collapse

Autor Tópico: "Montagens de um Herege" por João Martins  (Lida 69788 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #45 em: 18:09 Quarta, 19 de Agosto de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Viva Ivo Martins

As heresias são (só) minhas. Espanta-me é que ninguém as questione...
A foto da capa foi tirada junto às escadas de acesso da Praia do Canto Mosqueiro (ou Praia do Norte, como gosto mais de lhe chamar). E surge esbatida em todas as páginas do documento. Um cenário espectacular.
Sou de e tenho residência "oficial" em Lisboa mas vou tentando "envelhecer com elegância" aqui por Sines. Uma chatice, como calcula...   ;)

Quanto ao João Carlos Silva, um bom Amigo e Pescador a sério, agradeço-lhe as referências. Continuo à espera que apareça para acertarmos umas contas bem fresquinhas. Mas atenção que Senhores somos muitos aqui no Pesqueiro, a começar por ele próprio, pelo Ernesto Lima, pelo Ivo Martins e todos os outros. Só excluo os "protótipos" (a expressão não é minha....) que vão ter de esperar mais uns anos para também o serem.

Abraço JM
.



espetaculo senhor Joao por acaso quando vi o documento com as fotos la do canto mosqueiro questionei me se seria de alguém aqui de Sines..Felizmente existem alguns pescadores bastante experientes que ainda têm gosto por transmitir o que sabem a todos os que se interessam em procurar..

saquei o documento e tenho  aqui bem guardadinho..tem la muita informação que serve bem ser escrutinada..algumas que tenho que explorar e outras que ja passei e me identifico..ainda ontem que fui a pesca para os lados da praia da vieirinha me fez lembrar uma parte que estava la escrita..a areia fina entrava dentro do destorcedor tipo barril e ele não distorcia..ficava preso com a areia la dentro a fazer fricção na linha.. tive de mudar para uma montagem de correr.

Estamos sempre aprender e ao longo do tempo vamos adoptando os métodos que mais facilitam e nos dao mais resultados e menos complicações..todas estas informações sao excelentes para ''passarmos'' alguns passos menos felizes e poupar alguns dinheiros ja que o mercado oferece tanta coisa que até fica confuso

abraço

« Última modificação: 18:11 Quarta, 19 de Agosto de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline Afons0

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1265
  • Agradecido: 111 vezes
  • Sou apenas um pequeno pescador no imenso mar ...
    • Oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #46 em: 13:33 Quinta, 03 de Setembro de 2015 »
Muito bom mesmo!  >:D

Obrigado pela partilha!!!  O0
Afonso
 

Offline asantos

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 4
    • Aveiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:32 Quinta, 27 de Agosto de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #47 em: 00:35 Terça, 15 de Setembro de 2015 »
Ora aqui esta um manual que todos devemos guardar.
Para um leigo como eu é fabuloso.
Parabéns ao autor-
Um Abraço
 

Offline rolamento

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 30
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 21 de Janeiro de 2014
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #48 em: 18:53 Sexta, 25 de Setembro de 2015 »
Muito bom e instrutivo, de ler de fio a pavio!
Obrigado pela partilha
Tira-se muito mais da pesca do que apenas peixe...
 

Offline Kunha

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 51
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 04:04 Domingo, 20 de Setembro de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #49 em: 03:13 Sábado, 26 de Setembro de 2015 »
Excelente documento.

Agora vou tratar de me deitar que amanha há pescaria da grossa  >:D
 

Offline minhoca

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 37
  • Agradecido: 1 vezes
    • Santo André
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:13 Sexta, 03 de Janeiro de 2014
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #50 em: 11:36 Sábado, 26 de Setembro de 2015 »
Excelente documento, realmente a cara do Sr. João Martins não me é estranha. Certamente já o terei visto em Sines salvo erro no restaurante do Sr. Zé Beicinho...

Para além da excelente descrição fez-me recordar o tempo em que nesses anos 80 acompanhava o meu avô e o meu tio na pesca de praia na zona do areão a corricar com as amostras feitas a partir de colheres de galão nas pedras da costa do norte ou neste mesmo sitio a pescar com sardinha e cana da india direta aos sargos... em alguns sitios da costa do norte são ainda visiveis os buracos nas pedras que se foram formando pelo esmagar das sardinhas para engodo nesse mesmo sitio...

Foram esses tempos que me fizeram gostar da pesca, a vivência nessa altura era outra, pescava-se para comer ou pouco mais quem apanhava mais peixe acabava por dar e receber algo em troca.
Actualmente a pesca na costa do norte é praticamente impossivel dado o nº de pescadores e a ansia de pescar para vender...enfim agradeço ao Sr. João Martins pelo relato.

E deixo-lhe aqui uma pergunta a ver se se recorda, o meu avô falava-me que na praia de Sines onde agora é a docapesca apanhavam peixe espada, ainda se recorda dessas pescas? Infelismente essas nunca tive oportunidade de testemunhar
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mab79

Offline PMassacote

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 94
  • Agradecido: 6 vezes
    • Bx. Banheira
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:38 Terça, 18 de Agosto de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #51 em: 14:53 Sábado, 26 de Setembro de 2015 »
Já aprendi umas coisas...
 

Offline João Martins

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 11
  • Agradecido: 4 vezes
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:23 Terça, 14 de Janeiro de 2014
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #52 em: 13:13 Segunda, 28 de Setembro de 2015 »
Viva
Eu é que agradeço a todos os comentários.
Quanto à história do Sr.João Martins, por favor, deixem-se disso. Imaginem que todos nós passávamos a tratar-nos uns aos outros assim… “Senhor pr’aqui, Senhor p´ra ali”…Ficava lindo o Pesqueiro! Hehehe. Na volta, acabávamos corridos pelos Senhores Administradores.

Em resposta à mensagem do Mário “minhoca” (também é um Sr. mas não escrevo) é muito provável que já me tenha encontrado no Zé Beicinho. Ele também é pescador (dos bons), já pesquei com ele. É lá que muitas vezes eu e o Ernesto Lima fazemos os nossos “jantares técnicos”, antes e depois das jornadas de pesca, para discutir a táctica ou avaliar resultados e analisar o que sucedeu de bom e menos bom nesse dia. Pretexto para um bom petisco e uma boa água e se ir aprendendo mais qualquer coisa sobre este nosso saudável vício.

Quanto aos peixes espada, desconhecia. Mas em tempos mais recuados, familiares da minha mulher contaram-me que não era raro capturarem-se de terra douradas de 4 ou 5 kg ou corvinas a sério. Eles próprios as apanharam. Na costa norte.

Abraço JM
.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mab79

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #53 em: 13:47 Segunda, 28 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Ele também é pescador (dos bons), já pesquei com ele. É lá que muitas vezes eu e o Ernesto Lima fazemos os nossos “jantares técnicos”,

Aí estão 2 senhores (João Martins e Ernesto Lima), que merecem (entre muitos outros) toda a minha admiração e respeito.
Reparem bem no discurso deles,,, na forma tão modesta como falam das "coisas da pesca"...
E acreditem!!!!
Estes senhores sabem muito, mas mesmo muito,,, do que falam!!!!
Eu, que sou um aprendiz ao pé deles, deixo aqui a minha saudação muito especial pelo valor que lhes reconheço.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Quanto aos peixes espada, desconhecia. Mas em tempos mais recuados, familiares da minha mulher contaram-me que não era raro capturarem-se de terra douradas de 4 ou 5 kg ou corvinas a sério. Eles próprios as apanharam. Na costa norte.

Bom,,, dos fracos conhecimentos que tenho, eu diria que os peixes espada se encontram em pesqueiros com muitos metros de profundidade!
 
Hasta la próxima marea !
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mab79

Offline Ernesto Lima

Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #54 em: 16:24 Segunda, 28 de Setembro de 2015 »
Boa tarde Sr. MNunes  ;).

A Pesca é daquelas actividades em que tudo varia e se modifica. De tal forma que, quando algum de nós pensa que já domina isto ou aquilo, mais cedo ou mais tarde, apanha um dia de pesca, em que tudo é negado. Por tal, não vale a pena pensarmos que somos a "última bolacha do pacote" lá porque conseguimos boas capturas em determinadas jornadas.

Na verdade, alguns processos, métodos, manuseamento de materiais e iscas, em determinados pesqueiros e épocas do ano, tendem a conseguir maior regularidade de capturas, mas tudo muda continuamente e nós deveremos estar atentos a tais mudanças, arriscando, em cada época, outros modelos, outros pesqueiros, outras técnicas..., coisa a que nem sempre nos dispomos, por falta de elasticidade, tempo ou até de paciência.

Bonito mesmo é falarmos e discutirmos sobre isso, entre nós, e sem pruridos acerca de quem supostamente será melhor ou menos bom pescador. Tais sentimentos/definições não contam para nada. Confesso que muito tenho aprendido com principiantes, nomeadamente aqueles que até se enquadram na chamada "sorte de principiante".
O certo é que não há "sorte de principiante" nenhuma. O que acontece é que nesse dia, sem o saber, o principiante é que está a fazer bem, pois está a capturar..., há que observar o que ele está a fazer e tentar igual ou idêntico, sendo que tal nos poderá vir a servir mais tarde, aumentando-nos a capacidade de adequar face a condições diversas de mar e reacções dos peixes.

Fundamentada que está a simplicidade das conversas de pesca, agradeço os elogios.

Abraço

Ernesto

« Última modificação: 16:26 Segunda, 28 de Setembro de 2015 por Ernesto Lima »
Quanto mais pesco... mais sinto necessidade de aprender sobre a pesca.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Paulo J Fernandes, mab79

Offline MNunes

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1751
  • Agradecido: 29 vezes
  • Pescar é viver ao ritmo das marés.
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:03 Quinta, 14 de Maio de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #55 em: 16:32 Segunda, 28 de Setembro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Fundamentada que está a simplicidade das conversas de pesca, agradeço os elogios.

Eu é que agradeço as suas palavras meu caro. Até neste pequeno texto que escreveu, se quisermos lê-lo uma 2.ª vez, ou mesmo uma 3.ª vez, ele contém ensinamentos.
Tudo depende de quem o lê e como o lemos.

Abraço!
MNunes
Hasta la próxima marea !
 

Offline patoutil

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 110
    • Outil - Cantanhede
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:35 Domingo, 04 de Outubro de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #56 em: 01:30 Segunda, 09 de Novembro de 2015 »
Muito fixe! Obrigado
Paulo "PATO" Costa
"Cuidado: Pescador a bordo"
 

Offline PedroMrDias

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 12478
  • Agradecido: 805 vezes
    • Póvoa de Santa Iria
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:11 Quarta, 11 de Novembro de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #57 em: 09:14 Domingo, 15 de Novembro de 2015 »
Muito bom mesmo! Vou aprofundar muita coisa mesmo!
Eu até já quase apanhei um peixe!
 

Offline Nuno Leal

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 8
    • Olhão
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:59 Segunda, 09 de Novembro de 2015
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #58 em: 22:38 Quinta, 10 de Dezembro de 2015 »
TOOOPPP obrigado :)
 

Offline carlos-g

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 50
    • algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:31 Quarta, 29 de Outubro de 2014
Re: "Montagens de um Herege" por João Martins
« Responder #59 em: 20:10 Quinta, 31 de Dezembro de 2015 »
Épah muito bom mesmo

muitos parabens ao autor, já pesco a uns anos e tinha muitas duvidas em relação a certos acessórios, pois o dinheiro não dá para ir brincar para a estante da loja de pesca com tanta variedade, e assim apenas uso o essencial que sei que funciona mesmo...

muito bom
Obrigado :)
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [22:31 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [17:52 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Rider [14:35 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]