collapse

Autor Tópico: Como definir um pesqueiro noturno ?  (Lida 7455 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Como definir um pesqueiro noturno ?
« em: 09:56 Terça, 24 de Março de 2015 »
Viva a todos,

certamente, as questões que irei levantar, estarão já abordadas nos diferentes tópicos que estão aqui colocados.
Se assim for, pode ser que fiquem compactados neste tópico.

Como resido a mais de 50 kms do mar, nem sempre tenho a possibilidade de ir observando as praias onde por vezes me dirijo para pescar.
Estando limitado, como estará a maioria, em horários e dias para ir ao mar, muitas vezes vou ás cegas.
Por norma, vou á noite e é chegar, montar e pescar.
Ora, este tipo de procedimento não é, segundo as opiniões dominantes, a melhor postura e com a qual concordo, pois, não havendo uma leitura dos cabeços, agueiros, profundidade e outros, acabo por fazer escolhas de locais que não serão as mais apropriadas em muitas das vezes.
Embora me dirija para praias que conheço na generalidade, é certo que elas vão mudando seu perfil e por vezes rápidamente.
Quando chego aos locais de pesca, por vezes está escuro e para escolher o sítio onde montar a cana, costumo fazer uns lancamentos só com chumbada leve e tentar perceber para onde corre, que tipo de fundo, etc. Depois, em função da minha precepção, tento instalar-me.

O que eu solicito aos companheiros é que, face aos conhecimentos que possuem, me dêem dicas sobre as vossas experiências e procedimentos quando vão para pesqueiros de que não conhecem as particularidades, visando obter os resultados.
Que truques conhecem?   

Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #1 em: 16:22 Terça, 24 de Março de 2015 »
Pela minha pouca experiência, uma das coisas que observo quando chego a uma praia a noite é a ondulação. Pelo tamanho da mesma dá para ter uma percepção de onde poderão estar os caneiros e cabeços.
Aqui a uns tempos também me deram uma dica para pescar em praias que não conhecemos, mas para isso temos que estar sozinhos na mesma. Usar uma chumbada redonda furada, e deixar a pesca correr até se fixar no caneiro. Aqui o inconveniente é termos que andar uns bons metros atrás da mesma.
Nuno Conceição
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #2 em: 16:31 Terça, 24 de Março de 2015 »
Muitas das vezes o mar não corre.
Chegar de noite a uma praia que não conhecemos, ou conhecemos e não vamos lá há muito tempo, é mesmo um tiro no escuro.

O ideal, mesmo para uma praia que conhecemos é chegar ainda de dia, para observar e tirar conclusões.

Só para terem uma ideia, fui para uma praia onde tinha estado na noite anterior, e que os resultados até foram bons. Portanto sabia bem para onde ir. Jantei e arranquei no escuro, para o carro equipo-me todo, chego ao areal monto o arsenal, 1ª lançamento, passado segundo cana toda vergada, recolho e....montões de limo.
Desmontar o arsenal, voltar ao carro, arrumar tudo no carro, e voltar para casa.
No verão acontece muito.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #3 em: 16:32 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Pela minha pouca experiência, uma das coisas que observo quando chego a uma praia a noite é a ondulação. Pelo tamanho da mesma dá para ter uma percepção de onde poderão estar os caneiros e cabeços.
Aqui a uns tempos também me deram uma dica para pescar em praias que não conhecemos, mas para isso temos que estar sozinhos na mesma. Usar uma chumbada redonda furada, e deixar a pesca correr até se fixar no caneiro. Aqui o inconveniente é termos que andar uns bons metros atrás da mesma.
Nuno, desde já obrigado pela tua ajuda.
O problema é que na muitas das vezes não consigo ver a ondulação para além de meia dúzia de metros, porque é escuro, porque há nevoeiro, porque a vistinha já não ajuda... 8)
O sistema de usar uma chumbada leve e deixar correr, já uso.
Outra coisa que faço ou tento fazer, é verificar junto á linha de água, se me apercebo onde as ondas se cruzam.

Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ? ;)

De qualquer forma um imenso obrigado pela tua colaboração  ;)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Rider

  • Assessor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 20211
  • Agradecido: 1403 vezes
    • Cartaxo - Baleal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:41 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #4 em: 16:40 Terça, 24 de Março de 2015 »
Inserir Citação (seleção)
Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ? ;)

Aqui não há truques, é mesmo um tiro no escuro. :?: :?: pode estar bom ou não.
Espera o melhor, prepara-te para o pior e aceita o que vier.

Cumprimentos,
José Matos
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #5 em: 16:45 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Inserir Citação (seleção)
Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ? ;)

Aqui não há truques, é mesmo um tiro no escuro. :?: :?: pode estar bom ou não.

Viva José Matos,

agradeço mas é como digo, não tenho grande facilidade de observar a evolução das praias, dada a distância e afazeres. Tinha a esperança de uma dica de um " Velho lobo do mar".
Há-de vir uma dica, os lobos estão a regressar..    ;)
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline pantao

Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #6 em: 16:52 Terça, 24 de Março de 2015 »
Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ? ;)


Acreditas em magia? que saem coelhos da cartola? eu não...
Muitas vezes é preciso sorte na pesca indiscutivelmente, tenta desligar a luz e esperar que os olhos se adaptem a pouca luminosidade, perde o tempo que achares necessário para escolheres um sitio que do teu ponto de vista te "a_grade" :-) , por as razões que tu achares plausíveis, se correr mal tens uma bitola como referencia paranão voltar a repetir, ou repetir se for bom.
É preferivel perder meia hora a olhar para o mar, nunca é tempo perdido!
Eu quando isso me aconteçe perco o amor a um pirilampo e atiro o para a agua e vejo o comportamento dele.
Podes fazer o mesmo com um pião e um pirilampo, como é raro andar com o pião atiro a manápula o pirilampo para a agua.
Procura na areia uma zona que tenha comedoria, restos de mexilhão, ameijoa, caranguejos etc etc.
Ao caminhares se te enterarres mt é areia nova, evita estes sitios.
Regra geral o peixe gosta de zonas de areão, areia grossa.
Fundamental é  se é praia de mar cavado, um espraiado, se a ondulação quebra longe, isto vai influenciar tudo, desde estralhos, distancia de lançamento, tipo de peixes em busca etc etc
Resumindo eu opto por  um sitio em que tenho "fezada", tipo totoloto, se correr bem optimo, se gradar culpo o raio da sorte e da "fezada" :-)


 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #7 em: 16:59 Terça, 24 de Março de 2015 »
Quando vou para local que não conheço de noite levo 3 canas , depois é ir tentando a sorte até encontrar um local de atividade .  Torna-se sempre complicado , mas é ir tentanto , com as 3 canas torna-se mais rapido o processo de busca . De resto, pelo pouco que conheço não ha muito mais a fazer do que o que ja foi dito pelos camaradas  ;)
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #8 em: 17:27 Terça, 24 de Março de 2015 »
Ora cá está o que eu procurava ;)
Nunca me lembrei disso. com um elástico juntar 3 ou 4 starlights e largá-los para observar para onde corre.
É disto que eu ando á procura, pequenos "truques" que possam ser mais-valias. :fixe:
Quanto ao resto já sabemos.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #9 em: 17:48 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ?

Se descobrires partilha.
Nuno Conceição
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #10 em: 18:31 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Mas e aquele truque hum ? Aquela cartada metida na manga, nada ?

Se descobrires partilha.

Podes ter a certeza que sim Nuno.
Mas, como referi, já tive mais uma dica interessante, que foi dada pelo Pantão, que é a de usar os starlights. Agora vou tentar pegar no princípio e fazer uma engenhoca. Já tenho uma ideia, se resultar dou novidades.
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #11 em: 18:34 Terça, 24 de Março de 2015 »
o ideal é mesmo chegar de dia, perder (ou ganhar) o tempo necessário a ver o mar onde levanta a onda, onde se cruzam onde está espumado ou a direcção das mesmas, cheirar (pois o limo tem cheiro), ver se possível com a maré vazia a morfologia da praia, chegar pela noite pode-se sempre tentar quase sempre não é possível, em relação a atirar starlights para a água....pode dar para ver para onde corre mas isso é a superfície que por vezes é diferente do fundo pois o mesmo pode ficar que tempos enrolado nas ondas, é sempre melhor meter uma chumbada na água e ver onde ela fica como disse o NunoC apesar de compreender o que isso custa para quem vai fazer surfcasting. Não há muitos truques há compreender o mar, e compreender sem ver é sempre mais arriscado.

A dos starlights para a água....por motivos ecológicamente perceptíveis não gosto da idéia....e acho que todos os que têm gosto em ver a praia limpa compreendem, a não ser que depois saibam como ir lá buscar à rebentação.  ;)
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #12 em: 18:39 Terça, 24 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A dos starlights para a água....por motivos ecológicamente perceptíveis não gosto da idéia....e acho que todos os que têm gosto em ver a praia limpa compreendem, a não ser que depois saibam como ir lá buscar à rebentação. 

Mete-se uma trela.
Nuno Conceição
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #13 em: 18:39 Terça, 24 de Março de 2015 »
É um bocado complicado responder te a isso, normalmente as praias que frequente o mar tem sempre alguma força e consegue sempre se chegar de dia perceber como está a praia, mas por vezes quando saio do dito quintal e tenho de ir para outro lado, dou o exemplo da praia de carcavelos em que chegas a praia e é toda homogénea não vês ondas a rebentar mais atrás, outras mais a frente e nesses casos epah é como já te disseram ali atrás, é totoloto.

Acho que por muito que leias o mar não se trata de uma ciência exacta, tanto podes apanhar peixe num cabeço hoje como na semana a seguir só dar nos fundões.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Como definir um pesqueiro noturno ?
« Responder #14 em: 18:42 Terça, 24 de Março de 2015 »
Também podes estar a lançar a 100 e tal metros e o peixe anda ali a comer aos pés.
Nuno Conceição
 

 

* Tópicos Recentes

Cana de Spinning por joaocabral001 [Hoje às 12:31]

Cana de bóia para mulher por Tiaguinho636 [Hoje às 00:37]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [16:26 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Pedido de informações por Ricardo Pepino [08:19 Sexta, 26 de Abril de 2024]