collapse

Autor Tópico: A pesca apeada e os surfistas  (Lida 3955 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Humberto Domingues

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 85
  • Agradecido: 1 vezes
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:26 Domingo, 05 de Janeiro de 2014
A pesca apeada e os surfistas
« em: 09:24 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Bom dia Caros Amigos e Companheiros deste vício saudável - A PESCA!
Permitam-me deixar aqui neste novo tópico (concerteza já abordado por outros companheiros) sobre o "problema" dos surfistas quando estamos a pescar (pesca apeada).
Pesco habitualmente aqui em Vila Praia de Âncora, âncora-Gelfa e Moledo do Minho. Particularmente em Âncora-Gelfa tornou-se quase uma "meca" para os surfistas.
Deixem-me dizer desde já, que as belezas da natureza são para ser usufruidas por todos. É este o meu pensamento! Mas.... Mas haja respeito por todos também!
Qual o problema? É que quando estamos a pescar, estes senhores, praticantes do surf (Portugueses, Espanhois, Ingleses, Alemães, e outras nacionalidades) entram para a água entre os pescadores e andam a surfar na zona muito próxima e até em cima onde temos os iscos a pescar. Conclusão - peixe se já é pouco, acaba por fugir e não há mais peixe para ninguém. Para além de às vezes embrulharem as linhas, etc. etc. etc. e até haver falta de respeito pelos pescadores e alguns deles são até idosos.
A(s) minha(s) pergunta(s) são:
1 - Qual o Vosso entendimento sobre o assunto?
2 - Chama-se a Polícia Marítima para a ssegurar a prática de pesca?
3 - Não há nada a fazer?
4 - Outras indicações que queiram fazer o favor de partilhar.
Grato pela Vossa ajuda.
Humberto Domingues
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #1 em: 09:33 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Boas,

Esse é realmente um assunto já amplamente debatido e que se agrava na altura do verão...

Havendo conflito entre pescadores e surfistas creio que prevalece a prioridade de quem já estava no local.
Penso que a abordagem correta será sempre chamar a autoridade caso os surfistas não se demovam de afastar do local.

Se a autoridade decidir não comparecer, como é normal, uma vez mais digo, calma, uma chumbada pode matar uma pessoa, não vale a pena estragar a pesca, a vida nem perder uma chumbada! ;D

Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Costa

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11876
  • Agradecido: 749 vezes
    • Vila do Conde
    • Vila Car automóveis
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:01 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #2 em: 09:34 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Eu acho que nada se pode fazer a não ser que xista bom senso de ambas as partes e respeito  o que nunca vi da parte dos surfistas ou seja eles estão simplesmente se marimbando se estamos à pesca ou não entram na agua e prontos e o chamar a policia acho que não adianta de nada desde não exista nada a proibir a prática de surf... :-\
"born to fish forced to work"
 

Offline Marauder

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 504
  • Agradecido: 34 vezes
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:52 Segunda, 05 de Janeiro de 2015
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #3 em: 10:37 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Boas.
Já me aconteceu estar a pescar na praia e entrar um surfista na água mesmo ao meu lado :o :o .  Isto acontece por vezes de propósito para demonstrarem que não vão respeitar quem está a pescar e fazerem a pessoa desistir do local, já li num forum de surfistas que é essa a intenção. Mas felizmente nem todos tem esses comportamentos e são respeitadores, existem até praticantes das duas modalidades surf/pesca.
Penso que não há solução para este diferendo, para mim o melhor é evitar ir pescar para esses locais se tal for possível (é o que faço).
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #4 em: 11:47 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Em qualquer desporto irá haver sempre as "maças boas e as podres " ..

Sendo eu apeado e caça sub vejo ambos os lados , e ja tive muitos apeados que não respeitaram a minha presença no local, tal como tambem ja tive caça sub que não respeitaram a minha pesca apeada .
Enquanto não existir civismo nas pessoas irá andar sempre tudo ao rebulhão, o salve-se quem poder.
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #5 em: 11:50 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Em todos os desportos e profissões, etc... Existem pessoas boas, coerentes, respeitadoras, etc.. e existem as outras.
Também já vi pescadores a não respeitarem pescadores.
O melhor é evitar as zonas quentes deles.
Na minhas zona são ás centenas. É uma das razões pelas quais pesco quase sempre de noite.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5093
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #6 em: 11:55 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Naturalmente, quanto melhor estiver o mar para os surfistas pior está para os pescadores, os gajos gostam do mar com formação de sets e nós é o inverso. Mas há ali um meio termo que dá para os dois.

O que me chateia é quando o mar está sem força nenhuma e está cheio de surfistas de verão só a dar banho à prancha, ainda ontem foi esse caso.

Se for só um surfista não me preocupo, se forem mais já não pesco. Mas como pesco quase sempre de noite não tenho esse problema.

Mas essa gente é um bocado burra. Às vezes pergunto-lhes se viram robalos lá ao fundo nas ondas e os gajos ficam a olhar para mim, tipo: "Robalos, o que é isso? É um peixe. Ah sim são aqueles peixes que andam à superfície a mamar. Não, são aqueles que andam no fundo por de trás das ondas. Esses nunca vi."
« Última modificação: 11:58 Terça, 23 de Junho de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #7 em: 12:38 Terça, 23 de Junho de 2015 »
 :rambo: :rambo: :rambo: Quando chegam depois de mim, não me movo um milímetro, e aviso logo que tenho anzol grande na ponta da linha.................quase sempre resulta.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #8 em: 12:57 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Esta é uma situação problemática, ja muito debatida por aqui. Deve imperar o bom senso de ambas as partes mas já sabemos que tudo isto é muito bonito na teoria. Ha surfistas que não respeitam o facto do pescador ter chegado primeiro e ariscam a pele a levar com uma chumbada caso o pescador seja do mesmo calibre. Esta é uma situação extrema que pode ter consequências trágicas.

Chamar a PM só se houver testemunhas que garantam como prova que chegaste primeiro, mas pouco adiantará. Eu evito pescar nesses locais e perante qualquer situação problemática que me apareça, seja de que tipo for, a minha opção é sempre garantir que eu não tenha problemas. Se tiver que acabar de pescar para evitar sarilhos, evito.

Ainda no domingo, e não tem nada haver com surfistas, peguei no material para ir pescar, já depois das 16:30h. Cheguei ao spot escolhido e estava cheio. Fui a outro e igual... Fui a um terceiro spot e embora desse para pescar as embarcações particulares que lá estavam e motas de agua que passam não me garantiam uma pesca sossegada. Eu até poderia me colar aos pescadores nos 2 spot´s anteriores mas da mesma forma que eu não gosto e não deixo que me estorvem quando estou a pescar, tambem não gosto de estorvar os outros pelo que peguei nas coisas e regressei a casa sem pescar !
Nelson Peres
 

Offline ruisas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 656
  • Agradecido: 91 vezes
    • Alfragide
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:51 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #9 em: 14:04 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
...mas da mesma forma que eu não gosto e não deixo que me estorvem quando estou a pescar, também não gosto de estorvar os outros...

Nem mais Nelson essa é a minha atitude com pescadores, surfistas, kayaks, e afins.
Se eu chegar primeiro não admito que me estorvem, caso contrário não estorvo ninguém.
 

Offline JVieira

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3406
  • Agradecido: 557 vezes
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #10 em: 15:08 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Nesta questão, a única coisa que me faz alguma "comichão" é que, como diz o amigo Humberto Domingues, as belezas da natureza são para ser usufruídas por todos... mas só alguns é que pagam para o fazerem.  :evil:

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira
 

Offline O Aprendiz

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 122
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:06 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #11 em: 15:55 Terça, 23 de Junho de 2015 »
A mim já me aconteceu estar a pescar na praia praticamente sozinho, e de repente aparecerem surfistas e entrarem exactamente ao meu lado, tendo a praia praticamente toda livre. Para não me chatear arrumei as coisas e fui para outro spot na mesma praia. Mas é triste a falta de educação por parte de certas pessoas. Eu é que sou um gajo pacifico, se apanhassem alguém mal disposto ainda chovia chumbo perto das pranchas  ::)
 

Offline VF

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5992
  • Agradecido: 4 vezes
  • 11
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:30 Quarta, 01 de Janeiro de 2014
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #12 em: 16:14 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
as belezas da natureza são para ser usufruídas por todos... mas só alguns é que pagam para o fazerem. 
Parece-me muito bem dito!
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #13 em: 16:26 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Eu como pesco praticamente só de noite não tenho esses problemas e quando vou pescar de dia  os sítios que frequento eles não metem lá o  :but2:
Chumbada para cima deles não é solução, aqui na Caparica nós chamamos recoveiras aos barrotes de madeira que servem para montar aquelas barracas na praia, aqui à uns anos assisti a uma cena dessas, bate boca entre ratos do mar e pescadores, os ratos começaram a dar baile aos 5/6 gajos que estavam em cima do molhe e a valerem-se de ser muitos dentro de água, resultado não contaram que aquela velha guarda é rija que nem cornos e depois de terem sido ofendidos pelos ratos não foram de modas uma espera na praia de recoveira na mão, só queria que vissem os campeões de prancha na mão a fugir pela praia fora, foi de rir alguns até deixaram as pranchas para trás com a aflição de não levar com uma recoveira pelo lombo.  :LooooL: :LooooL: :LooooL: :LooooL: :LooooL:
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: A pesca apeada e os surfistas
« Responder #14 em: 16:37 Terça, 23 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
as belezas da natureza são para ser usufruídas por todos... mas só alguns é que pagam para o fazerem.
Parece-me muito bem dito!

A mim não parece bem dito...para mim é bem dito.
Essa cãozoada toda que vai para as praias incomodar quem lá está, deve ser metida na ordem.
Falo dos que vão jogar, pescar, surfar, bronzear, etc.
Quem incomoda deve ser repreendido.
Isso cabe ás autoridades, pois, não estou a defender que transformemos os areais numa "cowboyada" tipo John Wayne.
O problema é....Onde para a polícia ? Neste caso a Policia Marítima ?   Eu nunca os vi...sei que existem porque já vi uma imagem num telejornal de um, cheio de medalhas no peito e, em rodapé dizia: Comandante XPTO da Polícia Marítima.
Agora, se eu não estiver a violar a lei, não me desvio um milimetro.
 
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [Hoje às 22:14]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [Hoje às 17:56]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [Hoje às 16:26]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]