Se estás a falar pesca ao corrico de barco(trolling), que já não faço há alguns anos e tenho muitas saudades, usava-mos muito as Rapala. Normalmente as Magnum com pala de metal.

As cores que sempre nos deram mais resultados são a "S" e a "SM".
Outra amostra que nos deu muitos resultados é a Abu Garcia Toby, nos tamanhos maiores, nas cores azul e simples prateado.

Mas a amostra que pescou os maiores peixes ao corrico foi a mais barata:

Mas estas colheres e as Toby têm sempre que levar peso para funcionarem bem.
O material mais usado canas para carretos de tambor e os respectivos carretos de tambor(Shimano TR e TLD) com linhas acima dos 0,35, sendo que este tipo de material penso estar a cair em desuso em Portugal. Também dá com canas de spinning das mais rijas e carretos de bobine fixa robustos. A vantagem dos carretos de bobine fixa é que podes usar linhas mais finas e entrançadas e assim conseguir que as amostras afundem mais mas perdes em poder de reboque e robustês.
Caso não precises de usar peso não necessitas de montagem além de um destrocedor ou clip no fim da linha do carreto.
Para pescar procede-se da seguinte forma:
- Pões o barco a andar à velocidade de uma pessoa a andar, mais ou menos 2 nós(mais rápido só apanhas peixes agulha)
- Prendes uma amostra na ponta da linha e soltas 30 a 40 metros e não mais porque eles são atraídos pela esteira do barco
- Posicionas as canas de forma a que as linhas fiquem o mais afastadas possível.
- Afinas a embraiagem para ela cantar se tiver lá peixe.
- Depois é ir passeando pelos sítios onde achas que eles andam que normalmente é em zonas rochosas de transição com menos profundidade por vezes perigosas quando o mar está grande. Uma boa ajuda são as andorinhas do mar, onde as vires a picar tens boas hipóteses de eles andarem por baixo e às vezes longe da costa.
Se precisares de colocar peso fazes um estralho com 1 metro com uma laçada de um lado e um destorcedor do outro e fazes também um troço igual mas com um palmo de comprimento onde enfias um torpedo perfurado de 20 a 50g. E prendes à linha do carreto primeiro o troço com o peso, depois o estralho e por fim a amostra.
Se estiveres a pescar com duas canas e uma cantar não tires a outra da água porque muitas vezes passado um pouco ZZZZZ outra vez.