collapse

Autor Tópico: Conservação e manutenção de amostras  (Lida 2006 vezes)

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
Conservação e manutenção de amostras
« em: 15:31 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Não sei se será este o melhor local para encaixar isto, mas cá vai...

Como é que o pessoal transporta, conserva e faz a manutenção das amostras!?

Eu pessoalmente que comecei no spinning há pouco mais de uma semana, apenas tenho uma caixa onde consigo transportar cerca de 18 amostras. Cada espaço tem um buraco para a água vazar, no entanto parece-me algo "tosco". Será que há modos melhores de transportar e conservar em casa as amostras?

Quando falo em conservar, falo óbviamente de manter as mesmas livres de ferrugem, etc. Algo que reparei, numa das minhas amostras manhosas, é que a mesma já se encontra bem enferrujada e só a tenho há uma semana!  :o

Aproveito para uma última questão. Depois de cada pescaria vocês fazem algum tipo de serviço às amostras? Tipo dar um banho de água doce, etc!? Que tipo de medidas podemos tomar para as mesmas durarem mais tempo e estarem sempre perfeitas para o seu uso?

Obrigado!

Offline nunx

• Robalo
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Conservação e manutenção de amostras
« Responder #1 em: 15:42 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Passo as amostras por água doce e deixo a secar num arame que tenho na lavandaria.
Passo por água também a caixa de trazer à cintura. Quando está tudo seco, arrumo as amostras na caixa e está feito.
De vez em quando lá tenho de mudar umas argolas e umas fateixas mas à velocidade com que perco amostras nem me preocupo muito com a ferrugem.
Há quem invente e dê umas baforadas de spray de silicone ou de vaselina nas amostras mas eu não vejo necessidade...
Ah! Ainda tenho amostras com uns 20 anos e em estado aceitável...
 8)

Offline Sr Domingues

• Marlin
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 16:09 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Ora bem, o que eu faço é quando chego a casa lavo as amostras com uma mangueirada de  agua doce e depois daqueles detregentes baratos de spray aplico e deixo actuar enquanto dou a mangueirada na bolsa das amostras, depois novamente uma mangueirada de agua doce nas amostras para tirar o sabao e depois penduro as num suporte de parede que inventei para o efeito.
Atencao que também e importante lavar bem a bolsa das amostras pois caso contrario, os fechos vao logo a vida.
Desta maneira quer a bolsa das amostras quer as amostras ficam impecaveis. E nenhuma tem ferrugem, tirado um ponto ou outro mas nada que afecte a segurança na amostra
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING

Offline modular

• Robalo
    • Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:12 Quinta, 05 de Junho de 2014
« Responder #3 em: 17:42 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Obrigado! Já agora... que caixas/sacos/sacolas/mochilas de amostras porreirolas há no mercado? Eu como referi, tenho uma caixa de amostras plástica que anda dentro de uma mochila. Não é nada prático trocar amostras quando estou no meio das pedras. Queria algo mais prático e fácil de usar... mas nada apto.

Abraço!

Offline nunx

• Robalo
    • Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 19:14 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Tenho várias mas a que uso mais é a caixa pequena da Shimano que, aliás, está em fim de vida: tem uns 5 ou 6 anos. Tenho uma outra da Shimano em formato de saco para o ombro onde me permite levar amostras rigidas, moles e zagaias. Tenho ainda uma tipo maleta da Rapala mas uso pouco.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 19:26 Terça, 19 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Obrigado! Já agora... que caixas/sacos/sacolas/mochilas de amostras porreirolas há no mercado? Eu como referi, tenho uma caixa de amostras plástica que anda dentro de uma mochila. Não é nada prático trocar amostras quando estou no meio das pedras. Queria algo mais prático e fácil de usar... mas nada apto.

Abraço!
Apesar de ter o material e nao lhe dar uso, o meu sistema de transporte é igual ao teu.
Nelson Peres

Offline Hugo Cardoso

• Marlin
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
« Responder #6 em: 20:14 Terça, 19 de Maio de 2015 »
E engracado ,as minhas ainda nenhuma ganhou ferrujem mas eu so pesco em aguas doces :)
Na verdade eu nao faco nada ;D

* Tópicos Recentes

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por fsilva09 [22:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]

Cana embarcada chumbadinha e diversos por manuel [23:27 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Procuro Cana chumbadinha por manuel [23:26 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Pesca de outono, parecia que era pequena por miltonleopoldo [23:11 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por buldog [14:38 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Alteração revolucionária na nova lei de pesca em águas interiores por tomas mcsky [14:24 Terça, 21 de Outubro de 2025]

Ajuda iniciação spinning figueira da foz por João Pontes [08:02 Segunda, 20 de Outubro de 2025]