collapse

Autor Tópico: Cortar ponteira de cana  (Lida 4155 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Cortar ponteira de cana
« em: 23:03 Quarta, 25 de Março de 2015 »
alguém já cortou algum ponteira de uma cana? tou a falar neste caso de cana de boia?

Como se corta? o carbono pode partir ou rachar?

Se se cortar um palmo bem esticado a uma cana de 5 metros de acção de ponta ela fica muito mais rija?
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #1 em: 23:08 Quarta, 25 de Março de 2015 »
Ivo o carbono tanto pode partir como rachar.
Só o fiz para trocar o passador da ponta e foi só para acertar.
Usei uma serra pequena de ferro.
Agora cortar um palmo e sendo precisamente na ponteira eu diria que sim.
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #2 em: 09:09 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Se pretendes fazer um teste o melhor será comprar outra ponteira que sirva nessa cana, mais rija ou mais macia, mas se pretendes cortar é porque queres que fique mais rija.
Se cortares a ponteira que tens o melhor será cortares extensões mais curtas e experimentar se é isso que queres, depois de cortares um palmo não a voltas a aumentar.
Para cortar um lima de ferro de três faces, com as arestas fazes um golpes de cada lado e depois partes a ponteira.
Tem atenção ao ø do passador da ponteira, não vás fazer um corte e depois ficas sem passador para lhe colocar.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline nelson sampaio

Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #3 em: 09:33 Quinta, 26 de Março de 2015 »
eu já cortei com um x-acto
fiz o mesmo que o pedrassalgadas descreve para a lima mas fiz com o x-acto
vai cortando de 5 em 5 cm e experimentado porque podes fazer o que o diabo fez a coisa
cortar podes sempre agora emendar não, depois so uma ponteira nova
 

Offline pantao

Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #4 em: 10:18 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Corta com rebarbadora com disco fino de inox, não "esfarrapa" o carbono e fica tipo "vidrado" a zona de corte.
 

Offline luisfgpinto

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2603
  • Agradecido: 148 vezes
  • O trabalho é para as pessoas que não pescam....
    • santa iria de azóia
  • No Pesqueiro desde:
  • 21:09 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #5 em: 10:46 Quinta, 26 de Março de 2015 »
podes cortar á vontada segue é os conselhos do pedras salgadas para não teres dissabores, uma coisa é certa aumentares nunca mais vais conserguir aumentar.
HÁ DIAS DE PESCA QUE O ÚNICO QUE SE PESCA SÃO HISTÓRIAS E AMIGOS..........
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #6 em: 11:01 Quinta, 26 de Março de 2015 »
O melhor, para começar, é saberes para que é que queres cortar a ponteira. Sei que há malta que fez isso, mas tinham um determinado objectivo, se tens as dúvidas que tens o melhor é clarificares o que queres porque depois não há volta atrás...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #7 em: 11:39 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
O melhor, para começar, é saberes para que é que queres cortar a ponteira. Sei que há malta que fez isso, mas tinham um determinado objectivo, se tens as dúvidas que tens o melhor é clarificares o que queres porque depois não há volta atrás...
Sou da mesma opinião...é que depois de cortado...andamos a correr para a nossa senhora da asneira :(  :nono: :nono:
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #8 em: 13:15 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Ivo, eu já tive casos de ponteiras partidas e quando é para cortar, vai bem junto do fim do passador para que não retire as caracteristicas da ponteira da cana, tento sempre retirar o minimo, pois é como a malta já mencionou, não há volta a dar depois. Realmente, tens que definir bem o objectivo para não haver grandes mudanças de comportamento do equipamento, ao qual já poderás estar habituado. Na falta da rebarbadora, que vidra a fibra pelo aquecimento, ainda me tenho ficado pela serra de ferro bem fininha e vou rodando a fibra para não estalar, enquanto a serra corta suavemente, sem fazer força. Antes do novo passador, vai uma lixa fina e aquela cola bem boa da Fischer (mesma marca do silicone spray para as linhas). Cuidado com essa cola que só sai com mudança de pele.
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #9 em: 13:28 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Já me aconteceu partir a ponteira de uma cana telescópica ao deixar cair em casa.... Acertei o corte com um serrote de cortar ferro e comprei uma ponteira nova. Nunca mais tive problema nenhum com a cana e não tive cuidado nenhum em especial. Um corte de 15 cm deu uma rigidez maior á cana e ficou potente, melhor do que estava.
Nelson Peres
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #10 em: 13:53 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já me aconteceu partir a ponteira de uma cana telescópica ao deixar cair em casa.... Acertei o corte com um serrote de cortar ferro e comprei uma ponteira nova. Nunca mais tive problema nenhum com a cana e não tive cuidado nenhum em especial. Um corte de 15 cm deu uma rigidez maior á cana e ficou potente, melhor do que estava.

E essa telescópica era de bóia  :hummm:
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #11 em: 13:59 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Já me aconteceu partir a ponteira de uma cana telescópica ao deixar cair em casa.... Acertei o corte com um serrote de cortar ferro e comprei uma ponteira nova. Nunca mais tive problema nenhum com a cana e não tive cuidado nenhum em especial. Um corte de 15 cm deu uma rigidez maior á cana e ficou potente, melhor do que estava.

E essa telescópica era de bóia  :hummm:
Faltou esse pormenor importante :P Surfcasting... É completamente diferente.. :fixe:
Nelson Peres
 

Offline Ivo Martins.

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1281
  • Agradecido: 10 vezes
  • ''O tempo é o senhor da razão''
    • Sines
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:42 Segunda, 13 de Outubro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #12 em: 20:02 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Boas pessoal obrigado pelas respostas eu na realidade não vou cortar nada atenção!!

Gosto sempre de aprender e o outro dia com a minha barros força 4 deu me a sensação que se fosse menos macia ficava melhor! Também não gosto muito de canas grandes! Se a cana de 5 metros ficasse com 4,8 metros não me fazia diferença nenhuma para o tipo de pesca!  Após estes pensamentos todos já que gosto de saber tudos fui pesquisar na net e li que á pessoas que realmente cortam as ponteiras propositadamente ou por terem partido e realmente a cana tinha ficado mais forte!

Também li num caso que a pessoa tinha trocado a ponteira da força 4 por uma ponteira da especial pião e que ficou muito mais rija e lançava melhor pesos maiores!

Como não encontrei nenhum tópico acerca disto achei pertinente o pessoal falar disto..eu como certamente mais 2 ou 3 pessoas numca viram ou fizeram nada disto..é sempre bom aprender com os prós ahah

Para já não vou inventar nada mas se algum dia precisar ou sem querer partir a ponteira já sei  o que fazer pelas vossas dicas! realmente tem que se ter mesmo atenção em nao cortar demais pois depois o passador pode ja nao entrar! abraço a todos!
« Última modificação: 20:04 Quinta, 26 de Março de 2015 por Ivo Martins. »
 

Offline João Carlos Silva

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 129
  • Agradecido: 25 vezes
    • SW Alentejano
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:02 Sexta, 24 de Janeiro de 2014
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #13 em: 21:34 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Viva Ivo,
Mais rija de certeza que fica. No entanto, é preciso muito cuidado ao cortar. Tem de ser um corte preciso com algo que corte realmente bem para não ofender. E, como te disseram já, ter atenção ao corte, não vás cortar demais.
Sobre a questão de mais rija levantar mais peso, é que já não tenho tanta certeza. Normalmente, canas mais parabólicas, que são bem mais elásticas, permitem mais erros e suportam cargas maiores. Mas são mais lentas em acção de pesca. A menos que tenhas ma ponteira tão rija e o resto mais "macio" que com bastante carga, a ponteira fica direita, ou quase, e o que trabalha é o restante

A tua cana se fosse mais "dura" não te permitiria pescar de agora em diante com menos chumbos ou, pelo menos, tornar-te-ia a pesca bem menos agradável

PS - nas ps até aos viveiros estão uns peixes, se o mar permitir, aproveita
 

Offline Alexandre Manuel

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2510
  • Agradecido: 15 vezes
    • Leça do Balio
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:05 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Cortar ponteira de cana
« Responder #14 em: 22:30 Quinta, 26 de Março de 2015 »
Boas

Vim tarde, mas ainda bem que vim porque o problema já está resolvido, mas o carbono para ser cortado mais à vontade tens um truque que é colocares um pouco de fita de pintura na zona do corte e ai podes cortar mais à vontade sem corres o risco de esfiapar o carbono, só tens que ter a preocupação de quando tirares a fita puxares no sentido do elemento partido.
Mas penso que existe um problema um pouco mais grave que tem a ver com a repartição dos passadores, ou seja não basta cortar e colar uma ponteira nova, pois vais ficar com a vara desequilibrada e isso obriga-te a aumentares os diâmetros dos passadores desse elemento no percentil correcto.

Boas pescas.
O dia mais mal gasto de todos é aquele em que não vamos á Pesca.
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]