collapse

Autor Tópico: defeso e igual em todo lado  (Lida 4744 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
defeso e igual em todo lado
« em: 01:05 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
Boas , eu queria perguntar uma pergunta que e :
o defeso e igual em todos os lados ?
ja tenho mais material e que vos vou mostrar  ;)
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #1 em: 01:31 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
Que saiba as leis são para território nacional,portanto sim.

Mas Hugo fica aqui um link para dares uma vista de olhos - vai directamente para as perguntas frequentes,depois podes entreter-te por lá.
Tens muita informação.

Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

abraço.

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #2 em: 01:41 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
obrigados kalvas e que um colega disse que defeso dura no tamega ate 16 de junho
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2299
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #3 em: 01:51 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

o defeso e igual em todos os lados ?

sim , em todo lado, mas não para todos. Há que ache que não deve mesmo pescar espécies na altura de desova para dar peixe fazer coisa mais importante na vida com calma e sem stress. Outros acham que podem continuar pescar e devolver peixe apanhado. . Isto tem a ver com moral e cultura de cada um. Eu tinha um amigo, cientista que julgava que alguns peixes ovados depois de passar stress abortam ovas .. Na minha terra na altura de defeso não podes estar ao pé de agua com cana no mão, mas defeso é para todos espécies. em Portugal podes ter desculpa a dizer que estas pescar lúcios ou lúcio-perca que não esta na lista .
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #4 em: 20:02 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

o defeso e igual em todos os lados ?

sim , em todo lado, mas não para todos. Há que ache que não deve mesmo pescar espécies na altura de desova para dar peixe fazer coisa mais importante na vida com calma e sem stress. Outros acham que podem continuar pescar e devolver peixe apanhado. . Isto tem a ver com moral e cultura de cada um. Eu tinha um amigo, cientista que julgava que alguns peixes ovados depois de passar stress abortam ovas .. Na minha terra na altura de defeso não podes estar ao pé de agua com cana no mão, mas defeso é para todos espécies. em Portugal podes ter desculpa a dizer que estas pescar lúcios ou lúcio-perca que não esta na lista .


Eu sou da opinião que o tempo do defeso deveria ser adequado com as zonas...
No Alentejo á 2 semanas atrás já tinham desovado e já tinham eclodido os achigãs,na minha zona Viseu,nem os ninhos os machos tinham feito ainda ! Por esse motivo eu continuo a pescar no defeso até ver o 1º ninho feito,quando vir o 1º ninho feito já não pesco mais nessa massa de água até acabar o defeso.
Depois de terem o ninho feito os machos ainda tem que encontrar uma fêmea e guia-la até ao ninho e só quando a agua estiver pelo menos a 16 graus e a fêmea pronta a que deposita as ovas no ninho,e passados alguns dias afasta-se das margens para zona mais funda para recuperar ficando o macho a guardar a ninhada até ele achar que estão prontos para a vida.
Curiosamente li a tempos um artigo que dizia que o macho antes de abandonar as crias faz um ou 2 ataques as suas crias para se alimentar,mas mais importante que isso para os pequenos achigãs que em toda a sua existência foram guardados por 1 peixe grande(comparado com eles) tenham medo de peixes grandes,preparando-os para a vida !!

Voltando ao assunto...mesmo depois de acabar o defeso deve-se evitar pescar na área onde esteja um achigã sempre na mesma zona para a frente e para trás ou parado virado para a margem que dizer que está a guardar o ninho e se acidentalmente o apanharmos ele não vai voltar para o ninho proteger as ovas e vai ser tudo comido...no final de Junho do ano passado ainda vi um achigã a guardar ovas cerca de 70 kms a norte de Viseu.

Para mim as datas do defeso só fazem sentido do sul até Lisboa ou um pouco mais acima,deveriam existir 2 ou 3 regiões com períodos de defeso diferentes.
Existem maneiras fáceis de apanhar os machos a guardar os ninhos,aquele que falei a pouco tinha certamente a volta de 3.5 kg,eu estive a olhar para ele uns 20m e ele apenas estava a 2m da margem,apanhando aquele achigã,mesmo que libertando-o era matar milhares de possíveis futuros grandes exemplares !

Por isso na minha opinião mais importante que respeitar épocas de defeso é pescar de forma consciente !
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #5 em: 21:41 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
concordo ainda ontem o meu pai apanhou um achiga com os grubs e o achiga foi logo a agua
Por isso RESPEITO A NATUREZA
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #6 em: 23:57 Domingo, 03 de Maio de 2015 »
Pois Rafael mas se fossemos todos a ter cada um a sua opinião nesse sentido, todos andavam á pesca .
Daí haver um calendário a respeitar. ;)
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2299
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #7 em: 00:31 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois Rafael mas se fossemos todos a ter cada um a sua opinião nesse sentido, todos andavam á pesca .
Daí haver um calendário a respeitar. ;)
Pois amigo, só pena que quem inventa esses calendarios e leis pouco percebe que faz..
Por isso nos temos apoiar ao mundo que gostamos. Se vamos pensar que pouco podemos fazer - mal pencado.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #8 em: 00:40 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pois Rafael mas se fossemos todos a ter cada um a sua opinião nesse sentido, todos andavam á pesca .
Daí haver um calendário a respeitar. ;)
Pois amigo, só pena que quem inventa esses calendarios e leis pouco percebe que faz..
Por isso nos temos apoiar ao mundo que gostamos. Se vamos pensar que pouco podemos fazer - mal pencado.

Voron não te tiro razão mas não é por isso que vou dar razão a quem pesca no defeso.

Se isto não é apoiar o mundo que gostamos então não entendi o que querias dizer.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline voron

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2299
  • Agradecido: 422 vezes
    • Alfornelos
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:08 Sábado, 15 de Fevereiro de 2014
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #9 em: 00:58 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Isto é problema de meu chinês. Quero dizer que há muitos senhores responsáveis com pouco conhecimento da natureza. Como Rafael Sá diz, Portudal é um país com diferentes zonas de clima. As ondas do Nazaré nunca aparecem na costa Alentejana e nunca vais encontrar um Alentejano dormir em baixo de uma fiqueira em Mondim de Basto.
Como tu nunca dei razão quem pesca na altura de defeso . Já passei fase quando pescava na barragem e dois meses de defeso para me era mesmo esquecer que há aguas interiores.
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
 

Offline brunocarreto

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 13
    • Idanha-a-Nova
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:09 Sexta, 24 de Abril de 2015
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #10 em: 14:20 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
isto do defeso ao achigã é um tema irá dar sempre muito que falar.

Sabe-se que a reprodução do achigã não é igual em todo o território português, devido sobretudo às variações de clima que existe, portanto o periodo de defeso deveria ser alterado consoante regiões. A questão prende-se também que o estado português não parece estar muito preocupado com isto, não há vontade política.

Contudo, a pesca a esta espécie no período de defeso, deveria estar mais protegida!

Porque, como sabemos nas águas interiores existem já grandes populações de outro predador, o lucioperca, que se pode pescar todo o ano, permitindo assim qualquer pescador efetivamente pescar no periodo de defeso qualquer peixe, o que na minha perspectiva em nada abona na sobrevivência do achigã.

Se estivermos a pescar lucioperca, por exemplo em meados de abril com temperaturas propicias para a reprodução do achigã, é relativamente facil pescarmos qualquer achigã de grande porte, que mesmo seja liberto, pode provocar stress ao peixe, o que pode levar ao abandono do ninho (desprotecção dos achigãs juvenis em relação ao lucioperca) ou simplesmente a fêmea nao desovar, prejudicando assim a população desta espécie.

Agora também podemos dizer, e se pescarmos luciopercas, estamos a ajudar à sobrevivência do achigã?

de certo modo sim, mas acredito que houvesse igualmente um periodo de defeso até mesmo para o lucioperca seria mais abonatório para o achigã, pelas razões acima referidas.

Embora o achigã e o lucioperca sejam ambos predadores, o lucioperca é mais dizimador, dado que ataca geralmente em cardume, o que leva a maior desaparecimento de outras espécies, tais como perca, boga, bordalo...

Mas neste tema de conversa, seria bom termos opiniões de Biólogos.

Eu também estou de acordo que o periodo de defeso deveria ser alterado consoante regiões.

Em Espanha, na maior parte do territorio, não existe defeso ao achigã, mas todos nós sabemos que na generalidade, a mentalidade do povo espanhol é outra.

cumprimentos




 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #11 em: 22:40 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Sem duvida que as coisas poderiam e deveriam ser diferentes mas não só no defeso das águas interiores.
Mas como não o são, e a bem de todos, rememos no mesmo sentido .
Assim cabe-nos cumprir os regulamentos e sermos mais activos na defesa da pesca em geral, coisa que muitos de nos apenas o fazem a partir do sofá ou á frente de um computador.

Nestes eu me incluo. :-[

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline Hugo Cardoso

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1144
  • Agradecido: 2 vezes
  • sem pesca sem vida
    • Varzea do douro
    • https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5206126379412847261#editor/target=page;pageID=5798161937190019274
  • No Pesqueiro desde:
  • 17:53 Quinta, 09 de Abril de 2015
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #12 em: 22:58 Segunda, 04 de Maio de 2015 »
Eu ando mesmo com vicio de pescar ao achiga mas agora vou abrandar um bocado que ja falta pouco para a abertura no entanto vou pescando ao lp
obrigado pelos comentarios  ;)
 

Offline Rafael Sá

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 735
  • Agradecido: 2 vezes
    • Viseu
    • Visitem :)
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:55 Segunda, 10 de Março de 2014
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #13 em: 00:20 Terça, 05 de Maio de 2015 »
Nos estados unidos pelo menos no estado de new jersey e new york pode-se pescar todo o ano,na altura do defeso a que é obrigatório libertar.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: defeso e igual em todo lado
« Responder #14 em: 07:36 Terça, 05 de Maio de 2015 »
Compreendo tudo o que aqui já foi opinado, aliás, o Rafael até já deu uma explicação porque pesca no defeso e pareceu-me uma explicação muito bem fundamentada baseada em conhecimentos que foi adquirindo e não só. :fixe: Mas a verdade é que estamos em Portugal, as nossas leis bem ou mal são feitas cá e são com elas que nos temos que reger. E isto é como muitas outras coisas que são proibidas e que há sempre quem faça mas há que ter algum cuidado e deixar um opinião que não incentive outros com conhecimentos diferentes, para não dizer menos conhecimentos, a «prevaricar».
Nelson Peres
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]