collapse

Autor Tópico: Novos lagos  (Lida 2738 vezes)

Offline duas

• Marlin
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Novos lagos
« em: 23:09 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Gostava de saber quantos anos é que demora um lago artificial novo até ter achigãs pescaveis.

É que tenho uma casa no Alentejo e há uns 5 anos fizeram lá uma barragem, quase à porta de casa, e estou na duvida se já dará para lá pescar uns achigãs. Assim já teria um incentivo para lá ir.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline Quantum

• Marlin
    • Alentejo, terra mágica...
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:07 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Novos lagos
« Responder #1 em: 23:28 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Gostava de saber quantos anos é que demora um lago artificial novo até ter achigãs pescaveis.

É que tenho uma casa no Alentejo e há uns 5 anos fizeram lá uma barragem, quase à porta de casa, e estou na duvida se já dará para lá pescar uns achigãs. Assim já teria um incentivo para lá ir.

A resposta é um pouco ambigua...  depende! Esse lago foi construido no leito de alguma ribeira que tinha Achigãs? Inundou alguma charca que tivesse achigãs? Foi construido de raíz, sem ligação a nenhuma outra massa de agua, e os achigãs foram lá depois introduzidos? Se sim, há quantos anos?
O achigã, em condições ideias, cresce cerca de 600/700 gramas por ano, logo, se assumirmos que esse lago tem achigãs desde o primeiro ano, é pacifico assumir que já lá terá alguns peixes na casa dos 2kg. Acho que a melhor forma que tens de saber se já lá há achigãs "pescáveis" é...    ires lá e tentares pescar uns! :D

Offline kalvas

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
« Responder #2 em: 23:40 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Duas coloca umas carpas exoticas . ;D

Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #3 em: 23:57 Segunda, 16 de Março de 2015 »
É este:

Sei que faz parte da bacia do sado e que na ribeira haviam lagostins.

A ideia que tenho é que no sul todas as represas têm achigãs é só uma questão de tempo. Estarei errado?
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.

Offline A_G_A

• Marlin
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 02:07 Quarta, 08 de Outubro de 2014
« Responder #4 em: 00:33 Terça, 17 de Março de 2015 »
Acho que dificilmente alguém te vai dar mais indicações do que o Quantum, a menos que conheça, especificamente, as condições de povoamento da ribeira antes do lago ou se há ligação a algum braço de água com achigãs.

Se na ribeira já existiam, devem continuar. Se não existiam... eu estive a seguir as linhas de água no link que deste e não vejo nada de relevante que dê indicações de ligação a outros cursos de água. No entanto vejo alguns canais de irrigação, com ligação a um curso de água importante. Pode ser que esta seja uma possibilidade.

Como os tipos não voam, ou tiveram que ser introduzidos ou têm que nadar até lá.

De qualquer forma, achas que vais aguentar saber que há a possibilidade de teres por lá achigãs de 2 kg e ficar em casa?  ;D

Cumps
Cumprimentos
Aníbal Alves

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #5 em: 10:11 Terça, 17 de Março de 2015 »
Duas, conheço a zona... e mal a barragem mas se tivesse uma casa no Alentejo com uma barragem quase à porta... até o nome e número de telefone dos peixes eu já tinha.  8)

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #6 em: 10:43 Terça, 17 de Março de 2015 »
Em complemento ao que já aqui foi deixado pelo Quantum fica um link, para o site da APPA, para quem tiver curiosidade em saber mais alguma coisa sobre o crescimento do achigã, sob pena de existirem artigos mais atualizados e a incidirem sobre outras regiões de Portugal.

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

Offline lbaiao

• Boga
  • *
    • beja
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:47 Quinta, 12 de Março de 2015
« Responder #7 em: 11:09 Terça, 17 de Março de 2015 »
Posso desde ja dizer que tens nessa barragem bons achigas ja la fiz boas pescarias na zona do paredao e mais fundo porque de resto o melhor e levares uns vadeadores porque a profundidade nao e nenhuma tens que entrar na agua ai uns 50 metros .
Espero ter ajudado!

Offline duas

• Marlin
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #8 em: 11:37 Terça, 17 de Março de 2015 »
Posso desde ja dizer que tens nessa barragem bons achigas ja la fiz boas pescarias na zona do paredao e mais fundo porque de resto o melhor e levares uns vadeadores porque a profundidade nao e nenhuma tens que entrar na agua ai uns 50 metros .
Espero ter ajudado!

:fixe:

Offline Marco Santos

• Corvina
    • Vila Nova de Gaia / Almada
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:29 Segunda, 12 de Maio de 2014
« Responder #9 em: 12:57 Terça, 17 de Março de 2015 »

A resposta é um pouco ambigua...  depende! Esse lago foi construido no leito de alguma ribeira que tinha Achigãs? Inundou alguma charca que tivesse achigãs? Foi construido de raíz, sem ligação a nenhuma outra massa de agua, e os achigãs foram lá depois introduzidos? Se sim, há quantos anos?
O achigã, em condições ideias, cresce cerca de 600/700 gramas por ano, logo, se assumirmos que esse lago tem achigãs desde o primeiro ano, é pacifico assumir que já lá terá alguns peixes na casa dos 2kg. Acho que a melhor forma que tens de saber se já lá há achigãs "pescáveis" é...    ires lá e tentares pescar uns! :D

Melhor é impossível

Não tenho medo de morrer!
Tenho medo é de chegar ao céu e não ter espaço para pescar.

Offline tiagones

• Marlin
  • Quem pesca por gosto não cansa..
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #10 em: 13:16 Terça, 17 de Março de 2015 »
Cuidado é com a febre dos verdes, assim que ela pega é um vicio do caraças  >:D
Boas :fishcool:   

* Tópicos Recentes

Fateixas triplas e duplas por cmov [Hoje às 16:18]

Daiwa prime caster III por Joaol [Hoje às 12:46]

Douradas desde a praia por Bruno87 [Hoje às 12:26]

Spinning Figueira da Foz / Aveiro por rgomesrui [21:51 Domingo, 26 de Outubro de 2025]

Tamanhos anzol vs amostra por rvascov [19:12 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Upgrade de rolamentos carreto shimano xse vale a pena ? por MgoShipher [10:38 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Pesca em pato por PedroP95 [09:44 Sábado, 25 de Outubro de 2025]

Iniciação em Surfcasting por DFishing [10:46 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Ajuda na cana de spinning para carreto shimano por PedroGeraldes [00:14 Quinta, 23 de Outubro de 2025]

Aquário para camarões por nelson sampaio [18:54 Quarta, 22 de Outubro de 2025]