collapse

Autor Tópico: qual o tamanho do chicote ?????  (Lida 4920 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline numar

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:40 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
qual o tamanho do chicote ?????
« em: 00:08 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
qual o tamanho do chicote q usam ?????
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #1 em: 14:22 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
Qual é o tipo de pesca a que te referes ?! ???
Nelson Peres
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #2 em: 15:10 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
Eu uso sempre 3 comprimentos das minhas canas de 4.5m. Simples para o surfcasting e aguenta as minhas cacetadas muitas vezes com 150gr a partir da praia. Em pouca altura tenho usado 4X o que dá 18m para que não falhe na recuperação de algum exemplar maiorzito. Em maiores alturas, o caso é diferente, uso bobine com linha mais grossa sem chicote.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #3 em: 15:25 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
O chicote (shock leader) tem como função aguentar as cacetadas das chumbadas pesadas no lançamento.

A bitola mínima são 2 comprimentos da cana com linha mais grossa ou linha (shock leader) própria para lançamento.

No entanto na pesca em altura não se justifica o seu uso, bem como em lançamentos de gramagens pequenas.
Hasta la próxima marea !
 

Offline numar

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 96
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:40 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #4 em: 17:07 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
comprei uma cana e carreto nao loja do rui mimoso e ofereceu me uma linha para meter no carreto 0,20 e eu nunca pesquei com seda muito fina ,ainda sou a antiga ,0.40 ,e ele disse me q depois exprementar nao queria mais e so estou na duvida do tamanho do chicote
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #5 em: 20:19 Sábado, 20 de Junho de 2015 »
Eu uso o comprimento de duas Canas para pescar na praia.
« Última modificação: 20:21 Sábado, 20 de Junho de 2015 por duas »
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #6 em: 12:38 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Eu por acaso também pesco grosso mas estou a um passo de pescar mais fino.
Por acaso também tenho uns shock leaders da asso la em casa :)
Vai ser desta que mudo
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #7 em: 14:17 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
 8) 8) 8) 8) Eu, sem querer desvirtuar o tópico, sou de opinião de que, cada um deve pescar com o "chicote" que Deus lhe deu à nascença............................... .......independentemente de ser grosso ou fino  O0 O0 O0 O0 :)) :)) :)) :)) :)) :)) :)) :)) Bom fim de semana, oh Povo.
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #8 em: 14:23 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O chicote (shock leader) tem como função aguentar as cacetadas das chumbadas pesadas no lançamento.

A bitola mínima são 2 comprimentos da cana com linha mais grossa ou linha (shock leader) própria para lançamento.

No entanto na pesca em altura não se justifica o seu uso, bem como em lançamentos de gramagens pequenas.

Por acaso não concordo com isso, não ha necessidade de haver chicote para suportar o lançamento da chumbada como há no surfcasting, até porque normalmente na pedra as linhas são bem mais grossas, mas a meu ver o chicote continua a ter importância e necessidade uma vez que este muitas vezes está em contacto com as pedras e para trabalhar um peixe dá te mais garantias. É assim que faço, um 0,40mm no carreto e um chicote ai de 0,60mm; mais ou menos o mesmo mecanismo que é usado no spinning.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #9 em: 14:25 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Cabe , sempre na brincadeira ;D
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #10 em: 20:15 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso sempre 3 comprimentos das minhas canas de 4.5m. Simples para o surfcasting e aguenta as minhas cacetadas muitas vezes com 150gr a partir da praia. Em pouca altura tenho usado 4X o que dá 18m para que não falhe na recuperação de algum exemplar maiorzito. Em maiores alturas, o caso é diferente, uso bobine com linha mais grossa sem chicote.


Esta parte até é bastante pertinente para algumas pessoas mais inciadas..eu também não tinha esta noção..

para além de suportar as cacetadas do lançamento..quando se apanha um exemplar grande, na zona a chegar a areia (a mais propicia a perder exemplares) ajuda muito pois ja se tem uma linha com um bom diâmetro tanto na cana como no carreto..
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #11 em: 20:51 Sexta, 26 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu uso sempre 3 comprimentos das minhas canas de 4.5m. Simples para o surfcasting e aguenta as minhas cacetadas muitas vezes com 150gr a partir da praia. Em pouca altura tenho usado 4X o que dá 18m para que não falhe na recuperação de algum exemplar maiorzito. Em maiores alturas, o caso é diferente, uso bobine com linha mais grossa sem chicote.


Esta parte até é bastante pertinente para algumas pessoas mais inciadas..eu também não tinha esta noção..

para além de suportar as cacetadas do lançamento..quando se apanha um exemplar grande, na zona a chegar a areia (a mais propicia a perder exemplares) ajuda muito pois ja se tem uma linha com um bom diâmetro tanto na cana como no carreto..

A frase do claudioP é referente a pescar em altura não na praia.

Não vas por ai, 15m pode parecer que não, mas desses 15 metros +- 5 estão dentro da cana, os outros 10 até ao exemplar são 3 ou 4 passos até chegares a água, é preciso ter cuidado. O chicote não é util para esses casos, é util para outras coisas mas usado na praia não serve para isso, tu na praia não precisas rebocar o peixe, o que trás o peixe para terra é o mar, o importante é manteres o fio esticado seja um chicote 0,10 ou 0,50mm.
 

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #12 em: 20:32 Domingo, 28 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

...para além de suportar as cacetadas do lançamento..quando se apanha um exemplar grande, na zona a chegar a areia (a mais propicia a perder exemplares) ajuda muito pois ja se tem uma linha com um bom diâmetro tanto na cana como no carreto..

Ivo, na zona a chegar à praia, não é a linha que se parte, é o peixe que se desferra por ação da escoa.

Ou quanto muito, outra situação é da partir ou desfazer um nó que foi mal executado.

Para evitar isso, eu costumo verificar os nós e o estado das linhas de toda a montagem desde a chumbada, estralhos e ligação à madre.

Não custa nada.

Quando estás a iscar, fazes a verificação - quer passando os dedos nas linhas da montagem quer fazendo alguma tensão nos nós -  estando tudo bem é só lançar.

Hasta la próxima marea !
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20234
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #13 em: 12:03 Segunda, 29 de Junho de 2015 »
Por vezes no recolher tb dá jeito.
Se tiveres a pescar com linhas finas, e apesar do peixe poder já estar cansado, quando começa a ficar sem agua é normal, e numa ultima tentativa de se soltar, fazer alguma força. Numa praia direita pode não haver dificuldade, mas numa praia funda pode ser fatal. E neste caso o chicote pode ser uma grande ajuda, e dá mais confiança.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: qual o tamanho do chicote ?????
« Responder #14 em: 15:47 Segunda, 29 de Junho de 2015 »
Onde costumo pescar é praias de areia funda..aqui em Sines na zona norte..5 ou 6 metros de linha pode parecer pouco mas eh bastante em certas zonas...o peixe pode dar aquela sacudidela mesmo quase na areia..eu aprendi isso com pessoas que sabem muito mais de pesca do que eu..por isso achei de bem falar aqui..apesar do topico ser pesca em altura

..nunca parti nenhuma linha nessa situação..já perdi peixes sim ,não por partir mas sim por desferrar, mas nenhum de grande porte (também numca apanhei um muito grande no surfcasting)

a questão é que dá mais confiança  em certas situações estarmos a puxar o peixe para terra com um 0,35 ou 0,40 do chicote do que com um 0,20 da madre..claro que com a linha sempre esticada e com a ajuda da onda..e não tar a puxar feito maluco quando a onda recolhe

se eu for ali a pesca para S.torpes esta situação já nao da claro..pois se andar uns 50 metros dentro de agua..fico com agua pelas canelas
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]