collapse

Autor Tópico: Limite de um Robalo por dia  (Lida 11192 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #15 em: 10:54 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Este assunto deve ser lido com atenção e pensado.
Não basta se responder de uma forma rápida. O problema é de fundo e em breve estará também por cá, quer com o robalo, quer com outras espécies.

Correm coisas mal em termos de pesca lúdica, e o nosso mal, lúdicos é não entendermos que antes de tratar da casa dos outros temos que aprender a tratar da nossa. Nem isso temos conseguido. Enganarmos-nos a nós próprios é o 1º erro e o mais perigoso.

O problema é geral, sobre o robalo há que aceitar que existe uma diminuição, há que entender que não basta reclamar... Há que pensar no que fazer e na forma como responder ao tema no momento exacto.
O IDEAL de alguns pescadores de estarem contra tudo o que sai como lei, ou como proposta é ridículo. Estar contra só porque sim, é sinal de fraqueza, de pouca inteligência, de pouca capacidade negocial.
Agora, há que não ser "anjinho". Há que estar preparado para o momento em que não se pode deixar que a pesca lúdica seja a única prejudicada. Era bom que isso fosse entendido.

Defendo que devia existir força suficiente numa associação nacional de forma a trabalhar em conjunto com as restantes entidades de forma a garantir um futuro melhor.

Mas enquanto as proibições não alastrarem isso não vai ser conseguido. A maioria de nós NUNCA mexeu uma palha em prol da pesca lúdica, nunca lutou, nunca ajudou. Mas no dia em que as proibições chegarem, vão aparecer para apontar o dedo. E isso é revelador da nossa identidade. Devia-se trabalhar em conjunto e não separado. Devia-se trabalhar em prol de algo geral e não em prol pessoal, devia-se dar força ou criar algo novo de forma a garantir que um dia estaremos preparados para as proibições/restrições que vêm aí.

O tempo que se está a perder pode ser fatal.


Precisamos de uma equipa de choque, com algum tempo, que urgentemente trabalha de uma forma moderna e que entenda a real problemática da questão, que sejam pessoas honestas mas com personalidade e saibam ao que vão. Estar contra só porque sim e fica bem estar contra proibições é de uma estupidez total.

Há que preparar o futuro, pensar bem tudo, e claro saber apontar também os erros quer da parte do legislador quer da parte das outras classes de pescadores. Mas antes há que arrumar a casa, deixar o telhado bem forte, para aguentar com eventuais rajadas fortes de ventos...

O Cláudio apresenta questões verdadeiras, mas a questão que deixo é o que fazer quando nos apercebemos de que o legislador não vai cumprir com isso? Há que apresentar propostas para alterar o que está mal.

Filipe concordo plenamente com o que dizes, não há que negar, neste capitulo TODOS nós temos a nossa cota parte de culpa. O que me revolta mais é num panorama geral, onde está englobado a pesca lúdica e a pesca profissional seja de forma legal ou ilegal provavelmente somos a percentagem mais pequena de culpa neste assunto e 'parece' que sempre que são lançados estudos o responsável mais fácil de apontar é o pescador lúdico. Esta medida ou qualquer outra do género não me faz diferença nenhuma, e se é realmente melhor para dar continuidade a espécie por mim que seja aplicada o mais rápido possível, só acho é que é mais do mesmo porque não se está fazer nada relativamente aos problemas principais.

Faço te uma pergunta Filipe, a quem apresento propostas e que força tenho eu ou outros pescadores no meio disto tudo? É que de um lado temos os lúdicos e do outro a tal dita pesca profissional, e essa mexe com € e vai ter sempre muito mais força e poder. Nem quando as nossas próprias associações não são ouvidas, vamos ser nós?

Ficar quieto não é solução, eu sei, mas sinceramente o que posso fazer? Pergunto te isto sem segundas intenções ou para gerar discórdia, simplesmente porque sei que estás sempre mais dentro dos assuntos e porque vi que já falaste sobre isto via Facebook e eu como pescador comum não faço a mínima ideia do que possa fazer =\

Deixo a pergunta, nós enquanto forum e talvez o mais visitado do tema 'pesca' será que podemos mudar algo? Ou pelo menos que alguém nos oiça?
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #16 em: 11:15 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Todos sabemos que não somos o problema maior.
Mas somos um problema. Existimos. Somos parte do problema e podíamos ser parte da solução, ou pelo menos devíamos tentar ser.

A meu ver os pescadores lúdicos devem se organizar, queixas soltas em nada dão. Mostrar organização é tudo. Somos culpados porque não somos capazes de ter um espírito de grupo, de ideia geral. As pessoas que se metem nestes campos querem quase sempre levar avante a sua vontade e/ou interesses sem entender que deviam sim trabalhar em prol de uma comunidade. Enfim.

Existe A ANPLED. Epa podemos criticar, dizer mal, etc, e a ANPLED tem a meu ver ( que até sou membro), que se reinventar, procurar acima de tudo pessoas competentes, com algum tempo, honestas no sentido do amor a pesca LUDICA, e que entendam que não basta fazer parte, há que dar a cara. A meu ver mais fácil do que criar uma ANPLED nova, é apoiar a que existe.

Mas da minha parte, aceito que se crie algo novo caso alguém assim o entenda, e apoiarei quem mostrar força para fazer algo importante, mas com pés e cabeça. Torno a dizer, o ideal de estar contra porque sim, é ridículo.

A ANPLED ( ou outra), necessita pelo menos 10 pessoas para ajudar com força, que aceitem dar algum do seu tempo a causa, precisa de mais sócios,  e precisa de pelo menos, uma pessoa do meio biologo/ambiental e pelo menos um advogado de jeito a sua volta. Com isto pode se começar a trabalhar com pés e cabeça. Pelo menos é o que penso, é a forma como vejo tudo de uma forma global. Precisamos disto para defender os interesses gerais da pesca nacional e para mostrarmos competência para trabalhar junto ao legislador. Para mim este é o caminho correcto.

Se tudo acontecer de uma forma organizada, podemos pensar não em conseguir bloquear eventuais restrições, porque elas vão ser uma realidade, gostem ou não, mas podemos questionar, e fazer força de uma forma organizada, para as restantes classes de pescadores, o que as outras representam, o que prejudicam, etc.

Ou seja criar um ideal de acção, mostrar que sabemos quem somos e o que pretendemos, sem querer esconder o óbvio, que é: Também somos parte do problema.

Mas João, para já continuo na minha, arrume-se a casa, estruture-se o que existe, depois vamos então ao cerne da questão, procurar defender a sério o nosso desporto paixão. Com pés e cabeça, sem loucuras, com inteligência.

Não sei é se seremos capazes disso, com tanto interesse metido no meio, com tanta gente a tentar espalhar a confusão nas vossas cabeças com a única intenção de desunir... Não sei João.

Uma coisa é certa, da minha parte só contribuirei para se andar para a frente, nada mais, guerras da treta, nessas não entro.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #17 em: 11:58 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
e o que é que têm a dizer de um barco andar á pesca durante a noite sem nenhuma luz? até deve ser proibido, quase de certeza.
ou o gajo não queria ser visto pela concorrência ou andava a roubar aparelhos aos outros, incrivel foi umas 4 horas assim mesmo no meio da noite...
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #18 em: 12:04 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
O que tenho a dizer já o disse em cima. Lê.
Podem queixarem se do que quiserem, enquanto não se construir uma forma de se lutar ordenadamente e com ajudas de pessoas a nível técnico e jurídico, podem falar e falar... Será tudo igual ou pior.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #19 em: 12:28 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Todos sabemos que não somos o problema maior.
Mas somos um problema. Existimos. Somos parte do problema e podíamos ser parte da solução, ou pelo menos devíamos tentar ser.

Esta é uma MÁXIMA que o FilipePC escreveu e devia estar embutida no espírito de todos os que amam este desporto, e querem continuar a desfrutar do mesmo da mesma forma, mesmo que as mudanças não sejam imediatas vem o alerta para os que um dia querem ter o prazer de passar os seus ensinamentos a um descendente e que o mesmo sinta a mesma liberdade junto ao mar que nós "ainda" sentimos.
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #20 em: 12:51 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A ANPLED ( ou outra), necessita pelo menos 10 pessoas para ajudar com força, que aceitem dar algum do seu tempo a causa, precisa de mais sócios,  e precisa de pelo menos, uma pessoa do meio biologo/ambiental e pelo menos um advogado de jeito a sua volta. Com isto pode se começar a trabalhar com pés e cabeça. Pelo menos é o que penso, é a forma como vejo tudo de uma forma global. Precisamos disto para defender os interesses gerais da pesca nacional e para mostrarmos competência para trabalhar junto ao legislador. Para mim este é o caminho correcto.

Nem fazia ideia que existia tal associação.
Filipe,  não tenho qualquer problema em tornar-me sócio e de ajudar no que me for possível dada a minha formação.
Tenho mais colegas que certamente também estarão interessados em colaborar. Um deles até faz parte aqui do pesqueiro...
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Beto_Manja

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3283
  • Agradecido: 297 vezes
  • Já tenho saudades de ir à pesca....
    • Benedita
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #21 em: 13:18 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Boas

Estou com o que aqui foi escrito.

A fiscalização, pelo menos de uma forma consistente e generalizada, para não haverem perseguições, mas para todos perceberem que "ela" existe...

Eu também sou pescador desde que me conheço, mais recentemente sou até mestre de uma pequena embarcação de recreio e nunca mostrei documentos numa fiscalização de pesca...

Muito mais fácil que fiscalizar é "mandar" dec-lei e portarias, depois, fica com cada um cumprir a lei ou não...

Os defesos, em toda a costa, já deviam à muito ser lei.
Estamos no encalço da caça, onde o homem podia pisar, matou tudo o que passou na mira, hoje em dia só em reservas, onde criam e alimentam a peças para depois se poderem matar...

Creio na pesca ser mais difícil constituir reservas, portanto, toda a costa tem de ser uma reserva, ninguém morre se passar 15 dias ou 1 mês, sem matar um robalo, é preciso é que exista alguém que diga quando é!...

Decerto muito mais há a dizer mas, não é aqui o sítio, pois, sem ofensa, vozes de burro não chegam aos céus...
Cumprimentos,
Roberto

...e se tiver que me calhar uma grade...
...que seja de minis Sagres!!!
 

Offline Zé Maria

  • Nerd!
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 3804
  • Agradecido: 434 vezes
    • Vila do Conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:32 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #22 em: 14:40 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
O principal é mesmo uma fiscalização séria e feita com frequência (que não implica que tenha de ser rígida e intolerante).

Não adianta mandar leis para o papel se depois são ignoradas por quem as devia fazer cumprir.
Não adianta nada criar um defeso para robalos se depois no Douro e na ria de Aveiro na época dos "cachotes" é tudo a encher o saco. Não adianta fazer defeso ao Achigã se depois vão os "minhoqueiros" aos ninhos limpar os porta-chaves.
É preciso uma polícia séria, e não que das poucas vezes que sai à rua só se preocupe com licenças e não pede para ver um único peixe.

Quantos locais conhecem na vossa zona de pesca que é ombro a ombro e tudo o que sai é para o saco?
Quem não conhece os sítios onde os balanceiros costumam ir vender o peixe?
E porque é que toda a gente sabendo disso, a PM (que também certamente sabe) não faz nada?

E num clima contínuo de deixa-andar, vai-se cada vez esticando mais a corda chegando ao descalabro que temos hoje na pesca lúdica. As leis podem não ser perfeitas, mas estar a melhorá-las para continuarem a ser ignoradas é um esforço infrutífero. Primeiro precisamos de uma aplicação das mesmas feita de forma séria.
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #23 em: 14:49 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
E quando o legislador assume que não vai fiscalizar em condições pois diz não ter meios para tal o que fazes?

Se isto tudo que se passa não for travado de uma forma mais orientada e legal não seremos capazes de fazer nada. Vai ser o que vejo há anos em foruns de pesca. Conversa e mais conversa.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #24 em: 09:26 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Olá Magina, não tinha visto a tua mensagem.
Sim existe uma associação que há anos vai tentando minimizar os danos colaterais contra a pesca lúdica.
Mesmo com pouco publicidade vai se conseguindo algumas vitórias algumas delas que a esmagadora maioria dos pescadores desconhece. Mas isso não é importante, o importante é continuar a evoluir e ir tentando representar o melhor que se consegue a pesca lúdica.

O site da ANPLED É: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
E o seu Facebook é: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre ( convido as pessoas a seguirem a página, pois a ANPLED terá o seu facebook actualizado semanalmente caso existam novidades).

Todas as ajudas são poucas e claro que poderás ser muito útil na evolução da associação. Um abraço.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline A Machado

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 4170
  • Agradecido: 246 vezes
  • Eu...hum... eu é que sou o Comendador.....
    • Braga VVD
  • No Pesqueiro desde:
  • 12:21 Segunda, 28 de Julho de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #25 em: 10:28 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
e o que é que têm a dizer de um barco andar á pesca durante a noite sem nenhuma luz? até deve ser proibido, quase de certeza.
ou o gajo não queria ser visto pela concorrência ou andava a roubar aparelhos aos outros, incrivel foi umas 4 horas assim mesmo no meio da noite...
Testemunhei numa noite na praia de Paçô uma cena igual. Ouvia-se um barulho abafado de pequenos motores ao largo, sem qualquer assinalar de presença. Bréu absoluto. Mais tarde, sons de detonar de petardos e pequeno peixe a dar á costa. Isto tudo junto ao farol de Montedor. Como venho a dizer, nunca em mais de 25 anos me apareceu uma fiscalização!!!!

Mas nem sempre devemos escudar-nos nas deficiências do sistema ou na sua inoperância. Devemos insurgir-nos contra aqueles que, também se achando pescadores lúdicos, não são mais que reles rapinadores, que não distinguem um robalo de 42 cm de um robalito de 15cm.
Para todos esses o meu desprezo, e, se houvesse uma forma de os denunciar para serem apanhados com a "boca na botija" eu seria o maior bufo do mundo
Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão (Eça de Queiroz)
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #26 em: 11:35 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Isto aqui para os lados de Viana, Montedor , Afife, Ancora e Moledo, esta tudo assim porque? Pois a resposta e muito facil, so aparelhos, só bombas, depois ainda  vem os Espanhois e andam a dar cabo do material aos portugueses, pois isso das bombas ca no norte 90% sao os espanhois, mesmo a pesca artesanal esta a ser posta em causapor causa dos espanhois, pois na Espanha ou se poem finos ou esta la logo alguem a fiscalizar, mas aqui em Portugal, eles fazem 30 por uma linha, e que passa? NADA. Depois aparecem videos como os que se ve na net, onde os barcos veem atolados quer de robalo sargo ou dourada, mas entre alguns exemplares , milhares vao sem medida....
Mas claro, culpam a pesca desportiva, que la vai o pobre pescador 1 ou 2 vezes por semana na esperanca de passar um bom bocado e de apanhar um peixinho, mas quando vem um robalo de 33 cm ou um sargo de 10, o desportivo deita-o peixe a agua, com muito merito ate, mas no entanto quando vamos as lotas, o que vemos? Bancas e bancas cheias de peixe e ainda mais robalos de 10 15 cm, e que respondem as peixeiras que ja vem mortos na rede e tal... Se forem redes de um dia para o outro como é habito ca em cima, creio que o peixe nem ferido fica, muito menos morto, mas sobre isso nao me pronuncio pois nao conheco... E ainda os pescadores ca da zona querem enfrentar o governo pois proibiu a pesca da sardinha e etc, pois para eles tudo significa encher o barco e ter dinheiro para limpar o c* até, agora, preocupação se a cota chegou ao limite, se tem tamanho? Isso nao é problema deles...
Mas estou de acordo com o  FilipePC, falar de nada adianta, é preciso tomarmos a iniciativa com pes e cabeca e vencermos pela inteligencia ;)
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #27 em: 11:43 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Tudo o que escreves é uma realidade, mas é uma realidade que se mantém graças a maior força que a pesca profissional tem sobre a lúdica.

Mas só a tem porque vocês continuam sem a capacidade de perceber onde pode estar a solução. É que a pesca lúdica é quem movimenta mais dinheiro, e número de pessoas no sector da pesca. Mas infelizmente, 400 mil pessoas não percebem a força que poderiam ter na sua defesa.

Vai se fazendo o que se pode.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

Offline Sr Domingues

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1465
  • Agradecido: 30 vezes
  • "Que Deus nos dê muitos dias de pesca"
    • Vila Praia de Ancora
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:26 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #28 em: 11:53 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Tens toda a razao Filipe, a uniao faz a forca nao é? Nos desportivos temos de nos juntar por aquilo que tanto gostamos, e defender os nossos interesses em o bem da pesca com unhas e dentes, mas utilizando a inteligencia. Mas contudo, tem de haver uma voz a falar mais alto, que leve as nossas pequenas vozes mais alem e que explique  o mal que realmente este pais esta a fazer a pesca.
Luis Domingues - Sr. Domingues

ROBALOS AO SPINNING
 

Online FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11249
  • Agradecido: 1649 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #29 em: 11:57 Quinta, 08 de Janeiro de 2015 »
Essa voz existe, talvez faça pouca publicidade, talvez erre de alguma forma, mas existe.
A pesca lúdica está representada nas reuniões decisórias, mesmo tendo obviamente limitações e menos ajudas que outras, tens quem te represente e evite males maiores. Podia e devia estar mais forte, mas julgo que isso depende de todos nós.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

nylon "normal" vs fluorcarbono por ffgsoares [Hoje às 15:29]

Cinnetic Record booster XBR vs Black Star St 2 ponteiras por José Couto [Hoje às 13:04]

Iscos para rio por Zagaia [Hoje às 12:39]

Dúvida sobre linhas por PedroMC [Hoje às 04:37]

Vendo Carreto Daiwa Ballistic LT 4000D-CXH por rpf [13:19 Sábado, 11 de Maio de 2024]

KALI KUNNAN.SAMSARA N61 423 por soparameenterter [12:05 Sábado, 11 de Maio de 2024]

Dúvida da resistência do Multifilamento Sufix por Usersd [14:15 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surf casting híbrida para competição por José Couto [12:50 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Parqueamento por Ricardo Pepino [07:20 Sexta, 10 de Maio de 2024]

Cana surfcasting shimano ultegra xr por Vareiro [22:29 Quinta, 09 de Maio de 2024]