collapse

Autor Tópico: ser seletivo  (Lida 5836 vezes)

Offline cruz

• Corvina
    • Lisboa/Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:14 Segunda, 23 de Março de 2015
Re: ser seletivo
« Responder #30 em: 23:04 Sábado, 09 de Maio de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boa tarde a todos

Antes de mais, cumprimentar o Manuel Matos pelo lançamento de mais um tema interessante, como é seu hábito.

Sobre a selectividade, parece-me que terá este conceito ligações fortes à evolução do pescador, assim como, com a frequência da prática e, em alguns casos, o barco em que vai.

Em termos de evolução, é natural que depois de um determinado tempo a pescar aos diversos, se sinta a necessidade de ir mais longe, procurando peixe de qualidade e tamanho superiores. Esta evolução depende de cada um e, entre outros factores possíveis, do tempo que dedica à pesca, tanto em estudo, quanto em real acção de pesca, assim como das suas preocupações com a vida particular e profissional e até do dispêndio monetário possível, não querendo com isto dizer que, com escolhas adequadas e algum engenho, não consiga cumprir os seus objectivos se a tal se propuser.

Verdade também que um determinado pescador pode perfeitamente entrar numa de: ... Quero é levar uns peixes para casa, passar um bom dia e não estou para me ralar com "secas" à espera de peixe grande.

Ambas as posturas não devem, na minha opinião, ser criticáveis; antes, entendidas como opções.

Certamente que, quem tenha barco próprio, terá mais facilidade em optar por fazer uma pesca mais selectiva, tanto ao nível da escolha de pesqueiros, quanto ao nível de processos e técnicas a utilizar. No entanto, existem hoje MTs direccionadas para pescas selectivas que podem significar boas opções para aqueles que não tenham embarcação própria.

Ainda relativamente às posturas referidas, penso que tudo se resume a dois conceitos de pesca:

No caso da opção relacionada com a procura da selectividade, em termos de comportamento físico e mental do pescador, penso que o conceito de acção de pesca se deverá centrar no gozo de desfrutar do processo em uso, acreditando que mais cedo ou mais tarde vai dar frutos, sendo que as capturas conseguidas serão consequência deste gozo e desfrute.

No caso da opção de ir pescando ao que quer que venha, embora se baseie também em processos, penso que o objectivo e o desfrute estarão mais relacionados com a quantidade de capturas e o contínuo sucesso na aquisição destas, esperando talvez que um dia lhe calhe o peixe da vida.

São formas diferentes de encarar a pesca, não pretendendo de forma alguma achar que este ou aquele é melhor ou não tão bom pescador, lá porque opta por esta ou aquela. 

Pessoalmente, fiz o percurso dos diversos e, como muitos, tive sempre um olho em capturas de maior porte. Corri atrás e alguma coisa tenho conseguido, sabendo sobre alguns processos regularmente mais frutuosos, em técnicas diversas, mas sabendo também que nenhum deles é infalível, principalmente devido à minha/nossa falta de domínio da interacção de variáveis, como sejam: época do ano / condições de mar e vento do dia / pesqueiro / marcações de sonda / técnica / iscas ou artificiais / materiais...

Na verdade, quando não capturo o que procuro, não é a falta de capturas que me fazem impressão, mas sim a falência dos processos em uso, decorrentes da minha falta de conhecimento sobre a razões que a tal levaram. Tais acontecimentos levam-me continuamente a variar e procurar, gozando cada momento.

Mas meus amigos, acima de tudo e dependendo dos gostos e possibilidades de cada um, é preciso ir, optar e pescar!

Abraço

Ernesto

5* Ernesto

É isso mesmo. A aceitação do próximo, não nos tira, nem nos dá mais nem menos mérito, sendo que o importante para cada um, é PESCAR.

Cumps,
Pedro
Ao pé do mar o tempo não passa, avança, ali sou só eu e o peixe, nada mais importa!

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por MgoShipher [23:21 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Apanha de animais marinhos na ponta do Adoxe - Sado por Zagaia [17:05 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Pesca em Gaia por Zagaia [16:53 Sexta, 10 de Outubro de 2025]

Shimano Ultrega 14000 XSE e/ou Vega Legend GTR 9000 por duas [16:34 Quinta, 09 de Outubro de 2025]