collapse

Autor Tópico: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc  (Lida 9345 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Diomar

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 389
  • Agradecido: 37 vezes
    • Massachusetts/Vila Nova de Gaia
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:36 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« em: 15:16 Quinta, 12 de Março de 2015 »
Boas,

Venho aqui colocar uma dúvida de algo que tenho visto que nem todos temos a mesma percepção do que é o quê e por vezes é diferente consoante a região. Sendo assim o que é que entendem por:
1-Surfcasting (deixo também o link para aquilo que nos EUA é considerado surfcasting que é diferente no meu ver ao que nós, espanhóis, italianos, franceses, etc chamamos)
2-Pesca ao fundo
3-Rockfishing
4-Chumbadinha (não a de embarcada)
"Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu" - Fernando Pessoa
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #1 em: 15:38 Quinta, 12 de Março de 2015 »
Eu colocaria o surfcasting e o rockfishing como sendo duas variantes da pesca ao fundo. Entao, para mim, seria:

- Pesca ao fundo:

              -> Surfcasting
                          . surfcasting dito normal - pesca de praia (independentemente do tipo de fundo) onde se procuram atingir grandes distancias de lançamentos, utilizando material adaptado a essas necessidades (desde linhas mais finas, canas mais potentes, etc)       
                          . beach ledgering - é um surfcasting ligeiro, com material mais ligeiro e lançamentos curtos
             
              -> rockfishing
                          . rockfishing ligeiro (a baixa altura) - pesca em pontoes, etc
                          . rockfishing a alta altura - pesca em falesias, altura, etc

- Pescas ligeiras:

              -> chumbadinha, tento, a sentir, etc. - geralmente utilizam-se canas de acçao ligeira ou mesmo de boia, chumbadinha a correr até ao anzol (é um exemplo) e vamos explorando o fundo...é uma pesca de cana na mao, a sentir os toques..

É esta a minha visão da coisa, espero ter ajudado  :fixe:
« Última modificação: 15:42 Quinta, 12 de Março de 2015 por DiogoV »
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: aaalmartins

Offline De La Hoya

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 17207
  • Agradecido: 718 vezes
  • Nuno Pontes
    • Valbom-Gondomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:21 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #2 em: 16:11 Quinta, 12 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu colocaria o surfcasting e o rockfishing como sendo duas variantes da pesca ao fundo. Entao, para mim, seria:

- Pesca ao fundo:

              -> Surfcasting
                          . surfcasting dito normal - pesca de praia (independentemente do tipo de fundo) onde se procuram atingir grandes distancias de lançamentos, utilizando material adaptado a essas necessidades (desde linhas mais finas, canas mais potentes, etc)       
                          . beach ledgering - é um surfcasting ligeiro, com material mais ligeiro e lançamentos curtos
             
              -> rockfishing
                          . rockfishing ligeiro (a baixa altura) - pesca em pontoes, etc
                          . rockfishing a alta altura - pesca em falesias, altura, etc

- Pescas ligeiras:

              -> chumbadinha, tento, a sentir, etc. - geralmente utilizam-se canas de acçao ligeira ou mesmo de boia, chumbadinha a correr até ao anzol (é um exemplo) e vamos explorando o fundo...é uma pesca de cana na mao, a sentir os toques..

É esta a minha visão da coisa, espero ter ajudado  :fixe:

Eu partilho da mesma ideia, embora seja quase leigo na materia, mas o meu pensamento é igual :)
“Deus ao mar o perigo e o abismo deu,mas nele é que espelhou o céu” - (Fernando Pessoa)
 

Offline Marco M

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2377
  • Agradecido: 84 vezes
    • Faro
  • No Pesqueiro desde:
  • 10:19 Quarta, 25 de Dezembro de 2013
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #3 em: 20:46 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Eu antes pescava sempre ai fundo...agora é que me vieram com estes termos todos...

Se chegamos ao pé de uma pessoa mais velha e dizemos que vamos fazer surfcasting...ficam a pensar ui o que será que ele irá fazer?? e na verdade vou fazer o que fazia quando era puto, pescar com cana na praia...ao fundo.

Mas apesar de não praticar e conhecer todas as modalidades, aceito as definições apresentadas...
No entanto não sei porquê mas rockfishing fica-me a ideia de ser em fundo de pedra...
Pêêêêche Pêche Pêche Pêche Pêche Pêêêêêche!!!!!
 

Offline Rprata

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 415
  • Agradecido: 60 vezes
  • O melhor calmante é o bater do mar
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Terça, 09 de Dezembro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #4 em: 21:40 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Ao fim ao cabo é tudo pesca ao fundo menos a boia .. Todas as maneiras acabam por ir ao fundo pescar .

Rockfishing para mim é pesca ao fundo em pedra .
Importante nem sempre é o peixe que trazes para casa , importante é ver e ouvir o mar.
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #5 em: 21:47 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Estou como o Marco M, em puto pescava ao fundo, agora há termos para tudo e o meu conceito está dentro da linha de pensamento do DiogoV pelo que nada mais tenho a acrescentar  :fixe:
Nelson Peres
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5098
  • Agradecido: 392 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #6 em: 22:47 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Para mim pesca ao fundo são as pescas pesadas de praia(surfcasting) ou de rochas, falésias e pontões (rockfishing).

Depois há a pesca ligeira, chumbadinha, tento, etc. Que são pescas com cana na mão, com material muito mais ligeiro, por vezes material de boia. E aqui incluo também o beach ledgering. Estas pescas podem ser feitas com chumbos desde 10 gramas.

Poderia resumir assim: pesca de fundo=mais de 100 gramas e canas pousadas; pesca ligeira(chumbadinha) = menos de 100 gramas, cana na mão.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ClaudioP

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1160
  • Agradecido: 25 vezes
    • Mealhada
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:54 Segunda, 06 de Janeiro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #7 em: 23:19 Sexta, 13 de Março de 2015 »
Realmente é verdade o que o MarcoV fala. Antigamente ou pescávamos ao fundo, ou à boia ou se curricava com isco vivo. Quanto às definições pelo amigo Diogo, concordo com a excepção do rockfishing por ser em fundo de pedra (isto conversa com alguns estrangeiros que nos apanham a pescar e falam. Não sendo mal educado, aproveito sempre para saber algo dos mares nos países deles), seja ele a partir da praia como de pontões ou arribas.

Mas falando sinceramente, mesmo entendendo esse inglês que colocam na pesca portuguesa, fico-me pelas definições da pesca ao fundo (surfcasting, rockfinshing, tento, chumbica), ao currico (famoso spinning) e à bóia (os ingleses chamam "float fishing").
Quem pesca vive menos: menos nervoso; menos triste; menos irritado; menos p. da vida.
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #8 em: 05:49 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Para mim pesca ao fundo são as pescas pesadas de praia(surfcasting) ou de rochas, falésias e pontões (rockfishing).

Depois há a pesca ligeira, chumbadinha, tento, etc. Que são pescas com cana na mão, com material muito mais ligeiro, por vezes material de boia. E aqui incluo também o beach ledgering. Estas pescas podem ser feitas com chumbos desde 10 gramas.

Poderia resumir assim: pesca de fundo=mais de 100 gramas e canas pousadas; pesca ligeira(chumbadinha) = menos de 100 gramas, cana na mão.

Eu acho que surfcasting é pesca na praia e ponto final, se tens os pés nas pedras já é rock fishing, por outro lado se tens os pés em areia da praia e lanças para a pedra é surfcasting à mesma, para mim conta é onde eu estou, não o fundo onde estou a pescar.
Eu não acho que a chumbadinha deixa de ser chumbadinha por eu não ter a cana na mão, acho que se caracteriza por usar-mos chumbadas mais leves até 100g, se bem que é sempre difícil definir onde começa uma e acaba a outra... acho que beach ledgering e aquilo que eu chamo de chumbadinha são quase a mesma coisa, com a excepção de que eu posso fazer chumbadinha na praia e não posso fazer beach leadgering numa falésia, ou seja, acho uma importação desnecessária, é chumbadinha à mesma( para mim)!

Por ex. Se eu disser ao meu avô que fui fazer uma chumbadinha ali à praia ele sabe o que fui fazer, mas se lhe disser que fui fazer beach leadgering, ele diz-me que não me quer dentro de agua com este frio... >:D >:D >:D

a chumbica e o tento não posso aprofundar muito pois não sei, mas sei que é diferente da chumbadinha...
Já vi pescar ao tento com canas diretas de 9m e chumbo a correr ate ao anzol, mas imagino que se apenas trocarem a cana por uma de carreto, não deixe de ser tento...

Mas era giro haver um gráfico explicativo a separar as técnicas que usamos, ate porque muitos conceitos mudam de país para país, como diz o Diomar, o surfcasting americano é o nosso spinning, mas mais pesado acho eu...
« Última modificação: 05:54 Sábado, 14 de Março de 2015 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #9 em: 06:04 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Ps. Dou um ex...
Num campeonato de surfcasting os participantes podem ser obrigados a pescar da areia para um fundo misto ou de pedra e não passa a ser um campeonato de rockfishing... ou passa?!

Estamos a esquecer-nos do urbanfishing, muito praticado ao fim de semana... >:D
« Última modificação: 06:10 Sábado, 14 de Março de 2015 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline luipeq

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1123
  • Agradecido: 7 vezes
    • Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:13 Sexta, 27 de Dezembro de 2013
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #10 em: 10:43 Sábado, 14 de Março de 2015 »
eu gosto é de pescar... a modalidade ou nome, pouco me interessa....  ;)
"Se deres um peixe a um homem faminto, vais alimentá-lo por um dia. Se o ensinares a pescar, vais alimentá-lo toda a vida."
 

Offline kalvas

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 15510
  • Agradecido: 1056 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:48 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #11 em: 16:36 Sábado, 14 de Março de 2015 »
Também existe a pesca de mapling.
às vezes é o que dá...
Trabalhador por obrigação ; pescador por gosto.
 

Offline NunoC

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3053
  • Agradecido: 25 vezes
    • Azambuja
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #12 em: 13:45 Segunda, 16 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Também existe a pesca de mapling.
às vezes é o que dá...

Tive que ir ao google ver essa modalidade de mapling e fartei-me de rir.

Será que Rockfishing não será o mesmo que a chumbadinha?
Nuno Conceição
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Diferença na pesca ao fundo, surfcasting, rockfishing, etc
« Responder #13 em: 03:06 Terça, 17 de Março de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Será que Rockfishing não será o mesmo que a chumbadinha?

Não, no meu ver posso fazer chumbadinha numa praia (tendo a mesma características que o permitam),  ou posso fazer rockfishing com chumbadas de 180g (se o pesqueiro o exigir)
Chumbadinha para mim consiste em pescar perto e com chumbadas leves...
Posso sempre tar enganado, mas quando falo com outros pescadores da zona, mesmo os mais antigos, eles percebem aquilo que fui fazer...
Só não costumo dizer rockfishing, digo que tive numas pedras a pescar ao fundo ou a fazer chumbadinha...lol
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

 

* Tópicos Recentes

Dúvida sobre estralho. por ffgsoares [Hoje às 15:15]

Cana de bóia para mulher por duas [Hoje às 14:22]

? acção rápida mas progressiva ? por FilipePC [Hoje às 14:22]

Massa lubrificante shimano por xcelsior [23:27 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Pesqueiros Rockfishing (canal youtube) por Ricardo Ramos [21:01 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana de Spinning por joaocabral001 [12:31 Domingo, 28 de Abril de 2024]

Cana boia colmic max fight pro por luis Rodrigues [22:14 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Mochila Vs Panier Surfcasting por Leao91 [17:56 Sábado, 27 de Abril de 2024]

Seria um bodiao, arco íris? por EricSerra [19:18 Sexta, 26 de Abril de 2024]

Robalo de Primavera por Zagaia [16:48 Sexta, 26 de Abril de 2024]