collapse

Autor Tópico: Limite de um Robalo por dia  (Lida 11180 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Limite de um Robalo por dia
« em: 19:34 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Limite de captura de um exemplar de robalo por dia, já a partir deste ano. C:-) C:-) C:-)

Esta medida partiu da Comissão Europeia . >:( >:( >:( >:( >:(

Os stocks do robalo  estão "a beira do colapso" apontando a pesca desportiva como uma das principais causas da mortalidade, a qual quadruplicou face aos níveis aceitáveis da sustentabilidade da espécie.

Copia do artigo
Pai do Joca

 

Offline joca 2000

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1773
  • Agradecido: 15 vezes
  • OLHA O VAGALHÃO!!!!!!!
    • Afife
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:52 Sábado, 22 de Março de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #1 em: 19:42 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
anexo
 

Offline joao.teodoro

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 851
  • Agradecido: 34 vezes
    • Sintra
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:04 Quarta, 05 de Março de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #2 em: 19:43 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
A culpa é realmente da pesca desportiva -.-

Fiscalização em Portugal = 0.

A semana passada passei 4 horas a tirar um aparelho a 50m da água, com um comprimento de uma ponta a outra da Praia do Guincho, eu faz me confusão como isto é normal e ninguém faz nada, ainda para mais numa praia onde tem 24 sobre 24h uma webcam apontada para o areal e mar. Só não se sabe quem foi senão quiserem.

Mas sim, a culpa é da pesca desportiva. Enquanto a mentalidade for essa havemos de ir longe, pesco a 15 anos, nunca me fiscalizaram, apontasse sempre para o alvo mais fácil, o pescador que vai 1 ou 2 vezes por semana distrair se um bocado.
 

Offline DiogoV

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 828
  • Agradecido: 10 vezes
    • Zona centro/oeste
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:50 Domingo, 31 de Agosto de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #3 em: 20:09 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Essa legislação vai ser aplicada cá?

Já à algum tempo tinha visto esta noticia: Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre

Mas, pelo que entendi, os limites só se aplicavam na terra de sua majestade e arredores...de qualquer das formas, tendo em conta que são ordens da comissão europeia, podemos ser afetados na mesma..


Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
A culpa é realmente da pesca desportiva -.-

Fiscalização em Portugal = 0.

A semana passada passei 4 horas a tirar um aparelho a 50m da água, com um comprimento de uma ponta a outra da Praia do Guincho, eu faz me confusão como isto é normal e ninguém faz nada, ainda para mais numa praia onde tem 24 sobre 24h uma webcam apontada para o areal e mar. Só não se sabe quem foi senão quiserem.

Mas sim, a culpa é da pesca desportiva. Enquanto a mentalidade for essa havemos de ir longe, pesco a 15 anos, nunca me fiscalizaram, apontasse sempre para o alvo mais fácil, o pescador que vai 1 ou 2 vezes por semana distrair se um bocado.

Já se sabe que quem paga é sempre o mesmo...desde que é "necessário" licença para pescar, nunca fui fiscalizado e nunca ninguém quis saber se tinha ou não licença...
Lembro-me de estar a pescar num molhe nos algarves junto à fronteira e os barcos dos "senhores" pescadores passarem a uns 20m das rochas e olharem para nós, os que estavam ali a matar o stress, com cara de "vá, f0###-se para aí"...nós, os lúdicos, somos sempre os culpados e o elo mais fraco...é o que temos.
"Todo o pescador nasce sincero, mas depressa supera esse defeito" - um filosofo qualquer  ;D

 

Offline João Pinto

Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #4 em: 20:15 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Não existem Robalos em rio  >:D Tou safo
 

Offline Cabé

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2747
  • Agradecido: 10 vezes
  • Boas, oh Povo !!!
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 16:37 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #5 em: 20:28 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Não existem Robalos em rio  >:D Tou safo

 O0 O0 O0 O0 O0 O0 Eu apanho 3 por ano...............................safo estou >:D >:D >:D >:D >:D >:D
A Grade aprofunda o conhecimento !!!
 

Offline Olho de peixe

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 43
    • Espinho
  • No Pesqueiro desde:
  • 22:14 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #6 em: 20:49 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Um robalo por dia não tinha mal porque a maioria nem isso por mês, mas defeso obrigatório e eliminação das chamadas ameijoeiras que matam milhares de milhões de robalos ano, que é uma fonte de rendimento e subsistência para os pescadores no inverno grande tanga.Se o ano passado um tipo que foi pescador da arte xavega há uns 20 anos atrás tinha licença para oito redes este ano deram para 16 redes. Que vão ser esticadas por esses areios fora durante a desova, o robalo femea está com a barriga cheia das ovas não come, os machos estão com a boca ocupada a fecundar os ovos não comem, os areios ficam repletos de peixe com 3 e mais anos a coçar a barriguinha num desespero de largar as ovas e dar ao mundo novos descendentes. Como as correntes nestas alturas são fortes toca de malhar tudo. resultado quando quiserem robalo daqui a dois ou três anos vão ao viveiro porque no mar só peixe aranha e mesmo esse só debaixo da areia porque nem na cor da água vai acreditar para se camuflar. 
 

Offline LMagina

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 1713
  • Agradecido: 133 vezes
    • Porto
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:25 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #7 em: 20:57 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um robalo por dia não tinha mal porque a maioria nem isso por mês, mas defeso obrigatório e eliminação das chamadas ameijoeiras que matam milhares de milhões de robalos ano, que é uma fonte de rendimento e subsistência para os pescadores no inverno grande tanga.Se o ano passado um tipo que foi pescador da arte xavega há uns 20 anos atrás tinha licença para oito redes este ano deram para 16 redes. Que vão ser esticadas por esses areios fora durante a desova, o robalo femea está com a barriga cheia das ovas não come, os machos estão com a boca ocupada a fecundar os ovos não comem, os areios ficam repletos de peixe com 3 e mais anos a coçar a barriguinha num desespero de largar as ovas e dar ao mundo novos descendentes. Como as correntes nestas alturas são fortes toca de malhar tudo. resultado quando quiserem robalo daqui a dois ou três anos vão ao viveiro porque no mar só peixe aranha e mesmo esse só debaixo da areia porque nem na cor da água vai acreditar para se camuflar. 

Nem mais!!!!
Lembrem-se sempre: "Quem peixe procura, peixacha!"
 

Offline Luis novo

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2563
  • Agradecido: 7 vezes
    • Vila do conde
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:13 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #8 em: 21:03 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Um robalo por dia não tinha mal porque a maioria nem isso por mês, mas defeso obrigatório e eliminação das chamadas ameijoeiras que matam milhares de milhões de robalos ano, que é uma fonte de rendimento e subsistência para os pescadores no inverno grande tanga.Se o ano passado um tipo que foi pescador da arte xavega há uns 20 anos atrás tinha licença para oito redes este ano deram para 16 redes. Que vão ser esticadas por esses areios fora durante a desova, o robalo femea está com a barriga cheia das ovas não come, os machos estão com a boca ocupada a fecundar os ovos não comem, os areios ficam repletos de peixe com 3 e mais anos a coçar a barriguinha num desespero de largar as ovas e dar ao mundo novos descendentes. Como as correntes nestas alturas são fortes toca de malhar tudo. resultado quando quiserem robalo daqui a dois ou três anos vão ao viveiro porque no mar só peixe aranha e mesmo esse só debaixo da areia porque nem na cor da água vai acreditar para se camuflar. 


bem visto...
 

Offline Nuno.Bombaça

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 157
  • Agradecido: 2 vezes
    • Amora
    • O prazer da pesca
  • No Pesqueiro desde:
  • 05:12 Quinta, 20 de Novembro de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #9 em: 21:11 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »

 Boas !

  Um robalo por dia é muito mau para o pessoal do spinning e corrico, não deve motivar muito ir pescar sabendo que apenas podem trazer um peixinho.
  Depois imaginem que depois de fazerem alguns quilómetros até ao pesqueiro, fazem logo a 1° captura nos 1° lançamentos, a pesca acaba ali...a não ser que a partir desse momento soltem os peixes.
« Última modificação: 21:16 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 por Nuno.Bombaça »
 

Offline ki_ko

  • Robalo
  • ***
  • Mensagens: 176
  • Agradecido: 1 vezes
    • leiria
  • No Pesqueiro desde:
  • 11:34 Quarta, 05 de Novembro de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #10 em: 21:46 Domingo, 04 de Janeiro de 2015 »
se isso for para a frente começa acontecer como na caça que certos caçadores fazem autenticas excursões aos carros para largar o que vão matando, já sei o que vão dizer: "mas eles tem caderneta onde tem de apontar logo que matam" mas existe sempre a parte há e tal esqueci-me!!!
 ou arrumam a peça nos coletes e se forem interpolados mostram apenas a que trazem a cintura e gostava de ver um fiscal a revistar um deles.
Na pesca vai ser igual , pescas aquele levas ao carro , voltas e continuas ou metes o peixe na areia e pronto já não é de ninguém.
eu apostava no defeso na época da desova e melhor a fiscalização ás medidas que raramente alguém cumpre.
 
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #11 em: 05:28 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Eu apostava no defeso na época da desova e melhor a fiscalização ás medidas que raramente alguém cumpre.
Concordo plenamente, e acrescento, subam a medida para 42cm como já foi sugerido pela ANPLED.
Segundo sei nas nossas aguas mais frias os robalos têm um metabolismo mais lento o que os leva a começar a reproduzir mais tarde do que os irmãos do mediterrâneo onde o estudo que define hoje a medida legal mínima para portugal , teve lugar... algo que à vista da biologia está errado, aliás, só não está errado à vista politica...

Mas alem disso e de tudo o que já foi dito, não se deve marginalizar o que não é marginal.
Que não se marginalize pesca lúdica&desportiva como fazem os nossos políticos a olhos vistos, mas que também não se marginalize a pesca profissional como nós, eu incluído, normalmente marginalizamos.
Sendo que ha técnicas legais de pesca profissional que deviam ser re consideradas muito antes de nós lúdicos receber-mos a noticia de que só podemos matar um robalo por dia.
O que na minha opinião contribui em larga escala para o decréscimo na população de robalos no nosso país é a pesca "furtiva", e essa nunca vai acabar enquanto não houver fiscalização.
Sem fiscalização os que pescam à margem da lei andam tão à vontade como os outros, talvez ate mais a vontade, porque não ligam a limites nem mínimos, nem máximos...
Deixo uma retórica:
O que mais depressa leva a nossa população de robalos a decrescer em numero?
A captura desportiva de uma grande fêmea com milhares de ovos (acontecimento com a sua raridade) dos quais apenas 1/3 ou menos devem chegar a ser robalotes de palmo. Ou a captura à margem das leis dos tais robalotes de palmo e ate menos que acontecem às centenas diariamente, todos os dias da semana (mais ao fim de semana) , todas as semanas do mês e todos os meses do ano, ano após ano por todo o país?!
Fiscalizem...
Fiscalizem...
Fiscalizem...
POR FAVOR FISCALIZEM...

Pesco duas ou três vezes por semana e nunca fui fiscalizado, quando faço denuncia por me enfiarem uma rede de 2km a 30m da margem atravessada à minha frente, e começam a bater na agua/barco e andar de um lado para o outro a espantar o peixe para emalhar, dizem-me que vão ver se ha algum barco disponível e ou não aparecem ou aparecem horas depois como se quem lá meteu a rede e fez esse serviço, fosse la ficar por muito tempo... :2dedos: :pau:
« Última modificação: 05:43 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 por Claudio Nobre »
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline Claudio Nobre

  • Corvina
  • ****
  • Mensagens: 437
  • Agradecido: 6 vezes
    • Margem Sul
  • No Pesqueiro desde:
  • 01:24 Domingo, 12 de Janeiro de 2014
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #12 em: 06:09 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Acrescento...
O que eu vejo que existe nas Americas e tenho como um bom exemplo é que as espécies mais protegidas como os atuns rabilho, os caranguejos lá do Alasca, o tarpao e etc... são alvo de estudos todos os anos para definir cotas, épocas e etc... por cá define-se uma lei desde hoje até ver, que pode servir ou não consoante a natureza decida colaborar com as datas e cotas estabelecidas...
"(...) O segredo é amar(...)"

Claudio Nobre
 

Offline joaonumberone

  • Queria ser caboz mas é
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2720
  • Agradecido: 13 vezes
    • Arruda dos Vinhos
  • No Pesqueiro desde:
  • 00:57 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #13 em: 09:25 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
quando eu apanhar 365 num ano começo a preocupar-me :P
Give a man a fish and he will eat for a day.  Teach him how to fish and he will sit in a boat and drink beer all day.
 

Offline FilipePC

  • Honrar o passado, viver o presente, preparar o futuro...
  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 11233
  • Agradecido: 1644 vezes
    • Almada/Seixal
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:46 Sábado, 21 de Dezembro de 2013
Re: Limite de um Robalo por dia
« Responder #14 em: 09:54 Segunda, 05 de Janeiro de 2015 »
Este assunto deve ser lido com atenção e pensado.
Não basta se responder de uma forma rápida. O problema é de fundo e em breve estará também por cá, quer com o robalo, quer com outras espécies.

Correm coisas mal em termos de pesca lúdica, e o nosso mal, lúdicos é não entendermos que antes de tratar da casa dos outros temos que aprender a tratar da nossa. Nem isso temos conseguido. Enganarmos-nos a nós próprios é o 1º erro e o mais perigoso.

O problema é geral, sobre o robalo há que aceitar que existe uma diminuição, há que entender que não basta reclamar... Há que pensar no que fazer e na forma como responder ao tema no momento exacto.
O IDEAL de alguns pescadores de estarem contra tudo o que sai como lei, ou como proposta é ridículo. Estar contra só porque sim, é sinal de fraqueza, de pouca inteligência, de pouca capacidade negocial.
Agora, há que não ser "anjinho". Há que estar preparado para o momento em que não se pode deixar que a pesca lúdica seja a única prejudicada. Era bom que isso fosse entendido.

Defendo que devia existir força suficiente numa associação nacional de forma a trabalhar em conjunto com as restantes entidades de forma a garantir um futuro melhor.

Mas enquanto as proibições não alastrarem isso não vai ser conseguido. A maioria de nós NUNCA mexeu uma palha em prol da pesca lúdica, nunca lutou, nunca ajudou. Mas no dia em que as proibições chegarem, vão aparecer para apontar o dedo. E isso é revelador da nossa identidade. Devia-se trabalhar em conjunto e não separado. Devia-se trabalhar em prol de algo geral e não em prol pessoal, devia-se dar força ou criar algo novo de forma a garantir que um dia estaremos preparados para as proibições/restrições que vêm aí.

O tempo que se está a perder pode ser fatal.


Precisamos de uma equipa de choque, com algum tempo, que urgentemente trabalha de uma forma moderna e que entenda a real problemática da questão, que sejam pessoas honestas mas com personalidade e saibam ao que vão. Estar contra só porque sim e fica bem estar contra proibições é de uma estupidez total.

Há que preparar o futuro, pensar bem tudo, e claro saber apontar também os erros quer da parte do legislador quer da parte das outras classes de pescadores. Mas antes há que arrumar a casa, deixar o telhado bem forte, para aguentar com eventuais rajadas fortes de ventos...

O Cláudio apresenta questões verdadeiras, mas a questão que deixo é o que fazer quando nos apercebemos de que o legislador não vai cumprir com isso? Há que apresentar propostas para alterar o que está mal.
Homem Livre, gostaras sempre do mar...
 

 

* Tópicos Recentes

Comprar barco por Ricardo Pepino [21:42 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Daiwa ou VEGA por g0ta [20:22 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por ze carlos [18:55 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [16:28 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Carreto para pesca pião em altura por B®uno™ [14:30 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Identificação peixe rio por Zagaia [11:58 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [08:54 Sexta, 03 de Maio de 2024]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]