collapse

Autor Tópico: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting  (Lida 5080 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ruben guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 41
  • O principal é o respeito pela natureza.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Segunda, 24 de Novembro de 2014
Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« em: 10:49 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Boas pessoal, comprei uma bobine de 5000m deste fio e já pesquei com ele, o comportamento desta linha em ação de pesca pareceu-me bom em termos de lançamento e de resistência ás correntes! Agora em termos de resistência ao partir não tanto,as chumbadas que estava a utilizar eram do tipo competição "como lhes chamam nas casas de pesca" de 140g daquelas aerodinâmicas, resumindo a chumbada assoreou, "ficou presa na areia" e mesmo a puxar com cuidado o fio partiu, agora pergunto eu que nunca tinha pescado com um 0.20mm, será normal o fio nem ter retirado a chumbada da areia e será normal partir ao puxarmos com as mãos sem dar qualquer tipo de nós. Era para comprar um 0.26mm da yuki o kenta que sei que tem provas dadas, mas não havia na loja em questão e foi-me aconselhado este que pelos vistos é muito utilizado em competição. Agradeço desde já os vossos esclarecimentos. Obrigado.
Ruben Guerreiro
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #1 em: 12:14 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Mas isso partiu por onde, num ponto algures no meio desse 0,20, ou no nó de união com o chicote?

Uma das características da linha é o facto de ser bastante elástica, para mim isso não é uma boa linha para surfcasting, mas não significa que parta com o assoreamento de uma chumbada dessas. Mas pode também a chumbada estar assoreada num declive e tirá-la numa situação dessas não é fácil e acontece quebrar a linha.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Vira Soares

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 740
  • Agradecido: 4 vezes
    • Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 03:20 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #2 em: 12:34 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Boas

Eu não arrisco prender 140gr num fio 0.20. Acho que ficava sem as chumbadas todas...

Ao 0.20 ato um chicote cónico. É mais seguro.

Ab
Estar à pesca é demais !
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #3 em: 12:56 Domingo, 14 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Boas

Eu não arrisco prender 140gr num fio 0.20. Acho que ficava sem as chumbadas todas...

Ao 0.20 ato um chicote cónico. É mais seguro.

Ab
E acredito piamente que o camarada o faz, naturalmente. Sem chicote no lancamento partiria facilmente. A linha nao a conheço por experiencia mas ainda ontem estive com ela na mao e gostei. Suave e pareceu-me resistente. Partir uma vez é normal. Nao deixes arear demais. As questoes do pedras salgadas sao pertinentes.
Nelson Peres
 

Offline Ruben guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 41
  • O principal é o respeito pela natureza.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Segunda, 24 de Novembro de 2014
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #4 em: 05:02 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Desde já obrigado. Entao é o seguinte o fio partiu acho que pelo nó de união desta com o chicote 0.20 a 0.47mm da vega, mas como foi o dono da casa de pesca que fez a união eu fiquei descansado por saber que é uma pessoa que tem muita experiência..,logo não meti defeitos no nó. Mas verifiquei que a parte do fio onde partiu estava meio encaracolado sinal este que partiu pelo nó penso eu. Mas o que me intriga mais é que o fio partiu com muita facilidade e um gajo fica a pensar... Se ferro um bichinho com 1 kg mesmo de drag aberto ele vai-me partir o fio na certa! Agora penso em desistir de pescar com fios tão finos porque chateia andar a gastar dinheiro e acontecer destas coisas. Em relação a não deixar assorear, as vezes com as correntes mais fortes estamos é desejosos que ela pare para não enrolar os estralhos, por outro lado se fosse com uma chumbada de pirâmide, só o arrasto que faz na recuperação do fio era suficiente para partir. Queria ganhar uns metros no lançamento mas acho que não vale a pena os €€ em chumbo.
Ruben Guerreiro
 

Offline PedrasSalgadas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 2096
  • Agradecido: 9 vezes
  • Pesco, logo existo!
    • Porto/Fig. da Foz
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:14 Quarta, 15 de Janeiro de 2014
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #5 em: 10:12 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Se partiu pelo nó o problema pode não estar na linha da madre, mas na linha do chicote. E isso até ocorre quando são ambas da mesma espessura.

Quando a ponta do chicote é da mesma espessura que a madre corto-lhe sempre uma ponta de forma a que fique um pouco mais grosso.

Acresce que o nó foi feito por outro o que neste caso não te pode levara concluir grande coisa, sabes lá se ficou bem feito ou se é um nó em condições.
Tens de insistir para poderes também chegar a uma conclusão.
O hábito faz o monge, o Sítio faz o pescador!
 

Offline Nelson Peres

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 21444
  • Agradecido: 1291 vezes
    • Parchal - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #6 em: 10:24 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Depois de ler o que escreves acho normal partir pelo no. Deves ter deixado a chumbada arear demais ou prendeu em algum lado. É uma consequencia de pescar fino e nem toda a gente esta preparada para os cuidados que as linhas finas exigem. Tenta fazer tu o nó e certifica que fica bem feito. Depois tira as tuas conclusões.
Nelson Peres
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19651
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #7 em: 22:57 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »

 Isso foi uma situação que considero normal, deixamos arear a chumbada e depois é sempre uma lotaria, eu pelo menos penso assim, pesco sempre com 0.20 e 0.22, e das primeiras coisas a fazer após lançar a primeira cana é fazer a observação, se há lixo (limo), se está a arear ou a enrolar estralhos.

 Depois temos de trabalhar consoante essas condicionantes, no caso, é não deixar estar muito tempo a pesca parada, alivia-se a chumbada um pouco de quando em vez e, assim evitamos a situação.

 Penso que deves insistir e vais ver que te habituas a trabalhar com essas linhas (finas), ganhas mais uns metros (no lançamento) tens menos atrito do mar na linha, mais estabilidade nas pescas.

 Deves ser tu a fazer o nó de ligação ao chicote, com cuidado, bem lubrificado, e, sem forçar na hora de apertar, isso resulta, (eu uso o duplo uni nó) e acho-o bem fiável, mas também perco linha de vez em quando.

 Pesco práticamente sempre com 150 g (bico de pato) se corre vai as pirâmides a trabalhar e, recupera-se perfeitamente com 0.20 ou 0.22 e até quando há sorte com mais um peixe atrelado que bem pode ter 3 ou 4 kilos que logo se trata da coisa, tomara eu! :join:

 Força nisso  :fixe:
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 393 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #8 em: 23:28 Segunda, 15 de Dezembro de 2014 »
Recentemente reparei que assoreio mais as chumbadas de tropedo que as pirâmides. Quando o fundo está muito fofinho as gajas(tropedos), enterram-se com muita velocidade, assoreiam quase instantaneamente.

Nada como a confiança de um nó feito por nós.

Material todos perdem mas sempre com tendência a diminuir. Faz parte do percurso de pescador.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline ffgsoares

  • Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 19651
  • Agradecido: 1169 vezes
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #9 em: 15:07 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Recentemente reparei que assoreio mais as chumbadas de tropedo que as pirâmides. Quando o fundo está muito fofinho as gajas(tropedos), enterram-se com muita velocidade, assoreiam quase instantaneamente.

Nada como a confiança de um nó feito por nós.

Material todos perdem mas sempre com tendência a diminuir. Faz parte do percurso de pescador.

 É isso ó companheiro, material todos perdem, por vezes faço 4 ou 5 pescas e tudo corre ás mil maravilhas, nada se perde a não ser retirar uns estralhos ratados junto ao anzol ou os anzóis sem bico capaz de ferrar.

 No entanto há noites em que tudo parece estar mal, perdem-se chicotes e com eles todos os acessórios, ele é uns tiros e lá vai tudo, enfim noites "não" mas, temos de encarar isso como a normalidade desta técnica de pesca.

 Quando sinto esse tipo de situação que apontas, (a chumbada arear instantaneamente) após o lançamento e, ao esticar a linha recolho um pouco só com a ação da ponteira, só para retirar a chumbada da cama em que assentou no lançamento.

 Vamos sempre melhorando, adaptamo-nos aos materiais, as linhas mesmo finas também vão sendo melhores, mais flúidas e macias e com mais resistência para o trabalho, acho que, neste caso as linhas, têm melhorado e muito em todos os sentidos, maciês e resistência ao nó e à tração.

  :fixe: 
 

Offline duas

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 5103
  • Agradecido: 393 vezes
  • Ontem pesquei um robalo de 20kg ou talvez mais.
    • Bruxelas/Cascais
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:02 Segunda, 30 de Dezembro de 2013
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #10 em: 15:52 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
E de vez em quando também se pesca montagens e chumbadas perdidas por outros pescadores... é um brinde que sabe sempre bem.
Se as pessoas se concentrassem nas coisas realmente importantes na vida, haveria uma grande escassez de canas de pesca.
 

Offline Ruben guerreiro

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 41
  • O principal é o respeito pela natureza.
    • Lisboa
  • No Pesqueiro desde:
  • 20:20 Segunda, 24 de Novembro de 2014
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #11 em: 16:45 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
Obrigado pessoal. Vou continuar a tentar sim! vocês ajudaram muito, eu gostei muito da sensação de pescar com linhas finas mas o facto é que não é fácil,mas com a prática tudo melhora, a sensação com que fiquei era de retrocesso... Que estava sim a evoluir em termos de técnica mas não estava a saber utilizar o material corretamente. Já agora queria só fazer uma pergunta, até que ponto é possível utilizar uma linha desta espessura em mares grandes? Ou se só serve para mares mais calmos?
Ruben Guerreiro
 

Offline joaomiguelc.rocha

  • Marlin
  • *****
  • Mensagens: 717
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #12 em: 17:01 Terça, 16 de Dezembro de 2014 »
O Soares praticamente disse tudo, agora é natural que quanto mais fina a linha mais técnica de pesca é preciso ter, se pescavas com os "zero grosso" (mais de 0,30) devias ter começado por baixar para um 0,25 habituares à recuperação dessa linha e levantar chumbo e depois passar para o 0,22 ou 0,20 começas a entender o trabalhar das canas na recuperação de peixes desassorear chumbadas com calma etc.

Em relação à questão as linhas finas são melhores para mares batidos pois o mar pega menos na linha, agora se a chumbada está a enterrar tens de encontrar forma de entender a melhor espessura para esse dia, quando pescamos com linhas finas é normal ter para cada carreto uma bobine com 0,20/0,22 e outra com 0,25/0,26 para quando está muito mau para os 20/22.

As dimensões dos peixes, venham eles com 0,20 que vais ver, com calma e cansar o peixe depois atenção à rebentação e tudo vem para terra, agora claro requer habituação e ganho de mais técnica que ganhamos sempre. Humberto e outros espanhois tiram douradas de 4 e 5 kg com 0,12 e parecido por isso em relação à espessura podes estar a vontade, é tudo técnica, saber quando recuperar a linha e afinação de drag.
 

Offline shipowerPT

  • Boga
  • *
  • Mensagens: 29
  • Agradecido: 8 vezes
    • Praia da Tocha
  • No Pesqueiro desde:
  • 18:55 Terça, 18 de Junho de 2019
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #13 em: 13:19 Quinta, 08 de Junho de 2023 »
Boas!
Não te fies nessa do “o senhora da loja tem muita experiência e ele é que fez o nó”… não é sinónimo de bem feito, e ele está ali para “aviar” clientes e não preocupar-se com perfeição.
Eu, na minha óptica, nada como YouTube para aprender, e depois fazer eu os nós.
Sei o que faço, a força que dou ao unir, e meto sempre saliva para a linha ao dar o nó não abrasar.
Se partiu pelo nó do chicote, e a linha estava meio encaracolada, o nó foi feito sem saliva e abrasou, naturalmente a linha ficou mais sensível e parte facilmente.
Eu tenho uma linha das mais baratas da Vega, um 0,23 e nunca partiu no nó, portanto essa linha tem obrigação de se comportar melhor, e naturalmente o fará com um nó bem trabalhado.
 

Offline Igorti

  • Carapau
  • **
  • Mensagens: 61
  • Agradecido: 6 vezes
    • rio de janeiro
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:52 Domingo, 21 de Agosto de 2016
Re: Linha kali kunnan cyclone 0.20mm surfcasting
« Responder #14 em: 05:29 Quinta, 29 de Junho de 2023 »
Uso a 0.18 , realmente é elástica mas aguenta bem em ação de pesca . Mas requer o habito . E se a chumbada enterrar, tem que ter calma e dar 3 passos para o lado e retirar com um ângulo mais baixo possível próximo a areia . E nunca deixar muito tempo a chumbada no mesmo local sempre recolher um pouco para não enterrar.
 

 

* Tópicos Recentes

Carreto para pesca pião em altura por José Couto [Hoje às 10:57]

Montagens Surfcasting - Colagem, Nós de correr, stopperse ou Rotoroes. por Rider [Hoje às 09:18]

Cana para "beach ledgering" 5 mts por ramiroflores [Hoje às 08:54]

Chuva, Vento, Frio e Robalos por Bruno87 [19:56 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Finalmente tempo para lá ir por Rider [17:13 Quinta, 02 de Maio de 2024]

baitcasting por g0ta [13:17 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Carreto PENN SARGUS II 4000 por duas [11:28 Quinta, 02 de Maio de 2024]

Okuma por Paulo1973 [18:30 Quarta, 01 de Maio de 2024]

cana surfcasting 300/ 350 euros por Victor Teixeira [23:27 Terça, 30 de Abril de 2024]

Dúvida sobre linhas por Ricardo Pepino [21:56 Terça, 30 de Abril de 2024]