collapse

Autor Tópico: Poluição no Rio Tejo  (Lida 7974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Poluição no Rio Tejo
« em: 00:51 Sexta, 29 de Maio de 2015 »
Como não estou a conseguir editar......

Claudio,

Só alguns exemplos, desde a visinha Espanha até Lisboa (PORTUGAL) uns mais antigos e outros mais actuais, "mais tout la meme chose", e mais há ou houve, só que não foram ainda parar á comunicação social.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Artigo em slides:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Transcrição dos slides
1. Poluição no Rio Tejo
2. O Rio Tejo
3. O que causa a poluição? A maioria da poluição nas águas do Rio Tejo, écausada por resíduos orgânicos. Fábricas, estaçõesde tratamento de águas, centrais eléctricas, esgotosdomésticos e industriais despejam diariamenteresíduos para o rio. Contudo, existem outros factoresque também contribuem para a poluição do RioTejo, tais como resíduos de metaispesados, substâncias radioactivas e afluentespoluídos como por exemplo o rio Trancão.
4. Consequências da poluição A zona mais poluída do Rio Tejo é o estuário. Trata-se de um problema grave, pois na zona da ReservaNatural do Estuário habitam muitas espécies de seresvivos que consomem a água poluída ficando assimdoentes e podem chegar mesmo a morrer.
5. Despoluição Aquando a Expo 98, houve uma preocupação com aqualidade das águas do rio e procedeu-se à despoluição.Havia dinheiro, técnicas e opções que permitiam quefosse um projecto bem sucedido. Era previsto despoluirapenas o concelho de Loures, mas posteriormente váriosconcelhos pertencentes ao Vale do Tejo foram tambémadicionados ao projecto de despoluição.Contudo, desentendimentos a nível nacional levaram aque o processo nunca fosse concluído. Existem tambémestações de tratamento de águas residuais (ETAR) queprevinem a poluição do Rio Tejo, mas a fraca extensãodestas estações leva a que não seja um esforçosuficiente.


Espero ter ajudado,  :fixe:

Cumps,
Pedro
« Última modificação: 01:01 Sexta, 29 de Maio de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #1 em: 03:57 Sexta, 29 de Maio de 2015 »
Cruz, obrigado pela tua pesquisa, vou com certeza perder algumas horas com os sites que nos mostras...

Tambem aqui na minha zona há algumas saidas de agua pluvial de origem algo duvidosa (que ninguem duvida ser merd*), não discuto a poluicão de origem organica, nem tão pouco os seus efeitos a medio/longo praso, mas essa não mata os peixes de um grande rio, ate alimenta as tainhas...(o que não quer dizer que seja bom para a saude do rio).

Falei porque descargas que matem peixe aqui no rio não acredito sinceramente, que os impessam de entrar já são outros quinhentos, especies mais senciveis têm oportunidade de ir embora, a maior parte do peixe do tejo são viajantes sasonais, reproduzem e/ou engordam e vão embora, por ex. as corvinas há 30 anos não entravam em numero como entram hoje em dia, nem as douradas.
Nesse aspecto os principais prejudicados são mesmo as aves do parque natural que durante muitos anos foram alvo dos metais pesados como falas-te, embora tambem essas tenham vindo a recuperar.
 Os antigos falam de descargas que deixavam as pedras completamente despidas de bivalves e ate algas, isso hoje já pertence ao passado, pelo menos eu quero acreditar que o pior já passou...
No seixal junto ás fabricas se cavares 1m no lodo vês a diferensa entre o que foi e o que è... em alguns sitios se cavares fundo o suficiente(não muito) cheira a quimicos, faz lembrar gasoleo queimado... tambem por ter consciencia que independentemente de estar enterrado, está lá, não digo que o rio não está poluido, digo que está muito melhor, e os profissionais mais antigos confirmam...

Se essa melhoria é suficiente para garantir que o rio algum dia vai ser saudavel, não tenho qualificações para o afirmar, Posso apenas desejar que seja, ate que surja uma oportunidade de me voltar a envolver de alguma forma...

Cruz posso estar enganado, posso estar a viver uma ilusão, mas se estiver, mente-me que eu quero continuar a ser feliz... >:D >:D ;D ;D
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Mário C.

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 160
  • Agradecido: 1 vezes
    • portimao
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:04 Segunda, 16 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #2 em: 08:14 Sábado, 30 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Como não estou a conseguir editar......

Claudio,

Só alguns exemplos, desde a visinha Espanha até Lisboa (PORTUGAL) uns mais antigos e outros mais actuais, "mais tout la meme chose", e mais há ou houve, só que não foram ainda parar á comunicação social.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Artigo em slides:
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Transcrição dos slides
1. Poluição no Rio Tejo
2. O Rio Tejo
3. O que causa a poluição? A maioria da poluição nas águas do Rio Tejo, écausada por resíduos orgânicos. Fábricas, estaçõesde tratamento de águas, centrais eléctricas, esgotosdomésticos e industriais despejam diariamenteresíduos para o rio. Contudo, existem outros factoresque também contribuem para a poluição do RioTejo, tais como resíduos de metaispesados, substâncias radioactivas e afluentespoluídos como por exemplo o rio Trancão.
4. Consequências da poluição A zona mais poluída do Rio Tejo é o estuário. Trata-se de um problema grave, pois na zona da ReservaNatural do Estuário habitam muitas espécies de seresvivos que consomem a água poluída ficando assimdoentes e podem chegar mesmo a morrer.
5. Despoluição Aquando a Expo 98, houve uma preocupação com aqualidade das águas do rio e procedeu-se à despoluição.Havia dinheiro, técnicas e opções que permitiam quefosse um projecto bem sucedido. Era previsto despoluirapenas o concelho de Loures, mas posteriormente váriosconcelhos pertencentes ao Vale do Tejo foram tambémadicionados ao projecto de despoluição.Contudo, desentendimentos a nível nacional levaram aque o processo nunca fosse concluído. Existem tambémestações de tratamento de águas residuais (ETAR) queprevinem a poluição do Rio Tejo, mas a fraca extensãodestas estações leva a que não seja um esforçosuficiente.


Espero ter ajudado,  :fixe:

Cumps,
Pedro


Obrigado pela pesquisa Cruz,

Realmente é dificil estas situações passarem despercebidas aos olhos de alguem..e deve ser revoltante pra quem frequenta a zona ter de levar com esse esterco todos os dias.

Felizmente ainda há por ai quem partilhe videos e relatos de capturas de Corvinas monstruosas no rio Tejo..o que me leva a crer que apesar de todas as descargas de lixo que lá têm feito...nem tudo está perdido e que podemos ter esperança e acreditar que o futuro do rio será melhor !!

cumps.  :join:  :join:


 
A inveja mata....A sardinha trata !!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #3 em: 00:23 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Cruz, obrigado pela tua pesquisa, vou com certeza perder algumas horas com os sites que nos mostras...

Tambem aqui na minha zona há algumas saidas de agua pluvial de origem algo duvidosa (que ninguem duvida ser merd*), não discuto a poluicão de origem organica, nem tão pouco os seus efeitos a medio/longo praso, mas essa não mata os peixes de um grande rio, ate alimenta as tainhas...(o que não quer dizer que seja bom para a saude do rio).

Falei porque descargas que matem peixe aqui no rio não acredito sinceramente, que os impessam de entrar já são outros quinhentos, especies mais senciveis têm oportunidade de ir embora, a maior parte do peixe do tejo são viajantes sasonais, reproduzem e/ou engordam e vão embora, por ex. as corvinas há 30 anos não entravam em numero como entram hoje em dia, nem as douradas.
Nesse aspecto os principais prejudicados são mesmo as aves do parque natural que durante muitos anos foram alvo dos metais pesados como falas-te, embora tambem essas tenham vindo a recuperar.
 Os antigos falam de descargas que deixavam as pedras completamente despidas de bivalves e ate algas, isso hoje já pertence ao passado, pelo menos eu quero acreditar que o pior já passou...
No seixal junto ás fabricas se cavares 1m no lodo vês a diferensa entre o que foi e o que è... em alguns sitios se cavares fundo o suficiente(não muito) cheira a quimicos, faz lembrar gasoleo queimado... tambem por ter consciencia que independentemente de estar enterrado, está lá, não digo que o rio não está poluido, digo que está muito melhor, e os profissionais mais antigos confirmam...

Se essa melhoria é suficiente para garantir que o rio algum dia vai ser saudavel, não tenho qualificações para o afirmar, Posso apenas desejar que seja, ate que surja uma oportunidade de me voltar a envolver de alguma forma...

Cruz posso estar enganado, posso estar a viver uma ilusão, mas se estiver, mente-me que eu quero continuar a ser feliz... >:D >:D ;D ;D

Caro companheiro de pesca,

Referes e muito bem "as saidas de aguas de esgoto ai na tua zona" ora vamos começar por ai (com conhecimento de causa)

Sabes porque é que não tens por exemplo Golfinhos no Rio Tejo?
Sabes porque é que não tens Cachalotes no Tejo?
Sabes que se estas especies aparecem e ficam mais de duas horas é porque estão doentes, perdidos ou a morrer. (engloba o largo de Carcavelos também)

Bom como eu sei que a memória é curta e eu também não sou desse tempo , mas como é um assunto que me interessa vou ao fundo da questão e chateio até á exaustão quem sabe, à muitos muitos anos atrás (não tantos assim, mas para o pessoal mais novo entender) havia golfinhos e cachalotes no tejo  e provavelmente pequenas baleias (digo provavelmente porque esta especie não tenho completa certeza).
Ora bem, durante anos e anos a fim e não existindo qualquer ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE AGUAS RESIDUAIS* (vulgo cócós residuos tóxicos e afins) ao longo de todo o estuário do tejo, até essa altura e quando as coisas se começaram a agravar (de tal modo que o facto de frequência regular das praias da linha do Estoril, evidenciava já doenças de pele para toda a vida) algum iluminado na altura (épá que vontade agora, mas não posso entrar em questões politicas.....sory) resolveu dar inicio á execução de uma ETAR* que resolveria todos os problemas da zona.

* Breve e sumária explicação do que é uma ETAR feita por alunos  3.º Ciclo e Ensino Secundário numa visita de Estudo realizada atravéz do programa MISSÃO AMAR O MAR

As águas residuais resultantes de usos domésticos ou industriais são tratados nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

Na SANEST o tratamento das águas residuais é efetuado na Estação de Tratamento de Águas Residuais da Guia, em Cascais. A SANEST é responsável pela  recolha, transporte, tratamento e rejeição dos efluentes produzidos nos municípios da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra.

A ETAR da Guia está dotada de Tratamento Primário com tratamento complementar de desinfeção na época balnear. Estes processos, são desenvolvidos em duas instalações conhecidas com  Fase Líquida (ETFL) e  Fase Sólida (ETFS).

A primeira fase de tratamento de águas residuais tem lugar na Fase Líquida, e é composta pelos seguintes processos:

1. Tamisagem

Neste processo são retiradas partículas sólidas iguais ou maiores a 3 mm.
2. Desarenação

É a extração de areias com diâmetro superior a 0,2 mm. Após a extração, as areias e gradados retirados seguem para um aterro.
3. Decantação Primária

Neste processo, é feita a separação gravítica dos flóculos. Para melhorar o processo, são adicionados reagentes que facilitam a formação de  flóculos, tornando as partículas mais pesadas, que por esta via vai melhorar a eficiência da decantação. A matéria sólida resultante da decantação, lama, segue para a ETFS.
Reutilização
Depois, uma parte do caudal é tratado biologicamente para reutilização como poerá ser o caso da rega de jardins e lavagem de ruas.
O restante caudal segue para o emissário submarino, que o transporta até ao meio recetor, a cerca de 3 km da costa e a 45 m de profundidade.
Durante o verão são ainda incorporados dois processos complementares, durante uma fase chamada de Tratamento Complementar:

1. Filtração

Neste processo são retiradas as partículas finas  ainda em suspensão. Estas partículas são adicionadas às lamas provenientes da fase de decantação primária.
2. Desinfeção por UV

Aqui,  as águas residuais passam por uma Desinfeção por Raios Ultravioleta, antes de serem rejeitadas através do emissário submarino.
 

Após a Fase Líquida, o tratamento das águas residuais passa para a Fase Sólida:

1. Transporte das Lamas

Durante o processo de Decantação e Filtração, as areias recolhidas seguem para uma conduta elevatório subterrânea onde  são bombeadas  até à Estação de Tratamento da Fase Sólida.

2. Tanques de Receção de Lamas

As lamas provenientes da ETFL  são recolhidas nos tanques de receção de lamas e são homogeneizadas.

3. Espessamento Mecânico

Depois de  homogeneizadas, as lamas passam por um processo de centrifugação mecânica onde são espessadas.

4. Digestão Anaeróbia

Neste processo é feita a estabilização biológica das lamas por decomposição da matéria orgânica à temperatura de 35º C.
Biogás – na Digestão Anaeróbia, forma-se o Biogás que é parcialmente utilizado como fonte de energia da própria estação de tratamento.

5. Tanque de Armazenamento

Depois da Digestão Anaeróbia, as lamas são guardadas nos tanques de armazenamento, antes de seguirem para o processo de Desidratação.

6. Desidratação

A Desidratação é feita através do processo de centrifugação, onde parte da água é retirada. No final deste processo, as lamas têm ainda cerca de  75% de água.

7. Secagem Térmica

As lamas já desidratadas poderão ser  submetidas ao processo de  Secagem Térmica, onde é removida quase toda a água que ainda existe. No final, o resultado é um granulado com apenas 10% de humidade e sem cheiro.

Retomo aqui o meu texto:

Estavamos então em finais dos anos 80 a caminho dos anos 90.

Projecto para Cá , projecto para Lá  ( o custume, leva anos, com a agravante de na altura ser tudo em papel dada a utilização de computadores e software ser muito escassa ainda em Portugal) estavamos então perto de um ano de eleições (estavamos em 1992 quando eu entreguei pessoalmente alguns dos ultimos equipamentos, para serm montados e se poder fazer o arranque da ETAR) "muito importante para a futura vida dos portugueses, moeda, transacções internacionais,agricultura, pescas do pais, etc " a ASSINATURA O PRÉACORDO DA ENTRADA PARA A CEE.
(Abreviando aqui um pouco toda a história com dados não interessantes)
O Sistema Multimunicipal de Saneamento da Costa do Estoril, foi criado em Junho de 1995 e vigora até hoje.

Para terem uma noção do tempo que demou :

Sistema de Saneamento Básico da Costa do Estoril e tem como objetivo, recolher, encaminhar, tratar e rejeitar adequadamente as águas residuais provenientes das habitações e serviços dos Municípios da Amadora, Cascais, Oeiras e Sintra e contribuir para a melhoria das condições sócio ambientais da comunidade servida, bem como, contribuir para a sustentabilidade da região.
 
A construção deste Sistema, que remonta a1988, caracteriza-se por três momentos de maior destaque:
- a construção da primeira fase entre a Guia, em Cascais, e a Ribeira da Lage, em Oeiras;
- a segunda fase entre a Ribeira da Lage e Linda-a-Velha;
- e a terceira fase, mais recente, através da beneficiação do tratamento do sistema, com a construção de uma infraestrutura que assegura o tratamento primário com desinfeção durante a época balnear.
A Beneficiação do Tratamento do Sistema de Saneamento da Costa do Estoril traduz a decisão da Comissão Europeia 2001/720/CE, que define o tipo de tratamento a implementar.
Atualmente, a ETAR da Guia dispõe de tratamento de tratamento primário, com tratamento complementar durante os meses de época balnear, aumentando, assim, a capacidade de remoção da carga poluente das águas residuais.
A empreitada consistiu na ampliação da atual ETAR da Guia para receber o tratamento da fase líquida, a construção de uma Estação de Tratamento da Fase Sólida (ETFS) e de uma conduta de interligação (4 km) entre estas infraestruturas.

Fonte: SITE da SANEST Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Não se deixem ir perdendo o fio á meada.

Questão pertinente " O TEJO ESTÀ POLUIDO?"
QUESTÂO do Amigo Claudio "Não acredito que haja alguma fábrica actualmente a poluir o tejo"
(já lá vamos meus amigos, já lá vamos deixem me só concluir esta parte........)

Ora retomando depois dum café, pois já nem sei se estou a escrever bem (sem erros e de maneira a que fique claro e perceptível para todos)


Volto Já





   
   
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #4 em: 01:19 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
de volta......

OFF TOPIC: Apelo á moderação e um pedido de desculpas, mas sem querer (deve ser do sono) carreguei no modificar e gravar e depois quando voltei tentei editar mas excedi o tempo de modificação pelo que solicito que se apague a mensagem do meio (entre esta e a anterior)

Bom não sei se , se deram conta mas a história começou em 1988, com inicio de actividade a meio gás (visto na altura Portugal também estar sem dinheiro para obras PUBLICAS e DE INTERESSE NACIONAL e foi dada a conclusão da obra (embora com sucessivas melhorias até hoje) no ano de 2001 o que se a matemática não me falha são 13 anos de Obra.

Vamos ao remate final desta parte:

Na altura da 1.ª fase, foi-nos dito (a nós portugueses) que com o investimento feito, iria demorar cerca de 15 anos (valor estimado pelo Sr. Ministro e sua equipa da altura) para que o "Tejo" e as suas praias da Linha do Estoril ficassem sem qualquer problema e complectamente limpas de bactérias malfaccientes ao SER HUMANO.

Ora pegunto eu (logo aqui sem mais demoras)

Como é que isto é possivel se em 1995 não estava salvaguardada toda Costa do Estoril?

"Obvio meu caro Watson", mais uma treta para calar o povo.

Adiante, ainda sobre a conclusão das obras em 2001, não sei se se lembram mas ou foi o ano passado ou foi á dois anos (vou averiguar e depois logo coloco o video da noticia) que foi noticiado que na Praia de Carcavelos existia um esgoto (diminuto é certo) a céu aberto a desaguar na praia (água do RIO/MAR, visto estar no limite) que incomodava os banhistas devido ao cheiro e cor da água que nela circulava. Lembram-se?????
Certamente esta questão vos dará muitas respostas sobre a veracidade do que está escrito no prazo findo da execução da obra da ETAR da GUIA.

Se me perguntão agora, se estamos melhor do que em 1988, certamente e sem problemas de consciencia vos respondo, SIM É VERDADE QUE ESTAMOS MELHOR, mas o trabalho ainda não está totalmente concluido.

Pelas minhas contas e matemática, diz o site da SANEST (entidade Gestora da referida ETAR) que a obra ficou pronta ou concluida como lhe quiserem chamar em 2001, ora sem fazer grandes contas ainda falta um ano para terminar o prazo de limpeza dessa parte do estuário do Tejo, não querendo nem devendo aqui especular que de 1995, ano em que foram feitas as contas, até 2001 a situação devesse ter agravado com certeza e que o prazo já não deveria ser os 15 anos, mas enfim adiante.....   

Não me lembro neste momento de mais nenhuma questão pertinente sobre esta fase da resposta, mas se entretanto me lembrar, prometo que voltarei a ela.
       
« Última modificação: 01:30 Domingo, 31 de Maio de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #5 em: 02:02 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Montante de Carcavelos,

Vou abrir com uma video youtube datado de 17/07/2010 e denominado Poluição No Tejo junto Expo - Gaz de Portugal:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

E PORQUÊ isto agora?

Era eu um chavaleco de 14/15 Anos e era vulgar ir pescar para junto do Padrão dos descobrimentos em Belém (Lisboa), e era vulgar no inicio (digo quando o grupo de amigos de infancia começou a ir para aquela zona) a cada lançamento que não viesse um linguado ou uma solha (nessa altura pescava com esse grupo pesca ao fundo, hoje seria algo parecido com ROCKFISHING ou STREETFISHING não sei) perder toda a baixada (Chumbada, anzol, fio e isca se ainda viesse). Com isto tudo e como é hábito a culpa era sempre de quem puchava a linha (na altura as canas 7 ou 8 no total todas de bambu mesmo, com carretos sofi, eram de todos e o peixe era de dividido por todos os presentes excepto aqueles que não gostavam de peixe e estavam ali por companhia) portanto quem visse a cana ás cabeçadas corria para ela e começava a puxar, isto tudo decoria sempre de maré cheia (não por escolha mas calhava assim, na altura eu nem sabia o que era uma tabela de marés, só sabia que tinha uma vizinha que morava num rés do chão, que era boa boa como o milho (era acompanhante de luxo e chegava sempre de ferrari, já naquela altura, devia ganhar pouco devia, que chegava a casa por volta das dez da noite e se despia toda, mas toda mesmo cuecas e tudo com a luz acesa e sem cortinas, era um espetáculo digno de se ver, eram 17 putos encavalitados uns no outros para ver uma snaita e uma boobs, ;D ;D ;D ;D, foi só um aparte da minha juventude para desanuviar um bocadinho, puxa!)

Onde é que eu ia mesmo?

Já volto mais um cigarrinho e reler tudo de novo porque confesso que me perdi no raciocinio que a esta hora já vai estando cansadito.   
« Última modificação: 02:06 Domingo, 31 de Maio de 2015 por cruz »
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #6 em: 02:54 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Uma pequena achega, que é essencialmente para reforçar as ideias do Cruz.

"Estamos melhor", é um facto. No entanto só em parte pelo investimento feito em ETAR´s (já agora ETAR só com tratamento primário, embora seja melhor que nada, é uma solução "fraquinha"...)

Como eu dizia só em parte se deve ao investimento no tratamento. Um dos motivos que leva a esta melhoria foi, infelizmente, o desmantelamento de grande parte da industria pesada, incluindo os estaleiros.

Também em relação à desvalorização da importância da poluição orgânica no desequilíbrio de grandes rios, recordo que a carga orgânica de aglomerados populacionais com milhares ou até milhões de pessoas não é desprezável e mesmo os exutores submarinos matam tudo à sua volta no local de lançamento oceânico. Mesmo que não se vejam peixes a boiar tal como se vê num pequeno rio consequência de uma descarga orgânica , os efeitos são crónicos e o rio/ estuário fica moribundo.

Ainda assim, tratam-se de investimentos brutais e provavelmente o que antes estava planeado para servir 500000 pessoas rapidamente ficou subdimensionado, pois as cidades têm crescido fruto do (des)ordenamento do território e aos movimentos do interior para o litoral.

Mesmo situações de incumprimento (legal) por parte de grandes empresas, devem ser tratadas não esquecendo que essas empresas dão emprego a muita gente. Muitas vezes estabelecem-se programas de adaptação ambiental, que duram vários anos, em que as empresas dispõem de bastante tempo para passar a cumprir as diretivas ambientais. Muitas vezes esse cumprimento implica investimentos avultados com alteração significativa do processo produtivo e/ou construção de ETARI´s. Num quadro competitivo global, uma empresa necessita de amortizar o investimento e o decisor político vê-se confrontado com a alternativa de empurrar a empresa para a falência, com a consequente fatura ao nível social e o cumprimento ambiental.

Muitas vezes aplicar as diretivas sem atender às consequências também pode levar a situações muito difíceis para as empresas. Lembro-me de ter estado, provavelmente há mais de 10 anos, numa reunião em que estavam vários representantes de empresas com dimensão apreciável e um representante bem conhecido, na altura, da Quercus. Nessa altura os empresários, que queriam cumprir a legislação, estavam "aflitos" porque não tinham onde colocar os seus resíduos e a alternativa era ir armazenando nas instalações das empresas/ parques industriais.

Não é uma área fácil, até porque as nossas empresas acabam por competir com outras instaladas noutros países, que não têm a mínima preocupação ambiental e a tendência é a deslocalização, com consequências sociais brutais.

A consciência ambiental é hoje muito superior ao que era há 30 anos, há que continuar a pressionar para que se siga este caminho, até porque o tratamento de resíduos acaba por ser uma atividade industrial, que também cria emprego. No entanto, é necessário que as alterações se façam de forma equilibrada, para evitar que se tenha o "melhor ambiente do mundo", mas que se tenha que mudar de país por falta de emprego.
Cumprimentos
Aníbal Alves
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #7 em: 02:58 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Ok já está,

Bom um certo dia chegamos lá (não me perguntem datas nem horas que eu não registei ;D ;D ;D) e a maré estava vazia, espetáculo deprimente, mas deprimente mesmo, era bocados de sofá, era pneus (dai a razão do video publicado, (é que na altura não havia nem telemóveis, muito menos com camara de fotografar ou de filmar) era montes de tijolos eu sei lá tudo o que se possa imaginar que naquela altura era passivel de deitar ao rio, estava então explicado que não era directamente culpa de ninguém a perca das baixadas (hoje diria má observação e estudo do pesqueiro), mas na altura ........ ora isto tudo para vos dizer e já fiz a pergunta noutro tópico a respeito do pástico e das chumbadas que ficam no mar, sabiam V. EXas que uma simples garrafa ou uma rolha de plástico ou saco de plástico (em valor estimado) leva cerca de 450 anos a desaparcer? Pois é, e certamente estareis vós a pensar mas o mais certo é que vá para o oceano para os locais mais profundos, pois é e até lá (até ir) não polui não perde particulas, não causa danos nos animais, não mata peixe?

Mais um aparte e eu assim não acabo isto.

Bom aquando da Expo98 Portugal tinha uns dinheiros a mais para gastar, mais uns projectos co financiados pela CEE e vai disto, vamos tratar do rio trancão que tantas noticias de telejornal e e paginas de jornais inteiras deu na altura,só um exemplo de 2005:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Traços gerais:

Para trás, entre os municípios de Loures e Mafra, os atentados ambientais nunca foram resolvidos e mantêm-se até hoje. O Trancão, graças à operação de limpeza da Expo, deixou de ser sinónimo de porcaria para a opinião pública. A realidade, porém, é que nada mudou em metade do rio.

Mais a somar ao que já lá estava.


Outro de 2010:

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

onde a traços curtos se pode ler:

"Um estudo sobre a qualidade da água do Tejo revela que a gastronomia regional, a sustentabilidade da pesca e a viabilidade das espécies do rio estão ameaçadas devido à poluição das águas na zona de Vila Franca de Xira."

"A gastronomia regional, com base no peixe do rio Tejo, pode estar em risco dado que a poluição, o assoreamento e as barragens ameaçam a sustentabilidade da pesca e a viabilidade das espécies do Tejo"

"Os “níveis de poluição fecal elevadíssimos” na Ribeira da Verdelha e Riacho do Estaleiro estão entre as conclusões do estudo de André Santos, que incidiu sobre sete afluentes do Tejo no concelho"

“intensificação de actividades como a agricultura, industrialização e o aumento da população em redor do rio têm contribuído para o aumento da poluição da água”

"Por outro lado, a autarquia vilafranquense fez saber, através do gabinete de comunicação, que não recebeu ainda “qualquer projecto de investigação”.

Meus caros á data do jornal 28/10/2010 passaram somente 4 anos e meio somem ao anterior estado do rio.

Não sei se costumam frequentar a zona costeira da linha de cascais, mas existe um traço enorme que divide o rio junto á Praia Torre, duas cores bem distintas castanho com azul do mar bem visível em dias de sol.

Mais existem fotos na net (que teriam que ser pagas para serem utilizadas, mesmo que sejam partilha ou informativas) da zona de cacilhas cais de embarque, sentido norte do rio onde é visível os traços de cor diferente junto ao cais.

A somar a tudo isto é do conhecimento geral que a agua de um rio desce, certo?, neste caso sentido Lisboa, certo? então leiam as noticias que tem os links directos para as mesmas numa das minhas anteriores respostas.

Espero não ter infringido nenhuma regra, mas se infringi ou se cheguei perto(penso que sim) que seja minimizado pela aplicação de que sem, não teria realizado (no meu entender) uma boa explicação.

Sem mais companheiros, peço desculpa pelo longo texto mas ...... tinha que ser estava prometido ao autor

Cumps,
Pedro

PS: se algo faltar e eu me recordar voltarei a este tópico.     





 
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline cruz

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 272
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #8 em: 03:05 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre


Obrigado AGA pela achega (digo ajuda) quis sobretudo evedenciar factos presenciados ou noticiados sem me esplanar muito com o conceito opinião própria.
Isso ficará para outro dia que hoje já não estou a conseguir ver as letras e ter o descernimento necessário para escrever correcto e perceptivel á primeira.

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #9 em: 03:37 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Cruz impecavel, está a ser um prazer ler, ate a parte dos 17 putos á janela... ;D
Continuo a achar que este assunto merece um topico proprio, se não o quiseres fazer, mas caso me dês a autorização para citar os teus textos, eu terei todo o gosto em criar e organizar o topico de forma a que fique na mão de todos mais facilmente...

A explicação de todo o processo da ETAR está um miminho... ;)

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Vivo junto ao tejo, perto de zonas altamente industrializadas e desconheco qualquer tipo de descargas poluentes, duvido bastante que acontecam...
sabes algum caso em concreto?

Bem acho que este meu comentario merece ser corrigido/completado, porque quando o leio percebo que não era bem o que queria dizer, não só pelas palavras do Cruz, mas porque eu proprio tenho consciencia que não é bem assim.
completando...
Como o Tejo começa em espanha, tem muitos afluentes e eu não os conheço, e como não devemos falar do que não conhecemos eu referia-me apenas á nossa zona Lisboa/vale do tejo... e as descargas que digo duvidar que aconteçam são as que matam peixes, (aquelas que no dia depois da descarga deixa os peixes todos a boiar).
Mas mesmo sendo eu um jovem, na minha adolescencia 14/15 anos (aprox. 10 anos atrás) quando me deslocava a um antigo moinho de maré para apanhar (á cana) e devolver as tainhas que lá ficavam retidas na baia mais funda junto á boca do moinho, alem de um robalo ou outro que entrasse com a nova agua durante a enchente... portanto chego antes da baixa mar para brincar com as tainhas da lagoa e deparo-me com um monte de tainhas a boiar na dita lagoa, nem uma estava viva... hoje teria documentado e exibido o caso, mas na altura fiquei só muito triste...

Quanto ás descargas de residuos organicos não só não duvido como sei que acontecem...

Mas focando-me nos sinais positivos...

Ha hoje em dia um mercado paralelo de ameijoa do tejo, muitas são comidas sem tratamento nas quintas de depuração e não tenho ouvido relatos de problemas a curto praso... como os bivalves são sedentários aqui no rio, como são filtradores e se comem o animal com tripas e tudo, acho que são um bom indicador da qualidade da agua, e tanto quanto sei a sua apanha não está interdita.

Os golfinhos, embora não exista uma população residente como a do sado, quase todos os anos entram alguns atrás dos chocos e corvinas, tendo já sido vistos dentro do rio coina, o afluente mais perto da foz do Tejo, não ficam muito tempo, fazem o que têm a fazer e saem horas depois, o que tambem pode querer dizer que não se sentem confortaveis cá...

portanto entre o que quero acreditar e o que desconfio que se passe ainda á uma boa margem, mas estamos a melhorar, talvez mais devagar do que o previsto, talvez não seja suficiente o que me entristece muito pensar assim, mas no fundo acredito que vamos lentamente tendo nesse aspeto um rio melhor de dia para dia...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #10 em: 04:06 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
A_G_A
Estou de acordo com o que escreves, talvez tenha apenas uma visão mais positiva em geral, mas não deixo de concordar com o que foi dito, se passou a ideia errada a culpa foi minha por não me ter explicado bem...

Olha o que aconteceu á quimiparque no Barreiro, ou respeitam as regras ambientais ou não podem continuar... Ok então não continuamos...
Hoje em dia é quase ridiculo comparar com o que já foi e representou para a industria Local e mesmo Nacional, já que vinham de todas as partes do país para viver e trabalhar na Quimiparque que não sei se na altura tinha outro nome ou se sei não me lembro...lol
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #11 em: 04:57 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Ps.
Em relação ás ameijoas do Tejo, embora acredite no que disse, a mim não me apanham a comer nenhuma... porque será?? ;)

Encontrei uma noticia numa rapida pesquisa pelo google "golfinhos no tejo" que fala mais ou menos do que eu estava a comentar a cima...
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #12 em: 08:13 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

OFF TOPIC: Apelo á moderação e um pedido de desculpas, mas sem querer (deve ser do sono) carreguei no modificar e gravar e depois quando voltei tentei editar mas excedi o tempo de modificação pelo que solicito que se apague a mensagem do meio (entre esta e a anterior)

Feito  :fixe:

Estou a acompanhar com muito interesse este tópico que sem duvida terá que ficar isolado/diferenciado para potenciar ainda mais o seu conteúdo e intervenções. Muito bom  =D>
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Poluição no Rio Tejo
« Responder #13 em: 11:34 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
O tejo acho que melhorou bastante desde há uns 20 ou 30 anos. Só o facto de despoluirem o Trancão, na altura o rio mais poluido da Europa, acho que teve grande influencia na zona do estuário.

Mas acho que todos os rios que nascem em espanha, Tejo, Douro e Guadiana, são mais poluídos que os outros... porque será? Nós portugueses só temos parte da responsabilidade. Por exemplo, os espanhois têm uma central nuclear no Tejo mesmo antes da sua entrada em Portugal... Porque será? Se aquilo der merda, aí sim teremos problemas de poluição à séria.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline A_G_A

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1185
  • Agradecido: 84 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
Re: Colheita de Sueste..round 1...fight !!!
« Responder #14 em: 13:04 Domingo, 31 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
(...)

Olha o que aconteceu á quimiparque no Barreiro, ou respeitam as regras ambientais ou não podem continuar... Ok então não continuamos...
Hoje em dia é quase ridiculo comparar com o que já foi e representou para a industria Local e mesmo Nacional, já que vinham de todas as partes do país para viver e trabalhar na Quimiparque que não sei se na altura tinha outro nome ou se sei não me lembro...lol
A "Quimiparque" já é consequência de uma morte.

As empresas do grupo CUF (Companhia União Fabril) deram lugar à Quimigal. Vários foram os sectores da empresa que foram fechando por obsolescência e falta de competitividade devido a vários factores. A colocação no mercado por "concorrentes internacionais", quase a custo zero, de subprodutos - resíduos - de outras atividades que eram produtos do grupo e a grande diminuição da exploração de pirites levou, logo à partida, ao desmantelamento dos "contactos", relacionados com o ácido sulfúrico e afins.

Muito mais aconteceu, ao nível dos vários sectores, e a empresa foi morrendo. (eu também não domino isto a fundo, já li alguma coisa sobre e conheço minimamente).

A Quimiparque já é, por assim dizer, um parque industrial que tem várias empresas nas suas instalações.

No entanto não se pode dizer que fosse algo que aconteceu de um dia para o outro, como resultado de um "ou cumprem ou fecham"... "então fechamos"... isto nunca é assim - se fosse apenas uma questão ambiental resolvia-se (digo eu).


 
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O tejo acho que melhorou bastante desde há uns 20 ou 30 anos. Só o facto de despoluirem o Trancão, na altura o rio mais poluido da Europa, acho que teve grande influencia na zona do estuário.

Concordo, há vários indicadores que dão conta dessa melhoria.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas acho que todos os rios que nascem em espanha, Tejo, Douro e Guadiana, são mais poluídos que os outros... porque será? Nós portugueses só temos parte da responsabilidade. Por exemplo, os espanhois têm uma central nuclear no Tejo mesmo antes da sua entrada em Portugal... Porque será? Se aquilo der merda, aí sim teremos problemas de poluição à séria.
O Trancão também nasce em Espanha? :D

Essa tua dedução não pode estar relacionada com aquilo que te é mais visível? Não existirão rios ainda mais poluídos que os que mencionas?
Ao nível da quantidade de poluentes (e não de concentração) obviamente que um rio maior tende a possuir mais. No entanto, não esquecer que um rio maior tem tendência a fixar à sua volta mais industria e mais população.
Depois um rio maior tem mais tendência a ser internacional. Com estes dois factos, aliado ao de serem rios com maior visibilidade, fica o caminho aberto para a dedução "mais poluido, internacional, Espanhóis"... esses gajos "nem bons ventos nem bons casamentos" :D

Não estou a dizer que eles são uns santinhos, mas será relativamente fácil controlar o que cá entra e verificar o cumprimento do que está estabelecido.

Quanto às centrais nucleares, acho que não vale a pena misturar, são coisas completamente diferentes. Se existir problema a poluição vai ser ao nível da radioatividade, por uma área alargada, não afetando apenas o curso de água.

Neste momento a água do Tejo deve servir essencialmente para arrefecer os reatores e produzir vapor. Se for devidamente arrefecida nas torres de arrefecimento, não vai provocar alterações de maior (atenção que é proibido fazer aquecer a água do rio mais que X graus - não me apetece ir ver quanto - e eu estou a presumir que isso é cumprido, não estamos a falar da "chafarica" do "Zé").

De qualquer forma a poluição do Tejo que estamos a tratar não está relacionada com centrais nucleares e acho que temos mesmo muita responsabilidade, não vale a pena sacudir a água do capote...

Cumprimentos
Aníbal Alves
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]