collapse

Autor Tópico: Poluição no Rio Tejo  (Lida 7982 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #30 em: 22:46 Segunda, 01 de Junho de 2015 »
Obrigado Dpeneiro,

Estava quase a chamar as pessoas que são do norte da Grande Lisboa para comentarem e para completarem o que os amigos mouros vão comentando e dizendo.

Mais relatos serão bem vindos meus amigos, já que a água é fonte de vida, não só dos nossos amigos peixinhos que nos mordem no anzol, como também da nossa, pois ainda há muia gente a viver de e a comer especies vindas do rio/mar.

Cumps,
Pedro 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #31 em: 02:49 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Ola a todos,
Em primeiro lugar quero dizer que esta conversa me dá muito gosto... :)

Pelo que venho percebendo e aprendendo com a conversa há um certo esforço direi politico?! (sim se calhar estou certo) :-X para que o otimismo seja geral e algo ilusorio... convenhamos... não é um tema que ocupe muito tempo na cabeça do cidadão em geral (mas devia e de que maneira!) por isso é mais facil "tapar o sol com uma peneira". :-X

Em relação á tal frase, realmente fica muito melhor assim, mas ainda faço outra alteração sem mudar palavras:
"É preciso fazermos todos, mais qualquer coisa, o rio ainda precisa de ajuda para continuar a melhorar e a sobreviver."
 Não consegui foi pôr a piscar...;)

Mas pergunto ao Cruz e a quem me queira responder, È preciso fazermos todos mais qualquer coisa... e o que posso fazer "EU"?

Tambem gostava de ser exclarecido quanto aos golfinhos, aquilo que digo é citado da noticia e sem qualquer conhecimento da minha parte, reforço o apelo, acho que temos pelo menos um biologo na "casa"...

Muita Saude a todos os que enrriqueceram este topico com a sua opinião... ;)
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Marco Caparica

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1211
  • Agradecido: 10 vezes
    • Costa da Caparica
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:01 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #32 em: 09:01 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Eu tenho seguido este tópico com atenção, e como nasci e vivi a olhar para o Tejo fico contente com o actual estado do rio, se podia estar melhor com certeza que podia mas, já esteve muito pior, tem sido feito um esforço grande para corrigir os atentados que se foram fazendo ao longo dos anos e agora vai sendo possível voltar a ver espécies que durante muitos anos não se viam no rio. É claro que há outras que desapareceram mas em alguns casos não teve diretamente a ver com a poluição. A poluição foi responsável pela diminuição e em muitos casos pelo desaparecimento de peixes e algas que eram fundamentais para a vida marinha e infelizmente em muitos casos esse desaparecimento é irreversível, agora só nos resta conservar o temos e se possível ir melhorando o que já se fez, para voltarmos a ter um rio com uma fauna e uma flora saudável.
Quanto aos golfinhos no Tejo a última vez que os vi foi à 2 anos eram um bando grande 15/20 elementos e normalmente entram na primavera atrás dos chocos que vêm para a desova, são finos só comem a cabeça dos chocos o resto fica para as gaivotas, quando entram normalmente é mais encostados à margem sul vão até à ponte 25 de abril e voltam a sair. Não entram mais vezes derivado ao tráfego marítimo ser intenso dentro do rio e claro por vezes a qualidade das águas também não ajuda.
Eles andavem lá, andavem erra desfarrçades.
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #33 em: 23:47 Terça, 02 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas pergunto ao Cruz e a quem me queira responder, È preciso fazermos todos mais qualquer coisa... e o que posso fazer "EU"?

Claudio nem sei por onde começar, pois não conheço os teus hábitos diários!

De qualquer forma encontrei algo que explica de maneira sumária o que é uma ETAR e como funciona nos seus processos internos.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Entre o minuto 3.53 e o minuto 4.20 (para quem não quiser ver o video todo, ou já conhecer o processo) , e a engenheira responsavel dá umas dicas sobre o que não deitar nas sanitas lavatorios ou lava louças, muito ficou por dizer, tendo em conta os hábitos enraizados dos mais antigos mas, se se consegui-se que em cada casa estes fossem iliminados, já era muito bom.
Depois tens ainda óleo das frituras, restos de alimentos, o próprio papel higienico, etc etc etc.

Importa lembrar que nada disto é obrigatório, mas começa por isto, depois podes evoluir para detergentes bio degradáveis, sabões com PH neutro, etc etc etc e o planeta agradece certamente.
Eu sei que ainda estão um pouco mais caros que os outros, mas.......eu "penso" que começará a fazer toda a diferença no futuro.

Cumps,
Pedro 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5114
  • Agradecido: 397 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #34 em: 23:54 Terça, 02 de Junho de 2015 »
A por coisa que o pessoal manda pelo cano é o óleo das frituras.

O óleo é a coisa mais difícil de tratar nas etars. Passa sempre uma parte para os mares/rios.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #35 em: 00:05 Quarta, 03 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu tenho seguido este tópico com atenção, e como nasci e vivi a olhar para o Tejo fico contente com o actual estado do rio, se podia estar melhor com certeza que podia mas, já esteve muito pior, tem sido feito um esforço grande para corrigir os atentados que se foram fazendo ao longo dos anos e agora vai sendo possível voltar a ver espécies que durante muitos anos não se viam no rio. É claro que há outras que desapareceram mas em alguns casos não teve diretamente a ver com a poluição. A poluição foi responsável pela diminuição e em muitos casos pelo desaparecimento de peixes e algas que eram fundamentais para a vida marinha e infelizmente em muitos casos esse desaparecimento é irreversível, agora só nos resta conservar o temos e se possível ir melhorando o que já se fez, para voltarmos a ter um rio com uma fauna e uma flora saudável.
Quanto aos golfinhos no Tejo a última vez que os vi foi à 2 anos eram um bando grande 15/20 elementos e normalmente entram na primavera atrás dos chocos que vêm para a desova, são finos só comem a cabeça dos chocos o resto fica para as gaivotas, quando entram normalmente é mais encostados à margem sul vão até à ponte 25 de abril e voltam a sair. Não entram mais vezes derivado ao tráfego marítimo ser intenso dentro do rio e claro por vezes a qualidade das águas também não ajuda.

Marco,
Muito obrigado pelo teu testemunho.
Eu sempre vi (até á um tempo a trás) o tejo do outro lado (contrário ao teu) e a impressão que tenho é igual á tua, está melhor de facto, mas...não me referencio somente na especies que coabitam o rio (sim já é muito importante), existe algo para além disso e chama se ou faz parte da QUALIDADE DE VIDA (para quem vive nas margens deste ou outro rio), pois tal e qual como um rio é um reflexo das actitudes dos humanos, o peixe também é o que os humanos fazem com os rios.
(tenho pena mas não posso colocar um video aqui que fala exactamente disto que eu estou a relatar, mas por razões politicas não o posso colocar, não que seja ou que pretenda fazer campanha politica por quem quer que seja, que não o faço, nem sou pago para isso, mas somente porque iria ser visto por todos vós como campanha politica e iria certamente mudar o tema de polémico para politico e não é isso que se pretende com este tópico, quem o quizer ver pode pedir o link que eu mando, mas eu não tenho qualquer conotação com quem o relata nem politica nem afectiva que fique claro desde já)

Cumps,
Pedro 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #36 em: 00:10 Quarta, 03 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A por coisa que o pessoal manda pelo cano é o óleo das frituras.

O óleo é a coisa mais difícil de tratar nas etars. Passa sempre uma parte para os mares/rios.

Duas é isso mesmo, mas é um habito bem enraizado pelos mais antigos que é necessário mudar rápidamente, mas indo mais longe, não é só para as Etars e também todo o caminho até lá (eu já vi varios cortes de umas condutas com bastantes anos de uso, e os sedimentos acomulados, reduzem a conduta para 1/8 ou 1/9 do seu diametro garanto vos)

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #37 em: 13:54 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Nelson Peres
 

Offline dpeneireiro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1214
  • Agradecido: 71 vezes
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #38 em: 16:03 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
 :chora: :chora: :chora: :chora: :chora:
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #39 em: 16:38 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Cito o pescador: "Isto deve ser das fábricas da celulose ou..."

Curiosamente, aqui em Setúbal, a fábrica da celulose tem uma saída, com um caudal bastante considerável, para o rio.

A cor da água é mesmo aquela.

Mas atenção que ter cor não é necessariamente mau, o problema podem ser outros compostos e muitas vezes apenas a matéria orgânica, que num rio com baixo caudal tem efeitos bem mais nocivos.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #40 em: 17:37 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Boa partilha, Nelson, obrigado.

Pois, pois,....... mas quando a agua mata peixe a conversa já é outra...... :-\

Mas AGA penso que a fabrica a que te referes, tem tratamento de aguas antes de sairem para o mar, no entanto nem sempre terá (digo eu) a manutenção necessária e atempada, pois a agua deveria de sair como agua limpa e não escura ou espumosa.

Sim é verdade, que o caudal (vulgo quantidade/qualidade de agua) que um rio leva tem muita influencia, reportando á pesca, é normal ver os pescadores de/com iscos vivos (peixes, carangueijos, chocos, camarões, etc vivos) reporem de tempo a tempo a agua por causa da oxigenação da mesma, em virtude manterem os ditos vivos.

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #41 em: 18:10 Sexta, 12 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa partilha, Nelson, obrigado.

Pois, pois,....... mas quando a agua mata peixe a conversa já é outra...... :-\

Mas AGA penso que a fabrica a que te referes, tem tratamento de aguas antes de sairem para o mar, no entanto nem sempre terá (digo eu) a manutenção necessária e atempada, pois a agua deveria de sair como agua limpa e não escura ou espumosa.

Sim é verdade, que o caudal (vulgo quantidade/qualidade de agua) que um rio leva tem muita influencia, reportando á pesca, é normal ver os pescadores de/com iscos vivos (peixes, carangueijos, chocos, camarões, etc vivos) reporem de tempo a tempo a agua por causa da oxigenação da mesma, em virtude manterem os ditos vivos.

Cumps,
Pedro
Não necessariamente "limpa". Os parâmetros gerais de descarga do DL 236/98 (não fui ver se há mais atualizado, mas não deve diferir significativamente) indicam que a cor não deve ser detetável na diluição 1:20. (portanto pode sair com cor)
Legislação sectorial pode ter parâmetros ligeiramente diferentes.

Os peixes também podem morrer por causas "naturais", especialmente quando o caudal é baixo.

Por vezes a matéria orgânica e fertilizantes das mais variadas proveniências constituem alimento para vários microorganismos. Esse excesso de alimento disponível vai levar à proliferação dos organismos aeróbios que consomem alimento e o oxigénio dissolvido na água. Os peixes morrem como consequência disso e não porque ingeriram, poluente tóxico. (ou seja, açúcar em água pode matar um rio!)
Quando os caudais são baixos e a temperatura é elevada o caso complica-se, pois a solubilidade do oxigénio na água diminui com a temperatura.

As questões da matéria orgânica são muito importantes e muitas vezes a emissão é difusa.

Vamos imaginar que a empresa A, B, C... etc, cumprem os VLE de CBO5 (parâmetro muito usado devido à matéria orgânica, a par do CQO, que são 40 mg/L. Todas juntas, mais a exploração agrícola, mais isto e mais aquilo, aliado a um caudal baixo e temperaturas elevadas pode dar no que se viu...
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #42 em: 19:03 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Citação de: A_G_A

Não necessariamente "limpa". Os parâmetros gerais de descarga do DL 236/98 (não fui ver se há mais atualizado, mas não deve diferir significativamente) indicam que a cor não deve ser detetável na diluição 1:20. (portanto pode sair com cor)
Legislação sectorial pode ter parâmetros ligeiramente diferentes.


AGA,

O limpo a que me referi, não queria de todo chegar ao limpida e sem côr (vulgo cristalina) até porque isso não seria impossivel atravéz de uma ETAR ou de uma ETA, para isso o processo seria muito mais dispendioso, como também levaria a ter que existir uma maior area que permitisse armazenar a agua para sucessivas filtragens, e a seria ainda muito mais moroso também, coisas impraticáveis para uma fabrica, onde tempo, espaço e dinheiro são a diferença entre fechar as portas ou ficar a laborar (muito complexo para desenvolver aqui), no entanto acho que fica a ideia.

Obrigado pelo teu contributo no tópico.

Cumps,
Pedro     
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #43 em: 20:19 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Pois, o tratamento terciário é bem mais dispendioso do que os anteriores.

Algumas ETAR(I) nem tratamento secundário têm...

Para afinar a cor de uma água provavelmente têm que o fazer através de resinas de permuta iónica (penso que seja mais indicado que o carvão ativado, neste caso) e isso não fica barato.

Quanto ao tempo que leva, é uma questão de dimensionamento.

Ainda assim, aquela água não cumpre estes parâmetros (assim a "olhómetro" não me parece) pelo que deduzo que exista legislação sectorial mais "branda". (eventualmente algum contrato de adaptação ambiental bem alargado no tempo)
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #44 em: 20:59 Quinta, 18 de Junho de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ainda assim, aquela água não cumpre estes parâmetros (assim a "olhómetro" não me parece) pelo que deduzo que exista legislação sectorial mais "branda". (eventualmente algum contrato de adaptação ambiental bem alargado no tempo)

AGA, isso são outros quinhentos e cinquenta e seis mil, não vale a pena ir por ai, nem posso (aqui no fórum) penso eu de que........


Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

 

* Tópicos Recentes

Locais onde pescar ao Barbo por IanCurtis [Hoje às 15:22]

Cinnetic Raycast III por duas [Hoje às 14:51]

Novo carreto Surfcasting por José Couto [19:34 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Carreto Shimano XR VS Bullseye 9100 por duas [18:47 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Melhores praias para pescar zona de Lisboa entre Setúbal e Peniche por Zagaia [09:33 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Bobine akami rely sc 1.5 por Cefs [00:06 Quarta, 15 de Maio de 2024]

Cana Sunset TS 90 Fighter 4.20m 100-225g por B®uno™ [18:32 Terça, 14 de Maio de 2024]

Bullseye por Jorge.Marques [18:10 Terça, 14 de Maio de 2024]

Iscos para rio por Zagaia [10:56 Terça, 14 de Maio de 2024]

nylon "normal" vs fluorcarbono por Xenas [20:58 Segunda, 13 de Maio de 2024]