collapse

Autor Tópico: Que chicotes cónicos utilizar  (Lida 14775 vezes)

Offline joaomiguelc.rocha

• Marlin
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
  • 19:15 Sexta, 28 de Março de 2014
Que chicotes cónicos utilizar
« em: 13:08 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Existe um grupo que já acendeu uma velinha para que a awa-shima como que por obra do "senhor" volte a inundar o mercado com os seus belos chicotes cónicos que tantas alegrias nos deram, mas visto que tal coisa muito dificilmente acontecerá, gostava que indicassem as marcas de chicotes que usam, e suas características, para que melhor se ajude quem vai ter de fazer a transição para outras marcas/a e temos várias por onde escolher.

Entre Shimano, cormoura, vega, etc etc etc... penso que a yuki também tem ou vai ter algo neste campo se alguém já viu ou experimentou diga de sua justiça...qual usam e porquê (características) já agora se quiserem meter os € +- que custa a bobine era excelente para pensar no custo/quantidade visto algumas trazerem apenas 5 ou 10 chicotes.

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
Re: Que chicotes cónicos utilizar
« Responder #1 em: 13:30 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Bem, eu não sou um lançador por excelência, nunca me dei mal com nenhuns. Não os parto por serem fracos, apenas pelo desgaste. Usei poucas marcas mas nos últimos 2 anos tenho usado os da pescatienda que vem em bobines de 10 unidades e custam 6.90 euros. Acabam em 0,57mm e muita malta não gosta. São um pouco rijos mas fazem bem a vaza e compro-os essencialmente pelo preço.
Nelson Peres

Offline Renato Maquarte

• Marlin
    • Vitoria- ES - Brasil
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:21 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #2 em: 13:31 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Existe um grupo que já acendeu uma velinha para que a awa-shima como que por obra do "senhor" volte a inundar o mercado com os seus belos chicotes cónicos que tantas alegrias nos deram, mas visto que tal coisa muito dificilmente acontecerá, gostava que indicassem as marcas de chicotes que usam, e suas características, para que melhor se ajude quem vai ter de fazer a transição para outras marcas/a e temos várias por onde escolher.

Entre Shimano, cormoura, vega, etc etc etc... penso que a yuki também tem ou vai ter algo neste campo se alguém já viu ou experimentou diga de sua justiça...qual usam e porquê (características) já agora se quiserem meter os € +- que custa a bobine era excelente para pensar no custo/quantidade visto algumas trazerem apenas 5 ou 10 chicotes.

Eu não vejo a hora de lançarem um que não tenha memória .... todos que uso ou ja usei tem memória (shimano speed master, yuki / leoni, trabucco...)
Pesca!!! Paixão de pai para filho.

Offline NunoC

• Marlin
    • Huelva. Espanha
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:38 Quarta, 10 de Setembro de 2014
« Responder #3 em: 13:33 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Bem, eu não sou um lançador por excelência, nunca me dei mal com nenhuns. Não os parto por serem fracos, apenas pelo desgaste. Usei poucas marcas mas nos últimos 2 anos tenho usado os da pescatienda que vem em bobines de 10 unidades e custam 6.90 euros. Acabam em 0,57mm e muita malta não gosta. São um pouco rijos mas fazem bem a vaza e compro-os essencialmente pelo preço.

Nelson, esses da pescatienda são da kushiro?
Nuno Conceição

Offline Nelson Peres

• Marlin
    • Portimão - Algarve
  • No Pesqueiro desde:
  • 09:55 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #4 em: 13:43 Terça, 25 de Novembro de 2014 »

Nelson, esses da pescatienda são da kushiro?
São sim senhor Nuno
Nelson Peres

Offline ffgsoares

• Gestor do Pesqueiro
  • Marlin
  • nada é estático, no percurso da vida tudo muda !
    • Ponte do Rol-Torres Vedras
  • No Pesqueiro desde:
  • 23:22 Segunda, 23 de Dezembro de 2013
« Responder #5 em: 15:06 Terça, 25 de Novembro de 2014 »

Estou como o Nelson, também estou a usar os da pescatienda e pelo preço mas, até nem desgosto, uso os vermelhos (0.26/0.57) e os brancos (0.23/0.57), Bobines de 10 chicotes, penso que por 7 ou 8 euros.

Não encaracolam por aí além, quando não os perdemos (por arear a chumbada) duram bastante, acho que são resistentes na zona do nó, (refaço o nó após 5, 6 pescarias) fazem bem o seu trabalho!

Para os preços praticados aí pelas lojas, na generalidade, e, se comprasse optaria por chicotes a acabar em 0.47, acho-os mais ao meu jeito além de que é mais fácil dar nós ou colocar stopers, para quem usa esse tipo de pescas mais diretas.

:fixe:

Offline Mário Leão

• Marlin
    • Oeiras
  • No Pesqueiro desde:
  • 08:35 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #6 em: 15:23 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Eu uso de diversas marcas e modelos, SHIMANO, CORMOURA, AWA-SHIMA, VEGA, os únicos que destaco são os SHIMANO, parecem-me bastante resistentes e  elasticos qb.
Sinceramente só desaconselho os KALI KUNNAN amarelos. Tenho uma bobine 20/57 que usei com linha de carreto YUKI Kenta 18.5mm e das 3 vezes que areou, partiu alguns metros depois do nó. Neste momento está arrumada. Se calhar tive azar com a bobine que me calhou ...

Offline David

• Carapau
  • **
    • Alentejo
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:27 Quinta, 02 de Janeiro de 2014
« Responder #7 em: 15:33 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Eu usei da vega, mas depois comecei a usar estes da Yuki Não está autorizado a ver ligações. Registe-se ou Entre
Estou bastante satisfeito com eles.

Offline dpeneireiro

• Marlin
  • Pescar não é somente apanhar peixe.
    • Tomar
  • No Pesqueiro desde:
  • 15:03 Quinta, 26 de Dezembro de 2013
« Responder #8 em: 16:14 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Eu de chicotes sou sincero, não percebo nada mas para o encontro do último fim de semana, e como o FilipePC informou que iria ser necessário pescar longe, resolvi levar o Kenta 0.22 e adquiri uns chicotes da camor que é uma marca que a loja daqui tem bastante mas que aqui no forúm parece que sou o único que usa.

São carotes, 0.23 a 0.57 custam 9.50€ e trás 5. Cortei duas braças ao inicio e umas 3 ao final. Fiz uma única pescaria de mais ou menos 5 horas mas pela parquissima experiência que tenho pareceram-me razoáveis, areou apenas umas 3 vezes mas das 3 saiu tudo sem problemas.

Entretanto vou usando e depois dou um feedback melhor. Estou também à espera que uma malta mais experimentada, a quem vou dar alguns os teste e me dê um feedback.

Se alguém já os usou que diga alguma coisa para ver se fiz um negócio assim tão maus ou não, são os camor FX crystal.

Abraço.

• Marlin
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #9 em: 17:27 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
dpeneireiro realmente esses não conheço mas pelo que me dizes saem caros no sábado até nem estava a arear por ai alem mas por vezes acontecia se sobreviveram varias vezes não podem ser dos piores, se serão dos melhores visto seres o único a experimentar tens de lhes dar uns "aqueços" o que era interessante pois se sobreviverem será mais uma marca a ter em conta.

Mário Leão eu até agora pelo que vi do Emanuel do nosso "gang" a meter em OTG as 150/160gr na casa do diabo e usar o mesmo chicote praticamente a noite toda pareceu-me para já Shimano (uns laranja) a escolha relação/preço mais aceitável, aceito mais criticas de quem os use.

ffgsoares e NelsonP pelo menos o Soares pesca comigo várias vezes, se estão a safar com os da pescatienda é porque não são do pior que há no mercado no entanto à primeira vista não me conferem aquela confiança a lançar com chumbo no chão e arear a sério, não sei se sobreviviam assim a tantos areamentos sem partir pelo nó ou começar a encaracolar todo, Soares és muito trabalhador em nortes de arear nem deixas a areia tapar o chumbo hehehe  >:D

Renato Maquarte todos os chicotes têm esse problema??, algo está errado, sim têm memória mas é normal ao fim de 2 pescas mesmo que não percas os chicotes tenhas de os mudar, até quanto mais potente for o teu lançamento mais rapidamente terás de mudar o chicote mesmo que não o partas pois é a parte que está constantemente sujeita a cargas exageradas do lançamento, agora se realmente não tens por hábito mudar os chicotes e fazes 4 ou 5 pescas com o mesmo é natural que se note muita memória.

Offline pantao

« Responder #10 em: 17:41 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Não experimentei mts marcas, utilizei um que não me lembro o nome que não gostei, comprei o "VEGA POTENZA SHOCK LEADER 15MTSX5" e a té a data estou contente. Faço várias pescas com ele, nunca perdi nenhum no lançamento, so quando açureia ai já perdi alguns.
Mas tenho pouca experiencia com outras marcas.
Bom tópico para a malta saber o que existe  ;)

Offline nelson sampaio

« Responder #11 em: 17:48 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
apesar de não ser uma pesca que pratico mas já vi vídeos em que usavam multi para substituir o conico
dizem que carrega mais a cana

Offline Ricardo Teixeira

• Marlin
    • Póvoa de Varzim
  • No Pesqueiro desde:
  • 14:59 Terça, 24 de Dezembro de 2013
« Responder #12 em: 17:52 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Também uso os da pescaetienda, e cumprem o seu proposito
gosto dos da vega tambem, os  da yuki nunca experimentei

Offline JVieira

• Marlin
    • Pnf city
  • No Pesqueiro desde:
  • 13:02 Sexta, 17 de Janeiro de 2014
« Responder #13 em: 18:24 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
apesar de não ser uma pesca que pratico mas já vi vídeos em que usavam multi para substituir o conico
dizem que carrega mais a cana

Há uns anos usava chicotes cónicos, mas porque a qualidade deixava um pouco a desejar deixei de os usar. Atualmente uso multi como chicote.
Hei-de experimentar novamente os cónicos... pode ser que a qualidade tenha mudado.
« Última modificação: 18:26 Terça, 25 de Novembro de 2014 por JVieira »

Um abraço,
(que boa pesca... não se deseja a ninguém)

José Vieira

• Marlin
    • Azeitão - Setúbal
  • No Pesqueiro desde:
« Responder #14 em: 18:57 Terça, 25 de Novembro de 2014 »
Apesar de ser funcional teoricamente a abrasão de constantemente lançar chumbo em surf casting com um chicote em multifilamento (não pode ser cónico) vai desgastar os passadores com uma velocidade muito maior que o normal, no spinning tem lógica lançar com multi falamos de pesos de amostra muito inferiores logo menos tensão no lançamento, no surf será bem mais funcional usar um 0.45 Nylon como chicote no caso de não querer cónico do que multifilamento.

pantao os Vega as linhas tem uma boas outras nem por isso, os chicotes estava tentado a experimentar mas para 5 chicotes não sei se a qualidade será tão boa que valha a diferença de preço para 10 shimano por exemplo se é que me entendem

* Tópicos Recentes

Alternativas aos Anzois Gamakatsu F314 por duas [09:49 Sexta, 17 de Outubro de 2025]

Passador fuji lowrider por duas [09:26 Sexta, 17 de Outubro de 2025]

Prancha com motor - distância legal da costa por ricky3 [17:07 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

Pesca embarcada zona norte e centro por AM [15:55 Quarta, 15 de Outubro de 2025]

ROBALOS COM "MAR CHÃO" (Jornada noturna) por Bruno87 [15:29 Segunda, 13 de Outubro de 2025]

Carreto para embarcada por Beto_Manja [12:25 Segunda, 13 de Outubro de 2025]