locais e poderão vir legalmente dai.

Vêem-se nas grandes superfícies à venda barbos pequenos (não como esses e geralmente a roçar os 20cm)  que creio virem desses tais viveiros.

Abraço

Eu gostava de acreditar que é assim...

Diz a lei que:

É proibida a pesca, comércio, transporte, retenção e consumo de peixes e outras espécies aquícolas de
dimensões inferiores às fixadas nas alíneas seguintes: (Decreto n.º 312/70, de 6/7)
a) Esturjão - 65cm;
b) Salmão - 55cm;
c) Lampreia e sável - 35cm;
d) Achigã, barbo, carpa, saboga ou savelha, robalo, enguia, tainha e outras espécies do género Mugil -
20cm;
e) Truta - 19cm; (ver Portaria n.º 351/86, de 8/7)
f) Tenca - 15cm;
g) Boga, escalo e pimpão - 10cm;
h) Lagostim de água doce - 9cm. (ver Portaria n.º 1 054/90, de 13/10)
§ 1.º O comprimento dos peixes será medido, rectilíneamente, desde a ponta do focinho à forca caudal ou ao
topo da barbatana, se esta não for bifurcada. No lagostim de água doce o comprimento deve ser medido
desde a extremidade da cabeça, não compreendendo as pinças e antenas, até à extremidade da cauda
estendida.
§ 2.º Os exemplares pescados de dimensões inferiores às determinadas neste artigo serão imediatamente
restituídos à água.
§ 3.º Nenhum pescador poderá capturar mais de 40 lagostins de pés brancos por dia de pesca. (Decreto
Regulamentar n.º 18/86, de 20/5)

Aqui vai uma notícia, da LUSA, de 2009:

Trutas: Viveiro do Marão sem pessoal qualificado - denuncia sindicato
08.01.2009 - Lusa


O Viveiro de Trutas do Marão, onde cinco mil trutas reprodutoras produzem mais de quatro milhões de ovos que exigem cuidados especiais, está "a um passo da exterminação", denunciou hoje o Sindicato da Função Pública do Norte (STFPN).

"A reformulação do Instituto Florestal, no âmbito do processo de mobilidade especial do Ministério da Agricultura (MAP), extinguiu a categoria profissional de viveirista e as pessoas que cuidavam daquele viveiro foram mandadas para casa", denunciou Artur Monteiro, coordenador do STFPN.

Segundo o sindicalista, estes viveiristas foram substituídos por "três trabalhadores não especializados, sem preparação adequada, que se deslocam ao viveiro apenas para alimentar as trutas".

O dirigente sindical referia-se ao facto de, além da alimentação das trutas reprodutoras, as tarefas diárias dos viveiristas também incluírem o acompanhamento da evolução dos ovos, que morrem em três dias se não forem virados com regularidade.

Por essa razão, Artur Monteiro recordou que "se trabalhava no viveiro 24 horas por dia, sete dias por semana".

As funções dos viveiristas colocados na mobilidade especial são agora assumidas, segundo o dirigente sindical, por três operadores de rádio, alegadamente destacados para o Parque Florestal de Amarante.

"Não podemos concordar que, mantendo-se as exigências económicas e sociais, o Estado mande para casa pessoas com preparação e deixe as coisas ao abandono ou recorra a pessoas sem formação especializada", frisou Artur Monteiro, em declarações à Lusa.

O Viveiro de Trutas do Marão, situado junto à antiga estrada nacional que atravessa aquela serra, integra o maior posto aquícola português, criado há cerca de 70 anos, tendo sofrido há oito anos obras de beneficiação orçadas, segundo o sindicato, em "centenas de milhares de euros".

As cerca de cinco mil trutas ali existentes destinam-se ao repovoamento de rios em todo o país, mas também para o fornecimento de estruturas comerciais e para concursos de pesca desportiva.

A Lusa está a tentar obter um comentário do MAP sobre a situação.

FR.


Penso que já nessa época, o Estado tinha desactivado também os dois únicos viveiros de barbos e bogas que existiam no país. Provavelmente porque achavam que as concessões existentes e as que surgiriam, resolveriam a lacuna criada.
Na minha opinião, para além do aumento do número de concessões, nada mais mudou... e o que mudou, foi para pior.  ::)

« Última modificação: 15:41 Segunda, 20 de Julho de 2015 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #63 em: 23:07 Segunda, 02 de Novembro de 2015 »
Por curiosidade sobre quanto lhes pode valer esta actividade alguém me pode informar qual o preço Kg de robalo/dourada pescado em mar por pesca lúdica?
Outra coisa a medida mínima é em comprimento ou também por peso do peixe?
 

Offline marioruilopes

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 401
  • Agradecido: 5 vezes
    • Quinta do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:37 Sexta, 12 de Junho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #64 em: 08:41 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Tenho conhecimento que compram a dourada de mar (daquela com 2 a 3 kg) a 20 euros o kilo. Isto no ano que passou.
há xarroco a montes....
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #65 em: 19:11 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Por curiosidade sobre quanto lhes pode valer esta actividade alguém me pode informar qual o preço Kg de robalo/dourada pescado em mar por pesca lúdica?
Outra coisa a medida mínima é em comprimento ou também por peso do peixe?

É pá, este tópico já tem uns mesitos, já nem me lembrava disto.

Pescador deve estar informado. O Robalo legal só pode ser transportado para fora do pesqueiro com mais de 36cm e o rabo cortado. O outro limite de pesca diária é de 10Kg de peixe excetuando o maior exemplar.

Esta atividade pode ser muito rentável. À dias apanharam um "Lúdico" com mais de 80Kg de Robalos. Se fizeres a conta a 15€/Kg (e estou a dar muito por baixo para vender tudo facilmente) dá a módica quantia de 1200€. Já é uma boa maquia... livre de impostos e de outras quezílias.

E quem diz estes diz muitos outros... pescadores de lampreia, douradas, sargos, meixião (enguias pequenas), lagostim de rio, ouriços do mar, perceves, lamejinha... a lista é interminável. Infelizmente esta atividade pode ser mesmo muito rentável, tão rentável que o risco compensa àqueles com menos escrúpulos ou a quem a vida sorri menos (mais desculpável mas não menos condenável).

Eu cá não arrisco, felizmente não pesco para matar a fome lá em casa, e por isso posso dar-me ao luxo de dizer que Robalos só acima de 40cm (exceto quando a bolsa já foi vazia vezes demais) e 10Kg de peixe num dia normal nunca fiz (salvo talvez de carapaus e mesmo assim não sei).

Quanto ao rabo cortado... muita malta está contra, mas eu sou até a favor. Ser comerciante e ter na arca um Robalo só com meia barbatana caudal, ou sem a mesma, ou servir isso ao cliente pode ser um pouco suspeito. Quanto ao ninguém fiscalizar isso, soube há dias de uma malta aqui perto (Fátima) que levou uma boa dose da GNR à conta da falta do dito rabo cortado.

Abraço
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #66 em: 19:33 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Tenho conhecimento que compram a dourada de mar (daquela com 2 a 3 kg) a 20 euros o kilo. Isto no ano que passou.

Aqui no verão vendem a 15 euros por Kg, não interessa se tem tem 0,5Kg ou 3 Kg.
Nelson Peres
 

Offline JT

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 375
  • Agradecido: 4 vezes
  • Fhixe....
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:02 Sexta, 10 de Julho de 2015
Re: Perderam a vergonha!
« Responder #67 em: 20:03 Terça, 03 de Novembro de 2015 »
Obrigado malta... andava com esta duvida por tanto ouvir falar dos "balanceiros".
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por Alexandre81 [Hoje às 17:26]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [Hoje às 09:33]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [Hoje às 00:06]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [19:54 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Novo carreto Surfcasting por FilipePC [14:07 Segunda, 13 de Maio de 2024]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por FilipePC [16:13 Domingo, 12 de Maio de 2024]